Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

+12
pedrocardia
patriciaeluis
Flávio Oliveira
Paulfer
PLeite
Ricardo Vieira
JDGS
pedro121
Gonçalo Elias
MMachado
CoelhoC
Helder Vieira
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 30, 2013 6:04 am

Esqueci-me de referir ainda que o facto de a lagoa ter mais ou menos água (por vezes é aberta a sua drenagem para o mar) também terá alguma importância.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedro121 Seg Set 30, 2013 7:08 am

Pergunta, pelo que percebo o acesso faz-se pelo lado sul, mas já alguem explorou o lado norte, especialmente os terrenos entre o aeroporto e a lagoa? aqueles terrenos á volta do heliporto parecem engraçados.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por patriciaeluis Seg Set 30, 2013 7:19 am

Helder Vieira escreveu:
- Zona algo isolada, por vezes usada para encontros de índole duvidosa... "motel" e talvez mais;
etc etc
Já por lá andamos há algum tempo atrás, bastente engraçado o local para aves...
mas de facto apareceram por lá umas personalidades com ar muito duvidoso...
andar com equipamento que costou um bocadinho a poupar para comprar, ficamos com um bocadinho de receio.

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 30, 2013 8:10 am

A área pertence ao concelho de Espinho ou ao de Ovar? Ou pertence a ambos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por patriciaeluis Seg Set 30, 2013 8:42 am

Gonçalo Elias escreveu:A área pertence ao concelho de Espinho ou ao de Ovar? Ou pertence a ambos?
Acho que pertence a ambos.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedrocardia Seg Set 30, 2013 11:58 am

Olá,

A Barrinha de Esmoriz de facto está repartida quase a meio pelos concelhos de Espinho e Ovar e, ao nível das CCR pela do Norte e pela do Centro.

O acesso mais fácil para a observação de aves faz-se pelo lado norte, através do caminho que começa no aeroclube de Espinho. Agora este caminho tem por todo o seu comprimento um passadiço sobre-elevado, o que permite torná-lo sempre transitável, independentemente do nível da água. Tem também o benefício acrescido de proporcionar uma visão melhor sobre o caniçal. Pelo lado Este e Sul também existem alguns acessos, mas não tão bons como pelo lado Norte (exigem quase sempre galochas).

Tendo em conta a minha experiência prévia com os censos que fiz na Barrinha e no Estuário do Douro acho que a Barrinha é claramente a área mais rica (nº de espécies que ocorrem num ciclo anual) de toda a área metropolitana do Porto. O estuário do Douro está mais próximo das pessoas, tem muito melhores acessibilidades, e tem um "público" fiel que escrutina quase cada ave que lá está, pelo que não me surpreende este número de aves raras/invulgares que por lá têm sido detectadas este ano. Se metade do esforço de prospecção fosse aplicado na Barrinha acho que muita gente ficaria surpreendida com o resultado :-). Adicionalmente, na Barrinha há o bónus da praia, que fica mesmo no fim do caminho que a bordeja pelo lado Norte. Nesta praia já vale a pena passar algum tempo a fazer observação de marinhas, uma actividade que para as bandas da foz do Douro é bem mais ingrata.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 30, 2013 12:44 pm

patriciaeluis escreveu:
mas de facto apareceram por lá umas personalidades com ar muito duvidoso...
andar com equipamento que costou um bocadinho a poupar para comprar, ficamos com um bocadinho de receio.
Exacto. Sempre que lá vou penso inevitavelmente nisso.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 30, 2013 1:37 pm

pedro121 escreveu: já alguem explorou o lado norte, especialmente os terrenos entre o aeroporto e a lagoa? aqueles terrenos á volta do heliporto parecem engraçados.
Foi nessa zona que observei o meu 1º Luscinia svecica (enquanto era devorado pelos mosquitos), já há uns anitos... mas são mais fáceis junto ao caniçal.

Há uns dias atrás, quando falava contigo sobre o potencial da barrinha para observar algumas Petinhas migratórias, Álveolas, etc, estava a pensar nessa área. No entanto, nas últimas vezes que lá fui, final do verão/inverno, não é fácil... terreno muito alagado ou erva muito alta. Além disso lembro-me em tempos (não sei se ainda existe), com os terrenos secos, de ver aí muita malta a jogar golfe (suponho que seja um campo clandestino!), além que a nascente do aeródromo existe uma área vedada utilizada para "práticas equestres".
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 30, 2013 2:09 pm

Helder Vieira escreveu:
patriciaeluis escreveu:
mas de facto apareceram por lá umas personalidades com ar muito duvidoso...
andar com equipamento que costou um bocadinho a poupar para comprar, ficamos com um bocadinho de receio.
Exacto. Sempre que lá vou penso inevitavelmente nisso.
Isto faz-me lembrar o tempo em que fiz trabalhos de campo para o atlas nacional (1999 e 2000), a certa altura tive de fazer umas tétradas em sítios manhosos nos arrabaldes da capital... só de olhar para o mapa ficava com arrepios... "Bairro da Fraternidade"... "Bairro do Venceslau"... o problema é que a quadrícula em questão, que também tinha de ser visitada, era "pequena" (porque uma grande parte da área estava coberta pelas águas do Tejo) e por isso a escolha não era muita. Depois de estudar os acesso, lá consegui encontrar umas tétradas que me pareceram menos manhosas, mas lembro-me bem que nessas visitas, à cautela, levei sempre os binóculos velhos, "just in case"... afinal de contas, nesses sítios manhosos dificilmente iria encontrar raridades e se era para registar melros, pintassilgos e quejandos, os binóculos velhinhos serviam perfeitamente... para fazer tétradas no Parque Florestal de Monsanto fiz a mesma coisa...

Por acaso nunca tive maus encontros nessas visitas de atlas a locais duvidosos, ainda assim acho que se fosse hoje fazia o mesmo...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Set 30, 2013 2:45 pm

pedro121 escreveu:Pergunta, pelo que percebo o acesso faz-se pelo lado sul, mas já alguem explorou o lado norte, especialmente os terrenos entre o aeroporto e a lagoa? aqueles terrenos á volta do heliporto parecem engraçados.
Eu nunca tinha ido ao local, mas ao passar por esses terrenos que referes tive o mesmo pensamento que deves ter tido ao formular a pergunta... montes de zonas relvadas mesmo junto ao mar e ainda por cima com uma lagoa ao pé. Além disso, ainda tem o campo de golfe propriamente dito, que é atravessado pela estrada e pelo que percebi em certas zonas tem boa visibilidade. Quantos Grasspipers já ali andaram?!
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Miguelito Seg Set 30, 2013 4:16 pm



A praia de Paramos/Barrinha de Esmoriz, foi a praia da minha meninice...ainda no tempo da outra senhora.
E é fuma pena que este local esteja a ser destruído.
Apenas a Associação "Campoaberto", fez algum barulho sobre o tal campo de golfe...que é ilegal.
Aliás, na Barrinha de Esmoriz, tudo deve ser ilegal, o aeródromo, o centro hípico, as urbanizações circundantes, o bairro de S,Pedro, a Etar construida nas dunas...valha-nos a servidão militar.

Miguelito

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 20/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Paulfer Dom Nov 03, 2013 5:14 pm

Para este local não se ''afundar'', foi vista novamente a Plectrophenax nivalis

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 R7bk
Esmoriz, 03/11/2013
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por nunes Qui Jan 30, 2014 11:52 am

30/01/2014

Barrinha:
Águia-sapeira (Circus aeruginosus): 4
Frango-d’água (Rallus aquaticus): 2-3
Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus): 1-2
Pica-pau-malhado (Dendrocopos major): 1
Andorinha-das-rochas (Hirundo rupestris): 5-8
Lista completa

Ao largo:
Negrola (Melanitta nigra): 90-110
Lista completa

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por nunes Dom Mar 09, 2014 7:44 am

09/03/2014

Barrinha:
Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus): 1
Pilrito-de-barriga-preta (Calidris alpina): 14
Pilrito-das-praias (Calidris alba): 48
Rola-do-mar (Arenaria interpres): 26
Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus): 1-2
Lista completa

Ao largo:
Negrola (Melanitta nigra):170-190
Lista completa

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por nunes Dom Abr 06, 2014 10:26 am

06/04/2014

Barrinha:
Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus): 7
Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus): 1
Rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus): 1-2
Cigarrinha-ruiva (Locustella luscinioides): 1
Milhafre-preto (Milvus migrans): 2
Frisada (Anas strepera): 6-7
Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans): 1
Lista completa

Ao largo:
Já restam poucas Negrolas (Melanitta nigra):10-15
Garajau (Sterna sandvicensis): 50-70
Lista completa

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por nunes Ter Out 28, 2014 6:33 am

26/10/2014

Barrinha:
Pato-colhereiro (Anas clypeata): 6
Arrábio (Anas acuta): 3
Lista completa

Ao largo:
Negrolas (Melanitta nigra):390 - 410
Ganso-patola (Morus bassanus): 1
Lista completa

nunes

Número de Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por David Rodrigues Sex Ago 18, 2017 2:08 pm

Para quem quiser ver as aquáticas, o novo "miradouro" é acessível entrando no novo passadiço no fim da rua que aparece em https://www.google.pt/maps/place/Barrinha+de+Esmoriz/@40.9621164,-8.6465981,72m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0xd24780e256d7431:0xafb1ed5b2c2435fe!8m2!3d40.9654987!4d-8.6421841?hl=pt-PT&authuser=0
Pode ser útil a quem não conheça a zona, como eu, e poupe uns kms a andar a pé...

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por David Rodrigues Qui Nov 30, 2017 4:12 pm

As obras continuaram? Já acabaram?

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por David Rodrigues Sáb Dez 08, 2018 4:07 pm

Alguém reparou em patos mortos?
Soube que no Buçaquinho têm morrido patos desde meados de Agosto... Sad


David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2020 8:59 am

Ainda não percebi quem é que realmente usa o nome Lagoa de Paramos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Samuel Patinha Ter Out 06, 2020 9:06 am

Gonçalo Elias escreveu:Ainda não percebi quem é que realmente usa o nome Lagoa de Paramos
Pelo que percebi era o nome que davam do lado norte... ou seja, antes de fazerem os passadiços, era mais conhecido por lagoa de Paramos, porque começávamos em Paramos. Entretanto acho que alguém irá propor uma junção/mudança de hotspots para aquela zona Wink Parece que está em análise

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2020 9:09 am

Pois, mas de tudo o que já vi, tenho a sensação de que "Lagoa de Paramos" é um nome local, ao passo que "Barrinha de Esmoriz" é um nome nacional.

Aqui está o mapa militar que apanha a zona - não sei a data da edição mas pelo tipo de traço será década de 1980.

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Milita10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2020 9:10 am

E agora o mapa produzido pelo Instituto Geográfico e Cadastral em 1955.

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Igc_es10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Samuel Patinha Ter Out 06, 2020 9:41 am

engraçado, o braço da barrinha que desagua para sul atualmente não existe. Quanto ao nome, eu concordo com barrinha de Esmoriz... quanto aos locais, não sei. mas fiquei com ideia no outro dia que alguém de lá fazia a distinção e usava os dois

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Ter Out 06, 2020 12:38 pm

Samuel Patinha escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Ainda não percebi quem é que realmente usa o nome Lagoa de Paramos
Pelo que percebi era o nome que davam do lado norte... ou seja, antes de fazerem os passadiços, era mais conhecido por lagoa de Paramos, porque começávamos em Paramos. Entretanto acho que alguém irá propor uma junção/mudança de hotspots para aquela zona Wink Parece que está em análise

Olhe que não! Olhe que não! Nunca conheci alguém que denominasse o local como Lagoa de Paramos Smile
Já conheço aquela zona há mais de 40 anos, e observei lá aves pela 1ª vez há +- 20... sempre conheci como Barrinha de Esmoriz. No entanto acredito que haja um qualquer conflito concelhio quanto à denominação do local, até porque a fronteira dos concelhos passa precisamente pelo meio da lagoa. Como Paramos é uma freguesia do lado norte, de Espinho, é possível que tenha sido adoptada essa denominação pelos espinhenses Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos - Página 2 Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos