Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

3 participantes

Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por pcaseirito Sáb Ago 01, 2020 2:32 pm

Boa noite,

Comecei há pouco tempo com esta nova atividade de observação de aves e devo dizer que estou a gostar bastante. O que começou como uma forma de distrair os miúdos durante o confinamento acabou por "criar raízes" e tanto eu como os miúdos (especialmente o mais novo) estamos a gostar bastante. Nunca pensei me levantar às 06:00 sem ser obrigado e agora dou por mim a fazê-lo "regularmente"!!

Introdução feita, o essencial: não temos equipamento "dedicado" o que limita um pouco a identificação das aves.

Como também gosto de fotografar, parte do orçamento dísponível vai para uma lente e tripé (tamron 150-600 foi a que me despertou a atenção dentro do budget que ficou das férias canceladas...). Isto deixa cerca de 900€ para um telescópio e tripé.

Assumindo 200€ para um tripé, ficaria com cerca de 600€/700€ para o telescópio. Dentro deste orçamento vi algumas opções e lendo várias reviews o Celestron Regal M2 80ED (20-60 zoom) aparece muitas vezes referenciado como uma ótima escolha nestes preços.

Alguém tem feedback sobre este telescópio, ou alternativas nestes preços?

Muito obrigado,

Paulo


pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Re: Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por Helder Vieira Dom Ago 02, 2020 1:16 pm

Olá Paulo, bem vindo ao fórum.
Eu tenho um Celestron Regal 80 ED, com uma ocular zoom 20-60X, desde setembro de 2011. Estou satisfeito, pese embora há anos que ando a ganhar coragem para subir de patamar. O meu modelo creio que é o antecessor do Regal M2 80 ED (que saiu em 2014). Imagino que sejam telescópios muito semelhantes, com eventuais melhorias no modelo mais recente.
Voltando ao meu, tem na minha opinião uma boa relação qualidade/preço, mas tudo também depende do uso que lhe quiseres dar. No meu caso é companheiro em praticamente todas as saídas, e sempre útil em identificações onde a ampliação 10X dos binóculos não alcança. No entanto há que ter em conta que a definição de imagem, o sharpness, sofre uma degradação substancial a partir das 40X. Por vezes sinto falta de melhor na observação de aves marítimas mais distantes, ler uma anilha de uma gaivota que esteja mais longe no meio de um bando, varrer limícolas no extremo de um estuário, etc etc. Pode ser que esta limitação esteja de alguma forma corrigida no modelo novo.

De qualquer forma é importante que tenhas a noção que estamos a falar de um telescópio que se encontra num "terceiro patamar", em termos de qualidade.

Se fores da zona do grande porto (ou se vieres de visita Smile ) podemos combinar um dia para experimentares.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Re: Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por pcaseirito Dom Ago 02, 2020 6:01 pm

Boa noite!

Obrigado pelo feedback.

A minha ideia era ter algo que me permitisse expandir o raio de observação para além do que agora consiguimos com os binóculos e com a máquina fotográfica (lente 300mm). O que agora acontece muita vezes, especialmente com as limícolas, é que chego a casa e ao ampliar as fotos vejo que ficaram muitas coisas por identificar no local (e que não consigo identificar devido à falta de definição das fotos - aliada à falta de experiência).

Só usei um telescópio duas vezes em duas saídas "guiadas" e a diferença foi grande. Mas como eram um swarovski e um zeiss espero não ter ficado mal habituado!!

Mas não estou de todo preparado para dar 3,5 mil ou mesmo 1,5 mil euros por um telescópio!! Mas também não queria gastar 200€ e ficar com aquela sensação que "devia ter comprado algo melhor...", especialmente tendo orçamento para gastar um pouco mais.

Neste momento não me vejo muito investido na observação de marítimas ou algo assim muito mais exigente, seria mais para limícolas em sítios como a ria de Alvor, Lagoa dos Salgados e na Lezíria do Tejo.

Agradeço a disponibilidade para testar o telescópio mas vivo entre Lisboa e o Algarve! E visitas ao Norte não serão para breve! Talvez só para o ano...

Em Outubro vou a Sagres ao Festival e se ainda não me tiver decidido pode ser que dê para testar alguns lá (se o Covid permitir)!!

Mas tenho a sensação que não me vou aguentar até lá se vir algum a um bom preço!!

Paulo

pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Re: Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por Rogerio Sáb Ago 08, 2020 2:33 am

Este artigos talvez ajudem.

https://www.audubon.org/gear/scope-guide

https://birdwatchinghq.com/bestspottingscopes/
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Re: Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por pcaseirito Dom Ago 09, 2020 4:50 am

Bom dia!

Muito obrigado.

O site (em geral) da audubon é bastante interessante.

Eu relação ao scope, acabei por comprar o celestron. Encontrei um novo por menos de 700€ e pelo que consegui ver do historial de preços do último ano estava a um preço bem atrativo.

Naquele "terceiro patamar" como o Hélder referiu aparece sempre bem referenciado.

Agora é ir para o campo e observar aves!!

Mais uma vez obrigado pelo feedback.

Paulo

pcaseirito

Número de Mensagens : 127
Data de inscrição : 31/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas na escolha de telescópio (e acessórios) Empty Re: Dicas na escolha de telescópio (e acessórios)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos