Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

+5
lrodrigues
Gonçalo Elias
pedro121
PNicolau
Ricardo Melo
9 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

Mensagem por HL Qua Jun 28, 2023 8:08 am

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:@Gonçalo Elias: suponho que os 50 a 1000 individuos inclua individuos em passagem. Se não o é, a origem dos dados devia ser clara.

Os valores referem-se à população nidificante.

Estas a afirmar? Por dedução?
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 29, 2023 11:50 am

É a única interpretação que me parece plausível daquilo que está no LV, mas p.f. dá uma leitura e diz-me o que pensas

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Sax_ru11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

Mensagem por HL Qui Jun 29, 2023 2:56 pm

Não tenho acesso aos capítulos introdutórios do LVVP, talvez seja possível ter alguma certeza. A tua interpretação é plausível. Continuo a achar que as estimativas populacionais deviam ser explicadas.
O meu comentário anterior não foi claro. Suponho que tenha havido uma extrapolação das densidades conhecidas para outras areas de ocorrência da espécie, mas que cuja presença no período reprodutor possa ser de indivíduos em passagem (a subir).
HL
HL

Número de Mensagens : 1448
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jun 30, 2023 12:33 pm

HL escreveu:Não tenho acesso aos capítulos introdutórios do LVVP, talvez seja possível ter alguma certeza. A tua interpretação é plausível. Continuo a achar que as estimativas populacionais deviam ser explicadas.
O meu comentário anterior não foi claro. Suponho que tenha havido uma extrapolação das densidades conhecidas para outras areas de ocorrência da espécie, mas que cuja presença no período reprodutor possa ser de indivíduos em passagem (a subir).

Pois de facto não sei como chegaram àqueles valores, que me parecem muito exagerados. O atlas do PNPG, que é anterior, menciona uma população de escassas dezenas dentro do parque nacional. E nunca foi conhecida qualquer população relevante fora dessa área, por isso 1000 indivíduos parece-me irrealista.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos