Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus argentatus & Cª

3 participantes

Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Larus argentatus & Cª

Mensagem por paulo dias Dom Jan 20, 2013 7:30 am

Boas
Mais algumas argentatus e suspeitas, agradeço toda a info/pormenores (idade, ssp, etc).
1 L argentatus ou michahellis - 4º inv (?)
Larus argentatus & Cª P1116711
2 L argentatus ad
Larus argentatus & Cª P1116352
3 L michahellis ou argentatus ad (?) é possivel que seja o mesmo ind foto 4
Larus argentatus & Cª P1116364
4 L michahellis ou argentatus ad (?) é possivel que seja o mesmo ind foto 3
Larus argentatus & Cª P1116346
5 L michahellis ad (?) estranho ind (ou perspectiva), conjunto cabeça/bico grandes e desproporcionais em relação ao corpo, demasiado elegante e aerodinamico, tipo falconídeo.
Larus argentatus & Cª P1116638
Todas em VN Gaia 11Jan2013


Última edição por paulo dias em Dom Jan 27, 2013 11:59 am, editado 1 vez(es)

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Re: Larus argentatus & Cª

Mensagem por pedro121 Dom Jan 20, 2013 11:05 am

Boas,

A 2,3 e 4 são argentatus adultas com a 3 e 4 a serem claramente argenteus

A 1 e a 5 são >4 anos de ??? micha?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Re: Larus argentatus & Cª

Mensagem por paulo dias Dom Jan 27, 2013 8:04 am

Boas
Aproveitei parte deste "magnífico" domingo pra organizar o meu arquivo do passareio e encontrei mais uma que me suscita dúvidas e aparentemente diferente das restatantes (nº 6)
Larus argentatus & Cª P1116776cpia
Larus argentatus & Cª P1116782cpia

pedro121 escreveu:Boas,
...
A 2,3 e 4 são argentatus adultas com a 3 e 4 a serem claramente argenteus
...
Pedro, na conclusão que chegaste em relação às 3 e 4 (argenteus ssp), estou certo ao afirmar que o espelho grande na P10 interrompido (marca tênue) perto da ponta foi importante na tua id?
Todos os comentários serão muito apreciados .

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Re: Larus argentatus & Cª

Mensagem por Helder Vieira Dom Jan 27, 2013 9:19 am

Concordo com o Pedro.
Tanto a 1ª como a 5ª não aparentam ter um "bico adulto", e a plumagem é de um cinzento mais escuro idêntico a outras michas vizinhas.
Outra comparação interessante pode ser feita entre a foto 2, o cinzento é mais claro e a cabeça bem arredondada (tudo o resto parece bater certo com ave adulta), e a foto 5. Nesta última a ave parece-me um sub adulto (confesso que aqui o tom de cinzento me parece claro, mas olhando em redor é idêntico às demais), e a cabeça bem quadradona. Como o Rui tantas vezes já martelou aqui, "parece que levou um murro na cabeça." Very Happy

Sim Paulo, este domingo está a ser um sonho para estas bandas... embora de momento até já não chova!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Re: Larus argentatus & Cª

Mensagem por paulo dias Dom Jan 27, 2013 10:53 am

Boas Helder
Em relação à nº1 a estrutura é de uma micha. (digo eu) corpo mais elegante e alongado, o "gorro" denso até à base do pescoço é que me faz alguma confusão (não sendo ad deve explicar essa situação). A 2 penso que é tipica (com barrigona, compacta, cabeça redondinha, etc), a 3 e 4 estava cheio de dúvidas. A 5 parece-me estranha e como tu referes de cabeça/achatada, mas o próprio corpo ...
Em relação à ultima o tom de cinz. como tu dizes é semelhante às vizinhas, em especial a do lado inf/esq., no terreno parecia-me ligeiramente mais clara mas estou convencido que com estes dias cinz., até ao vivo e a cores somos enganados (tb sugestionados...) os cinzas se esbatem e a percepção dos tons fiquei bastante reduzido e até misturados de forma anarquica/caotica em que o mesmo ind num momento parece + ou - claro em relação às vizinhas dependendo da posição dos actores envolvidos e da incidência da luz e da intensidade da mesma no mesmo campo de visão.
"Sim Paulo, este domingo está a ser um sonho para estas bandas... embora de momento até já não chova!"
Por esse motivo "...já não chova" é que só te estou a responder agora, aproveitei para desentorpecer as "gâmbias" Very Happy .


paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Larus argentatus & Cª Empty Re: Larus argentatus & Cª

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos