Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

4 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Out 07, 2020 4:50 am

Ando a limpar espaço e tenho esta ave de Janeiro no cabo da Roca.
Nunca cheguei a conclusão em relação ao bicho, para além de ser uma collybita, até porque apenas tenho 4 fotos, basicamente todas iguais.
Como se anda a discutir felosas, gostava de tentar enquadrar esta.
Não espero que seja alguma sp mais rara mas a ave têm cores esquisitas, por isso venham dai opiniões.
A primeira foto é a original, a segunda é a mesma mas aumentei um pouco a exposição e puxei um pouco as cores para tentar perceber o padrão destas.
Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Dscn1911
Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Dscn1912

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 5:06 am

Que cores achas que são esquisitas?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Out 07, 2020 5:24 am

PNicolau escreveu:Que cores achas que são esquisitas?

O castanho mais carregado na parte superior. Daquilo que consigo ver a ave parece ter algum verde nas orlas das terciárias e secundárias, e em parte das coberturas. A zona auricular parece pálida assim como a lista superciliar, que não é nada de especial, sendo que os loros estão molhados.
A parte inferior é pálida embora não totalmente branca, e não sei se os tons no ventre são da ave ou da luz. As patas não consigo perceber se são castanho claro ou se é mais um efeito da luz.
Lá está, não sei se é apenas uma collybita numa plumagem a que eu não esteja tão habituado.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Out 07, 2020 6:10 am

Parece que as patas são mesmo castanhas, algo pálidas. Na zona da barriga/cloaca, também existem tons amarelados evidentes.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 6:24 am

Marcio Cachapela escreveu:
PNicolau escreveu:Que cores achas que são esquisitas?

O castanho mais carregado na parte superior. Daquilo que consigo ver a ave parece ter algum verde nas orlas das terciárias e secundárias, e em parte das coberturas. A zona auricular parece pálida assim como a lista superciliar, que não é nada de especial, sendo que os loros estão molhados.
A parte inferior é pálida embora não totalmente branca, e não sei se os tons no ventre são da ave ou da luz. As patas não consigo perceber se são castanho claro ou se é mais um efeito da luz.
Lá está, não sei se é apenas uma collybita numa plumagem a que eu não esteja tão habituado.
As collybita têm muita variação. Digamos que a tua ave tem uma outra característica associada aos taxa orientais, mas de resto é uma collybita normal. As patas mais claras acontecem, não pertencem a nenhum taxon específico. Vou explicar como se identificam collybita:
- ave sem tons amarelados/esverdeados no manto e cabeça e coberturas, coberturas auriculares cor de café, esverdeado apenas nas asas e rectrizes, branca por baixo -> bom candidato a tristis. Isto é, tenta gravar o chamamento ou recolher uma pena ou cocó. Se a ave tiver mesmo bom aspecto, pode ser que chegue boas fotos, isso vai depender de qual o comité de raridades que avalia o registo.
- uma ave com quaisquer outras características -> não vale a pena perder tempo. Se quiseres perder tempo, tenta gravar o chamamento, mas mesmo assim provavelmente não vais a lado nenhum.

Esta ave está na categoria dois.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Out 07, 2020 6:49 am

PNicolau escreveu:
Marcio Cachapela escreveu:
PNicolau escreveu:Que cores achas que são esquisitas?

O castanho mais carregado na parte superior. Daquilo que consigo ver a ave parece ter algum verde nas orlas das terciárias e secundárias, e em parte das coberturas. A zona auricular parece pálida assim como a lista superciliar, que não é nada de especial, sendo que os loros estão molhados.
A parte inferior é pálida embora não totalmente branca, e não sei se os tons no ventre são da ave ou da luz. As patas não consigo perceber se são castanho claro ou se é mais um efeito da luz.
Lá está, não sei se é apenas uma collybita numa plumagem a que eu não esteja tão habituado.
As collybita têm muita variação. Digamos que a tua ave tem uma outra característica associada aos taxa orientais, mas de resto é uma collybita normal. As patas mais claras acontecem, não pertencem a nenhum taxon específico. Vou explicar como se identificam collybita:
- ave sem tons amarelados/esverdeados no manto e cabeça e coberturas, coberturas auriculares cor de café, esverdeado apenas nas asas e rectrizes, branca por baixo -> bom candidato a tristis. Isto é, tenta gravar o chamamento ou recolher uma pena ou cocó. Se a ave tiver mesmo bom aspecto, pode ser que chegue boas fotos, isso vai depender de qual o comité de raridades que avalia o registo.
- uma ave com quaisquer outras características -> não vale a pena perder tempo. Se quiseres perder tempo, tenta gravar o chamamento, mas mesmo assim provavelmente não vais a lado nenhum.

Esta ave está na categoria dois.

Não sei se estará completamente na categoria 2 mas também não há muito por onde resolver a questão, por isso...
Parece-me uma daquelas manhosas a que se referem nos artigos que partilhas-te mas também não deu para mais.
Como referi esta ave foi vista no Cabo da Roca cedinho, fui á procura da ferreirinha serrana enquanto os turistas não chegavam, quando vi esta ave tirei as fotos mas depois perdi-a, ainda a procurei durante uns minutos mas quando chegaram os autocarros de chineses percebi que já não ia haver descanso e fui embora.
Obrigado pela opinião.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 6:53 am

A tua Márcio é uma ave intermédia, logo não é uma tristis de fenótipo clássico logo eu não a meto na primeira categoria Smile
As fotos também não são grande coisa, relativamente baixa resolução e pouca luz. Basicamente não há nada a fazer.

Esta ave na realidade faz lembrar em alguns pontos esta minha: https://www.birdforum.net/showthread.php?t=298065

Mas sem chamamentos não foi possível fazer nada.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Out 07, 2020 7:07 am

PNicolau escreveu:A tua Márcio é uma ave intermédia, logo não é uma tristis de fenótipo clássico logo eu não a meto na primeira categoria Smile
As fotos também não são grande coisa, relativamente baixa resolução e pouca luz. Basicamente não há nada a fazer.

Esta ave na realidade faz lembrar em alguns pontos esta minha: https://www.birdforum.net/showthread.php?t=298065

Mas sem chamamentos não foi possível fazer nada.

Sim, completamente de acordo com o que dizes. A ave dá que pensar, mas os dados são poucos e fracos para concluir seja o que for. Por isso a mantive tanto tempo na gaveta, porque já na altura percebi que seria difícil trabalhar este bicho apenas com estas fotos.
Mas como surgiu de novo interesse nestas aves resolvi trazer o bicho para ID, dado que após ter lido os artigos, já agora... bastante interessantes e que pessoalmente ensinaram-me mais umas coisinhas nestas espécies manhosas, lembrei-me desta ave e fui vê-la de novo.
Na altura ela não vocalizou, mas também a observação durou uns 2/3 segundos, por isso é irrelevante.
Para a próxima e sem chineses talvez dê para mais lol.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 07, 2020 7:11 am

PNicolau escreveu:
As collybita têm muita variação. Digamos que a tua ave tem uma outra característica associada aos taxa orientais, mas de resto é uma collybita normal. As patas mais claras acontecem, não pertencem a nenhum taxon específico. Vou explicar como se identificam collybita:
- ave sem tons amarelados/esverdeados no manto e cabeça e coberturas, coberturas auriculares cor de café, esverdeado apenas nas asas e rectrizes, branca por baixo -> bom candidato a tristis. Isto é, tenta gravar o chamamento ou recolher uma pena ou cocó. Se a ave tiver mesmo bom aspecto, pode ser que chegue boas fotos, isso vai depender de qual o comité de raridades que avalia o registo.
- uma ave com quaisquer outras características -> não vale a pena perder tempo. Se quiseres perder tempo, tenta gravar o chamamento, mas mesmo assim provavelmente não vais a lado nenhum.

Esta ave está na categoria dois.

Corrige-me p.f. se estiver enganado mas as abietinus estão algures pelo meio, não?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 7:13 am

Gonçalo Elias escreveu:Corrige-me p.f. se estiver enganado mas as abietinus estão algures pelo meio, não?
Elas são um grande pincel, e que eu saiba não há características diagnósticas a não ser DNA. Portanto é do tipo... Pois pode ser, mas também pode não ser. Pode ser que no futuro apareçam mais estudos.

EDIT: claro que na perspectiva de um anilhador, porde ser interessante recolher penas das aves intermédias. Mas o meu comentário foi na perspectiva de um observador.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 07, 2020 7:16 am

Supostamente na Noruega é tudo abietinus, pelo menos a norte. Notas alguma diferença nas vocalizações?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 7:23 am

Gonçalo Elias escreveu:Supostamente na Noruega é tudo abietinus, pelo menos a norte. Notas alguma diferença nas vocalizações?
Às vezes oiço aves estranhas, com chamamentos menos frequentes e intermédios entre tristis e collybita, mas de resto parece-me normal. O canto parece-me ser igual, e a maior parte dos chamamentos são iguais também.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 07, 2020 7:30 am

Em PT já me aconteceu ouvir aves com chamamentos e cantos intermédios entre collybita e ibericus. Nunca percebi se são híbridos, imitações ou apenas algum tipo de variação normal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Out 07, 2020 7:35 am

PNicolau escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Supostamente na Noruega é tudo abietinus, pelo menos a norte. Notas alguma diferença nas vocalizações?
Às vezes oiço aves estranhas, com chamamentos menos frequentes e intermédios entre tristis e collybita, mas de resto parece-me normal. O canto parece-me ser igual, e a maior parte dos chamamentos são iguais também.

Supostamente estas aves tristis/abietinus etc, serão mais caladas na zona de invernada não é? Será sempre difícil conseguir dar com uma se existirem, quanto mais gravar call´s.
É mesmo um pincel conseguir fazer uma ID segura nestas aves em Portugal.

A ave que colocaste no Birdforum têm um aspecto muito fixe mesmo, e aquela face clarinha, foi uma das coisas que chamou a atenção na minha ave.

Existe algum local aqui no fórum onde se partilhe estes artigos? Seria interessante ir fazendo um compilação destes dados neste tipo de espécies que poderão por cá aparecer para o pessoal ir aprendendo a diferenciar.


Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 07, 2020 7:42 am

Marcio Cachapela escreveu:Supostamente estas aves tristis/abietinus etc, serão mais caladas na zona de invernada não é? Será sempre difícil conseguir dar com uma se existirem, quanto mais gravar call´s.

As collybita invernantes começam a cantar a partir de Janeiro e principalmente em Fevereiro e início de Março (o aumento do comprimento dos dias estimula o canto). Essa é talvez a melhor altura para conseguir registar vocalizações interessantes.

Marcio Cachapela escreveu:Existe algum local aqui no fórum onde se partilhe estes artigos? Seria interessante ir fazendo um compilação destes dados neste tipo de espécies que poderão por cá aparecer para o pessoal ir aprendendo a diferenciar.

Podes sempre abrir um tópico novo sobre essa espécie. Estas discussões nos pedidos de ID perdem-se com muita facilidade, quando o debate evolui para aspectos mais gerais de ID é preferível ficar em tópico próprio, porque se fica aqui dentro de pouco tempo nunca mais o encontras.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por PNicolau Qua Out 07, 2020 7:49 am

Gonçalo Elias escreveu:Em PT já me aconteceu ouvir aves com chamamentos e cantos intermédios entre collybita e ibericus. Nunca percebi se são híbridos, imitações ou apenas algum tipo de variação normal.
Não te estás a referir aos "sweeoo"? Esses são tipicamente chamamentos de juvenis, e são collybita.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 07, 2020 7:52 am

PNicolau escreveu:Não te estás a referir aos "sweeoo"? Esses são tipicamente chamamentos de juvenis, e são collybita.

Não, não. Refiro-me a um chamamento que ouvi mais no início da época dos ninhos (em mais de uma ocasião), em que era um chamamento 'flat' que nem era ascendente tipo collybita nem descendente tipo ibericus. Era assim uma coisa intermédia mais ou menos tudo na mesma frequência. E também ouvi cantos 'mistos'.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020 Empty Re: Pedido de ID, Phylloscopus, cabo da roca 23/01/2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos