Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 16 de 28 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 22 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por José Frade Sáb Mar 02, 2013 7:21 am

Hoje o Cabo Raso parecia uma auto-estrada de Tordas.
Maritimas - Página 16 Dsc3917a


E algumas ainda faziam paragens tipo "área de serviço" Very Happy
Maritimas - Página 16 Dsc3899a


Maritimas - Página 16 Dsc3911a

José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por JMorgado Sáb Mar 02, 2013 7:39 am

Também acabei de vir de lá agora desde manhã, foi uma pena não nos termos encontrado.

Mas as tordas e as P.mauretanicus deram um show incrível!! Nunca tinha visto estas espécies tão perto.
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por José Frade Sáb Mar 02, 2013 7:44 am

JMorgado escreveu:Também acabei de vir de lá agora desde manhã, foi uma pena não nos termos encontrado.

Mas as tordas e as P.mauretanicus deram um show incrível!! Nunca tinha visto estas espécies tão perto.
Estive lá por volta das 11.
Pelos vistos então identifiquei bem as mauretanicus.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por JMorgado Sáb Mar 02, 2013 7:49 am

Certamente notaste no grande nr de pessoas que estavam na zonas de marés... Eu estava lá para o meio. Só tive pena de apenas ter observado este espetáculo por 5min, porque depois o meu professor chegou e tivémos de deitar mão ao trabalho...
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por José Frade Sáb Mar 02, 2013 7:55 am

JMorgado escreveu:Certamente notaste no grande nr de pessoas que estavam na zonas de marés... Eu estava lá para o meio. Só tive pena de apenas ter observado este espetáculo por 5min, porque depois o meu professor chegou e tivémos de deitar mão ao trabalho...
Então deves ter visto um tipo com roupa florescente a tirar fotos ao mar Laughing Laughing
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por JMorgado Sáb Mar 02, 2013 8:16 am

Lembro-me de ter visto uma pessoa a fotografar mais o mar, um pouco ao longe, com uma DSLR, mas não me lembro do vestuário... No entanto hoje estavam mutas pessoas por lá a fotografar. Até uma pessoa a mergulhar uma gopro vi.
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 02, 2013 10:54 am

Interessante, a passagem no carvoeiro foi mínima. Tordas e mauritanicus, mas nada de especial.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por JMorgado Sáb Mar 02, 2013 2:14 pm

Pedro, pelo que me apercebi e do que perguntei ao sr da SPEA que estava a fazer a RAM, a passagem em si, também não estava nada de especial.

Estas tordas e pardelas estavam concentradas, junto com imensas L.melanocephalus, outras gaivotas e corvos marinhos. Estavam num frenesim alimentar, concentradas no que parecia ser um hot spot, curiosamente estavam também 5/6 pescadores, a pescar à cana no mesmo local e era vê-los a tirar peixes grandes a um grande ritmo... Depois a certa altura, numa questão de 10-15m dispersou tudo e não se viram mais aves. Devia ser portanto alguma concentração temporária de um cardume de pequenos peixes, ou de outro tio de alimento.

Abraço
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Paulo Alves Ter Mar 05, 2013 10:35 am

pedro121 escreveu:Peniche deve ter um repelente para Argentatus, não percebo como é que é possível ser mais fácil ver polares e hyper do que argentatus em Peniche... ok, eu sei porque é que é, estava só a reclamar.

Podes desenvolver Pedro?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Mar 05, 2013 11:56 am

Paulo Alves escreveu:
pedro121 escreveu:Peniche deve ter um repelente para Argentatus, não percebo como é que é possível ser mais fácil ver polares e hyper do que argentatus em Peniche... ok, eu sei porque é que é, estava só a reclamar.

Podes desenvolver Pedro?

A diferença é devido a ser mais fácil detectar as brancas de 1º e 2º inverno do que argentatus.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 18, 2013 3:05 am

Hoje fui dar uma espreitada ao mar e tive a agradavel supresa de ver que a migração já começou, bandos de garajaus e patos-pretos em passagem para norte é sinal de que o inverno acabou e que as migratorias vão aparecer!! Very Happy Very Happy

E ainda bem, já estava a ficar um pouco farto de alcideos e gaivotas... Smile

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Mar 24, 2013 5:07 am

Ultima oportunidade!!!

Very Happy Very Happy Esta semana vai ser a ultima oportunidade do inverno 2012/2013 para ver papagaios-do-mar, e isto apesar de já estarmos na primavera, com a passagem da população que inverna no mediterrâneo a passar com tempo muito favorável á sua observação!!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Dom Mar 24, 2013 10:36 am

Oi Pedro, aí por Peniche os alcideos mechem-se mais na bonança após a tempestade ou no periodo de tormenta? Realmente encontrei um relatório de RAM online com os picos de maior passagem (datas/periodos), mas sem qualquer referência à variável vento.

Provavelmente, o vento e a sua intensisdade e direção até são registados durante as contagens, mas inexplicávelmente não são considerados como variável importante, o que faz com que qualquer pessoa que tente tirar mais algum "sumo" dos relatórios pouco consiga, para além da fenologia das aves, e muito menos da variável "ponto de observação".

Bem de qualquer forma a próxima semana irá até à data, ter ventos fortes predominantes do quadrante SW.....quando os Papagaios foram vistos por ti nas 3 datas (ebird) com ventos do quadrante NW, o mesmo para a observação do cabo raso em que o vento era tambem NW. Consegues confirmar os teus dados, e o que se passava realmente no local?

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Mar 24, 2013 11:27 am

RuiCaratao escreveu:Oi Pedro, aí por Peniche os alcideos mechem-se mais na bonança após a tempestade ou no periodo de tormenta? Realmente encontrei um relatório de RAM online com os picos de maior passagem (datas/periodos), mas sem qualquer referência à variável vento.

Pois, ainda não consegui perceber, o que me parece para já certo é que com chuva eles ficam pousados, as contagens RAM vão com as condições metereologicas no local referidas, mas depois não sei.... Eu durante este inverno fui varias vezes tentar em dias que estava convicto que dava e fiquei a olhar para um mar vazio...

No entanto nota que este inverno quando deu não foi talvez nos dias em que eu estava mais á espera, e pelo menos no dia em que passaram mais alcideos (não papagaios mas no conjunto) houve claramente uma deslocação das aves a norte que estavam a fugir de condições adversas, já que nesse dia iam todos para sul, incluindo as pardelas, por isso deve ter sido no norte de Espanha, mas logo no dia seguinte inverteu, e as aves começaram a deslocar-se para norte, foi um movimento yo-yo.


RuiCaratao escreveu:Bem de qualquer forma a próxima semana irá até à data, ter ventos fortes predominantes do quadrante SW.....quando os Papagaios foram vistos por ti nas 3 datas (ebird) com ventos do quadrante NW, o mesmo para a observação do cabo raso em que o vento era tambem NW. Consegues confirmar os teus dados, e o que se passava realmente no local?

Certo, nota no entanto que pelo menos num dos dias o vento estava mais W do que NW, mas sim as condições foram basicamente sempre as mesmas, ventos fortes ao longo de vários dias, com forte influencia W, acompanhados de depressões fortes, com as aves a passar entre chuvadas. O numero de alcideos é que foi muito diferente, com a ultima a deslocar claramente mais aves.

Mas as aves que eu vi eram invernantes a descer para evitar o mau tempo, agora vão ser migradoras, elas tem que se fazer á estrada, um período de vento continuado de quadrante Oeste vai funcionar, e nota que pelo menos no Cabo Carvoeiro obtens melhores resultados nesta altura com vento SW ou Oeste do que NW, isto porque há aparentemente mais passagem já que SW é mais favorável do que NW.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Seg Mar 25, 2013 4:44 pm

Agora resta saber se param e esperam pela bonança, ou se iniciam a viagem.... que tal foi hoje?

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 25, 2013 4:51 pm

RuiCaratao escreveu:Agora resta saber se param e esperam pela bonança, ou se iniciam a viagem.... que tal foi hoje?

cumps,
Rui

Foi mau, quase nada a passar de manha, e depois começou a chover, quando estava no carro passaram 4 alcideos bastantes pretos, mas provavelmente seriam Tordas em plumagem nupcial... e dai talvez não Very Happy Very Happy

Fora isso está tudo calmo, no porto não se passava nada, tirando á tarde estarem a passar alguns Garajaus e as duas Polares continuarem por cá. tento novamente amanha, mas talvez seja quarta feira o melhor dia.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Seg Mar 25, 2013 4:58 pm

Pois vai haver uma aberta até 6ª feira com vento a vir de S, e talvez as aves aproveitem. Há pouco tempo estive no raso com as mesmas condições SW e a passagem de alcideos era minima, mas muitos Gansos P. adultos.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Mar 26, 2013 2:26 pm

RuiCaratao escreveu:Pois vai haver uma aberta até 6ª feira com vento a vir de S, e talvez as aves aproveitem. Há pouco tempo estive no raso com as mesmas condições SW e a passagem de alcideos era minima, mas muitos Gansos P. adultos.

Pois, bem hoje não passou basicamente nada, mas no porto estava uma mobelha-pequena adulta e um airo, a mobelha pode ser a tua, mas se for onde terá andado nos ultimos 2 meses? E estavam mais 2-3 tordas, o que indica que os alcideos não estão a gostar do estado do mar... Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por tiago_sa Ter Abr 02, 2013 2:41 pm

Boas,

Hoje à tarde, a cerca de 4/5 milhas de terra entre Armação de Pêra e Albufeira, observei 4 bandos diferentes de papagaios-do-mar com cerca de 6/7 indivíduos cada com rumo a oeste. Nunca tinha visto tantos de uma vez só!

tiago_sa

Número de Mensagens : 114
Idade : 40
Local : Faro
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Abr 02, 2013 2:56 pm

tiago_sa escreveu:Boas,

Hoje à tarde, a cerca de 4/5 milhas de terra entre Armação de Pêra e Albufeira, observei 4 bandos diferentes de papagaios-do-mar com cerca de 6/7 indivíduos cada com rumo a oeste. Nunca tinha visto tantos de uma vez só!

Noticias animadoras, quer dizer que ainda estão a passar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Araújo da Silva Qui Abr 04, 2013 2:46 pm

Viva caríssimos!

Alguém me sabe dizer se nestes dias está a haver um claro aumento na passagem de fura-buchos pela nossa costa?

Cumprimentos

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Araújo da Silva Sex Abr 05, 2013 8:06 am

Depois de ontem, pelas 8 horas, ter passado para sul em frente à foz do Cávado um bando com cerca de 10 fura-buchos (Puffinus sp.), hoje, dia 5ABR2013, sensivelmente à mesma hora e igualmente relativamente próximo da costa, passou aqui outro bando com cerca de 20 aves do mesmo género mas no sentido contrário.

Reforço a pergunta, alguém tem testemunhado algum aumento na passagem de fura-buchos ou pardelas pela nossa costa?

Ou então, é normal nesta época do ano ocorrer o aumento de observações destas aves?

Cumprimentos

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Abr 07, 2013 3:47 pm

Araújo da Silva escreveu:
Ou então, é normal nesta época do ano ocorrer o aumento de observações destas aves?


É normal, já que os adultos estão a deixar a área de invernada para se deslocarem para a zona de reprodução, ou seja falando da pardela-balear, os adultos deixam a baia da biscaia para irem para o mediterrâneo, mas os subadultos também vão ver a colónia antes de regressarem ao norte de Espanha, de resto esta espécie está sempre a subir e a descer a costa, mas o principal período de passagem será quando os juvenis saírem do ninho, ai sim passam mesmo muitas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex maio 17, 2013 3:05 am

Boas,

Hoje de manha com uma "brisa agradável" passou uma gaivota Sabine adulta para norte, estava a apostar em moleiros, mas com ventos muito fortes e aguaceiros constantes não estavam a passar sternas, só Gansos-patolas, dado que com este tempo é provável que as aves encostem e depois sigam viagem é provável que apareçam junto á costa moleiros, e convém verificar os bandos de sternas nas prias e portos... just in case... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por José Frade Ter maio 28, 2013 7:17 am

Ontem ao fim do dia, enquanto pescava na Boca do Inferno, vi a minha primeira Gaivota-tridáctila, tão perto que até eu que nada percebo de gaivotas, a consegui identificar ( e eu sem máquina... Evil or Very Mad ), vi também um bando de 4 ou 5 Ostraceiros em voo para norte.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4820
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 16 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 28 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 22 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos