Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

200 será possivel

+6
cazeribeiro
Gonçalo Elias
patriciaeluis
PNicolau
L_Almeida
pedro121
10 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

200 será possivel Empty 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 3:48 am

Boas,

Recentemente foi realizada uma Bird Race nos Açores, para quem não conhece o conceito trata-se de tentar ver tantas espécies quantas as possíveis ao longo de uma dia, normalmente é feito em equipa, este tipo de evento acontece com alguma frequência, particularmente nos Estados Unidos, ora isto fez-me pensar no que será possível ver em Portugal ao longo de um único dia, mais concretamente será possível ver 200 espécies contáveis em 24 horas em Portugal continental, e se sim como?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por L_Almeida Qui Jan 23, 2014 4:33 am

scratch escolhendo locais muito específicos, e relativamente próximos, em épocas específicas. mas quais os locais e as épocas !?!?!?  scratch scratch 



L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por PNicolau Qui Jan 23, 2014 4:52 am

Épocas.. setembro.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 5:09 am

PNicolau escreveu:Épocas.. setembro.

Humm, talvez, mas talvez seja possível em fim de Abril, inicio de maio, eu estive a fazer um calculo e para essa altura, seriam possíveis 224 espécies, se se começasse de noite em Castro verde e se subisse para o estuário do Tejo e acabando o dia em Peniche, indo depois á noite para Pancas-ponta da erva.

por outro lado em setembro talvez seja possivel ver mais algumas, em termos de passeriformes e maritimas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por patriciaeluis Qui Jan 23, 2014 5:26 am

Também seria interessante outro conceito…
Em vez de um grupo junto, um grupo disperso ou seja ter um observador em cada capelinha do país, comunicando depois as observações para um coordenador.

A ideia seria saber quantas aves se observaram no país num só dia independentemente de quem as tenha observado.

Se calhar esse exercício até já foi feito, ou então até pode ser retirado de alguma base de dados que registe estas coisas.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por patriciaeluis Qui Jan 23, 2014 5:27 am

Curiosidade qual o vosso record pessoal para um só dia?
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 5:38 am

patriciaeluis escreveu:Curiosidade qual o vosso record pessoal para um só dia?

Pois, essa é outra, ao fazer o esforço em equipa unida, na pratica o total da equipa será o nosso total, obviamente que algumas aves poderão não ser vistas por todos os membros, mas não será muito diferente o total individual do colectivo.

Quanto ao meu máximo, sinceramente não sei, mas suponho que devo já ter estado próximo das 100 espécies nalgumas ocasiões, mas como nunca fiz esforço dedicado provavelmente nunca passei das 100, isto porque se não for esse o objectivo é muito fácil não ver espécies comuns que são fundamentais para conseguir passar a barreira.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 6:40 am

pedro121 escreveu:Boas,

Recentemente foi realizada uma Bird Race nos Açores, para quem não conhece o conceito trata-se de tentar ver tantas espécies quantas as possíveis ao longo de uma dia, normalmente é feito em equipa, este tipo de evento acontece com alguma frequência, particularmente nos Estados Unidos, ora isto fez-me pensar no que será possível ver em Portugal ao longo de um único dia, mais concretamente será possível ver 200 espécies contáveis em 24 horas em Portugal continental, e se sim como?

pedro121 escreveu:Humm, talvez, mas talvez seja possível em fim de Abril, inicio de maio, eu estive a fazer um calculo e  para essa altura, seriam possíveis 224 espécies, se se começasse de noite em Castro verde e se subisse para o estuário do Tejo e acabando o dia em Peniche, indo depois á noite para Pancas-ponta da erva.

por outro lado em setembro talvez seja possivel ver mais algumas, em termos de passeriformes e maritimas.

Creio que 200 pode ser possível em teoria mas na prática não porque não tens horas de luz suficientes para atingir esse objectivo. E depois muitas das espécies que, suponho eu, estás a contabilizar são ocasionais, não estão cá sempre, estou a falar sobretudo dos migradores de passagem, como gaivinas, passeriformes, certas limícolas, que aparecem irregularmente mas não se podem ver todos os dias.
Creio que a melhor marca feita até hoje em Portugal anda pelas 126, e foi feita no Algarve.

Em Espanha, contudo, existe um recorde de 217 espécies (não sei detalhes mas creio que terá sido na Catalunha, que já era uma zona de recordes).

Já agora vê isto: http://www.surfbirds.com/forum/showthread.php?6949-Bird-Race-records

patriciaeluis escreveu:Curiosidade qual o vosso record pessoal para um só dia?

Uma vez no estuário do Tejo em Agosto de 1990 vi 104 espécies num dia.

Noutra ocasião no estuário do Sado em Fevereiro de 1996 vi 108 espécies.

Finalmente numa terceira ocasião em Maio (não me lembro do ano) passei as 100 espécies numa das raras birdraces que fiz até hoje (Sado + Alentejo + outro sítio qualquer que não me lembro), mas não tenho presente o total final (101, talvez).

Estas foram as três únicas ocaisões em que passei as 100 espécies num dia. Houve mais algumas vezes em que passei as 90.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 7:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
Creio que 200 pode ser possível em teoria mas na prática não porque não tens horas de luz suficientes para atingir esse objectivo. E depois muitas das espécies que, suponho eu, estás a contabilizar são ocasionais, não estão cá sempre, estou a falar sobretudo dos migradores de passagem, como gaivinas, passeriformes, certas limícolas, que aparecem irregularmente mas não se podem ver todos os dias.

Muitas não, mas algumas sim, mas o grosso das 220 são expectáveis em inícios de Maio fazendo o percurso que indiquei. resta saber se fazendo antes em Setembro como sugeriu o Nicolau não é melhor.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 7:21 am

A birdrace que fiz em Maio revelou-se mais difícil do que eu tinha imaginado, apesar da época teoricamente favorável.

Da minha experiência verifiquei duas coisas:
1. No Inverno, apesar dos dias curtos, é relativamente mais fácil fazer totais diários elevados, devido à diversidade de aquáticas; uma vez no dia 1 de Janeiro fiz 90 espécies no estuário do Sado.
2. Agosto é um mês favorável, porque a maioria dos estivais ainda está presente (em Setembro muitos já abalaram) e já há muita passagem de aquáticas
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por cazeribeiro Qui Jan 23, 2014 8:30 am

Eu participei na Bird Race dos Açores na ilha de S. Miguel e observei 48 espécies, sem muito esforço...
Se esta fosse realizada em Setembro ou Outubrio, tenho quase a certeza que chegaria às 60 espécies sem dificuldade, das 48 que vi, ainda faltaram algumas residentes em S. Miguel, das quais não nos demos ao trabalho de as ir ver...(priolo, Codorniz, Piriquito de colar e Rola turca)

carlos Ribeiro

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 8:59 am

Gonçalo Elias escreveu:
Da minha experiência verifiquei duas coisas:
1. No Inverno, apesar dos dias curtos, é relativamente mais fácil fazer totais diários elevados, devido à diversidade de aquáticas; uma vez no dia 1 de Janeiro fiz 90 espécies no estuário do Sado.
2. Agosto é um mês favorável, porque a maioria dos estivais ainda está presente (em Setembro muitos já abalaram) e já há muita passagem de aquáticas

Sim, a questão aqui para mim é a seguinte, ninguém fez que eu saiba um big day (não é uma bird race porque seria só uma equipa) a "serio" em Portugal, ou seja, para o carro, sai do caro conta a ave, segue, para o carro, sai do carro conta a ave, segue... etc, e penso que nunca se fez metendo nocturnas e marítimas ao barulho, alem de que normalmente numa saida de campo o almoço é muitas vezes demorado e aqui será não existente.

para alem disso hoje em dia é provavelmente mais fácil planear um big day, e saber de aves não expectáveis junto ao percurso, sejam elas raridades ou aves escassas para a data e local, assim é teoricamente mais fácil conseguir ver mais aves já que os recursos da equipa no seu todo permitem isso mesmo, para mim é impensável faze-lo sem pessoal na equipa que consiga identificar passeriformes florestais auditivamente e sem alguém para rapinas.

O problema básico de se fazer em Maio são os patos, mais do que as limicolas, embora em inicio de maio já algumas se terão ido também embora.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 11:29 am

pedro121 escreveu:
Sim, a questão aqui para mim é a seguinte, ninguém fez que eu saiba um big day (não é uma bird race porque seria só uma equipa) a "serio" em Portugal, ou seja, para o carro, sai do caro conta a ave, segue, para o carro, sai do carro conta a ave, segue... etc, e penso que nunca se fez metendo nocturnas e marítimas ao barulho, alem de que normalmente numa saida de campo o almoço é muitas vezes demorado e aqui será não existente.

Pois olha, aquela saída que eu referi em Maio como sendo uma bird race na verdade foi um big day, porque não havia mais nenhuma equipa.

Mesmo assim só vimos 101 espécies.

E sim, meteu nocturnas e marítimas.

E o almoço foi rápido.

O problema é que é muito fácil escaparem-te espécies comuns, que à partida seriam dadas como certas. Estou a pensar em espécies como gaio (que muitas vezes pura e simplesmente não aparece), guarda-rios (que na Primavera é surpreendentemente discreto) ou águia-cobreira (que apesar de não ser rara é mais ou menos imprevisível, não tens sítios "certos").

Vou ver se encontro as minhas notas para poder partilhar a lista do que foi visto nesse big day (já foi há uns 15 anos ou mais).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 1:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Vou ver se encontro as minhas notas para poder partilhar a lista do que foi visto nesse big day (já foi há uns 15 anos ou mais).

E o percurso, também tinha interesse.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 1:44 pm

lembro-me que meteu Sado, Espichel e Alentejo mas já não me recordo dos detalhes porque já foi há bastante tempo.

Logo que possível tentarei verificar isso (mas os cadernos de campo estão a 300 km daqui e por isso vai demorar algum tempo).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Qui Jan 23, 2014 1:50 pm

Certo, sem problemas, não há de facto nenhuma urgência, a ideia surgiu por causa da bird race nos Açores, mas é apenas isso mesmo, uma ideia.

Como disseste e bem existem uma serie de espécies que podem ser teoricamente fáceis mas que na pratica podem facilmente falhar, e se falham muitas, vai tudo por agua abaixo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Helder Vieira Qui Jan 23, 2014 3:09 pm

Tás com ideias Pedro  Very Happy Very Happy Very Happy 

Então é assim, sem "grandes estudos", eu escolheria definitivamente a primeira quinzena de Maio:

- começaria às 6:30h por Salreu, pelas 9.30h já teria cerca de 50 espécies.
- pelas 10:00h chegava à troncalhada que nesta altura estará pejada de limícolas, e algum gaivotedo;
- ia até à Barra espreitar a passagem de marítimas;
- a seguir ao almoço subia até à Faia Brava (e não precisaria de ir tão longe!!!). Chegava a meio da tarde, com calor, para observar rapinas, e no final da tarde os passeriformes. Ao anoitecer procurava as nocturnas. Daria mais umas 50 espécies diferentes...

Conclusão, com este percurso não chegava às 200, mas ia ser um dia muito bem passado  Very Happy 
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 3:53 pm

Helder Vieira escreveu:Então é assim, sem "grandes estudos", eu escolheria definitivamente a primeira quinzena de Maio:

Pois, essa foi a minha ideia inicial quando fiz o tal big day, "achei" que era a época ideal; o tempo até estava bom, no entanto ficou muitíssimo aquém das expectativas. Depois comecei a perceber que essa época não é tão boa para a "big diversidade" como se imagina.

Helder Vieira escreveu:- começaria às 6:30h por Salreu, pelas 9.30h já teria cerca de 50 espécies.

Esta parte dou de barato.

Helder Vieira escreveu:- pelas 10:00h chegava à troncalhada que nesta altura estará pejada de limícolas, e algum gaivotedo;

Aqui as coisas já se complicam um pouco

Em termos de limícolas, início de Maio pode ser bom para a passagem de certas espécies, mas há muitas que são principalmente invernantes, que abalam cedo e que em Maio são virtualmente impossíveis de encontrar. Exemplos: Rec avo, Tri och, Gal gal, Lym min, Num arq, Plu apr, Van van, Cal mar, Cal tem... mesmo espécies como Tri ery, Cal alb, Tri gla podem ser difíceis nessa época. Quanto a gaivotas, eu diria que Maio é o mês mais complicado, pois é exactamente o mais pobre em quantidade e diversidade.

Helder Vieira escreveu:- ia até à Barra espreitar a passagem de marítimas;

Não  é bem a minha especialidade, mas tenho ideia que nessa altura podes ver cagarras, algum moleiro, uma ou duas sp. de pardelas e os patolas. E talvez alguma sterna. Não tens painhos, alcas, melanittas, rissas...

Helder Vieira escreveu:- a seguir ao almoço subia até à Faia Brava (e não precisaria de ir tão longe!!!). Chegava a meio da tarde, com calor, para observar rapinas, e no final da tarde os passeriformes. Ao anoitecer procurava as nocturnas. Daria mais umas 50 espécies diferentes...

Um aspecto que é facilmente negligenciado no planeamento destas coisas são os tempos de deslocação. De Aveiro à Faia Brava são pelo menos duas horas (Google Maps). Ida e volta precisas de quatro. Estás a empenhar um terço do dia só em deslocações para um único local. É muito.

Quanto às 50 espécies, admitindo que estás a contar com duas horas na Faia, parece-me um valor exagerado. Não é que não seja possível ver 50 espécies em duas horas nesse local, mas há que ter em conta que pelo menos metade das espécies que lá irias ver são coisas que já viste durante a manhã. Tipo: melro, cartaxo, pintarroxo, pardal, pombo torcaz, rola brava, rola turca, estorninho, gaio, pega, milhafre, lagarteiro, buteo, cuco... o número de espécies novas para o dia será provavelmente muito mais baixo.

A minha experiência com este tipo de dias é que vale mais concentrar a busca numa área geográfica relativamente reduzida, para cortar nos tempos de deslocação. Basta que tenha diferentes habitats (agrícola, florestal, aquático) e a coisa está feita. Como referi acima, já fiz 108 espécies num dia só no estuário do Sado. E nem sequer meteu nocturnas.

Já agora, quanto à época, sou da opinião que a época ideal será por alturas do equinócio (finais de Março - início de Abril): os invernantes ainda estão quase todos, os residentes cantam todo o dia (em Maio muitos já estão calados à tarde), a passagem já se dá em força e já há um grande número de estivais presentes, como cucos, andorinhas, andorinhões, chascos, alvéolas-amarelas,milhafre... ah, e os dias já são razoavelmente longos.  Very Happy 

Mas eu estou para aqui com estas ideias todas e a verdade é que depois do tal fiasco de Maio nunca mais fiz big day nenhum, por isso não leves isto demasiado a sério, que isto é só teoria.  geek 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por cardosohelder Qui Jan 23, 2014 4:02 pm

alturas do equinócio (finais de Março - início de Abril) escreveu:

também apostaria nesta altura, talvez inicio de abril, com Loc lus, Acr aru e Acr sci..já a cantar
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por PNicolau Qui Jan 23, 2014 4:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:- pelas 10:00h chegava à troncalhada que nesta altura estará pejada de limícolas, e algum gaivotedo;

Aqui as coisas já se complicam um pouco

Em termos de limícolas, início de Maio pode ser bom para a passagem de certas espécies, mas há muitas que são principalmente invernantes, que abalam cedo e que em Maio são virtualmente impossíveis de encontrar. Exemplos: Rec avo, Tri och, Gal gal, Lym min, Num arq, Plu apr, Van van, Cal mar, Cal tem... mesmo espécies como Tri ery, Cal alb, Tri gla podem ser difíceis nessa época. Quanto a gaivotas, eu diria que Maio é o mês mais complicado, pois é exactamente o mais pobre em quantidade e diversidade.
 
Recurvirostra avocetta virtualmente impossível em Maio?? Então e os "residentes"?
Tirando isso, já vi tanto Gallinago gallinago como Numenius arquata nessa altura, por isso nada de impossível. Com um pouco de sorte apanha-se. Calidris alba no Algarve nessa altura é também muito acessível.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 4:27 pm

PNicolau escreveu:Recurvirostra avocetta virtualmente impossível em Maio?? Então e os "residentes"?

Virtualmente impossível pode ser uma expressão um pouco excessiva, de qualquer forma nota que os residentes estão quase todos no Algarve, no resto do país são muito poucos. Estava a referir-me à região de Aveiro.

PNicolau escreveu:Tirando isso, já vi tanto Gallinago gallinago como Numenius arquata nessa altura, por isso nada de impossível.

Por isso escrevi "virtualmente". Em teoria qualquer espécie pode aparecer em qualquer altura, mas na prática é muito difícil ver narcejas em Maio.

PNicolau escreveu:Com um pouco de sorte apanha-se. Calidris alba no Algarve nessa altura é também muito acessível.

Talvez, mas tenho ideia que é muito menos acessível que por exemplo em Janeiro.

Os exemplos escolhidos podem não ter sido os melhores, apenas quis salientar que ver as limícolas todas em Maio não são "favas contadas".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por PNicolau Qui Jan 23, 2014 4:56 pm

Bom, de facto pensei que te estivesses a referir à zona de Aveiro. Limícolas no Algarve são bastante mais fáceis.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 23, 2014 5:16 pm

PNicolau escreveu:Bom, de facto pensei que te estivesses a referir à zona de Aveiro. Limícolas no Algarve são bastante mais fáceis.

e achas que alfaiate em Maio é fácil de ver em Aveiro?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por paulo dias Qui Jan 23, 2014 5:27 pm

Boas

Eu penso que em menos de 2 horas atingia a bela cifra de + 200 espécies.
Acordava pelas 10h e tomava um faustoso pequeno-almoço no Edificio Transparente, espreitava a Praia de Matosinhos dava um passeio pelo Parque da Cidade do Porto (+40 tv +50 espécies), atravessava o Rio Douro no "ferry" para Afurada e dava um salto RNLED (+ 40 ).
Hora do almoço ia ao restaurante do "The Yeatman Hotel" (junto da Estação das Devessas - VN de Gaia) e pedia (antes do almoço) uma visita guiada às caves, que gozam da fama de possuir uma das maiores garrafeiras do país e como está na moda rótulos com belas aves só ai juntava pelo menos mais umas 100  Very Happy

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 3:11 am

cardosohelder escreveu:
também apostaria nesta altura, talvez inicio de abril, com Loc lus, Acr aru e Acr sci..já a cantar

Sim, essa questão é fundamental, os passeriformes tem que estar a cantar
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos