Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acrocephalus scirpaceus

3 participantes

Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus Empty Acrocephalus scirpaceus

Mensagem por scirpaceus Seg Set 17, 2007 11:13 am

Por vezes esta espécie é observada e capturada em áreas florestais e agricolas durante o período de migração outonal e refiro em anos anteriores efectuei uma captura na Mata da Margaraça e tenho outra no meu quintal situado a norte de Coimbra, bem como uma ou outra observação.

Contudo, este ano o Acrocephalus scirpaceus - Rouxinol-dos-caniços foi observado e capturado em numeros anormais fora do tipo de habitat que habitualmente frequenta. No meu quintal, tive um dia que capturei mais indivíduos do que no dia seguinte em pleno caniçal do Paul do Taipal. O Frederico Lobo tambem me referiu a captura de alguns indivíduos em Tourem, no P.N.Peneda-Gerês.

Gostaria de saber se mais alguem se apercebeu desta situação?

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus Empty Re: Acrocephalus scirpaceus

Mensagem por Francisco Barros Sex Out 26, 2007 11:13 pm

Boas Paulo,

O mais perto daquilo que referes, foi a captura de 4 (?) (não tenho os dados aqui comigo...) individuos no Campo Militar de Sta. Margarida em zona de Montado (embora com um pequeno açude "nú" por perto) nos anos de 2004 e 2005, durante o mês de Junho.
Actualmente só estou a anilhar na Qta. do Arrife e os poucos indivíduos capturados, são-no sempre nas linhas correspondentes a um pequeno açude com tifa. Todas as outras linhas correspondentes a habitats florestais ou agrícolas, não obtiveram qualquer captura da espécie.

Respondendo à tua pergunta: Pelo menos por aqui, não me apercebi dessa situação.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus Empty Acrocephalus scirpaceus

Mensagem por Luís A Ferreira Qui Nov 01, 2007 6:31 pm

Paulo
Relativamente à questão, fotografei uma ave em duas observações que registei no meu quintal, sem que nas proximidades haja qq zona húmida.
No final da década de 90 observei um individuo da espécie numa zona de matos baixos no PNSAC, também numa área com qq afinidade com o habitat tipico.
Luís A Ferreira
Luís A Ferreira
Luís A Ferreira

Número de Mensagens : 10
Local : Extremadura e Ribatejo
Data de inscrição : 29/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus Empty Re: Acrocephalus scirpaceus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos