Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 15 de 28 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 21 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 28, 2013 10:22 am

Pelas fotos a Hyper parece claramente o individuo que foi fotografado no estuário do Douro (e que foi identificado inicialmente como polar), mas não é a mesma de Peniche, portanto este inverno vamos em 3 Hyper e 3-4 Glauco, mais um bando de Argentatus, não está mal, fazia falta uma mais rara, mas pronto, já dá para o gasto. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 28, 2013 10:30 am

pedro121 escreveu:Pelas fotos a Hyper parece claramente o individuo que foi fotografado no estuário do Douro (e que foi identificado inicialmente como polar), mas não é a mesma de Peniche, portanto este inverno vamos em 3 Hyper e 3-4 Glauco, mais um bando de Argentatus, não está mal, fazia falta uma mais rara, mas pronto, já dá para o gasto. Very Happy

Sim, e é muita coincidência alegadamente ter sido visto por lá na companhia de uma glaucoides... e 2 dias depois o Inocêncio encontra o par em Angeiras.
Onde viste a fotografia da ave no estuário do douro Pedro???
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 28, 2013 10:41 am

Helder Vieira escreveu:
Sim, e é muita coincidência alegadamente ter sido visto por lá na companhia de uma glaucoides... e 2 dias depois o Inocêncio encontra o par em Angeiras.
Onde viste a fotografia da ave no estuário do douro Pedro???

http://www.flickr.com/photos/jocasi69/8502689971/in/pool-aves_de_portugal/

Ela foi inicialmente id como glauco.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 28, 2013 11:02 am

pedro121 escreveu:

http://www.flickr.com/photos/jocasi69/8502689971/in/pool-aves_de_portugal/

Ela foi inicialmente id como glauco.

Ok Pedro, obrigado. Tenho de passar mais vezes pelo flickr...
No passado sábado de tarde, 23, estava em conversa com o Francisco Bernardo, num dos observatórios da reserva, acerca do boato "hyperboreus-glaucoides" observadas dias antes no final da restinga mesmo junto à foz... pouco depois chegou um fotografo (que eu não conhecia) que me parece ser o autor (via perfil do FB) da foto tirada na restinga, no dia 24.
Ainda tentei picar o Francisco a dar-mos lá "um salto"... mas a vontade era pouca de parte a parte. Estavamos já enregelados (rai's parta a nortada Evil or Very Mad )... e uma caminhada de 700-800m (o dobro com o regresso) pela areia fora, de tralha às costas, vento na tromba...
https://maps.google.pt/maps?q=41.140027,-8.666754&hl=pt-PT&num=1&t=h&z=16
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 28, 2013 12:31 pm

pedro121 escreveu:Pelas fotos a Hyper parece claramente o individuo que foi fotografado no estuário do Douro (e que foi identificado inicialmente como polar), mas não é a mesma de Peniche, portanto este inverno vamos em 3 Hyper e 3-4 Glauco, mais um bando de Argentatus, não está mal, fazia falta uma mais rara, mas pronto, já dá para o gasto. Very Happy

Exacto, já marchava uma Pagophila santa
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 28, 2013 12:39 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Exacto, já marchava uma Pagophila santa

Não era preciso tanto, neste momento no norte de Espanha estão varias cachinnans, 2-3 smithsonianus e 3 philadelphia, qualquer uma delas seria muito fixe de encontrar.

Mas não diria que não a uma risonha ou a uma pipixcan...

Mas sim, claro que o sonho de qualquer observador de gaivotas do hemesferio norte é encontrar uma gaivota-marfim... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 28, 2013 1:43 pm

pedro121 escreveu:Mas sim, claro que o sonho de qualquer observador de gaivotas do hemesferio norte é encontrar uma gaivota-marfim... Very Happy Very Happy

ou uma rhodostethia Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 28, 2013 1:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ou uma rhodostethia Cool

Sim, mas essa é daquelas que era fixe, mas era fixe um adulto em plumagem de verão... Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Larus glaucoides

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qui Fev 28, 2013 4:16 pm


Já fiquei super satisfeito por ver estas duas juntas Very Happy

Maritimas - Página 15 IMG_3287

Maritimas - Página 15 IMG_3399

Cumprimentos

Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Qui Fev 28, 2013 10:16 pm

belas aves.... Wink a hyper se não é a mesma da Aguda é do mesmo grupo etário

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Araújo da Silva Qui Fev 28, 2013 10:28 pm

Parabéns Helder e Inocêncio! Fotos inspiradoras...
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 10:55 am

Araújo da Silva escreveu:Parabéns Helder e Inocêncio! Fotos inspiradoras...

Estas com esperanças que a polar faça-te uma visita? Smile Smile

As gaivotas "brancas" são um indicador muito interessante da evolução da observação de aves em Portugal, parece-me a mim, que comecei á pouco tempo, que atualmente há uma maior cobertura geográfica, ou seja há mais observadores/fotógrafos o que resulta em que se encontre mais raridades.

As duas gaivotas brancas são um exemplo disso mesmo, a Hiperbórea era até 2008 uma espécie anual, ou seja aparecia em média 1 por ano, com a particularidade de ter um padrão de haver pequenos influxos nalguns anos e depois não aparecer noutros, a gaivota-polar tinha um padrão semelhante mas com metade dos registros, não sendo anual.

Em Janeiro de 2009 houve um influxo massivo, mas depois o padrão das duas espécies mudou, passaram a aparecer 2-3 todos os anos, a diferença para os anos anteriores a 2008 é que começaram a ser observadas mais vezes a norte de Lisboa, com o aumento do número de observadores/fotógrafos no norte do Pais aumentou também o número de observações de “raridades” para já das espécies mais fáceis de identificar como as gaivotas brancas e mobelhas, mas também argentatus e outras espécies fáceis de ID ou de fotografar…

Para além do aumento do número de observadores, estes estão a ficar melhores na identificação das espécies raras ou estão mais conscientes do que fazer quando tropeçam numa espécie que não conhecem o que leva a uma identificação feita depois a partir de fotografias.

Para alem disso existe aparentemente mais observadores interessados em encontrar raridades e submete-las para homologação, se analisarmos os registros históricos constata-se que a fatia de leão dos registros homologados em Portugal envolve um muito reduzido numero de observadores, a grande maioria deles ornitólogos profissionais ou amadores, hoje isso já não é bem assim, muitas das raridades são encontradas por observadores cuja actividade profissional nada tem a ver com as aves, e que focam muito do seu tempo á procura das raridades, mais uma vez isso faz diferença, é diferente andar a ver aves porque se está a participar num censo, ver anilhas ou andar propositadamente a tentar encontrar uma raridade.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Inocêncio Oliveira Sex Mar 01, 2013 1:05 pm

Hoje em Angeiras-Matosinhos mais uma L. argentatus

http://birdsofportugal.blogspot.pt/


Cumprimentos

Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Sex Mar 01, 2013 1:52 pm

Ora aqui vai no seguimento da argumentação do Pedro, com a qual concordo:

Hoje consegui tirar a manhã para "gaivotar" um pouco. Decidi começar pela Aguda, e seguir em direcção a norte até ao estuário do douro (com a maré a encher ao final da manhã), passando por alguns pequenos ribeiros que desaguam ao longo das praias de Gaia... mas acabei por ficar só pela Aguda Very Happy Very Happy Very Happy

Cheguei à Aguda não muito cedo, 9:45h, e a ideia inicial seria investir nos bandos de gaivotas junto à enseada, onde chegam os barcos, e onde estão outros em terra, e com os pescadores a arranjar as redes, etc.
No entanto, e como a maré estava muito vaza, olhando para sul, a cerca de 500 m, vi muitas pousadas nas rochas descobertas pela maré... toca a apontar o scope, e voilá, uma hyperboreus. Esta espécie é uma maravilha para os observadores, além de mais confiante que as demais, destaca-se bem pela cor, tamanho e pelo facto de (parece-me) gostar de estar num plano mais alto. Aproximei-me do bando misto fuscus/micha, com algumas melanocephalus, e efectuei alguns registos. Entretanto levantou voo, em direcção à tal enseada, e parou junto a uns barcos onde quase de imediato começou a debicar qualquer coisa no chão... sendo assim, toca a regressar, caminhando o mais rápido possivel (que é um sucesso na areia grossa molhada Twisted Evil )...

Ao longo do regresso ia parando para através do scope verificar se ainda lá estava... como já vou tendo uns senior moments, a dada altura estava a olhar para um ponto completamente diferente da enseada, onde num outro bando se destacava um bicharoco deitado, de frente, onde só via branco... e o pouco das coberturas que conseguia ver também eram brancas Very Happy Very Happy Very Happy ... mas faltava-me a referência dos barcos!!! Um pouco mais para a direita e lá estava a primeira, entretanto já afastada um pouco do alimento pois algumas pessoas aproximaram-se de qualquer coisa que estava na areia. Aproximei-me, eram 3 Alca tordas mortas, uma delas completamente emaranhada em rede de pesca Crying or Very sad Um pouco afastada estava uma tainha enorme, e a Lar hyp um pouco afastada à espera que nos desviassemos. Segui para o extremo norte da enseada, passei ao lado de um bando de gaivotas (michas/fuscus) que levantaram... e quase ataque cardiaco!!! Uma delas era toda branca!!! Adulta, com o bico amarelo forte e pinta vermelha... mas seguindo um pouco esse bando consegui encontra-la e acho que é uma leucística, fuscus ou micha.

Voltando então ao 2º gigante branco, que insistia em estar na mesma posição, deitada com a cabeça escondida na asa, onde só se via o olho... que era pequenino. O cabedal, a projecção primária curta já não deixavam dúvidas, estava perante uma segunda Larus hyperboreus Very Happy Very Happy Lá mostrou o bico, e tal como a 1ª parecia-me um 1º inverno. Fui-me aproximando aos poucos desse bando... e toca a fazer uns telefonemas. Felizmente havia pessoal perto, a 20-30 min no estuário, com os seus canhões... e eu ali no meio a controlar as duas. Esta 2ª aninhada no meio do bando, a 1ª a afinfar na tainha, com uma dúzia de outras gaivotas só a ver, e um pouco afastadas.

Enquanto o pessoal não chegava (que vontade de ir só ali em cima tomar um cafézinho) fui fazendo uns registos a ambas, e olhando com mais atenção para este último bando... e lá no meio, bem aninhada e meio escondida por outras estava outra branquinha, mais pequena (tamanho micha/fuscus), de olho claro, bico mais curto com ponta escura e base esverdeada, com projecção das primárias mais longa... um Larus glaucoides (2º inv?!?!)!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Esta suscita sempre algumas dúvidas, pois atrás tinha visto um bom exemplo que pode gerar confusão. A possibilidade de uma ave com defeito na pigmentação, mas no local não me pareceu que fosse o caso.
Entretanto chegou o pessoal com os seus canhões (Paulo Leite, Francisco Bernardo e Armando Mota).

Ainda não tive tempo de olhar para as fotos, nem tirar dúvidas em guias... e já escrevi pr'o mundial!!!... mas tinha que partilhar aqui esta bela manhã.

Fotos só à noite tongue
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 2:18 pm

Um exemplo perfeito Helder de vários dos pontos abordados por mim, mas também um exemplo de outro que não abordei, que é a existencial actual de varios grupos de observadores/fotógrafos que observam zonas geográficas definidas, que se conhecem todos, e que trocam informação sobre o que se passa no quintal via tlm conseguindo optimizar as observações feitas. Ficamos então é espera das fotos, e pelo menos eu fico mais uma vez convencido que mais dia menos dia vocês ai em cima dão com esta:

http://www.reservoirbirds.com/Images/Larus_smithsonianus_018.jpg


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 2:22 pm

Inocêncio Oliveira escreveu:Hoje em Angeiras-Matosinhos mais uma L. argentatus

http://birdsofportugal.blogspot.pt/


Portanto são duas diferentes? e Ambas adultas? Peniche deve ter um repelente para Argentatus, não percebo como é que é possível ser mais fácil ver polares e hyper do que argentatus em Peniche... ok, eu sei porque é que é, estava só a reclamar.

Bom, sendo assim, já passamos das 20 argentatus este inverno ou ainda não? mesmo assumindo que varias das aves são avistamentos da mesma ave em sítios diferentes?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Flávio Oliveira Sex Mar 01, 2013 2:26 pm

pedro121 escreveu:
Ficamos então é espera das fotos, e pelo menos eu fico mais uma vez convencido que mais dia menos dia vocês ai em cima dão com esta:

http://www.reservoirbirds.com/Images/Larus_smithsonianus_018.jpg



Pode ser que venha a ser a minha recompensa por ter de regressar à base... Very Happy
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 2:36 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Pode ser que venha a ser a minha recompensa por ter de regressar à base... Very Happy

Pode ser que sim, diga-se que dos 6 registos feitos em Portugal 4!! foram em fins de Março, e 5 dos 6 foram feitos no estuário do douro ou a norte deste!! Serias o 1º Tuga a dar com uma em Portugal as outras foram todas encontradas por observadores estrangeiros....
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Inocêncio Oliveira Sex Mar 01, 2013 6:13 pm

pedro121 escreveu:
Inocêncio Oliveira escreveu:Hoje em Angeiras-Matosinhos mais uma L. argentatus

http://birdsofportugal.blogspot.pt/


Portanto são duas diferentes? e Ambas adultas?

Exactamente Pedro, também adulta mas não é a de dia 28 de Janeiro!
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 6:58 pm

Inocêncio Oliveira escreveu:

Exactamente Pedro, também adulta mas não é a de dia 28 de Janeiro!

Entretanto para continuar na onda das polares eu hoje encontrei uma 2ª polar em Peniche, outro 1º inverno que estava FELIZMENTE junto com o 1º inverno que está em Peniche desde janeiro, ambas as aves estavam a tomar banho numa poça junto á entrada da "fossa".
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Mar 01, 2013 7:11 pm

Bem, parece que o estuário do porto continua em alta, agora com algo mais interessante, 1º inv. Gaivota de Bonaparte Larus philadelphia, isto parece indicia que o sistema que atravessou o atlântico no sábado passado está a dar frutos...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por PNicolau Sex Mar 01, 2013 9:52 pm

Bem, isto está a bombar! Adorava ver um bicho desses.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Sex Mar 01, 2013 10:10 pm

Ora vamos então às fotos da manhã:

Larus hyperboreus 1
Esta pelo bico bicolor, com a ponta clara, escapulares e grandes coberturas parece-me um 2º inverno. Noutra foto o olho parece claro.

Maritimas - Página 15 P1020605b

Larus hyperboreus 2
Esta não tinha a ponta do bico clara. Olho escuro e coberturas "riscadas"... será um 1º inverno. Estava a afinfar na tainha.
(Foto do amigo Francisco Bernardo)

Maritimas - Página 15 Larhyp1

Larus glaucoides
Linda!!! 2º inverno

Maritimas - Página 15 P1020618z

A gaivota "leucística" (acho que diagnostiquei bem Pedro!?!), fuscus ou micha.

Maritimas - Página 15 P1020630alterada

Já agora, uma das pobres Tordas mortas emaranhada em rede de pesca.

Maritimas - Página 15 P1020596alterada


Bitaites sff Very Happy
Acho que não haverá dúvidas que esta glaucoides não será a mesma que o Inocêncio encontrou em Angeiras, e, se não me enganei nas idades, o 1º inverno de Angeiras parecia ter mais corpanzil!!! Quantas serão afinal?!!?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Sex Mar 01, 2013 10:23 pm

Recebi agora algumas fotos do senhor Armando Mota, que também esteve presente na Aguda. Uma delas pode interessar, da hyperborea que eu considerei como possível 2º inv.

Maritimas - Página 15 Img8758cpia

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Sex Mar 01, 2013 10:31 pm

Inocêncio Oliveira escreveu:Hoje em Angeiras-Matosinhos mais uma L. argentatus

http://birdsofportugal.blogspot.pt/


Cumprimentos

Inocêncio Oliveira

Não poderá ter vindo à boleia com as "amigas polares"?! O padrão das primárias não poderá encaixar em argentatus argentatus??
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 15 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 28 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 21 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos