Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

+23
Samuel Patinha
João D. Esteves
Helder Vieira
Ricardo Melo
lrodrigues
Teresa C
HL
José Frade
Carlos Pacheco
conspicillata
João Tomás
Luis Silva
Tissot
Pedro Lopes Moreira
Litos
Paulo Alves
Flávio Oliveira
PNicolau
pedrocardia
pedro121
AndreVieira
Gonçalo Elias
Pedro Fernandes
27 participantes

Página 14 de 15 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15  Seguinte

Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Tissot Dom Jun 21, 2020 10:42 am

Tissot escreveu:...pois eu interpreto mais do que isso...

"Your checklist is complete if:
You made your best effort to see or hear all the birds around you."

...  e a conduzir muito dificilmente consegues isto.

Dificilmente consegues o quê? Detectar tudo? É evidente que não consegues.

Tal como se fores a pé não consegues detectar tudo - ou há alguma dúvida acerca disto? Quando fazes um percurso pedestre, há montes de bichos que não detectas, seja porque estavam escondidos, seja porque voaram nas tuas costas, seja porque estavas a conversar e não ouviste uma vocalização... há montes de razões para haver aves não detectadas, qualquer que seja o modo de deslocação escolhido. Até numa contagem estacionária te escapam bichos, basta que passem a voar do lado para onde não estás a olhar..

...LOL...é claro que deixas escapar muita coisa...mas se à partida não fazes o esforço de tentares detectar todas as aves (quando estás a conduzir por exemplo), escapará certamente muito mais aves.  Very Happy

Gonçalo Elias escreveu: Independentemente das nossas diferenças de interpretação, eu nem percebo muito bem porque é que a questão do completo / incompleto é relevante neste caso... Rolling Eyes

...porque:

Only complete checklists power eBird Status and Trends and many other research and conservation projects worldwide. We can determine the presence of Bullock’s Orioles across North and Central America thanks to complete checklists! The colorful areas in the figure above show the predicted abundance of Bullock's Oriole at different times of the year. We don't have enough complete checklists to predict to light gray areas in Baja California and boreal Canada. By submitting complete checklists, you're collecting important information about *all* species, allowing researchers and conservationists worldwide to make better informed decisions to protect birds.
Fonte: https://support.ebird.org/en/support/solutions/articles/48000795623-ebird-rules-and-best-practices#anchorCompleteChecklists

...e neste caso se à partida o protocolo usado não é o mais correcto e no limite a lista estiver como incompleta, esta será automaticamente filtrada.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 10:58 am

Tissot escreveu:...porque:

Only complete checklists power eBird Status and Trends and many other research and conservation projects worldwide. We can determine the presence of Bullock’s Orioles across North and Central America thanks to complete checklists! The colorful areas in the figure above show the predicted abundance of Bullock's Oriole at different times of the year. We don't have enough complete checklists to predict to light gray areas in Baja California and boreal Canada. By submitting complete checklists, you're collecting important information about *all* species, allowing researchers and conservationists worldwide to make better informed decisions to protect birds.
Fonte: https://support.ebird.org/en/support/solutions/articles/48000795623-ebird-rules-and-best-practices#anchorCompleteChecklists

...e neste caso se à partida o protocolo usado não é o mais correcto e no limite a lista estiver como incompleta, esta será automaticamente filtrada.

eheheh eu já calculava que a resposta seria nessa linha Smile

Pois bem, em teoria sim, isso é verdade. Na prática eu pergunto: quantos casos conheces em Portugal de pessoas que estejam a usar os dados do ebird para fazer investigação e conservação e para os quais este tipo de filtragem (listas completas versus incompletas) seja relevante? Por outras palavras, eu sei bem aquilo que em teoria pode ser feito com os dados, o que eu gostaria de saber é, na prática, o que é que está a ser feito (no nosso país). Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Tissot Dom Jun 21, 2020 11:21 am

Gonçalo Elias escreveu:
Na prática eu pergunto: quantos casos conheces em Portugal de pessoas que estejam a usar os dados do ebird para fazer investigação e conservação e para os quais este tipo de filtragem (listas completas versus incompletas) seja relevante? Por outras palavras, eu sei bem aquilo que em teoria pode ser feito com os dados, o que eu gostaria de saber é, na prática, o que é que está a ser feito (no nosso país). Wink

...essa conversa já é outra e talvez devesse abrir um tópico só para ela...no nosso caso, a nossa missão é tentar, o melhor possível, garantir a qualidade dos dados disponibilizados.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 11:25 am

Tissot escreveu:...essa conversa já é outra e talvez devesse abrir um tópico só para ela...

Boa ideia Very Happy

Tissot escreveu:no nosso caso, a nossa missão é tentar, o melhor possível, garantir a qualidade dos dados disponibilizados.

Concordo.

Mas não me parece que se possa presumir que uma lista de carro está mal feita (logo incompleta) só porque foi de carro e uma lista pedestre está bem feita (logo pode ser completa) só porque foi a pé.

Ou seja, uma coisa é dizermos concretamente que esta lista tem problemas porque claramente o observador não seguiu as recomendações, outra é estarmos a fazer suposições e a tecer considerações acerca de uma situação sobre a qual temos muito pouca informação. Aliás no caso vertente nem sequer sabemos se foi de carro. Pode ter sido de bicicleta, por exemplo. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Tissot Dom Jun 21, 2020 11:46 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:...essa conversa já é outra e talvez devesse abrir um tópico só para ela...

Boa ideia  Very Happy

Tissot escreveu:no nosso caso, a nossa missão é tentar, o melhor possível, garantir a qualidade dos dados disponibilizados.

Concordo.

Mas não me parece que se possa presumir que uma lista de carro está mal feita (logo incompleta) só porque foi de carro e uma lista pedestre está bem feita (logo pode ser completa) só porque foi a pé.

Ou seja, uma coisa é dizermos concretamente que esta lista tem problemas porque claramente o observador não seguiu as recomendações, outra é estarmos a fazer suposições e a tecer considerações acerca de uma situação sobre a qual temos muito pouca informação. Aliás no caso vertente nem sequer sabemos se foi de carro. Pode ter sido de bicicleta, por exemplo. Smile

...pois, mas relembro que foste tu que inferiste que foi de carro, eu só referi que a lista de 4,5 km foi feita em 25 minutos, ou seja a uma velocidade média de 10,8 km/h!!! (nota: esqueceste-te de referir que poderá ter sido feita com uma trotinete com motor de combustão)Very Happy.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 11:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:https://ebird.org/checklist/S70589433

Não percebi.

Gal the na Lezíria Grande é certamente um registo "invulgar" (afinal é este o objectivo do tópico)

Sim, mas o objectivo deste tópico é sinalizar situações que o filtro não terá apanhado, para dar uma ajuda ao revisor, ora, não é o caso de Gal the. Logo não percebi.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 12:24 pm

pedro121 escreveu:Sim, mas o objectivo deste tópico é sinalizar situações que o filtro não terá apanhado, para dar uma ajuda ao revisor, ora, não é o caso de Gal the. Logo não percebi.

partes do princípio que quem participa neste tópico sabe a priori quais são as situações que fazem disparar o filtro... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 12:47 pm

Tissot escreveu:...pois, mas relembro que foste tu que inferiste que foi de carro

coloquei essa hipótese, mas não concluí nada Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 12:49 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Sim, mas o objectivo deste tópico é sinalizar situações que o filtro não terá apanhado, para dar uma ajuda ao revisor, ora, não é o caso de Gal the. Logo não percebi.

partes do princípio que quem participa neste tópico sabe a priori quais são as situações que fazem disparar o filtro... Rolling Eyes

Sabem, porque dão com estas situações por causa dos alertas causados pelo disparar do filtro, obviamente. Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 12:51 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:...pois, mas relembro que foste tu que inferiste que foi de carro

coloquei essa hipótese, mas não concluí nada Smile

Pode ter sido de bicicleta, ou moto. ou pode ser alguém a fazer corrida.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 1:04 pm

pedro121 escreveu:Sabem, porque dão com estas situações por causa dos alertas causados pelo disparar do filtro, obviamente. Twisted Evil Twisted Evil

Pois é, mas não necessariamente por causa do filtro que estás a pensar... Rolling Eyes

Por exemplo, eu dei com esta theklae porque tenho um filtro "Needs Lisboa" (distrito). Recebi o alerta de needs, fui ver a lista e dei com a theklae. Eu iria receber este alerta independentemente de a espécie ser raridade ou não (também recebo do Porphyrio, que nunca vi no distrito de Lisboa e que não está como raridade, logo não faz disparar filtros).

Portanto o facto de eu receber um alerta destes nada me diz sobre se disparou algum filtro de raridade, aliás eu não tenho qualquer alerta de raridades activo para a região.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Jun 21, 2020 1:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Sabem, porque dão com estas situações por causa dos alertas causados pelo disparar do filtro, obviamente. Twisted Evil Twisted Evil

Pois é, mas não necessariamente por causa do filtro que estás a pensar... Rolling Eyes

Por exemplo, eu dei com esta theklae porque tenho um filtro "Needs Lisboa" (distrito). Recebi o alerta de needs, fui ver a lista e dei com a theklae. Eu iria receber este alerta independentemente de a espécie ser raridade ou não (também recebo do Porphyrio, que nunca vi no distrito de Lisboa e que não está como raridade, logo não faz disparar filtros).

Portanto o facto de eu receber um alerta destes nada me diz sobre se disparou algum filtro de raridade, aliás eu não tenho qualquer alerta de raridades activo para a região.
~
Concluindo, deste com o registro por causa de um alerta. Rolling Eyes Rolling Eyes
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 21, 2020 2:11 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Sabem, porque dão com estas situações por causa dos alertas causados pelo disparar do filtro, obviamente. Twisted Evil Twisted Evil

Pois é, mas não necessariamente por causa do filtro que estás a pensar... Rolling Eyes

Por exemplo, eu dei com esta theklae porque tenho um filtro "Needs Lisboa" (distrito). Recebi o alerta de needs, fui ver a lista e dei com a theklae. Eu iria receber este alerta independentemente de a espécie ser raridade ou não (também recebo do Porphyrio, que nunca vi no distrito de Lisboa e que não está como raridade, logo não faz disparar filtros).

Portanto o facto de eu receber um alerta destes nada me diz sobre se disparou algum filtro de raridade, aliás eu não tenho qualquer alerta de raridades activo para a região.
~
Concluindo, deste com o registro por causa de um alerta. Rolling Eyes Rolling Eyes

Sim, mas não um "alerta causado pelo disparar do filtro, obviamente" Suspect

Conclusão, aquilo que parecia óbvio estava obviamente errado geek
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por PNicolau Sáb Set 19, 2020 4:37 pm

Bom, a Iduna opaca de Sintra afinal não é uma opaca. Foi feita uma análise profunda no facebook por vários membros experientes e chegou-se à conclusão que a fórmula alar é claramente de scirpaceus, a forma do bico está errada para opaca. Portanto os registos devem ser todos invalidados.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Set 20, 2020 4:58 am

PNicolau escreveu:Foi feita uma análise profunda no facebook por vários membros experientes.

analise profunda no facebook não é uma contradição de termos? Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

lrodrigues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por PNicolau Dom Set 20, 2020 8:54 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Foi feita uma análise profunda no facebook por vários membros experientes.

analise profunda no facebook não é uma contradição de termos? Very Happy Very Happy Very Happy
Bom, efectivamente a análise foi colocada no facebook, não realizada lá.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Rogerio Dom Set 20, 2020 10:20 am

PNicolau escreveu:
pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Foi feita uma análise profunda no facebook por vários membros experientes.

analise profunda no facebook não é uma contradição de termos? Very Happy Very Happy Very Happy
Bom, efectivamente a análise foi colocada no facebook, não realizada lá.

Bom a analise partilhada no Facebook na minha opinião está bem feita e esclarece a correcta identificação.

Já alterei os meus registos e bom para o ano fico a espera de uma boleia para Elvas , ainda não foi desta Mad

PNicolau , obrigado pelo pack de informação adicional.

Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 12, 2020 4:48 pm

Esta lista parece estar mal localizada - a referência ao "cais da Carrasqueira" sugere que tenha sido no Sado

https://ebird.org/checklist/S74714356
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por PNicolau Qui Dez 17, 2020 12:04 pm

https://ebird.org/checklist/S77591284

Esta lista é estranha. Em 5km, 3 horas na Ponta da Erva é basicamente impossível ver estas espécies todas. Mesmo num dia inteiro é quase impossível, muito menos em 3 horas. Tem várias espécies estranhas, com Gaio, vários melros, carriças, seixoeiras nas valas (habitat completamente errado), dubius, torcicolo, pombo-torcaz, gaivota-de-patas-amarelas, etc etc. As contagens não são razoáveis. Ou seja, ou foi um big day muito bem preparado, ou então a lista tem muitas incorrecções, a começar pela distância.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

lrodrigues e Samuel Patinha gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 19, 2020 11:49 am

lista fora de sitio

https://ebird.org/checklist/S68067479
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Samuel Patinha Ter Abr 20, 2021 4:13 am

https://ebird.org/portugal/checklist/S85928093
devem ser rouxinóis pela hora

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 874
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 20, 2021 5:17 am

Samuel Patinha escreveu:https://ebird.org/portugal/checklist/S85928093
devem ser rouxinóis pela hora

Os cettias às vezes cantam de noite mas 8 a essa hora é muita fartura de facto...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por PNicolau Qui Abr 22, 2021 6:44 am

https://ebird.org/checklist/S60497114
Este registo de cegonhas-brancas, que é o único no concelho de Odivelas, é muito provavelmente um erro. O local diz A2 Highway, e a A2 não passa no concelho. Depois, o ponto nem sequer corresponde a uma zona de autoestrada. O observador refere rio Rondon, mas eu não faço ideia do que isso será. Em todo o caso, esta lista devia ser invalidada.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Bruno Morais Qua Jun 16, 2021 7:20 am

Esta lista regista 3 espécies nunca antes vistas no local (que é um local onde passo muito tempo...), e nenhuma delas com boa probabilidade de aparecer num jardim urbano. O observador parece estar no país de férias, pode não estar tão familiarizado com o que está a ver...

https://ebird.org/checklist/S89966614

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por João D. Esteves Dom Ago 08, 2021 6:09 am

Uma lista cheia de observações não impossíveis mas bastante improváveis, com destaque para os 3 Oen leu.
Só nesta lista são 11 espécies novas para este hotspot. Parece-me que deve ser revista já que passou tudo no filtro.

https://ebird.org/portugal/checklist/S92134682
João D. Esteves
João D. Esteves

Número de Mensagens : 283
Idade : 21
Local : Castelo Branco
Data de inscrição : 13/01/2019

https://ebird.org/profile/MTE4NzE2Ng/PT-05

Ir para o topo Ir para baixo

Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa - Página 14 Empty Re: Registos invulgares - Centro e Região de Lisboa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 15 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos