Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coturnix coturnix

+2
Gonçalo Elias
Carlos Patrício
6 participantes

Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Coturnix coturnix

Mensagem por Carlos Patrício Qua Abr 14, 2010 4:28 pm

Coturnix coturnix 4521223381_135669e5dd

CODORNIZ
QUAIL
Coturnix Coturnix

Abrantes

Canon EOS 50D
Sigma 150-500mm APO DG OS
Tripé Manfrotto

02.04.2010
Carlos Patrício
Carlos Patrício

Número de Mensagens : 231
Idade : 31
Local : Amadora
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.flickr.com/photos/carlosp17

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 14, 2010 4:46 pm

Interessante! Esta é das clarinhas (já estava a começar a acreditar que só havia cá das outras avermelhadas).

Boa malha Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por trataruga Sex Abr 30, 2010 12:52 pm

Coturnix japonica


Abraço

Tiago
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 30, 2010 1:38 pm

Epá ó Tiago agora deixaste-me confuso. Podes elaborar?

1 abraço
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por trataruga Sáb maio 01, 2010 9:19 am

Este individuo é um exemplar de Codorniz japonica.
Primeiro estranhei a estrutura robusta da ave, e depois o padrão da plumagem na garganta que é diferente da Coturnix coturnix.

Abraço

Tiago
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Paulo Alves Sáb maio 01, 2010 10:30 am

Isso quer dizer que ave é proveniente de cativeiro? ... Na minha opinião é uma fêmea de Coturnix coturnix Coturnix coturnix Icon_scratch
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb maio 01, 2010 3:42 pm

Ontem, já depois de ter colocado o post anterior, falei com um amigo que percebe mais de exóticas que eu e que me disse que as Coturnix japonica têm sido introduzidas em Portugal, formando híbridos com as aves autóctones.

Alguém sabe mais sobre este assunto? E como se identificam esses híbridos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Carlos Patrício Sáb maio 01, 2010 5:08 pm

A mim também me parece uma fêmea de Coturnix coturnix...mas nunca se sabe Coturnix coturnix Icon_scratch Coturnix coturnix Icon_razz

Só se fugiu de alguma propriedade lá ao pé...ou então já resultou de cruzamento.
Carlos Patrício
Carlos Patrício

Número de Mensagens : 231
Idade : 31
Local : Amadora
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.flickr.com/photos/carlosp17

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Paulo Alves Dom maio 02, 2010 10:26 am

Análise de algumas características morfológicas em Codornizes (Europeia e Japónica) e identificação de algumas caracterísTicas diferenciadoras



[Análise Morfométrica em Coturnix coturnix (L., 1758) e Coturnix japonica (Temminck & Schlegel, 1849): Pesquisa de Caracterísicas Diagnosticantes]

Rafael, M.T., Fontoura, A.P. & Gonçalves, D.A. (1996). Revista Florestal IX(1). PP: 89-102. Instituto de Zoologia "Dr. Augusto Nobre", Faculdade de Ciências do Porto, Universidade do Porto, Praça Gomes Teixeira, 4000 Porto



Nos últimos anos, em Portugal e em alguns países da Europa, têm sido observadas introduções de codorniz japonesa (Coturnix japonica) na natureza e, eventualmente, de híbridos resultantes do cruzamento desta espécie com a codorniz (Coturnix coturnix), espécie que existe naturalmente em Portugal (autóctone).
A utilização de espécies exóticas em largadas e repovoamentos é apontada como uma das principais causas da redução de biodiversidade, podendo constituir uma ameaça para o património genético das espécies autóctones (nativas). No entanto, no caso da nossa codorniz, ainda se desconhecem quais os efeitos causados por estas introduções.
A utilização de codorniz japonesa e de hibridos desta com codorniz autóctone, deve-se ao facto de o maneio destas aves em cativeiro ser mais fácil do que o das codornizes autóctones puras.
Neste trabalho, os autores procuraram distinguir a codorniz autóctone da codorniz japonesa, tendo para tal investigado algumas características morfométricas como o peso, comprimento do tarso, diâmetro do tarso e comprimento da asa.
Como resultado, obtiveram uma série de equações matemáticas, que permitem diferenciar machos e fêmeas, onde o peso e o comprimento do tarso foram as características morfológicas que mais contribuiram para distinguir as duas espécies de codorniz. Desta forma, introduzindo na fórmula os valores da pesagem e das medições de uma determinada codorniz, obtém-se uma indicação quanto à espécie a que essa codorniz pertence. No entanto, como existe sobreposição de valores, nomeadamente no caso das fêmeas, os autores sugerem a pesquisa de outras características diagnosticantes mais precisas como os marcadores genéticos.
_____________________________________
Ou seja, no campo é praticamente impossível distinguir estas duas espécies.
O que me deixa duas dúvidas Tiago:
Primeiro estranhei a estrutura robusta da ave
Consegues chegar a essa conclusão sem termo de comparação?
e depois o padrão da plumagem na garganta que é diferente da Coturnix coturnix.
Coturnix coturnix Icon_scratch a mim parece-me igualzinho...
Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por trataruga Seg maio 03, 2010 2:37 pm

Viva,
Antes de mais desculpem a demora, mas não estive online nos últimos dias.

Não deverá ser raro dar de lentes com um bicho destes na Europa. Como o Paulo mostrou, e bem, a espécie tem sido utilizada em repovoamentos. E a dimensão da situação chegou a ser tal que numa região de França, em 1986, 75% das codornizes abatidas durante a caça eram codornizes-japonesas (Guyomarc’h, 1995 in Puigcerver et al, 2000).

Não consigo explicar a questão da estrutura, mas tenho alguma experiência com Coturnix coturnix no campo e, este bicho parece-me bem diferente.
A questão da plumagem deve-se a algumas penas que são diferentes entre as duas espécies.

Penso que esta parte de um artigo de Puigcerver et al, de 2007, deve ajudar a compreender:

The wild species (common quail and Japanese quail) are morphologically very similar. As reported in Guyomarc’h (2003) and in Barilani et al. (2005), there are some criteria which allow the differentiation of the two species: length of the folded wing with respect to the tarsus length, the shape of the feathers in the malar fields of the chin, the existence of a suspended moult in the common quail, crowing call structure of males and the temperament of sexually mature males. However, since 1910 (Yamashina, 1961) the original wild Japanese quail has undergone a domestication and selection process in Europe, Asia, North America and India (Deregnaucourt et al., 2005) for egg and meat production (Yamashina, 1961; Mills et al., 1997) which has led to a marked increase in size and weight.

Abraço

Tiago
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Paulo Alves Seg maio 03, 2010 5:05 pm

Boas,
mas não deveria haver um controlo das aves que são repovoadas? Coturnix coturnix Icon_scratch

Outro aspecto é o canto que sim, esse é bastante diferente.

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por pedro121 Ter maio 04, 2010 7:12 am

Paulo Alves escreveu:Boas,
mas não deveria haver um controlo das aves que são repovoadas?

Pois, também não percebo, como é possível libertar para efeitos cinegéticos uma espécie que pode hibridizar com uma espécie nativa?????????? Sem falar na competição pelo habitat e recursos alimentares…
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por barrento Ter maio 04, 2010 8:16 am

Pois, também não percebo, como é possível libertar para efeitos cinegéticos uma espécie que pode hibridizar com uma espécie nativa?????????? Sem falar na competição pelo habitat e recursos alimentares…

a questão é: quem as libertou? (se o foram de facto). Por aquilo que conheço e tenho visto, não me admirava que andassem por ai uns espertos a libertar seja o que for, desde que dê para dar uns tirinhos...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Carlos Patrício Ter maio 04, 2010 10:49 am

Realmente esta da codorniz Japonesa deixou-me a pensar...realmente eu achei esta ave menos furtiva que as outras mas nunca pensei que não fosse a coturnix coturnix Coturnix coturnix Icon_scratch Coturnix coturnix Icon_scratch

Outro aspecto é o canto que sim, esse é bastante diferente.
Pena ela não ter cantado, senão já se tinham tirado as dúvidas.

Penso que devido ao sítio onde a vi ela seja proveniente de uma largada para caça ou de pessoas que as larguem para treinar os cães de caça...ali na zona há muito das duas coisas.
Carlos Patrício
Carlos Patrício

Número de Mensagens : 231
Idade : 31
Local : Amadora
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.flickr.com/photos/carlosp17

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por trataruga Ter maio 04, 2010 3:59 pm

Boas,

Alguém sabe mais sobre este assunto? E como se identificam esses híbridos?

A identificação dos híbridos é difícil e penso que apenas se faz por análise molecular. Um dos efeito graves da hibridação neste caso, é a perda do hábito migratório por parte dos híbridos, uma vez que a codorniz japónica, em especial as linhagens de cativeiro, não apresenta um comportamento migratório como o da codorniz.
A quem estiver interessado posso enviar uma lista de artigos sobre o assunto.

Mas não deveria haver um controlo das aves que são repovoadas?

Lei n.º 173/99, de 21 de Setembro
LEI DA CAÇA
Artigo 9.º
Repovoamentos
1 - Para efeitos de actividade cinegética, só é permitido fazer repovoamentos com espécies cinegéticas.

2 - Nas acções de repovoamento deve ser garantido o bom estado sanitário dos exemplares utilizados, bem como a pureza genética das populações de onde são provenientes.

Pena ela não ter cantado, senão já se tinham tirado as dúvidas.

As fêmeas de codorniz não têm aquela vocalização típica de codorniz, e raramente são escutadas. O som que produzem é mais parecido com "um carrinho-de-mão mal oleado" (uma bela descrição esta...) lol!
Penso que dificilmente tiravamos as dúvidas por aí.

Abraço

Tiago
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coturnix coturnix Empty Re: Coturnix coturnix

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos