Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águeda: Abertura de leito do rio para reduzir cheias

Ir em baixo

Águeda: Abertura de leito do rio para reduzir cheias  Empty Águeda: Abertura de leito do rio para reduzir cheias

Mensagem por jheitor Ter Jul 24, 2012 4:13 am

Águeda: Abertura de leito do rio para reduzir cheias


23 Jul 2012

fonte : noticiasdeaveiro.pt

Está em consulta pública o projeto para prevenir o risco de inundações, nomeadamente na baixa da cidade, causadas pelo principal curso de água local.

A intervenção, que começou a ser estudada pela Câmara de Águeda em 2005, prevê a abertura do leito do rio Águeda junto às pontes de Óis da Ribeira e do Campo.

Espera-se, assim, o melhoramento do controlo de cheias que afetam as populações de Óis da Ribeira, Travassô, Espinhel, Águeda e Recardães.

O estudo de impacte ambiental (EIA), atualmente em fase de consulta pública, reduz os impactes negativos à fase de construção das obras necessárias. Posteriormente, serão acautelados com medidas de minimização.

O projeto contempla a construção de duas pontes no prolongamento das já existentes Óis da Ribeira e do Campo, além da criação de um nó com uma rotunda, integrando todas as vias envolventes, "com o objetivo de aumentar a capacidade de vazão do leito maior do rio Águeda". A tendência será "melhorar o escoamento em situação de cheia".

A zona baixa da cidade de Águeda encontra-se sujeita a inundações frequentes, dando-se com alguma frequência o galgamento das suas margens nos Invernos mais chuvosos.

Residências e estabelecimentos comerciais acabam não raro por serem atingidas com prejuízos elevados, obrigando ainda a corte de rede viária.

O estudo é classificado pela autarquia como "de grande importância para o município, constituindo um fator fundamental para a continuidade do crescimento
económico, social e turístico do concelho".

A vulnerabilidade atual está registada nas cheias de maior relevo em 1977, 1978, 1983, 1995 e 2001.

A altura máxima instantânea no Rio Águeda tem, em termos médios, conhecido um aumento "que se pode considerar acentuado", sendo previsível que se verifiquem novos casos.

http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/25948/agueda-abertura-de-leito-do-rio-para-reduzir-cheias/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum