Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

200 será possivel

+6
cazeribeiro
Gonçalo Elias
patriciaeluis
PNicolau
L_Almeida
pedro121
10 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 3:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
Virtualmente impossível pode ser uma expressão um pouco excessiva, de qualquer forma nota que os residentes estão quase todos no Algarve, no resto do país são muito poucos. Estava a referir-me à região de Aveiro.

Qualquer altura do ano vai ser uma solução de compromisso, resta saber qual o compromisso que possibilite mais aves.

Algumas limicolas mesmo em fins de Abril vão ser dificeis, nomeadamente o maçarico-bique-bique, mas nenhum dos Numenius é dificil, desde que consiga chegar a tempo á lagoa de obidos:

http://ebird.org/ebird/GuideMe?cmd=decisionPage&speciesCodes=eurcur&getLocations=states&states=PT-10&bYear=1900&eYear=2014&bMonth=1&eMonth=12&reportType=species&parentState=PT-10

http://ebird.org/ebird/GuideMe?cmd=decisionPage&speciesCodes=whimbr&getLocations=states&states=PT-10&bYear=1900&eYear=2014&bMonth=1&eMonth=12&reportType=species&parentState=PT-10
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 3:39 am

Gonçalo Elias escreveu:

A minha experiência com este tipo de dias é que vale mais concentrar a busca numa área geográfica relativamente reduzida, para cortar nos tempos de deslocação. Basta que tenha diferentes habitats (agrícola, florestal, aquático) e a coisa está feita. Como referi acima, já fiz 108 espécies num dia só no estuário do Sado. E nem sequer meteu nocturnas.

Já agora, quanto à época, sou da opinião que a época ideal será por alturas do equinócio (finais de Março - início de Abril): os invernantes ainda estão quase todos, os residentes cantam todo o dia (em Maio muitos já estão calados à tarde), a passagem já se dá em força e já há um grande número de estivais presentes, como cucos, andorinhas, andorinhões, chascos, alvéolas-amarelas,milhafre... ah, e os dias já são razoavelmente longos.  Very Happy 
 

Quanto á época estou a começar a concordar contigo, de facto fazer em Abril (meio ou mesmo inicio) tem vantagens em relação a inicio de Maio. penso que sim, mas a questão das estivais preocupa-me, temos que ver qual o ponto de equilíbrio.

Quanto á área geográfica, bem ai já não concordo, não concordo porque embora tenha vantagens é demasiado... razoável, para fazer uma coisa destas tem que se ser um pouco louco. e um percurso curto é pouco ambicioso. acho que prefiro apostar num plano megalómano, e falhar espectacularmente mas divertir-me a fazer esse mesmo plano, do que ir para um plano mais modesto e racional, mas mais fácil de planear e por isso mesmo mais aborrecido, é que para mim a parte do planeamento é a parte principal, a execução é quase secundaria.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 3:42 am

Gonçalo Elias escreveu:
e achas que alfaiate em Maio é fácil de ver em Aveiro?

Não, mas em fins de Abril é possível no tejo  Smile  Smile 

http://ebird.org/ebird/map/pieavo1?neg=true&env.minX=-11.842624999999998&env.minY=37.3648536331967&env.maxX=-4.811374999999998&env.maxY=40.850323009438746&zh=true&gp=true&ev=Z&mr=on&bmo=4&emo=4&yr=all&byr=1900&eyr=2014

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 3:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Quanto a gaivotas, eu diria que Maio é o mês mais complicado, pois é exactamente o mais pobre em quantidade e diversidade.

Sim, essa parte é precisamente a parte mais preocupante, para gaivotas e sternas vai ser á pele.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 4:49 am

Já agora mais uma nota:

Helder Vieira escreveu:- começaria às 6:30h por Salreu, pelas 9.30h já teria cerca de 50 espécies.

Uma coisa destas, se for levada a sério, não é para estar no campo às 6:30 mas sim às 5:30 ou antes (uma hora antes do nascer do sol). Já há imensa actividade vocal a essa hora - e é a hora com menos vento e menos ruído ambiente, logo ouve-se tudo com facilidade; o facto de se começar uma hora mais cedo pode ser a chave para ver algumas espécies que não será possível voltar a ver no resto do dia.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 4:58 am

pedro121 escreveu:
Quanto á área geográfica, bem ai já não concordo, não concordo porque embora tenha vantagens é demasiado... razoável, para fazer uma coisa destas tem que se ser um pouco louco. e um percurso curto é pouco ambicioso. acho que prefiro apostar num plano megalómano, e falhar espectacularmente mas divertir-me a fazer esse mesmo plano, do que ir para um plano mais modesto e racional, mas mais fácil de planear e por isso mesmo mais aborrecido, é que para mim a parte do planeamento é  a parte principal, a execução é quase secundaria.

Sim, depende um bocado dos objectivos.

O que eu quis salientar é que estar a correr "o país todo" não permite necessariamente um resultado melhor, mas claro que se a coisa for muito bem planeada talvez seja possível.

De qualquer forma continuo a achar que 200 é muito complicado. 150 já me parece um objectivo mais realista.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Hugo Albuquerque Sex Jan 24, 2014 5:09 am

Se a melhor altura é final de Março, principio de Abril podia-se começar a pensar desde já organizar alguma coisa. 29 de Março ou 5 de Abril por exemplo seriam duas boas datas por calharem a um sábado (não sei se pensam que o facto de ser fim de semana possa perturbar as observações por haver mais movimento). Creio que era uma optima ideia fazer um "big day" ou pelo menos através deste post fiquei entusiasmado com isso.
Era também uma oportunidade de partilharmos em conjunto uma mesma paixão e de sem duvida passarmos um belo dia.
Podia-se formar um grupo encarregue de pensar no dia, planeá-lo e leva-lo à prática.
É apenas uma sugestão motivada pelo entusiasmo que me motivou este post Wink
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 47
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 5:28 am

Gonçalo Elias escreveu:
De qualquer forma continuo a achar que 200 é muito complicado. 150 já me parece um objectivo mais realista.

200, como o titulo indica é uma meta algo utópica, mas que soa bem, pessoalmente acho que é possível fazer algo entre os 150 e os 200.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por PNicolau Sex Jan 24, 2014 5:32 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Bom, de facto pensei que te estivesses a referir à zona de Aveiro. Limícolas no Algarve são bastante mais fáceis.

e achas que alfaiate em Maio é fácil de ver em Aveiro?
Que trapalhada. Não faço ideia se é fácil ou virtualmente impossível, pensei nessa hipótese mas mesmo assim decidi comentar já que no Algarve é básico vê-los, e desconheço como será lá mais para o Norte.

Pensei e não pensei, por assim dizer. Não me estou a explicar muito bem mas acho que já dá para teres uma ideia.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 5:40 am

Hugo Albuquerque escreveu:
Era também uma oportunidade de partilharmos em conjunto uma mesma paixão e de sem duvida passarmos um belo dia.
Podia-se formar um grupo encarregue de pensar no dia, planeá-lo e leva-lo à prática.
É apenas uma sugestão motivada pelo entusiasmo que me motivou este post Wink

A questão Hugo é que para fazer este tipo de competição as equipas tem que ser pequenas e coesas, com elementos cujas capacidades e conhecimentos se complementem.

Uma das regras deste tipo de "eventos" é que para o total da equipa só contam as aves que tiverem sido vistas/ouvidas por todos os membros da equipa, por isso é que as equipas são geralmente de 4 elementos, mais do que isso torna impraticável porque quanto mais forem, mais difícil será garantir que todos vem e mais tempo se perde.

No entanto nada disto invalida que mais que uma equipa se constitua para fazer um big day, e muito menos que se combine uma bird race numa área geográfica limitada, são tudo ideias interessantes.  Smile 



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 5:41 am

PNicolau escreveu:
Pensei e não pensei, por assim dizer. Não me estou a explicar muito bem mas acho que já dá para teres uma ideia.

Espero que te expliques melhor nos exames, se não...  Very Happy Very Happy 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 5:44 am

Hugo Albuquerque escreveu:Se a melhor altura é final de Março, principio de Abril podia-se começar a pensar desde já organizar alguma coisa. 29 de Março ou 5 de Abril por exemplo seriam duas boas datas por calharem a um sábado (

Só num aparte, o sábado não é um bom dia, isto porque como para todos os efeitos o dia começa logo de noite é preciso estar em posição, é melhor usar o sabado para fazer o percurso inverso, e fazer o reconhecimento final, chegar ao local de partida e depois começar na madrugada de domingo, a fazer os pontos vistos no sabado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 5:50 am

PNicolau escreveu:
Que trapalhada. Não faço ideia se é fácil ou virtualmente impossível, pensei nessa hipótese mas mesmo assim decidi comentar já que no Algarve é básico vê-los, e desconheço como será lá mais para o Norte.

Pensei e não pensei, por assim dizer. Não me estou a explicar muito bem mas acho que já dá para teres uma ideia.

Pedro eu sei que os alfaiates nidificamno sotavento e que estão por lá todo o ano.

No resto do país são essencialmente invernantes e estão ausentes em Maio; é o que acontece na zona de Aveiro, onde o Helder estava a considerar fazer o grande dia, daí o meu comentário sobre o "virtualmente impossível".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Hugo Albuquerque Sex Jan 24, 2014 5:58 am

pedro121 escreveu:

No entanto nada disto invalida que mais que uma equipa se constitua para fazer um big day, e muito menos que se combine uma bird race numa área geográfica limitada, são tudo ideias interessantes.  Smile 




São excelentes ideias Smile Smile e de facto se calhar mais exequíveis!
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 47
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 6:00 am

pedro121 escreveu:
Uma das regras deste tipo de "eventos" é que para o total da equipa só contam as aves que tiverem sido vistas/ouvidas por todos os membros da equipa, por isso é que as equipas são geralmente de 4 elementos, mais do que isso torna impraticável porque quanto mais forem, mais difícil será garantir que todos vem e mais tempo se perde.

Tenho ideia de ter lido algures que estas regras não são estanques e que há competições / eventos em que basta dois ou três membros da equipa registarem a ave para ela poder contar.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 6:01 am

Olha aqui está um threrad sobre o assunto:
http://www.birdforum.net/showthread.php?t=113784
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 24, 2014 6:18 am

Bem, eu inicialmente mandei o meu bitaite mais por carolice.
Depois de jantar vir ao fórum e ver um tópico com alguma animação  Smile ... mas como disse no início, nem sequer "estudei" muito a resposta, aliás estava atarefado a digitalizar e fotocopiar documentos, e a responder a um mail.

O que é certo é que pensando um pouco no caso não se afigura nada fácil. Olhando para os meus apontamentos tenho que concordar que 1ª quinzena de maio não é o ideal, talvez optasse então por 2ª/3ª semana de abril.

Gonçalo Elias escreveu:

Helder Vieira escreveu:- pelas 10:00h chegava à troncalhada que nesta altura estará pejada de limícolas, e algum gaivotedo;

Aqui as coisas já se complicam um pouco

Em termos de limícolas, início de Maio pode ser bom para a passagem de certas espécies, mas há muitas que são principalmente invernantes, que abalam cedo e que em Maio são virtualmente impossíveis de encontrar. Exemplos: Rec avo, Tri och, Gal gal, Lym min, Num arq, Plu apr, Van van, Cal mar, Cal tem... mesmo espécies como Tri ery, Cal alb, Tri gla podem ser difíceis nessa época. Quanto a gaivotas, eu diria que Maio é o mês mais complicado, pois é exactamente o mais pobre em quantidade e diversidade.

Sim, de facto algumas dessas limícolas já as observei em abril (tanto no início como no fim), em maio não.

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:- ia até à Barra espreitar a passagem de marítimas;

Não  é bem a minha especialidade, mas tenho ideia que nessa altura podes ver cagarras, algum moleiro, uma ou duas sp. de pardelas e os patolas. E talvez alguma sterna. Não tens painhos, alcas, melanittas, rissas...

Eh pá!! Observar maritimas a norte, além da dificuldade "normal" de identificação, temos a questão geográfica... é geralmente fraquito. A questão é que o mar está já ali, e alguma coisa pode, ou costuma, passar naquela altura  Smile 

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:- a seguir ao almoço subia até à Faia Brava (e não precisaria de ir tão longe!!!). Chegava a meio da tarde, com calor, para observar rapinas, e no final da tarde os passeriformes. Ao anoitecer procurava as nocturnas. Daria mais umas 50 espécies diferentes...

Um aspecto que é facilmente negligenciado no planeamento destas coisas são os tempos de deslocação. De Aveiro à Faia Brava são pelo menos duas horas (Google Maps). Ida e volta precisas de quatro. Estás a empenhar um terço do dia só em deslocações para um único local. É muito.

Ok, mas tal como o Pedro disse este é um dia de loucura... e temos de nos mexer!!! Tu conheces muito melhor o país em termos de locais de observação, espécies a encontrar, etc, mas para tentar chegar às 200 não me parece que seja viável sem que tenhas que te meter no carro e mudares um pouco drasticamente de habitat. Não te esqueças também que nessa altura da primavera já poderá fazer algum calor depois do almoço... a não ser que se aproveite esse horário para observar aves em estuários ou salinas, será talvez melhor aproveitar para nos mudarmos de local, nem que tenhamos que fazer 2h de viagem!!!

Gonçalo Elias escreveu:Quanto às 50 espécies, admitindo que estás a contar com duas horas na Faia, parece-me um valor exagerado. Não é que não seja possível ver 50 espécies em duas horas nesse local, mas há que ter em conta que pelo menos metade das espécies que lá irias ver são coisas que já viste durante a manhã. Tipo: melro, cartaxo, pintarroxo, pardal, pombo torcaz, rola brava, rola turca, estorninho, gaio, pega, milhafre, lagarteiro, buteo, cuco... o número de espécies novas para o dia será provavelmente muito mais baixo.

Eu referia-me a chegar pelas 16h-16h30... e ficar por lá e procurar nocturnas depois do pôr do sol.
Não é fácil, muitas serão repetidas como disseste, mas acho perfeitamente possível chegarmos às 50 diferentes.

Gonçalo Elias escreveu:Já agora mais uma nota:

Helder Vieira escreveu:- começaria às 6:30h por Salreu, pelas 9.30h já teria cerca de 50 espécies.

Uma coisa destas, se for levada a sério, não é para estar no campo às 6:30 mas sim às 5:30 ou antes (uma hora antes do nascer do sol). Já há imensa actividade vocal a essa hora - e é a hora com menos vento e menos ruído ambiente, logo ouve-se tudo com facilidade; o facto de se começar uma hora mais cedo pode ser a chave para ver algumas espécies que não será possível voltar a ver no resto do dia.


Sim, também concordo. Eu tento, na primavera/verão, chegar sempre um pouco antes do nascer do sol. No caso particular de salreu não me parece que fizesse tanta diferença... mas num dia destes convinha não facilitar.

Seja como for, este meu plano não daria para chegar às 200, ficaríamos longe... a não ser que corresse de forma absolutamente perfeita!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 7:08 am

Helder Vieira escreveu:
Seja como for, este meu plano não daria para chegar às 200, ficaríamos longe... a não ser que corresse de forma absolutamente perfeita!!

Hummm, não, não daria, mas passar das 150 talvez seja possível não?

Não estou muito bem a ver como é que fazias para grupos fundamentais como patos e gaivotas, mas estavas bem para passeriformes e limicolas, mesmo rapinas não era mau.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 7:28 am

Eu creio que para chegar aos 150 terias de fazer 75 passeriformes (metade do total).
No inverno o rácio pode ser um pouco mais baixo (uns 40% passerformes), porque há muitas aquáticas.

Em jeito de exercício,  assim a olho e para a zona de Porto / Aveiro / Riba Coa vejo como possíveis:
4 alaudidae + 5 hirundinidae + 4 motacillidae + 1 prunella + 1 troglodita + 8 turdidae + 12 sylviidae + 1 aegithalos + 4 paridae + 2 trepadeiras + 1 lanius + 4 corvidae + 1 sturnus + 3 passeridae + 5 fringillidae + 4 emberizas = 60 espécies

Para chegar às 150 terias de ver 90 não passeriformes. Não estou a ver bem como???
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 24, 2014 7:52 am

Gonçalo Elias escreveu:Eu creio que para chegar aos 150 terias de fazer 75 passeriformes (metade do total).
No inverno o rácio pode ser um pouco mais baixo (uns 40% passerformes), porque há muitas aquáticas.

Em jeito de exercício,  assim a olho e para a zona de Porto / Aveiro / Riba Coa vejo como possíveis:
4 alaudidae + 5 hirundinidae + 4 motacillidae + 1 prunella + 1 troglodita + 8 turdidae + 12 sylviidae + 1 aegithalos + 4 paridae + 2 trepadeiras + 1 lanius + 4 corvidae + 1 sturnus + 3 passeridae + 5 fringillidae + 4 emberizas = 60 espécies

Para chegar às 150 terias de ver 90 não passeriformes. Não estou a ver bem como???

Bem, neste percurso os 200 ficariam de facto longe, aliás como me pareceu logo de início.
Agora chegar aos 150 parece-me possível, bem "rasgadinho". Seria no entanto "rés vés campo de ourique"!! Porque não, com alguma sorte, p.ex. conseguir as rapinas "todas"!?!...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 8:06 am

Gonçalo Elias escreveu:
Para chegar às 150 terias de ver 90 não passeriformes. Não estou a ver bem como???

Eu estive a ver e vai ser de facto complicado, teoricamente tem 106 espécies possíveis, mas algumas são complicadas sempre e outras podem ser mais ou menos fáceis na zona, foi só um calculo por cima.

Tem que ver todas as nocturnas e boa parte das rapinas diurnas para dar.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 8:20 am

Gonçalo Elias escreveu:
Em jeito de exercício,  assim a olho e para a zona de Porto / Aveiro / Riba Coa vejo como possíveis:
4 alaudidae + 5 hirundinidae + 4 motacillidae + 1 prunella + 1 troglodita + 8 turdidae + 12 sylviidae + 1 aegithalos + 4 paridae + 2 trepadeiras + 1 lanius + 4 corvidae + 1 sturnus + 3 passeridae + 5 fringillidae + 4 emberizas = 60 espécies
Para chegar às 150 terias de ver 90 não passeriformes. Não estou a ver bem como???

Existem mais alguns passeriformes possíveis ou estou a ver mal, só vê 1 lanius? e não ve os 4 pardais? bico de lacre e o bispo?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 24, 2014 8:32 am

Helder Vieira escreveu: Porque não, com alguma sorte, p.ex. conseguir as rapinas "todas"!?!...

Porque me parece para que ver subbuteo + pernis + m. milvus + neophron + negro + cyaneus + peregrino + + açor + bonelli + real + grifo + rueppellii + imperial + cobreira num único dia, sorte não é suficiente  Very Happy 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por pedro121 Sex Jan 24, 2014 8:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu: Porque não, com alguma sorte, p.ex. conseguir as rapinas "todas"!?!...

Porque me parece para que ver subbuteo + pernis + m. milvus + neophron + negro + cyaneus + peregrino + + açor + bonelli + real + grifo + rueppellii + imperial + cobreira num único dia, sorte não é suficiente  Very Happy 

Bem, pelo contrario muita sorte seria mesmo necessaria.

Mas sem sorte mas com planeamento e muita informação talvez 10 seja alcançável.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 24, 2014 8:54 am

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu: Porque não, com alguma sorte, p.ex. conseguir as rapinas "todas"!?!...

Porque me parece para que ver subbuteo + pernis + m. milvus + neophron + negro + cyaneus + peregrino + + açor + bonelli + real + grifo + rueppellii + imperial + cobreira num único dia, sorte não é suficiente  Very Happy 

Gonçalo, o que é que entendeste por "todas" as rapinas??? Óbvio que me queria referir a todas as possíveis para esses locais.
Não inclui nem o cyaneus, nem a adalberti, por razões mais óbvias. O primeiro é essencialmente invernante, o segundo distribui-se mais a sul. Do rueppellii nem me lembrei.... agora quanto ao resto não estou a ver qual o problema (lá está, contando com a tal sorte  Wink )
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

200 será possivel - Página 2 Empty Re: 200 será possivel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos