Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

+4
ribeiroa
VozdoBerço
pedro121
Gonçalo Elias
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 17, 2014 4:23 pm

Tenho andado a tentar compreender o estatuto desta espécie em Portugal.

De acordo com os dados disponíveis, há dois sítios no país onde a presença da espécie é mais ou menos regular: a lagoa de Albufeira e o Parque Ambiental de Vilamoura. Em ambos os casos as aves andam sempre "por ali" e fico com a sensação de que serão aves semifatelas (no caso da lagoa de Albufeira, já ouvi dizer que as aves teriam fugido duma quinta nas imediações, no caso de Vilamoura não sei bem de onde vêm, mas a presença quase contínua sempre na mesma charca é de desconfiar..).

No resto dos locais a ocorrência parece ser muito menos regular, por isso as aves que surgem noutros sítios são provavelmente "the real thing".

O que vos parece?


Última edição por Gonçalo Elias em Qui Set 18, 2014 9:44 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrige parêntesis)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Qui Set 18, 2014 2:14 am

Bom, as aves da lagoa de Albufeira são altamente suspeitas... são todos machos para começar andam na zona durante todo o ano e tem vindo a diminuir de 4 restam 2?

As algarvias não faço ideia, mas os números são mais variáveis, existem dos dois sexos e parecem reproduzir-se algures já que há fotos de híbridos e de juvenis certo?

não há nenhuma razão para que não haja no Algarve uma pequena população reprodutora ou há?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por VozdoBerço Qui Set 18, 2014 6:50 am

Estive no início do mês no Parque Ambiental de Vilamoura e havia machos e fêmeas. Talvez uns 7 ou 8...
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 18, 2014 9:46 am

pedro121 escreveu:As algarvias não faço ideia, mas os números são mais variáveis, existem dos dois sexos e parecem reproduzir-se algures já que há fotos de híbridos e de juvenis certo?

Não estou recordado das fotos de híbridos, tens ideia onde viste isso?

pedro121 escreveu:não há nenhuma razão para que não haja no Algarve uma pequena população reprodutora ou há?

A nidificação foi confirmada na lagoa dos Salgados em 2001 e 2007 (e talvez também em 2004). Não conheço qualquer outra confirmação e não me arrisco a afirmar que existe uma população reprodutora estável.

VozdoBerço escreveu:Estive no início do mês no Parque Ambiental de Vilamoura e havia machos e fêmeas. Talvez uns 7 ou 8...

Pois, como referi acima, esses andam sempre "por ali", mas tenho dúvidas sobre o seu real estatuto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Qui Set 18, 2014 10:14 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pois, como referi acima, esses andam sempre "por ali", mas tenho dúvidas sobre o seu real estatuto.

O eBird não ajuda porque o esforço em Vilamoura não é continuo ao longo do ano, existem falhas longas do registo, teoricamente com os dados existentes podemos até especular que há 1-3 casais residentes mais algumas aves invernantes, mas é mesmo especulação, é necessário mais esforço ao longo do ano para se conseguir perceber a lógica da população.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 18, 2014 10:22 am

certo, mas eu nem me estava a referir ao e-bird, mas sim a todos os dados conhecidos através de noticiários, etc
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Qui Set 18, 2014 10:34 am

Gonçalo Elias escreveu:certo, mas eu nem me estava a referir ao e-bird, mas sim a todos os dados conhecidos através de noticiários, etc

Sim, eu sei, na realidade sabe-se muito pouco sobre a população de vilamoura, existem dados que permitam confirmar se a população sofre flutuações ao longo do ano?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 18, 2014 10:44 am

pedro121 escreveu:existem dados que permitam confirmar se a população sofre flutuações ao longo do ano?

creio que não, mas também creio que nunca foram por lá vistos juvenis / crias, ou estou enganado?

P.S. - não respondeste à questão dos híbridos, mas de facto tenho interesse em saber mais sobre essa situação
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Qui Set 18, 2014 12:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:[

P.S. - não respondeste à questão dos híbridos, mas de facto tenho interesse em saber mais sobre essa situação

Não respondi porque ainda não encontrei as referencias, eu lembro-me de ver isso referido varias vezes em noticiarios e outras fontes mas não me lembro das fotos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por ribeiroa Seg Set 22, 2014 5:46 am

Ja observei um bando de 7 ou 8 individuos em Sao Cristovao. ha 5 ou 6 anos atras.Setembro.

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 22, 2014 1:52 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:[

P.S. - não respondeste à questão dos híbridos, mas de facto tenho interesse em saber mais sobre essa situação

Não respondi porque ainda não encontrei as referencias, eu lembro-me de ver isso referido varias vezes em noticiarios e outras fontes mas não me lembro das fotos

Pedro, curte isto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por David Rodrigues Sáb Out 25, 2014 3:49 pm

Boas,
Os machos da Lagoa de Albufeira são "fatelas". Os de Vilamoura não sei.
Há 3 ou 4 anos fui a Doñana mostrar como se marcam nyrocas e Marmaronettas pois estavam a considerar fazer um projecto de reprodução em cativeiro e reintrodução destas 2 espécies. Percebi que na Cañada de los Pájaros têm libertado, pelo menos, Marmaronettas...
A recuperação das Oxyura leucocephala em Espanha dependeu da reprodução em cativeiro de exemplares supostamente com património genético de Espanha mas depois análises genéticas mostraram que aparecem genes asiáticos...
Voltando às nyrocas, as de Vilamoura e, provavelmente as da Lagoa dos Salgados, poderão ser bichos reintroduzidos em Espanha e que dispersaram para Portugal. A questão é se fará sentido também libertar indivíduos da espécie nestes locais de forma a estabelecer uma população viável?
Com dinheiros públicos acho que não faz sentido pois há formas mais úteis de utilizar esse dinheiro para a Conservação da Natureza. No entanto, se privados estivessem interessados em investir algo nisso, seria defensável?
Em termos de Conservação da Natureza poderia reforçar as populações do Sul de Espanha. As lagoas algarvias parecem ter condições para as Aythyas (há algumas vantagens em existirem campos de golfe...) e pelo menos poderia atrair algum turismo ornitológico...
Não sei... scratch

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 25, 2014 9:17 am

Há pouco circulou uma observação na mailing list das raridades dando conta da observação de 34 A. nyroca na Etar de Vilamoura no passado Domingo dia 23 de Novembro.

Parece que de facto os números no local flutuam - e de que maneira.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Paulfer Ter Nov 25, 2014 9:46 am

Será mesmo? Não será confusão com juvenis de outras espécies?
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Ter Nov 25, 2014 10:03 am

Paulfer escreveu:Será mesmo? Não será confusão com juvenis de outras espécies?

O observador é competente e tem experiência com a espécie. Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 25, 2014 10:05 am

Paulfer escreveu:Será mesmo? Não será confusão com juvenis de outras espécies?

Dá uma vista de olhos no Noticiário Ornitológico 506 Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Paulfer Ter Nov 25, 2014 10:14 am

Pelo menos aqueles 3 são Very Happy , já quando fui em finais de Setembro fiquei surpreendido com tantos.
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S20045576
Fixe!
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Ter Nov 25, 2014 10:14 am

Gonçalo Elias escreveu:
Dá uma vista de olhos no Noticiário Ornitológico 506 Wink

por exemplo! Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 25, 2014 10:16 am

Paulfer escreveu:Pelo menos aqueles 3 são Very Happy  , já quando fui em finais de Setembro fiquei surpreendido com tantos.
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S20045576
Fixe!

No Inverno aparecem mais, tem sido assim desde há vários anos. O que sugere que não sejam todos fatelas Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por pedro121 Ter Nov 25, 2014 10:41 am

Gonçalo Elias escreveu:

No Inverno aparecem mais, tem sido assim desde há vários anos. O que sugere que não sejam todos fatelas Very Happy

Ou que nenhum seja...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty ninhadas

Mensagem por David Rodrigues Qui Set 01, 2016 5:35 am

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Aythya_nyroca_ninhada_800

Uma ninhada tardia na ETAR de Vilamoura. Em breve no www.pt-ducks

O Thys tem os dados da reprodução no local, nos últimos anos. Muito interessantes, juntamente com os de ferinas!

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por JP Gonçalves Qua Jul 29, 2020 6:03 pm

Para não abrir um novo tópico relacionado "reavivei" este.

Hoje em Beja (hotspot Herdade dos Almeidas) contei 34 pêrras. Acho que não é um valor comum por aqui (nem a nível nacional). Ainda para mais sendo uma espécie sobretudo invernante.. Alguns patos muito distantes não permitiram identificação, pelo que o número poderá ser ainda superior.
Não vi crias mas tenho de rever as fotos com atenção.

Ainda não coloquei a lista no ebird porque tenho de rever algumas fotos e ainda não tive tempo. Já neste mês tinha visto 5 no local mas fiquei com a ideia que eram mais e que não tinha prestado atenção a todos os patos que lá estavam. Mais tarde em casa tinha alguns registos aparentemente com 10 pêrras mas os registos eram fracos e apenas contabilizei os contados no local com identificação segura.

O local deverá ter boas condições para a espécie.É uma zona muito pouco movimentada, apenas alguns veículos agrícolas; estradas algo afastadas das margens; extenso tabual em redor de toda a albufeira (tirando a zona do açude); os patos facilmente se refugiam no tabual que nalguns pontos apresenta vários metros de largura sempre com água na base; a albufeira está cheia de algas (ou algo do género) à superfície; acho que a albufeira é pouco funda.

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 30, 2020 6:57 am

Registo muito interessante, é certamente um recorde para esta época do ano e olha que mesmo no inverno o valor máximo não deve ser muito superior. Vou ver se encontro valores concretos e depois colocarei aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Pedro Maia Sáb Ago 01, 2020 6:17 am

Como é o acesso à Herdade dos Almeidas?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por JP Gonçalves Dom Ago 02, 2020 3:16 pm

Pedro Maia escreveu:Como é o acesso à Herdade dos Almeidas?

Desculpa, mas só vi o post agora... mas já vi pelo ebird que conseguiste lá chegar Very Happy O acesso não é o mais acessível, mas há piores...

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Idade : 30
Local : Vila Viçosa | Beja
Data de inscrição : 31/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-castanho (Aythya nyroca)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos