Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Binóculos ou telescópio?

3 participantes

Ir para baixo

Binóculos ou telescópio? Empty Binóculos ou telescópio?

Mensagem por Vicente Olazabal Sáb Dez 15, 2012 3:53 am

Bom dia,
Ando a pensar em comprar um telescópio, mas tenho umas dúvidas: embora more no Porto, as minhas saídas são maioritariamente na Beira Alta, onde a paisagem é do tipo mista, com campos intercalados com matas e campos agrícolas, e bastantes montes. Isto faz com que as observações se caracterizem mais por "andar à procura" do que "montar e esperar" num ponto fixo. O que não quer dizer que não haja pontos de espera e observação, e que já por muitas vezes não tenha lamentado a falta de um telescópio. O meu desejo é grande, até pelo poder de aproximação, mas: Justificar-se-á?
Obrigado,
Vicente

Vicente Olazabal

Número de Mensagens : 5
Idade : 51
Local : Porto
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Binóculos ou telescópio? Empty Re: Binóculos ou telescópio?

Mensagem por Helder Vieira Sáb Dez 15, 2012 7:23 am

Andar de tripé+ cabeça+ scope às costas é sempre um trambolho pouco prático.
- Dependendo das características do terreno, por vezes tenho que prescindir o seu uso (mas já andou comigo no douro internacional, faia brava, etc);
- Em dias em que a chuva ameaça não me sinto confortável a sujeitá-lo a uma "molha", mesmo que waterproof;
- Nem sempre é fácil andar com este equipamento ao ombro e ao mesmo tempo tentar perceber o que passou a voar de repente, usando os binóculos por vezes só com uma mão...
- Depois há a questão física. O meu conjunto pesa 5 Kg, impõe algum respeito para longas caminhadas, mas de qualquer modo não havendo grandes declives no terreno é garantido que vai comigo. Geralmente quando o percurso é muito longo fico com o acrómio um pouco dorido. Curiosamente só consigo transportar o meu do lado esquerdo, do lado direito não me ajeito, não me assenta scratch

Isto tudo para dizer que sou apologista de usar o binómio scope/binóculos sempre que possível, porque os proveitos que se tiram com o primeiro compensam o desconforto/incómodo que por vezes proporciona. Se conseguires comprar um conjunto mais leve, com um scope mais prático (65mm p.ex) tudo se torna ainda mais fácil.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Binóculos ou telescópio? Empty Re: Binóculos ou telescópio?

Mensagem por Carlos Vilhena Sáb Dez 15, 2012 7:23 am

Viva,

Sem dúvida que o binóculo é o mais apropriado para esse habitat.
O telescópio justifica-se para as aves de rapinas, aquáticas, marinhas, estepárias e além disso é um investimento avultado. No entanto, recomendo a sua aquisição para quem quer evoluir no mundo da ornitologia.
Quando vou observar com faço um misto de procura e espera.É bom ter presente que o peso do telescópio faz-se notar para quem anda muito a pé com ele.
Espero ter sido esclarecedor.


Cump,


_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Binóculos ou telescópio? Empty Re: Binóculos ou telescópio?

Mensagem por Vicente Olazabal Dom Dez 16, 2012 3:29 am

Hélder e Carlos,
Muito obrigado pelas vossas respostas, importantes para me ajudar nesta decisão!
Abraços,
Vicente

Vicente Olazabal

Número de Mensagens : 5
Idade : 51
Local : Porto
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Binóculos ou telescópio? Empty Re: Binóculos ou telescópio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos