Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

+21
Francisco Barros
redragon
RuiCaratao
Pentaxian
João T. Tavares
conspicillata
José Loureiro
barrento
Henk Feith
joaopedromartins
jvicente
Simon Wates
scirpaceus
kasko
Correia
Pedro Fernandes
Paulo Alves
pedro121
Pedro Pereira
Joost Valkenburg
Gonçalo Elias
25 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Dez 10, 2008 4:25 pm

Certo.

E houve crias? Danada como a gaivota e para a hibridizacao, nao me admirava se houvesse.

E no Gyps? Houve so casal misto ou saiu abutrinho hibrido?
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 10, 2008 5:12 pm

Penso que foi mesmo só para a coboiada mista What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Dez 10, 2008 5:27 pm

Essa malta... é so' ramboia!

(mas tinha sido giro se houvesse pequenada, ai valia a pena documentar tudo muito bem documentado com munta foto, outro dia vi uma foto de algo que parecia - e vinha tentativamente classificado como - um cruzamento de ibis preta com colhereiro. Valha-me nossassinhora, nem no extinto Jornal do Insolito! Era mesmo muito bizarro...)
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 10, 2008 5:29 pm

A pataria é que costuma dar uns cruzamentos porreiros cat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Dez 10, 2008 5:37 pm

correccao, era um ibis sagrado com um colhereiro

http://www.surfbirds.com/blog/birdingitalynet/

e pronto, nao me desvio mais do topico, mas este bicho achei que valia a pena! Vou por isto noutro topico noutro lado...
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por João T. Tavares Sex Dez 12, 2008 5:43 am

Simon Wates escreveu:
Tenho percebido que os colaboradores mais prolíficos do atlas tem direito a um exemplar gratuito. Alguém sabe alguma coisa?

Segundo me foi dito, só havia livros para os autores dos textos e ilustradores.
COntudo, porque algumas pessoas fizeram vários textos e só têm direito a 1 livro, alguns exemplares ficaram para os coordenadores regionais distribuirem pelos seus principais colaboradores de campo.
Talvez tenhas direito a um exemplar, mas supostamente deverias ter sido contactado pelo teu coordenador se tal sucedesse.
Atenção que isto é apenas "hear say"...

Abraço
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 12, 2008 10:35 am

João T. Tavares escreveu:Segundo me foi dito, só havia livros para os autores dos textos e ilustradores.
COntudo, porque algumas pessoas fizeram vários textos e só têm direito a 1 livro, alguns exemplares ficaram para os coordenadores regionais distribuirem pelos seus principais colaboradores de campo.
Talvez tenhas direito a um exemplar, mas supostamente deverias ter sido contactado pelo teu coordenador se tal sucedesse.
Atenção que isto é apenas "hear say"...

Abraço

Na qualidade de organizador regional das áreas 11 (Lisboa-Setúbal) e 15 (Portalegre), sou a informar o seguinte:

Foi atribuído gratuitamente um exemplar do atlas a quem reúna pelo menos uma das seguintes condições:
- ter feito um texto
- ter feito um desenho
- ter sido organizador regional
- ter sido colaborador profissional
- ter feito parte da equipa de projecto / editorial / de tratamento de dados / ou outra equipa ligadas ao atlas

Estas condições não são cumulativas, ou seja, cada pessoa não recebe mais que um exemplar independentemente do número de desenhos, textos ou participações.

Adicionalmente, cada organizador regional foi convidado a nomear 5 colaboradores de campo que tivessem efectuado trabalho de campo voluntário na sua área de organização (17 áreas no total, incluindo ilhas), para efeitos de atribuição de um exemplar - não sendo elegíveis os colaboradores que já tinham recebido um exemplar por terem reunido uma das cinco condições atrás enumeradas.

Assim, quem não reúne nenhuma daquelas cinco condições, mas fez trabalho de campo voluntário, poderá contactar o organizador regional da respectiva área, a fim de sondar as possibilidades de atribuição de um exemplar gratuito.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Simon Wates Sex Dez 12, 2008 4:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Na qualidade de organizador regional das áreas 11 (Lisboa-Setúbal) e 15 (Portalegre), sou a informar o seguinte:

Foi atribuído gratuitamente um exemplar do atlas a quem reúna pelo menos uma das seguintes condições:
- ter feito um texto
- ter feito um desenho
- ter sido organizador regional
- ter sido colaborador profissional
- ter feito parte da equipa de projecto / editorial / de tratamento de dados / ou outra equipa ligadas ao atlas

Gonçalo

Então suponho que a região Sul também desfruta das mesmas condições?

Se fosse assim - bounce bounce bounce bounce

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 15, 2008 7:08 am

Simon Wates escreveu:Então suponho que a região Sul também desfruta das mesmas condições?

Por supuesto What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por pedro121 Ter Dez 16, 2008 11:52 am

Recebi hoje a minha copia do atlas(pagando claro...), gostava de dar os meus parabens a todos os envolvidos na obra, penso que o trabalho e a espera valeram a pena, em relação á polemica das ilustrações, para alem da questão da qualidade em que temos de tudo desde as muito boas até algumas menos boas a diversidade de estilos ajuda a que cada virar de pagina seja uma supresa Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Simon Wates Ter Dez 16, 2008 12:04 pm

Although I don't yet have a copy of the atlas I spent an hour or more in a bookshop looking through it.study

It is superb! The illustrations are gorgeous and well worthy of any similar publication in the world.

It really should live up to the hopes of making a large footprint in the conservation of Portugal's birdlife.

Congratulations to all who produced this very beautiful book!

Simon cheers
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pentaxian Qua Jan 07, 2009 5:03 pm

Olá
Ponderei bastante se deveria ou não intervir neste tópico devido ao facto de ter participado no atlas como ilustrador, mas não resisti a fazê-lo.

Em primeiro lugar:
Acho que o Atlas é um excelente livro que aconselho toda a gente a comprar nem que seja apenas... pelas excelentes ilustrações! Smile

Em segundo lugar:
Respondendo a algumas afirmações do forista Barrento; admito que algumas das ilustrações são de menor qualidade mas, infelizmente, nem todos podem estar ao nível de um Rafael Matias, de longe o melhor em Portugal, com ou sem curso.
Citação:

«Apenas dois dos ilustradores têm qualidade, o resto oscilam entre o razoável e o muito mau, uma verdadeira vergonha»

Não sei quais são os dois bons a que se refere, mas quanto aos maus, acho que nestes é mais desculpável a irregularidade em termos de qualidade.
Só para lhe dar um exemplo, e correndo o risco da minha afirmação não ser 100 % exacta, já que não possuo um exemplar do Atlas para poder medir com rigor, e vou ter que recorrer à minha memória:
Repare na ilustração do Falco subbuteo; para qualquer pessoa que não tenha grandes conhecimentos ao nível da ornitologia (ainda que tenha um curso de Belas-Artes) é uma boa ilustração, tecnicamente bem executada, artisticamente bem conseguida. Mas se olhar com rigor para as proporções da ave, vai chegar à conclusão que a cabeça tem, talvez, 1/4 (ou menos) do tamanho que deveria ter! No entanto, foi executada por um ilustrador que produziu algumas das melhores ilustrações do livro... (um dos 2 bons?) este é apenas um exemplo, poderia referir muitos outros de outros ilustradores, eventualmente eu próprio.
O que é para si um bom ilustrador?

As pessoas que conhece (suponho que também elas de Belas-Artes) e que não estão na área porque não há mercado, também podiam ter participado no concurso e assim ter ajudado a elevar o nível de qualidade das ilustrações.
Talvez o valor pago pelos trabalhos também não seja um factor que atraia muitas dessas pessoas.
Eu pelo menos, não o fiz nem pelo dinheiro nem pela fama. Encarei a minha participação como um desafio às minhas capacidades. Um tipo de desafio que provavelmente não poderei voltar a repetir, por razões de carácter pessoal.
Posso-lhe dizer que não fiquei plenamente satisfeito com o nível dos meus trabalhos, nunca fico, apenas dois deles me satisfazem minimamente. Mas foi aquilo que consegui produzir dentro das (muitas) limitações que tenho.
E tenho a certeza todos os ilustradores participantes, sobretudo os "maus", deram o seu melhor a este projecto.
Por isso considero a sua afirmação injusta, não só para a obra como um todo, como para os ilustradores que nela participaram. No
Pentaxian
Pentaxian

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Local : Barreiro
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 07, 2009 5:39 pm

Pentaxian escreveu:Só para lhe dar um exemplo, e correndo o risco da minha afirmação não ser 100 % exacta, já que não possuo um exemplar do Atlas para poder medir com rigor

Hugo,

Só uma nota: conforme referi mais atrás, todos os ilustradores têm direito a um exemplar.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pentaxian Qua Jan 07, 2009 6:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Pentaxian escreveu:Só para lhe dar um exemplo, e correndo o risco da minha afirmação não ser 100 % exacta, já que não possuo um exemplar do Atlas para poder medir com rigor

Hugo,

Só uma nota: conforme referi mais atrás, todos os ilustradores têm direito a um exemplar.

1 abraço,
Gonçalo

Obrigado, Gonçalo.
Eu sei, fui informado disso quando me convidaram para o lançamento, ao qual infelizmente não pude ir. Tenho que ver se consigo marcar um dia para o ir buscar ao ICNB. Mas já pude ver o livro na Fnac e gostei bastante de como ficou, exceptuando as minhas ilustrações Razz , algumas cores ficaram diferentes dos originais (à excepção talvez da águia-imperial), mas no geral a qualidade da edição é excelente.
Pentaxian
Pentaxian

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Local : Barreiro
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por RuiCaratao Sáb Jan 10, 2009 7:07 am

Hugo,

apesar da tua modestia, os meus parabens pelas tuas ilustrações, estão fenomenais, e os meus parabens aos outros ilustradores, que apesar de serem classificados como maus ilustradores, salvo 2, ainda são os unicos que se dispoem a ilustrar o pouco do que é feito em Portugal, nesta area.
Quem melhor do que nós ornitologos, habituados a folhear guias de aves e a comparar as ilustrações com as aves que observamos, para dizer se uma ilustração é boa ou má.

Sera que teriamos todos muito gosto que Aguias reais, como esta de Rembrandt
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/Rembrandt_-_Ganymede.jpg, ou este Melro preto de Picasso, http://klp.pl/admin-malarstwo/images/grafiki/4999.jpg, figurassem no Atlas ???? provavelmente não!

...brincadeira á parte, há um ilustrador de natureza de quem gosto particularmente, Carl Brenders http://expet.gps.caltech.edu/~asimow/owls/Brenders_owl.jpg

Pelos vistos tenho direito a um exemplar!!!!, não fazia aminima ideia.....de qualquer forma, claro que ja vi o livro de forma exaustiva, desejava este dia desde o meu primeiro dia de trabalho de campo Smile

um grande abraço aí para o Barreiro,

Rui Caratão
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por scirpaceus Seg Jan 26, 2009 3:20 am

Estava à venda um exemplar do Atlas por 35 euros na Feira das Velharias em Coimbra no passado sábado. No contacto com o vendedor, referiu que andavam à venda alguns de sortudos que receberam no Natal vários exemplares como prenda.

Portanto, este Atlas está definitivamente classificado como velharia lol!
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 26, 2009 3:38 am

Epá eu acho que deve ser o mercado a fazer o preço. O mercado acha que 65 euros é um preço excessivo e por isso tratou de ajustar o preço ao interesse comprador.

Faz lembrar um pouco as acções da EDP Renováveis que "alguém" disse que valiam 8 euros (e a esse valor foram colocadas à venda), mas passado uns meses já estavam a ser vendidas a 4 euros.

O mercado tem sempre razão afro
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Jan 26, 2009 11:17 am

O mercado tem sempre razão

Madoff dixit. Olha nao, afinal foi Elias... What a Face
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por redragon Qua Jan 28, 2009 3:38 pm

É só para avisar que na livraria online http://www.letralivre.com o Atlas está com portes de envio a 48 euros. Quem quiser levantar na Livraria em Lisboa fica a 45 euros...bem bom
Ok ok, é usado mas está como novo...pelo menos é o que dizem...vou arriscar...

Já chegou e está em excelente estado!!!!

redragon

Número de Mensagens : 133
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Francisco Barros Qui Mar 26, 2009 7:43 am

barrento escreveu:Só mais uma coisa, se eu viesse para aqui dizer que o nome cientifico do Colhereiro, (p. ex.) era Bicus colherudos, lol, o que é que me diriam? Desculpem mas não resisti... Qualquer pessoa que saiba desenhar dirá que há ali ilustrações que nem o são...

Concordo, mas tamém não vejo assim a coisa tão negra como tu... Shocked
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por JN Qua Dez 02, 2009 6:52 am

Já está à venda na FNAC de Lisboa 58,50. Ilustrações de boa qualidade. Papel razoável. Bem organizado.

JN

Número de Mensagens : 42
Idade : 57
Data de inscrição : 22/09/2009

http://www.olhares.com/jaygum

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 17, 2013 11:16 am

Pequena actualização de preço:

- a FNAC, que em 2009 vendia o atlas por 58,50 euros (desconto de 10%) está agora a disponibilizá-lo por 52 euros (desconto de 20%)
http://www.fnac.pt/Atlas-das-Aves-Nidificantes-em-Portugal-Varios/a239477

- a WOOK anuncia 58,50
http://www.wook.pt/ficha/atlas-das-aves-nidificantes-em-portugal/a/id/11237508

- a ICNF continua a anunciar pelo preço de capa (65 euros)
http://www.icnf.pt/portal/icnf/serv/resource/doc/cat-edic-ex-icnb

- a NHBS vende o livro por 84,99 libras (cerca de 101 euros) - e isto é já com 15% de desconto
http://www.nhbs.com/atlas_das_aves_nidificantes_em_portugal_1999_2005_tefno_190902.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por PNicolau Seg Nov 18, 2013 2:28 am

Eu comprei o meu na Feira do Livro de Lisboa há uns 3 anos por 40-45€, novo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Jorge Saraiva Seg Nov 18, 2013 3:54 am

Eu dou os parabens a todos os ilustradores. E acho que o conjunto ficou muito bem conseguido, eu gosto. Tenho um exemplar mas foi roubado hehehe, veio pla porta do cavalo hahaha. Xiuuuuuuu
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 19, 2015 11:20 am

A FNAC está a vender o atlas das aves nidificantes com um desconto de 50%, ou seja a 32,50 €.

http://www.fnac.pt/Atlas-das-Aves-Nidificantes-em-Portugal-Varios/a239477
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

“Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005” - Página 3 Empty Re: “Atlas das Aves Nidificantes em Portugal 1999-2005”

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos