Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

5 participantes

Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty votação p fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por jheitor Sáb Jul 28, 2012 11:19 am

acabou a votação com resultado de 49% contra a publicação de fotos ...
só para constar num universo de 1389 membros votaram 67 o que são 4.8\4.9 %
então foram 2,4% a votar contra.....
vou comportar.me tal qual me comportei antes.... (não mando fotos de ninhos para o fórum)..
talvez daqui a uns meses peça nova votação... ( se for o caso irei apelar a todos os conhecidos do fórum conforme outros fizeram)
foi dito que até acabar a votação não eram aceites novos membros ... ma entraram salvo erro 23 ....

por agora é só
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty Re: votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por Tissot Sáb Jul 28, 2012 7:01 pm

Boas,

De facto o fórum tem 1389 membros registados, mas neste último ano (desde 26/07/2011) somente 361 visitaram o site!!!! e desde o início da votação (26/06/2012), somente 158 membros visitaram o fórum. Num universo de 158 possíveis votantes não me parece correcto menosprezar, como fez, os 67 votos.

Relativamente a esta frase - “vou comportar.me tal qual me comportei antes.... (não mando fotos de ninhos para o fórum)..” - não percebi bem o que quer dizer. Não foi uma fotografia sua que despoletou a discussão que levou a esta votação? Ou então a interpretação pode ser outra, quer dizer que vai continuar a actuar de uma forma, que na minha opinião é eticamente reprovável, e que a partir de agora irá arquivar simplesmente os “bonecos” de ninhos ocupados no seu disco rígido? Para alguém que participa tão activamente no fórum esperaria uma atitude mais responsável e mais didáctica no que se refere à conservação da nossa avifauna, principalmente no que diz respeito a espécies sensíveis como a cegonha-preta.

Como mero esclarecimento quero declarar que um dos votos da votação é meu e que não votei no “Não”. O meu voto foi “Sim, mas apenas para espécies não ameaçadas (segundo o Livro Vermelho).

Matthias
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty Re: votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por scirpaceus Dom Jul 29, 2012 1:45 am

Laughing
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty Re: votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por P.Rodrigues Dom Jul 29, 2012 7:22 pm

Caro jheitor,

Em primeiro lugar quero dizer-lhe que as suas fotos são uma das razões porque visito este forum diáriamente. No fundo funcionam para mim como substituição das saídas de campo que não posso fazer tanto quanto gostaria. Por outro lado imagino que você ama as aves e a vida selvagem tanto quanto eu próprio e que as fotos que generosamente partilha não causam qualquer prejuizo na natureza. Por isto quero desde já expressar-lhe o meu agradecimento.

Em segundo lugar quero dizer-lhe que sou um dos inumeros inscritos que não participou nesta votação.

Acompanhei na internet, sem qualquer reparo a fazer, Grifos a nidificarem on-line, no Tejo internacional, Peneireiros de dorso malhado a nidificarem do lado de fora de uma janela citadina e ainda recentemente uma Cegonha Preta a matar e comer uma das crias com poucos dias de vida.

Penso no entanto, que a fotografia de ninhos deve ser, por principio, desencorajada. Pois causa sempre perturbação.

A dimensão da perturbação depende da qualidade e dos conhecimentos do fotografo e do seu equipamento. Quanto menos ele souber sobre a espécie que está a perturbar mais garantia existe de vai sair dali asneira.

Peço-lhe por isso que não tome o resultado da votação como uma decisão contra si mas como uma tentativa de evitar a generalização dessa prática.

Quando eu andava na primária era prática corrente nas escolas das nossas aldeias os rapazes "andarem aos ninhos" durante a primavera. Por gostarem dos passaros, para os prenderem posteriormente em gaiolas, ou simplesmente para matarem o tempo. Este comportamento traduzia-se todos os anos numa perda enorme de posturas e ninhadas. Seria uma pena que agora que as nossas crianças não sentem qualquer necessidade de o fazer fossem substituidas por fotografos.

Saudações ecológicas

Paulo Rodrigues

P.S.

Caro Gonçalo,

Este assunto não devia ter sido tratado desta maneira. E agora? Vai remover os videos da Cegonha Preta?



P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty Re: votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 30, 2012 1:04 am

Caros,

Agora que a votação terminou, espera-se que todos aceitem e respeitem o resultado. Não pretendemos dar início a uma nova discussão sobre este assunto.

Deixo apenas alguns esclarecimentos:

jheitor escreveu:
só para constar num universo de 1389 membros votaram 67 o que são 4.8\4.9 %
então foram 2,4% a votar contra.....

A taxa de votação foi de facto baixa face ao número de membros inscritos. Isso não é, contudo, muito diferente daquilo que acontece nas associações, nos condomínios e até em muitas eleições: só uma pequena minoria vota e contribui para as decisões. Isto faz parte do processo democrático, no qual a decisão de votar ou não é facultativa. Desde o início desta votação não foi estabelecida qualquer imposição relativamente ao número mínimo de votantes.

jheitor escreveu:
foi dito que até acabar a votação não eram aceites novos membros ... ma entraram salvo erro 23 ....

Efectivamente numa fase inicial a administração decidiu congelar a admissão de novos membros, de modo a evitar a clonagem de contas e a consequente manipulação da votação.

No entanto, ao fim de poucos dias apercebemo-nos que o número de novos pedidos de admissão não era diferente do que se registava anteriormente, ou seja, não estava a haver um fluxo anormal de pedidos de inscrição (ver aqui), pelo que no dia 3 de Julho considerámos que não fazia sentido manter essa restrição, até porque as poucas pessoas que se encontravam em fila de espera tinham tomada conhecimento do Forum antes da abertura da votação, nomeadamente através dos cursos online promovidos pelo portal avesdeportugal.info. Desde que foi levantada essa restrição registaram-se no Forum 23 novos membros, no entanto destes 23 há 14 que nunca visitaram o Forum (isto é normal, há sempre muitas pessoas que se registam e depois acabam por nunca vir ao Forum); apenas 9 dos 23 membros vieram ao Forum. Não faço ideia quantos destes novos membros participaram na votação - a administração não tem acesso a essa informação - mas qualquer que tenha sido a participação desses membros, seria insuficiente para alterar o resultado final, uma vez que a margem entre o "não" e o "sim, mas apenas para espécies não ameaçadas" foi superior a 9 votos.

Aproveito para esclarecer que nenhum dos membros da administração participou nesta votação - não quisemos ter qualquer influência no resultado final.

P.Rodrigues escreveu:
Caro Gonçalo,

Este assunto não devia ter sido tratado desta maneira. E agora? Vai remover os videos da Cegonha Preta?

Conforme já foi explicado neste tópico, as restrições à publicação de imagens de ninhos ocupados apenas se aplicam às mensagens publicadas após o final da votação. Não haverá lugar a uma pesquisa ou eliminação de mensagens antigas, salvo nos casos em que os seus autores o solicitarem.

Feito este esclarecimento, peço a todos o favor de não prolongarem esta polémica no Forum. Quaisquer questões relacionadas com este processo ou com a moderação do Forum deverão ser feitos através de mensagem privada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum Empty Re: votação p\ fotos de ninhos ocupados no forum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos