Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hotspots--propostas de mudança de nome

+20
HL
Lars Gonçalves
Miguel Berkemeier
Helder Vieira
Paulo Alves
aegypius
Carlos Pacheco
João Tomás
Flávio Oliveira
Tissot
Paulfer
pedrocardia
conspicillata
Pedro Lopes Moreira
David Travassos
scirpaceus
pedro121
Pedro Fernandes
PNicolau
Gonçalo Elias
24 participantes

Página 7 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Set 05, 2018 12:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:Assim, independentemente do entendimento que cada um faz sobre os limites do hotspot e do protocolo que cada qual acha que "deve" ser usado em cada um, a ausência de instruções específicas para cada hotspot faz com que tenhamos de aceitar que haja diferentes entendimentos acerca da forma de o utilizar. E acrescento que até me faz um bocado de espécie quando alguém vem dizer, como o Flávio referiu acima, que o hotspot X foi "mal utilizado", só porque considera que aquele protocolo não devia ser usado ali. O ebird prevê a utilização de diferentes protocolos e por isso eu sou da opinião de que devemos aceitar diferentes interpretações e utilizações de cada hotspot, mesmo que não seja a utilização que cada um de nós lhe dá normalmente ou "acha" que lhe devia ser dada. O ebird prevê isso, tal como prevê a possibilidade de fazer percursos de carro (sei que alguns membros deste forum acham que isso não faz sentido, eu também acho que há muita coisa no ebird que não faz sentido, mas não sou eu quem define as regras, há que aceitá-las).

Há aqui alguns equívocos. Eu não falei em protocolos, disse e mantenho que terás sido o único a entender que o ponto de Altura era para zonas mais vastas que o Tanque. Mas não disse que só devia lá ter listas estacionárias. Parece-me perfeitamente razoável ter listas de percurso, desde que pequenas e feitas junto ao tanque, obviamente.

Depois, na segunda parte do parágrafo que citei, estás a misturar alhos com bogalhos. Uma coisa são os protocolos disponíveis para inserir as listas. Coisa muito diferente, é uma utilização adequada dos hotspots. Ou será que consideras aceitável meter uma lista de 10km no Jardim da Estela só porque o sistema te permite fazer isso?!
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 05, 2018 12:55 pm

Flávio Oliveira escreveu:Há aqui alguns equívocos. Eu não falei em protocolos, disse e mantenho que terás sido o único a entender que o ponto de Altura era para zonas mais vastas que o Tanque. Mas não disse que só devia lá ter listas estacionárias. Parece-me perfeitamente razoável ter listas de percurso, desde que pequenas e feitas junto ao tanque, obviamente.

Para mim não é nada óbvio, além de que não sei o que entendes por "junto ao tanque".

Flávio Oliveira escreveu:Depois, na segunda parte do parágrafo que citei, estás a misturar alhos com bogalhos. Uma coisa são os protocolos disponíveis para inserir as listas. Coisa muito diferente, é uma utilização adequada dos hotspots. Ou será que consideras aceitável meter uma lista de 10km no Jardim da Estela só porque o sistema te permite fazer isso?!

Desde que utilizo a app, verifiquei que as distâncias que lá aparecem nas contagens de percurso são absurdamente elevadas, provavelmente por contabilizarem todos os avanços, recuos, esses e até percurso de regresso. Hoje em dia já nem me preocupo muito com essa questão das distâncias. Aceito o valor que a app sugere e tá a andar de mota Smile

Preocupam-me mais os casos das listas que estão inseridas no hotspot errado do que estas cenas de imprecisões nas distâncias.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Qua Set 05, 2018 2:22 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Há aqui alguns equívocos. Eu não falei em protocolos, disse e mantenho que terás sido o único a entender que o ponto de Altura era para zonas mais vastas que o Tanque. Mas não disse que só devia lá ter listas estacionárias. Parece-me perfeitamente razoável ter listas de percurso, desde que pequenas e feitas junto ao tanque, obviamente.

Para mim não é nada óbvio, além de que não sei o que entendes por "junto ao tanque".

.

Eu volto a dizer que neste caso eu estou muito dividido, porque acho que sendo o ponto Altura, é legitimo achar que é um ponto geral, apesar de estar em cima do tanque.

Ou seja, para mim o problema foi a criação de um ponto num local especifico como uma zona húmida, dando-lhe o nome da localidade mais próxima.

Isso não faz sentido e cria agora esta situação, mas não interessa como surgiu a questão, o importante é resolver a mesma.

E porque é que algo tem que ser mudado? porque sendo o tanque (raio de nome) um local especifico tem que ter um ponto com um nome especifico, ou dito de outra maneira um ponto geral não pode ser colocado num local especifico.

Eu acho que uma situação destas nunca tinha acontecido, e sinceramente não vejo uma solução simples, consensual, mas tem que ser resolvida agora, empurrar com a barriga é piorar o problema.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por HL Qua Set 05, 2018 3:04 pm

É legitimo assumir que todos fazemos a utilização dos hotspots da mesma forma? Parece-me que não.
Eu sem ter background nenhum, utilizaria o hotspot Altura, tanto para o tanque como outras listas feitas nas imediações.
Sem se saber quais são os limites de cada hotspot é difícil padronizar a sua utilização para todos os observadores.
O ideal era condicionar os observadores a fazer listas curtas espacial e temporalmente (max 3km max 1h) e criar hotspots em função de habitat - não me parece que venha a acontecer.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 05, 2018 3:18 pm

pedro121 escreveu:
E porque é que algo tem que ser mudado? porque sendo o tanque (raio de nome) um local especifico tem que ter um ponto com um nome especifico, ou dito de outra maneira um ponto geral não pode ser colocado num local especifico.

Eu acho que uma situação destas nunca tinha acontecido, e sinceramente não vejo uma solução simples, consensual, mas tem que ser resolvida agora, empurrar com a barriga é piorar o problema.

Mas qual problema? É que eu nem sequer acho que esta situação de Altura constitua um problema. Rolling Eyes

HL escreveu:É legitimo assumir que todos fazemos a utilização dos hotspots da mesma forma? Parece-me que não.
Eu sem ter background nenhum, utilizaria o hotspot Altura, tanto para o tanque como outras listas feitas nas imediações.
Sem se saber quais são os limites de cada hotspot é difícil padronizar a sua utilização para todos os observadores.

Concordo totalmente.

HL escreveu:O ideal era condicionar os observadores a fazer listas curtas espacial e temporalmente (max 3km max 1h) e criar hotspots em função de habitat - não me parece que venha a acontecer.

Aqui não concordo tanto, como já referi anteriormente no nosso país os habitats são tão fragmentados que na maioria dos hotspots encontramos dois ou três habitats em simultâneo, por vezes mais até. Mantenho a minha opinião de que a designação dos hotspots deve seguir a toponímia e não os habitats.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Lars Gonçalves Seg Set 10, 2018 5:54 am

Bom dia reparei hoje que mudaram o nome de um hotspot para Litoral de Armação de Pêra, mas nesse mesmo hotspot estão listas que foram claramente feitos na zona da ribeira de Alcantarilha ou se calhar nos Salgados, como caimões, flamingos, narcejas, etc. Não é possivel mudar essas listas para outro hotspot?

https://ebird.org/portugal/hotspot/L1102402
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 10, 2018 5:59 am

Há vários hotspots que são claramente 'erros de casting', ou seja, nunca deveriam ter sido criados como tal, porque vão dar origem a muitas listas mal colocadas. Esse é um deles.

No entanto verifica-se que uma vez criado o hotspot existe em geral enorme resistência à sua eliminação. E eu já não vou insistir mais neste assunto Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Seg Set 10, 2018 6:25 am

Gonçalo Elias escreveu:Há vários hotspots que são claramente 'erros de casting', ou seja, nunca deveriam ter sido criados como tal, porque vão dar origem a muitas listas mal colocadas. Esse é um deles.

Sim, alguns erros de casting sem duvida.

Gonçalo Elias escreveu:No entanto verifica-se que uma vez criado o hotspot existe em geral enorme resistência à sua eliminação. )

Resistência? qual resistência?? Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 10, 2018 6:31 am

pedro121 escreveu:Resistência? qual resistência?? Twisted Evil Twisted Evil

Never mind... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Lars Gonçalves Seg Set 10, 2018 6:46 am

Há um hotspot que acho que devia mudar de nome é Campos de Armação de Pêra.
https://ebird.org/hotspot/L1478462

O principal motivo é que o mesmo não está em Armação de Pêra, mas sim na freguesia da Pêra.
Também o mudaria de local para estar mais afastado do hotspot da ribeira de Alcantarilha.

Este hotspot no futuro não vai fazer muito sentido porque o local vai ser urbanizado e vai ter um campo de golfe.

Para novo nome proponha Morgado das Relvas, conforme aparece nos mapas.
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Seg Set 10, 2018 6:59 am

Lars Gonçalves escreveu:
Este hotspot no futuro não vai fazer muito sentido porque o local vai ser urbanizado e vai ter um campo de golfe.

Não tenhas tanta certeza, a quinta do Lago é um campo de golfe e no entanto... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Lars Gonçalves Seg Set 10, 2018 7:13 am

Lars Gonçalves escreveu:

Para novo nome proponha Morgado das Relvas, conforme aparece nos mapas.

Ou ainda por Campos de Pêra ou Campos da Praia Grande de Pêra para ser mais parecido ao actual.
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Set 10, 2018 3:16 pm

Lars Gonçalves escreveu:Há um hotspot que acho que devia mudar de nome é Campos de Armação de Pêra.
https://ebird.org/hotspot/L1478462

O principal motivo é que o mesmo não está em Armação de Pêra, mas sim na freguesia da Pêra.
Também o mudaria de local para estar mais afastado do hotspot da ribeira de Alcantarilha.

Este hotspot no futuro não vai fazer muito sentido porque o local vai ser urbanizado e vai ter um campo de golfe.

Para novo nome proponha Morgado das Relvas, conforme aparece nos mapas.

Já tinha detectado essa situação. Só ainda não tinha mudado o nome porque ainda não tinha uma alternativa.
Morgado das Relvas não me parece mal à partida. Isso aparece onde, carta militar?
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Lars Gonçalves Ter Set 11, 2018 6:04 am

Eu encontrei o nome no mapa existente na pág. 105 do Guia de observação de aves no Algarve.

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Img_2010
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Set 11, 2018 3:08 pm

Lars Gonçalves escreveu:Eu encontrei o nome no mapa existente na pág. 105 do Guia de observação de aves no Algarve.

Obrigado. É a informação da carta militar. Assim que possível tratarei deste caso.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 22, 2018 12:49 pm

Ainda a propósito do hotspot Altura, que já foi debatido mais acima nesta página e também na página anterior: um percurso pedestre hoje ao fim da tarde abrangendo praia, dunas, campos, caniçais e o famoso tanque rendeu 43 espécies. Isto evidencia que, com tanque ou sem tanque, o local "Altura" tem mérito suficiente para ser um hotspot e que o interesse da zona não se esgota no tanque.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 27, 2018 12:50 pm

Desde que há dias consegui ver 43 espécies numa volta de fim de tarde em Altura, meti na cabeça que um dia destes ia tentar fazer uma volta semelhante logo de manhã e que com isso haveria de conseguir fazer 50 espécies neste "hotspot-que-tem-muito-mais-do-que-só-o-tanque".

Hoje foi o dia. Estava algum vento mas nem isso impediu de levar avante a tentativa. E com excelentes resultados: 52 espécies, numa visita exclusivamente pedestre efectuada só na zona de Altura. Lista aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por HL Dom Jan 06, 2019 1:06 pm

Proponho a alteração do nome deste hotspot (https://ebird.org/portugal/hotspot/L7748231) para "Albufeira da Bolarina" designação do prédio rústico onde fica parte da albufeira.
A razão é existir uma albufeira a norte de Pias, cuja designação da EDIA que consta num sinal junto da estrada nacional é "Albufeira de Pias".
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Jan 06, 2019 2:33 pm

Obrigado Hugo.
Eu tentei perceber se a designação proposta estava correcta, mas como não consegui descobrir nenhuma pista aceitei o nome.
Será alterado já de seguida.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Ter Jan 15, 2019 8:40 am

Propostas para o Estuários do Minho e áreas limítrofes.

Forte da ìnsua e Praia do Camarido

Local Forte da Ínsua: Não faz muito sentido que este local esteja em plena praia do Camarido, aliás e, à semelhança do lado galego (vide mapa), a Praia do Camarido deve ter um local próprio, pela natureza do local e, pelo facto de ser um local de excelência para a observação de aves. Eu tenho dezenas de registos para este local desde 1989-1990. Se aceitarem posso propor um local para a Praia, mesmo em frente ao Monte de Santa Tegra na Galiza.

Margens do Coura

Também não me parece um local muito apropriado, isto é devia-se dividir a zona em sub-zonas, pois eu tenho imensos registos para as Veigas de Argela e Venade desde 1989, incluindo campanhas de anilhagem no Coura (Venade). Mais, parece-me que removeram alguns dos meus registos e colocaram nesta zona sem dizerem-me nada.

De qualquer maneira Margens do Coura parece-me um nome 'pouco adequado' independentemente de se criaram novas zonas ou não.

Serra d'Arga

A área geral deve estar no Planalto da Serra (posso propor um local) e deve ser criada uma nova zona na Capela de São João e noutras aldeias que tem mais registos, como nas Argas de Baixo e de Cima. Também aqui tenho bastantes registos.

Fico a aguardar a discussão destes temas.




Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 15, 2019 2:23 pm

Em relação ao Forte da Ínsua, concordo que não faz muito sentido um hotspot com esse nome, uma vez que as observações são em geral feitas a partir de terra e por isso o hotspot deve tomar o nome do sítio onde é feita a observação. Qual o melhor nome, será Camarido?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Luis Reino Qua Jan 16, 2019 11:01 am

Gonçalo Elias escreveu:Em relação ao Forte da Ínsua, concordo que não faz muito sentido um hotspot com esse nome, uma vez que as observações são em geral feitas a partir de terra e por isso o hotspot deve tomar o nome do sítio onde é feita a observação. Qual o melhor nome, será Camarido?

Gonçalo, Eu já lá estive - é certo que apenas uma vez, mas associar à Ínsua à zona florestal do Camarido é que não faz sentido algum. Tem poucos registos, mas algumas coisas podem ser vista da praia. Outra alternativa é colocar Praia do Camarido-Ínsua, pois há o canal que passa pelo Camarido/Camposancos e que forma o estuário no seu modo final.

Quem responde pelas outras propostas?

Abraço

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 16, 2019 1:21 pm

O que eu quero dizer é isto: se estiveres no Camarido e observares aves pousadas na Ínsua, deves registá-las no local onde estás, isto é, no Camarido. É esta a regra do ebird.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jan 16, 2019 2:40 pm

Luis Reino escreveu:
Forte da ìnsua e Praia do Camarido

Local Forte da Ínsua: Não faz muito sentido que este local esteja em plena praia do Camarido, aliás e, à semelhança do lado galego (vide mapa), a Praia do Camarido deve ter um local próprio, pela natureza do local e, pelo facto de ser um local de excelência para a observação de aves. Eu tenho dezenas de registos para este local desde 1989-1990. Se aceitarem posso propor um local para a Praia, mesmo em frente ao Monte de Santa Tegra na Galiza.

Por mim é pacífico mudar o nome para "Praia do Camarido" e mover o ponto um pouco para norte.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Jan 16, 2019 2:52 pm

Luis Reino escreveu:
Serra d'Arga

A área geral deve estar no Planalto da Serra (posso propor um local) e deve ser criada uma nova zona na Capela de São João e noutras aldeias que tem mais registos, como nas Argas de Baixo e de Cima. Também aqui tenho bastantes registos.

Não discordo da relocalização do ponto da área geral, tendo em conta que conheces bem a Serra uma sugestão para o mesmo é bem-vinda.
Quanto a novos hotspots é uma questão de os sugerires, serão tratados como os restantes.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 7 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos