Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Festival de Observação de Aves - Sagres

+2
patriciaeluis
Gonçalo Elias
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 22, 2014 3:57 pm

Faltam menos de duas semanas para a próxima edição do festival, que terá lugar em Sagres de 2 a 5 de Outubro.

Mais informação no site do evento: http://birdwatchingsagres.com/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por patriciaeluis Qua Set 24, 2014 11:40 am

Estivemos em Sagres no dia 22 de Setembro, não vimos nada especial mas foi engraçado ver centenas de felosas Smile
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Milas Santos Sex Out 09, 2015 7:20 am

Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Sex Out 09, 2015 8:35 am

Foi impressão minha ou em termos de aves terrestres este ano ficou abaixo da media?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por PNicolau Sex Out 09, 2015 8:39 am

Pois, e também ouvi dizer que a nível de rapinas foi o pior ano dos últimos tempos.
É o que dá fazer o festival numa data tão limite... Duas semanas antes seria quase garantido um grande show de migração, mas assim fica complicado e imprevisível.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por PNicolau Sex Out 09, 2015 8:41 am

Milas Santos escreveu:Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866
Atenção que Sagres é um dos poucos sítios onde podes colocar Pombo-das-rochas (Wild Type) Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Sex Out 09, 2015 8:51 am

Milas Santos escreveu:Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866

Humm, com base nesta lista é um pouco difícil de perceber quais são as 13 espécies novas, e foi algo fraca não? só 3 pardelas e 1 painho? moleiros foi melhor com 2 espécies, mas mesmo assim.

Pelagicas compensa sempre fazer mais e não menos, é sempre uma lotaria, mas quanto mais se jogar melhor as hipóteses.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 09, 2015 8:58 am

PNicolau escreveu:Pois, e também ouvi dizer que a nível de rapinas foi o pior ano dos últimos tempos.
É o que dá fazer o festival numa data tão limite... Duas semanas antes seria quase garantido um grande show de migração, mas assim fica complicado e imprevisível.

Não creio que seja o único factor Pedro, nota que o festival é sempre na primeira semana de Outubro, o ano passado foi um dia mais tarde (2 a 5 de Outubro) e foi um sucesso.
Quanto a mim o resultado menos bom deste ano teve a ver com as condições meteorológicas menos favoráveis, especialmente no fim-de-semana.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Milas Santos Sex Out 09, 2015 10:09 am

pedro121 escreveu:
Milas Santos escreveu:Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866

Humm, com base nesta lista é um pouco difícil de perceber quais são as 13 espécies novas, e foi algo fraca não? só 3 pardelas e 1 painho? moleiros foi melhor com 2 espécies, mas mesmo assim.

Pelagicas compensa sempre fazer mais e não menos, é sempre uma lotaria, mas quanto mais se jogar melhor as hipóteses.

Pois não foi só nesta lista. Foi vista uma Pardela balear que eu não consegui ver.

Maçarico-galego, Gralha-de-bico-vermelho, Coruja-do-nabal, Galheta, Butio-vespeiro, Cagarra, Pardela-preta, Pardela-de-barrete, Alma-de-mestre, Alcaide, Moleiro-do-artico, Garajau-de-bico-preto e Falcão-peregrino. Estas espécies nunca tinha visto.
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Milas Santos Sex Out 09, 2015 10:14 am

PNicolau escreveu:
Milas Santos escreveu:Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866
Atenção que Sagres é um dos poucos sítios onde podes colocar Pombo-das-rochas (Wild Type) Very Happy

Vi os Pombos nas falésias quando estávamos a chegar ao porto, o Falcão-peregrino estava na mesma zona. Achas que posso mudar para wild type?
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 09, 2015 10:29 am

Milas Santos escreveu:
PNicolau escreveu:
Milas Santos escreveu:Sagres dia 03-10-2015 e 04-10-2015 13 espécies que nunca tinha visto. Very Happy

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25304866
Atenção que Sagres é um dos poucos sítios onde podes colocar Pombo-das-rochas (Wild Type) Very Happy

Vi os Pombos nas falésias quando estávamos a chegar ao porto, o Falcão-peregrino estava na mesma zona. Achas que posso mudar para wild type?

o "type" não tem a ver só com o habitat, mas também com o aspecto, nomeadamente ao nível da plumagem. As aves de "tipo" selvagem são cinzentas, com uropígio branco e duas riscas pretas nas asas
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Milas Santos Sex Out 09, 2015 12:52 pm

Ok Gonçalo. Já fui ver e nada de fotos desse dia, tenho do dia anterior mas não dá para ver.
Milas Santos
Milas Santos

Número de Mensagens : 474
Idade : 50
Local : Tomar
Data de inscrição : 23/05/2013

http://www.flickr.com/photos/milassantos/

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por PNicolau Sex Out 09, 2015 11:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Pois, e também ouvi dizer que a nível de rapinas foi o pior ano dos últimos tempos.
É o que dá fazer o festival numa data tão limite... Duas semanas antes seria quase garantido um grande show de migração, mas assim fica complicado e imprevisível.

Não creio que seja o único factor Pedro, nota que o festival é sempre na primeira semana de Outubro, o ano passado foi um dia mais tarde (2 a 5 de Outubro) e foi um sucesso.
Quanto a mim o resultado menos bom deste ano teve a ver com as condições meteorológicas menos favoráveis, especialmente no fim-de-semana.
Discordo. Eu estive em 2013 e para mim esse ano foi um sucesso, 2014 não.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 10, 2015 4:52 am

Certo, mas nota que em 2013 ainda foi mais tarde (4 a 6 de Outubro).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por PNicolau Sáb Out 10, 2015 11:20 am

Gonçalo Elias escreveu:Certo, mas nota que em 2013 ainda foi mais tarde (4 a 6 de Outubro).
Mas isso não invalida o que disse. Digo simplesmente que o fim-de-semana escolhido é muito limite, ou seja, tanto pode funcionar como não, mas a probabilidade de falhar vai sendo maior à medida que nos vamos afastando do pico da migração, e o primeiro fim-de-semana de Outubro já vai sendo bastante tardio.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 10, 2015 4:16 pm

PNicolau escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Certo, mas nota que em 2013 ainda foi mais tarde (4 a 6 de Outubro).
Mas isso não invalida o que disse. Digo simplesmente que o fim-de-semana escolhido é muito limite, ou seja, tanto pode funcionar como não, mas a probabilidade de falhar vai sendo maior à medida que nos vamos afastando do pico da migração, e o primeiro fim-de-semana de Outubro já vai sendo bastante tardio.

Mas há dados sobre quando é o pico da migração?

E já agora, quando escreves pico da migração, referes-te a que espécies ou grupo de espécies?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Sáb Out 10, 2015 4:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Mas há dados sobre quando é o pico da migração?

E já agora, quando escreves pico da migração, referes-te a que espécies ou grupo de espécies?

A pergunta certa, é que há vários picos, os grifos estão a passar agora por exemplo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 10, 2015 4:23 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Mas há dados sobre quando é o pico da migração?

E já agora, quando escreves pico da migração, referes-te a que espécies ou grupo de espécies?

A pergunta certa, é que há vários picos, os grifos estão a passar agora por exemplo.

Pois, a questão é exactamente essa. A migração estende-se por um período que 3 meses (grosseiramente, de meados de Agosto a meados de Novembro).

Existem vários picos para diferentes espécies, os transarianos passam em geral mais cedo, os pré-sarianos passam mais tarde. Em termos de diversidade, não sei quando é o máximo e creio que sem dados concretos, qualquer tentativa de fixar a data do pico é um exercício de adivinhação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Sáb Out 10, 2015 5:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Existem vários picos para diferentes espécies, os transarianos passam em geral mais cedo, os pré-sarianos passam mais tarde. Em termos de diversidade, não sei quando é o máximo e creio que sem dados concretos, qualquer tentativa de fixar a data do pico é um exercício de adivinhação.

Certo, não é fácil, para não dizer que não é possível haver uma data óptima, no entanto para alem de termos a altura do ano temos a meteorologia, neste dois últimos anos tivemos situações em que no fim de semana do festival as coisas correram mal por causa da meteorologia, tendo havido bons dias antes e depois do fim de semana.

Bom, o que salva sempre o festival são as pelagicas e acho que tem que ser por ai que a aposta tem que ser feita.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Out 11, 2015 8:26 am

Viva,

Geralmente vou todos os anos a Sagres uns dias antes e fico até ao festival. Já tenho apanhado alguns dias maus  de observação apesar do tempo agradável nessa altura. Mas a data escolhida coincide com o começo da época hoteleira baixa que também é um dos motivos do festival.

As aves de Sagres já mereciam uma publicação como esta para divulgação internacional.

http://www.gonhs.org/documents/Birdreport2012.pdf


Cump,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por PNicolau Seg Out 12, 2015 9:09 am

Gonçalo Elias escreveu:Mas há dados sobre quando é o pico da migração?

E já agora, quando escreves pico da migração, referes-te a que espécies ou grupo de espécies?
Refiro-me ao pico da riqueza específica e densidade ao nível dos migradores expectáveis de se ver.
Compreendo que não é fácil de quantificar, mas certamente não será na primeira semana de Outubro, pelo menos de acordo com a minha experiência empírica.
Trata-se de optimizar as probabilidades de se ver uma grande passagem, que isso para mim sim é um festival.
Quanto a não haver dados, discordo. Pois certamente há, muitos, e bons, talvez não sejam é do domínio público.

Em 2013 vi tudo em grande abundância, o que foi excelente, mas pôs o padrão muito em cima e creio que tanto 2014, como 2015 e até 2012 (segundo ouvi dizer) as expectativas ficaram muito aquém.
Porque o ano passado vi 1 C. nigra, 1. S rubetra, 1 S. borin, 2 P. phoenicurus, 1 A. trivialis... E não é isso que procuro quando vou a um festival.

Por isso digo que fazê-lo em Outubro é jogar um pouco com a sorte, pois a segunda quinzena de Setembro, para mim, seria o mais lógico para tentar garantir um bom festival.
Mas talvez não seja verdade.

Portanto, para mim, o único argumento verdadeiramente à prova de bala para a escolha da data do festival é este:
Carlos Vilhena escreveu:a data escolhida coincide com o começo da época hoteleira baixa que também é um dos motivos do festival.
Não há como rebater.
E, como o Pedro Ramalho diz, as pelágicas costumam correr bem e valem muito a pena, por isso está tudo bem.
Para além de que o convívio também é sempre excelente, o que faz com que o festival valha a pena mesmo quando as aves ficam abaixo do esperado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 12, 2015 9:23 am

PNicolau escreveu:
Porque o ano passado vi 1 C. nigra, 1. S rubetra, 1 S. borin, 2 P. phoenicurus, 1 A. trivialis... E não é isso que procuro quando vou a um festival.

Por isso digo que fazê-lo em Outubro é jogar um pouco com a sorte, pois a segunda quinzena de Setembro, para mim, seria o mais lógico para tentar garantir um bom festival.

Mas o que é para ti um bom festival? Mede-se pelo número de raridades?  Very Happy

PNicolau escreveu:
Portanto, para mim, o único argumento verdadeiramente à prova de bala para a escolha da data do festival é este:
Carlos Vilhena escreveu:a data escolhida coincide com o começo da época hoteleira baixa que também é um dos motivos do festival.
Não há como rebater.

Não é bem assim.
Desde o seu início (em 2010) que o festival ocorre no 1º fim-de-semana de Outubro porque é nesse fim-de-semana que ocorre o "Eurobirdwatch" - trata-se do fim de semana Europeu de Observação de Aves, coordenado anualmente pela BirdLife International, desde 1993. Muito antes de haver o "festival de Sagres" já existia a tradição de fazer um fim-de-semana de observação em toda a Europa no primeiro fim-de-semana de Outubro. Aliás, a SPEA já participa no EuroBirdwatch pelo menos desde 2008, nesse ano ainda não havia festival, mas já eram organizadas actividades de observação em diferentes pontos do país. A ideia de fazer um festival em Sagres no âmbito do EuroBirdwatch apareceu mais tarde.

Deixo aqui o link para o site oficial do EuroBirdwatch: http://eurobirdwatch.eu/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Seg Out 12, 2015 9:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas o que é para ti um bom festival? Mede-se pelo número de raridades?  Very Happy

Não, pelo contrario, pelo numero e diversidade de espécies comuns, ou seja existem para mim apenas duas razões para ir ao festival:

1º Pelo convívio

2º para ver a migração, e com isso quero muitas espécies e grandes números

As raridades são precisamente o motivo para não ir ao festival, este ano foi um exemplo clássico, imaginemos que a felosa aparecia de manha, era identificada e a noticia saia de manha, imaginemos também que eu tinha ido ao festival, ou seja depois de ter passado 2-3 dias em sagres teria que lá voltar logo de seguida.

Alem disso o numero de twitchers em Portugal é mínimo, não são um publico alvo do festival, e as nossas lógicas e motivações não são as mesmas dos restantes observadores.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 12, 2015 10:06 am

De acordo, mas no que se refere ao ponto 1 a data é indiferente.

Quanto ao ponto 2, mantenho o meu ponto: há dados que sustentem a tese de que em Setembro a diversidade e a quantidade é maior?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por pedro121 Seg Out 12, 2015 10:33 am

Gonçalo Elias escreveu:De acordo, mas no que se refere ao ponto 1 a data é indiferente.

mais ou menos, já que sem aves não há observadores. Very Happy

Gonçalo Elias escreveu:Quanto ao ponto 2, mantenho o meu ponto: há dados que sustentem a tese de que em Setembro a diversidade e a quantidade é maior?

não há, mas nota que eu não estou de acordo com o Nicolau, para mim a data do festival é teoricamente a que proporciona maior diversidade de espécies, não tem é grandes números.

Volto a dizer que o mais importante que a data são as condições de vento/chuva antes e durante o festival.

quanto aos dados, temos dados para as rapinas planadoras, bem como para as cegonhas pretas, temos alguns dados para passeriformes e rapinas não planadoras, mas são insuficientes.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Festival de Observação de Aves - Sagres Empty Re: Festival de Observação de Aves - Sagres

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos