Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ambientalistas preocupados com novo transvase do Tejo no lado espanhol

Ir para baixo

Ambientalistas preocupados com novo transvase do Tejo no lado espanhol  Empty Ambientalistas preocupados com novo transvase do Tejo no lado espanhol

Mensagem por jheitor Qua Jul 18, 2012 4:14 am

Ambientalistas preocupados com novo transvase do Tejo no lado espanhol

fonte : rtp.pt

17 Jul, 2012, 17:26

O movimento ambientalista Protejo manifestou hoje a sua "apreensão" com a anunciada intenção do Governo espanhol em construir um novo transvase no rio Tejo, para irrigar a região de Castilha - La Mancha.

A braços com problemas de irrigação, as associações espanholas de agricultores da região de Múrcia conseguiram que o governo espanhol iniciasse a construção de um terceiro transvase para alimentar o Guadiana, a que se junta agora um estudo encomendado recentemente pela Junta da Extremadura para avaliar a viabilidade de um quarto transvase entre o médio Tejo espanhol e as bacias do Guadiana e do Segura, uma medida que está também a ser muito contestada no centro de Espanha.

O porta-voz do Protejo, Paulo Constantino, disse hoje à agência Lusa que, "após dois anos de negação oficial desta intenção ao Governo português", o novo transvase "já está a ser construído, como se pode inferir das declarações do diretor geral da água do governo espanhol", uma medida que "irá colocar em causa as reservas hídricas da Estremadura" que têm garantido o cumprimento da Convenção de Albufeira.

"Estamos preocupados e apreensivos porque tal medida vem aumentar significativamente o risco de uma extrema redução de caudal que, no rio Tejo, tem vindo a acentuar-se desde 2007, e que em março deste ano já deixou sem capacidade de rega os agricultores a quem o rio Tejo dá o seu sustento", notou.

Em declarações ao jornal `La Verdad`, o Governo espanhol, pela voz do seu Diretor - Geral da Água, Juan Urbano, reconheceu o planeamento do novo transvase da Extremadura espanhola, do rio Tiétar em Valdecañas, para a bacia do Segura, no Levante espanhol.

Em declarações ao jornal `La Verdad`, Juan Urbano disse que o seu Ministério "continua a trabalhar no aqueduto do Tejo Médio", um novo transvase que poderá ter o seu ponto de recolha na represa de Valdecañas.

"O Tejo Médio é uma solução principalmente para os abastecimentos e alguns regadios e o beneficiário principal desse transvase seria Castilha - La Mancha", observou o responsável espanhol.

O Protejo, a partir destas declarações, solicitou hoje informações adicionais ao Governo português, tendo lembrado que "as populações ribeirinhas têm direito a estes esclarecimentos e a conhecer o futuro", que está reservado ao rio Tejo.

"Queremos saber se o Governo espanhol continua a negar oficialmente a existência do projeto de um novo transvase desde o rio Tejo na Estremadura para a bacia do Segura, apesar das afirmações do Diretor - Geral da Água, e saber ainda se a Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento da Convenção de Albufeira foi informada da existência deste projeto", disse Paulo Constantino.

Aquele responsável afirmou ainda ser "importante saber se a Administração da Região Hidrográfica do Tejo teve conhecimento da existência de um projeto para este novo transvase e se considerou as suas repercussões na elaboração do Plano da Região Hidrográfica do Tejo, que afirma ter sido coordenado com a sua congénere espanhola", a Confederação Hidrográfica do Tejo.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=571418&tm=8&layout=121&visual=49
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos