Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 2 de 28 Anterior  1, 2, 3 ... 15 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Sonia Manso Qua Mar 03, 2010 6:03 pm

Eu diria que rola do mar e turnstone até faz bastante sentido... vira-pedras » rola as pedras junto ao mar Smile

Gonçalo Elias escreveu:Outro nome engraçado é corvo-marinho que em inglês significa "Sea Raven".

E há também a rola-do-mar que em inglês seria "Sea Dove".

Sonia Manso

Número de Mensagens : 2
Local : Algarve
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.natura-algarve.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 05, 2010 5:02 am

Pois, a questão é saber se o nome "rola" vem de rolar ou foi adaptado da espécie columbiforme denominada rola...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 26, 2010 2:04 pm

E pronto, a primavera chegou e com ela as minhas aves marítimas favoritas, hoje á tarde vi os meus primeiros moleiros árcticos da estação, e graças ao vento que se fez sentir lá os consegui ver olhos nos olhos. Very Happy
Agora é esperar pelos pomarinos e porque não o mais belo de todos? O de Cauda comprida… Wink
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 28, 2010 9:32 am

pedro121 escreveu:e porque não o mais belo de todos? O de Cauda comprida… Wink

Não querias mais nada... What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Mar 28, 2010 10:21 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:e porque não o mais belo de todos? O de Cauda comprida… Wink

Não querias mais nada... What a Face

Quem sabe? Cool , É uma questão de tempo, fazendo um numero de horas razoável, na altura certa e com o vento certo mais tarde ou mais cedo o dia irá chegar. Por outro lado apesar das horas de observação a marítimas que eu faço continuo a falhar algumas mais fáceis (teoricamente) como o papagaio do mar, e o painho de cauda forcada, por isso... Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 28, 2010 10:22 am

Eu sempre ouvi dizer que o papagaio-do-mar é mais abundante ao largo do Algarve...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Mar 28, 2010 10:31 am

Gonçalo Elias escreveu:Eu sempre ouvi dizer que o papagaio-do-mar é mais abundante ao largo do Algarve...

Boas

Pois, ao largo de Peniche é que não é de certeza... Very Happy , mas um telescópico maior e um novo tripe ajudavam... Very Happy .

Mas voltando ao papagaio do mar, se reparares não aparecem noticias de avistamentos no noticiário, por isso não devem ser avistados de terra a não ser em condições muito favoráveis, e á velocidade a que voam os alcideos garantir a identificação deve ser tramado, eu vi 2-3 possíveis este inverno mas garantir? nope...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 28, 2010 1:38 pm

exacto, eu tenho ideia que aparecem longe da costa
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Alexandre_Leitão Sáb Abr 03, 2010 9:31 am

A percepção que tenho é a de que é regular, e talvez comum, na passagem, mas como invernante é relativamente escasso, quer ao largo da costa oeste, quer ao largo do Algarve.

No tempo que passei no mar, contam-se pelos dedos de uma mão, e não de duas, as observações que tenho de aves poisadas, ou seja, a «utilizarem» uma porção de mar como local de alimentação, dormitório, «preening», o que seja. Inclusive, o maior ajuntamento que verifiquei, foi de 4 aves, todas as observações de aves poisadas foram feitas a norte do Porto.

As restantes foram de aves em voo, e nas épocas de passagem, e aqui, não me restam dúvidas que os papagaios-do-mar passam mais ao largo que os restantes alcideos, talvez como estratégia de fuga a predadores dado pequeno tamanho delas (embora rápidas).
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 04, 2010 9:32 am

A bibliografia de que disponho refere que eles são muito abundantes no estreito de Gibraltar.

A dúvida que me fica é se há um corredor migratório importante ao largo da nossa costa...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Abr 04, 2010 1:16 pm

Alexandre_Leitão escreveu:A percepção que tenho é a de que é regular, e talvez comum, na passagem, mas como invernante é relativamente escasso, quer ao largo da costa oeste, quer ao largo do Algarve.

Hummm, muito interessante, eu tinha a ideia que eles eram mais invernantes escassos do que outra coisa, mas isso sem duvida explica porque é que são tão difíceis de avistar de terra, nesse caso qual é na tua experiência os messes em que eles passam?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Abr 17, 2010 3:20 pm

Boas,

Não foi um papagaio do mar (espécie que nunca vi), mas este sábado (17/04/2010) passou para sul ao largo do Cabo Raso um Alcatraz Pardo (Sula leucogaster) bastante perto da costa. Também para sul a passagem de Sterna sandvicensis foi contínua (será que a fugir das cinzas vulcânicas) e observei também 3 S. skua e 1 S. parasiticus muito escuro. De que deixo também uma foto.

Maritimas - Página 2 Sulaleucogaster

Maritimas - Página 2 Stercorariusparasiticus

Foi uma manhã de sorte Maritimas - Página 2 Icon_biggrin

Abraço
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Abr 18, 2010 2:34 am

Boas

Bem, grande achado, um Sula leucogaster não se ve todos os dias Very Happy . No cabo raso não tivemos direito a algo equivalente mas observamos o mesmo comportamento nos Garajaus, muitas aves em alimentação e a ir para sul, muito estranho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 18, 2010 3:03 am

Tá tudo a bazar por causa do vulcão Maritimas - Página 2 Affraid
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg maio 17, 2010 1:41 pm

Boas

Hoje á tarde depois do almoço cruzei-me com dois colegas que tinham voltado de uma saída pelágica as Berlengas (tinham ido recolher placton) que me disseram que tinham visto 2 dezenas de painhos próximos da costa, inicialmente não levei a serio o comentário, mas como não tinha nada a perder fui num instante ao C. carvoeiro para ver o que se passava, e de facto lá andavam eles, vários painhos Oceanodroma sp. A passear de um lado para o outro, aproveitando o facto de haver nova saída da parte da tarde foi dar uma volta até as Berlengas, avistei ao todo 27 painhos, penso que todo Oceanodromas, mas as distancias e o estado do mar não me facilitaram a identificação, por exclusão de partes penso que seriam painhos de cauda forcada, mas fica a duvida, o pessoal do Barco disse-me que ontem tinham passado muitos mais e que de manha eram mais e mais perto o que está de acordo com o que os meus colegas viram.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 17, 2010 3:01 pm

pedro121 escreveu:Boas

Hoje á tarde depois do almoço cruzei-me com dois colegas que tinham voltado de uma saída pelágica as Berlengas (tinham ido recolher placton) que me disseram que tinham visto 2 dezenas de painhos próximos da costa, inicialmente não levei a serio o comentário, mas como não tinha nada a perder fui num instante ao C. carvoeiro para ver o que se passava, e de facto lá andavam eles, vários painhos Oceanodroma sp. A passear de um lado para o outro, aproveitando o facto de haver nova saída da parte da tarde foi dar uma volta até as Berlengas, avistei ao todo 27 painhos, penso que todo Oceanodromas, mas as distancias e o estado do mar não me facilitaram a identificação, por exclusão de partes penso que seriam painhos de cauda forcada, mas fica a duvida, o pessoal do Barco disse-me que ontem tinham passado muitos mais e que de manha eram mais e mais perto o que está de acordo com o que os meus colegas viram.

não seriam Hydrobates pelagicus? Nesta altura costumam passar bastantes...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg maio 17, 2010 3:35 pm

Gonçalo Elias escreveu:

não seriam Hydrobates pelagicus? Nesta altura costumam passar bastantes...

Pois...eu não tenho 100% certezas, mas não vi a faixa branca debaixo da asa em nenhum, e eles pareceram-me demasiado grandes e sem aquele voo tipo "borboleta" dos hydrobates, mas...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter maio 18, 2010 2:13 am

Gonçalo Elias escreveu:
não seriam Hydrobates pelagicus? Nesta altura costumam passar bastantes...

Boas

Tinhas razão, são realmente Painhos-de-cauda-quadrada, hoje em frente ao Porto de areia sul andava um bando de perto de 30 e igual numero no cabo carvoeiro, estavam bastante perto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 18, 2010 2:23 am

Olá Pedro,

O meu palpite foi baseado unicamente na data da observação. Tipicamente os O. leucorhoa são invernantes e aparecem por cá de Outubro a Fevereiro, ao passo que os Hydrobates costumam passar em grande número nesta altura do ano e até costuma haver campanhas de anilhagem (para mais detalhes sobre estas campanhas, por favor clica aqui).

Claro que haveria outras possibilidades, como os Oceanites oceanicus, mas esses passam mais no final do Verão ou ainda os O. castro (mas esta ave raramente é observada sobre o mar, pelo que me pareceu improvável).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter maio 18, 2010 3:39 am

Gonçalo Elias escreveu:

Claro que haveria outras possibilidades, como os Oceanites oceanicus, mas esses passam mais no final do Verão ou ainda os O. castro (mas esta ave raramente é observada sobre o mar, pelo que me pareceu improvável).
o

Sim, eu analisei as possibilidades ontem, e concordo que eram os mais prováveis, mas o tamanho aparentemente e a aparente falta risca branca despistaram-me, hoje a risca branca era claramente visível e o tamanho mais pequeno também, não estava era á espera de vê-los tão próximos de terra sem ventos de oeste, mas fica a referência para anos futuros, a questão dos Oceanites é curiosa, eles passam para o hemisfério sul no final do verão, mas quando é que vem para o hemisférico norte? Deve ser por estas alturas, não? Quanto aos painhos de cauda forcada, eles são claramente mais frequentes no inverno, mas deve ser possível dar com eles na passagem para cima com condições meteorológicas apropriadas, de qualquer modo eu este ano faço-lhe uma espera no Cabo raso. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sáb Jun 05, 2010 8:02 am

Bem, mais um dia de RAM, e lá fui eu para o Cabo Carvoeiro as 7 da manha, devo dizer que as expectativas eram poucas e a vontade nenhuma, não pensava ver nada de especial, alguns gansos patolas umas mauritanicus e as cagarras, mas mal paro o carro vi logo que a coisa prometia, passam logo um bando de mauritanicus com gansos patolas em numero razoável, e depois para minha surpresa começam a passar andorinhas do mar árcticas, muito perto, um espectáculo, o desfile acalmou mas passo do uma hora recomeça a serio com um moleiro árctico de fase clara espectacular, seguido por um painho de cauda quadrada em alimentação mesmo junto ao cabo, e para finalizar as mauritanicus recomeçaram a passar em força incluído muitos exemplares do tipo yelkouan (ainda queria perceber a situação das puffinus na costa portuguesa) e passa mais um pequeno bando de árcticas, nada mal para Junho, ficou a faltar os falaropos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 16, 2010 7:19 am

Ontem e anteontem o nº de painhos de cauda quadrada no porto de peniche tem sido impresionantes, os videos foram tirados a partir do molhe oeste


https://www.youtube.com/watch?v=asVMeEoZ7oE




https://www.youtube.com/watch?v=zJa0VNs0LUg

https://www.youtube.com/watch?v=XonieSon6U0
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 16, 2010 7:43 am

Muito giros, especialmente o primeiro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 16, 2010 8:16 am

Gonçalo Elias escreveu:Muito giros, especialmente o primeiro.

Sim, os outros só coloquei porque aparece a ponta do molhe, para dar a prespectiva da distancia
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Dom Jun 20, 2010 10:56 am

Os vídeos estão espectaculares.
Com tamanha invasão de H. pelagicus em Peniche, hoje fui também espreitar à zona da Guia - Cabo Raso (Cascais) e também encontrei várias dezenas bem perto da Costa, sobretudo na zona da Guia, onde um bando de cerca de 18 inds se alimentava dos desperdícios dos pescadores à linha na zona, a menos de 20 metros das rochas. Curiosamente até 1 P. mauritanicus veio se juntar ao bando, poisando inclusivamente na área.

Deixo algumas fotos:
Maritimas - Página 2 Hydrobatespelagicus2
Uploaded with ImageShack.us

Maritimas - Página 2 Hydrobatespelagicus
Uploaded with ImageShack.us

Maritimas - Página 2 Hydrobatespelagicus1
Uploaded with ImageShack.us

Abraço

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 2 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 28 Anterior  1, 2, 3 ... 15 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos