Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Software para registo de observações

+4
nunes
scirpaceus
Ventura
aegypius
8 participantes

Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Software para registo de observações

Mensagem por aegypius Seg Dez 28, 2009 4:59 am

Boas.

Tenho andado a pesquisar para ver se encontro algum software para guardar as minhas observações de campo. Algum programa onde armazene os registos. Já encontrei alguns mas nada que goste e principalmente nada em português.

Por acaso vocês conhecem algum programa porreiro?

Um Bom Ano Novo para todos.

aegypius

Número de Mensagens : 64
Idade : 52
Local : Évora
Data de inscrição : 16/09/2009

https://jorgesafara.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Ventura Seg Dez 28, 2009 7:12 am

Olá,

encontrar esse tipo de programas em pt é sempre complicado...

Que programas já encontraste?

Tiago
Ventura
Ventura

Número de Mensagens : 122
Idade : 38
Local : Olhão
Data de inscrição : 04/03/2009

http://aosabordamare.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por aegypius Seg Dez 28, 2009 12:58 pm

Olá,

Este foi o que mais me agradou:

Bird Journal.

Não é gratuito nem em português mas é aquela que mais me cativou.

aegypius

Número de Mensagens : 64
Idade : 52
Local : Évora
Data de inscrição : 16/09/2009

https://jorgesafara.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Ventura Qua Dez 30, 2009 5:41 am

Obrigado! Software para registo de observações Icon_smile

Pelo que tive a ver parece-me muito bom!

Ventura
Ventura
Ventura

Número de Mensagens : 122
Idade : 38
Local : Olhão
Data de inscrição : 04/03/2009

http://aosabordamare.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por scirpaceus Sex Jan 01, 2010 1:44 pm

http://www.filecluster.com/Home-Education/E-books-Literature/Download-Bird-Watcher-Professional.html

Não faço a minima ideia como funciona. Se alguem eencontrar algum interessante, que diga algo.

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por nunes Ter Jan 05, 2010 9:51 am

http://www.worldbirds.org/v3/portugal.php

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Paulo Paixão Qua Mar 07, 2012 3:53 pm

Este foi o único tópico que encontrei sobre registo de observações, mas se calhar não procurei bem. Desde há muito tempo que tento centralizar as minhas observações que têm sido recolhidas em vários países e simultaneamente torná-las acessíveis ao público, mas ainda não consegui um resultado satisfatório.

Quando surgiu o worldbirds pensei que tinha encontrado a solução, mas este sistema tem limitações. Permite fazer registos em determinados países mas os diferentes sistemas nacionais estão isolados uns dos outros. Além disso não existem sistemas em muitos países, ou existem mas estão praticamente inactivos. Esta fragmentação não permite que o utilizador tenha uma visão completa de todas as suas observações, nem obter life-lists de âmbito supra-nacional ou outras estatísticas completas. Mesmo assim comecei a utilizar o site português, o belga, o suiço, etc.

Não dava para continuar assim e um dia descobri o birdstack, um sistema de registo munidal que era compatível com a lista completa das aves do IOC, mas não permitia alimentar os sítios nacionais (excepto o eBird). Daí comecei a utilizar o birdstack como o meu software privado e, em paralelo continuei a introduzir dados de observações em Portugal e na Bélgica nos respectivos sites português e belga. Só que o birdstack encerrou no mês passado, pelo que eu tive que importar os meus dados e procurar outro alojamento.

Hoje em dia tenho os meus dados em três sites da plataforma holandesa que gere os sites observations.be para a Bélgica, waarneming.nl para a Holanda e observado.org para o resto do mundo, este último com a particularidade de estar sincronizado automaticamente e instantaneamente com o português biodiversity4all no que diz respecito a registos referentes ao território português. Por acaso até acho que o biodiversity4all é mais interessante do ponto de vista do utilizador que o PortugalAves e estou em crer que já apanhou - ou está prestes a apanhar - este último em número de observações. Desta forma, todos os meus registos são partilhados com toda a comunidade e acredito que sirvam para fortalecer a tal vertente de ciência do cidadão. No entanto, para mim não faz sentido haver dois ou mais sistemas em paralelo no mesmo país. Porque não uma fusão com vista a criar uma única fonte, porventura mais rica em dados, aproveitando as funcionalidades mais interessantes de cada uma?

Só é pena que continue por resolver a questão da centralização de todos os dados. Claro que em qualquer altura posso descarregar os dados das três fontes para uma única folha de cálculo e trabalhá-los, mas isso é pouco prático se comparado com as possibilidades oferecidas na plataforma holandesa com apenas 3 ou 4 cliques. Infelizmente a plataforma holandesa - por razões que desconheço - não permite adicionar e tratar em simultâneo os dados belgas+holandeses+resto do mundo, embora me pareça que tal não seria difícil de conceber.

Recentemente descobri o software naturerecorder, mas não experimentei porque faz falta uma versão recente de MS Access que não tenho.

Como podem ver, ando um bocado perdido neste tema.
E vocês?

Boas observações !
Paulo
Paulo Paixão
Paulo Paixão

Número de Mensagens : 39
Idade : 57
Local : Bruxelas
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Mar 07, 2012 5:32 pm

Paulo, achei bastante interessante a tua experiência com as diversas plataformas - e encontrei alguns pontos de contacto com a minha própria experiência.

A primeira plataforma que utilizei foi o eBird (http://ebird.org/content/ebird/). Na altura estava a viver nos Estados Unidos, a conluir uma pós-graduação em Cornell, donde a exposição a esta plataforma foi inevitável. Apreciando bastante o conceito de citizen science, foi com alegria que finalmente encontrei um destino a tantas listas acumuladas (a maioria Portuguesas, essas tiveram de esperar um pouco mais). Não foi preciso muito para ficar absolutamente convencido da utilidade e potencial do eBird, quer a nível científico, quer a nível do hobby. Acontece que na altura o eBird apenas servia as Américas (e a Nova Zelândia, creio).

Regressado a Portugal, deparo-me com um WorldBirds a dar os seus primeiros passos no território Luso. Ainda por cima apoiado pela SPEA - excelente, pensei! Deitei mãos à obra e introduzi lista após lista após lista. Acontece que por razões profissionais, passei uma temporada na Irlanda, onde, obviamente, também vi aves. E deu comigo com uma mão cheia de listas - que para serem úteis a alguém tinha de ser inseridas num sistema. Neste caso foi o BirdTrack (http://www.bto.org/volunteer-surveys/birdtrack). Mais tarde estive uma temporada na Alemanha - e a situação ameaçava repetir-se, se queria inserir os meus dados, teria de procurar mais uma plataforma.

Felizmente nesta altura já o eBird era uma base de dados mundial - e mais desenvolvida do que a versão que eu conhecera em Ithaca. Tinha agora uma plataforma única onde juntar todos os meus dados, sendo estes disponíveis a quem os quisesse utilizar. A isto acresceu um desencanto crescente com o WorldBirds - que considero pesado e algo obsoleto, mas cuja maior falha será a falta de revisão dos registo: basta procurar por algumas espécies como Bucanetes githagineus ou Ficedula parva para perceber isto. Quem tiver de pegar no WorldBirds (em Portugal, desconheço outros casos) terá uma missão particularmente espinhosa, após este ter estado anos e anos sem revisão.

Passei a utilizar o eBird a partir daí e cada vez gosto mais desta plataforma. Gosto particularmente do sistema de alertas de raridades e espécies em falta na nossa lista, também acho interessante o facto de se poderem anexar fotografias às listas e aprecio o sistema de filtros que permitem melhorar a qualidade dos dados disponíveis. E depois há os mapas, que - no contexto Americano, devido à enorme quantidade de listas - são soberbos.

Há ainda uma característica que aprecio, nesses mesmos mapas, que se pode tornar bastante útil. Imaginando a situação de que vou uns dias a Istambul, e, não tendo grandes hipóteses de sair da cidade nem do centro, gostava de ainda assim tentar ver Phalacrocorax pygmaeus e Puffinys yelkouan (e quem sabe Ichthyaetus ichthyaetus). Rapidamente consego perceber através dos mapas onde estas estas espécies têm sido avistadas - e mais importante, se foram detectadas no último mês! Fico também a saber a checklist de uma determinada província ou país com facilidade - bem como a fenologia das espécies presentes - dependendo, obviamente, da quantidade de observações inseridas no sistema.

Partilho do teu desejo de ver uma maior interligação entre os diferentes servidores - ou uma fusão dos mesmos. Vamos ver o que nos reserva o futuro - acho curioso que tanto WorldBirds como eBird tenham participações da BirdLife - no caso do primeiro, total, no segundo via um dos parceiros, a Audubon Society.

Sugeria que experimentassem o eBird - que (apesar das gralhas) tem versão Portuguesa. Nada como experimentar e concluir sobre o mesmo - eu fiquei rendido.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por conspicillata Qui Mar 08, 2012 3:23 am

Bom dia,

concordo convosco que uma plataforma que permitisse colocar registos de qualquer ponto do globo e já agora de forma intuitiva era o ideal. E se fosse possível fazer o upload de ficheiros (excel, acess, etc) melhor, isto porque existe muita informação nesse formato e que demorará uma eternidade a inserir novamente numa plataforma de registos.

Aproveito para deixar alguns links de software para registo de observações (ainda não experimentei nenhum):

http://www.appbrain.com/app/com.smartphone2b.birdatlas

http://bluebill.tidalwave.it/mobile/

e uma aplicação gps para tlm, que já vi a funcionar com bons resultados:

http://www.sports-tracker.com/

já agora se alguém souber de uma software para realização de pontos de escuta agradecia bastante Smile

abraços e boas observações
Carlos


conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por pedro121 Qui Mar 08, 2012 7:10 am

Paulo Paixão escreveu:
Hoje em dia tenho os meus dados em três sites da plataforma holandesa que gere os sites observations.be para a Bélgica, waarneming.nl para a Holanda Infelizmente a plataforma holandesa - por razões que desconheço - não permite adicionar e tratar em simultâneo os dados belgas+holandeses+resto do mundo, embora me pareça que tal não seria difícil de conceber.

Pessoalmente dos sistemas que experimentei até agora, a plataforma waarneming.nl é a melhor do ponto de vista da consulta de dados, é melhor que o Ebird, em termos de inserir dados já não sei...

Para mim o Worldbirds não serve, é demasiado complexo e não intuitivo, a inserção de dados é morosa, e a parte gráfica...

Eu tenho uma serie de problemas com o ebird, mas são pequenos problemas, com o worldbirds tenho grandes problemas, assim para já e enquanto as plataformas do tipo waarneming.nl não ficam mais...globais.. (sim eu sei que o observado.org é do mesmo tipo, mas não é bem a mesma coisa), fico-me pelo Ebird!!


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Paulo Paixão Qui Mar 08, 2012 11:19 am

Obrigado pelas sugestões.

Felizmente nesta altura já o eBird era uma base de dados mundial - e mais desenvolvida do que a versão que eu conhecera em Ithaca.
Não sabia, mas fui experimentar para ver como funciona. Tem um aspecto bastante diferente do observado/waarneming. Mas parece-me que os dois fazem mais ou menos o mesmo, mas de maneiras muito diferentes, ao nível da introdução de dados e da gestão das observações, produção de relatórios, etc. Em observado/waarneming posso incluir fotos (e sons), mas no eBird creio que não.

enquanto as plataformas do tipo waarneming.nl não ficam mais...globais..
Perguntei hoje ao waarneming.nl que solução têm para melhorar ao nível de life-lists mundiais e disseram-me que estão a planear um sistema completamente novo para solucionar esses problemas, mas que não podem dar datas concretas.

Aproveito para deixar alguns links de software para registo de observações
Obrigado, pelo que percebi trata-se de programas para telemóveis. Substituem o caderninho de notas e o mini gravador de som e dá para enviar tudo por via electrónica. Ainda não estou nesse passo tecnológico, mas se calhar tenho que pensar em evoluir.

já agora se alguém souber de uma software para realização de pontos de escuta agradecia bastante
Podes explicar melhor para que precisas de software para realizar pontos de escuta?
Paulo Paixão
Paulo Paixão

Número de Mensagens : 39
Idade : 57
Local : Bruxelas
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Pedro Fernandes Qui Mar 08, 2012 12:28 pm

Oi Paulo,

sobre as fotos e clips de sons: o eBird permite fotos - vê os seguintes exemplos:

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S4178818

http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S8902825

e o tópico referente ao tema:

http://ebird.org/content/ebird/news/embed-photos-in-your-checklists

já sons, creio que não, mas é uma ótima ideia.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por conspicillata Sex Mar 09, 2012 2:54 am

Olá Paulo,

sim são programas para telemóvel, nunca experimentei nenhum deles mas a ideia é usá-los para fazer registos e partilhar. Julgo que um tem até um género de guia de aves. Por enquanto continuo a preferir o velhinho caderno de campo. O programa que me parece mais útil, para quem tem tlm com GPS é o sporttracker uma vez que marca o percurso que fizemos. Algo que dá muito jeito em algumas situações, por exemplo nos trabalhos de campo do atlas das migradoras e invernantes.

Quanto ao software para pontos de escuta o ideal era uma forma de recolher a informação e ficar com ela logo colocada numa base de dados. Eu sei que posso fazê-los registando numa tabela de excel com um tablet ou similar. Mas não consigo evitar fazer os pontos de forma tradicional (nos círculos com os limites de distância). Tem a vantagem de ao fim de vários pontos num dia e em vários dias consecutivos (com o crescente cansaço) permite uma melhor visualização dos registos evitando (tanto quanto possível) duplas contagens.

Resumindo gostava de usar um tablet, "mesa" gráfica, com os meus círculos de amostragem e que os registos ficassem automaticamente numa base de dados. Assim até parece simples Smile

abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Paulo Paixão Sex Mar 09, 2012 5:47 am

conspicillata escreveu:
Quanto ao software para pontos de escuta o ideal era uma forma de recolher a informação e ficar com ela logo colocada numa base de dados. Eu sei que posso fazê-los registando numa tabela de excel com um tablet ou similar. Mas não consigo evitar fazer os pontos de forma tradicional (nos círculos com os limites de distância). Tem a vantagem de ao fim de vários pontos num dia e em vários dias consecutivos (com o crescente cansaço) permite uma melhor visualização dos registos evitando (tanto quanto possível) duplas contagens.

Resumindo gostava de usar um tablet, "mesa" gráfica, com os meus círculos de amostragem e que os registos ficassem automaticamente numa base de dados. Assim até parece simples Smile

Carlos, não sei se isto tem a ver com o que procuras:
http://vigienature.mnhn.fr/page/protocole
Paulo Paixão
Paulo Paixão

Número de Mensagens : 39
Idade : 57
Local : Bruxelas
Data de inscrição : 16/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por conspicillata Sáb Mar 10, 2012 7:04 am

Obrigado Paulo,

vou registar-me para ter acesso ao software, depois digo como correu.

abraço
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Software para registo de observações Empty Re: Software para registo de observações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos