Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

+49
João Tomás
Luis Silva
Helder Vieira
Ricardo Melo
Paulfer
António Beira Alta
LuisMM
Tissot
Rui Figueiredo
nuno dosantos
PNicolau
patriciaeluis
tiago_sa
alcedo
Paulo Lemos
Flávio Oliveira
JDGS
José Frade
João Ferreira
RuiCaratao
Carlos Pacheco
Joost Valkenburg
Margarida Cunha
SaraCarvalho
VozdoBerço
Josés
Telmo Ribeiro
Pedro Correia
RicardoLima
Luís Venâncio
barrento
RuiC
João Pereira
daniel.sobral
pedro121
conspicillata
mfachada
Miguel Rolo
C. M. Elias
kasko
Paulo Alves
ribeiroa
Pedro Pereira
PedroSeixas
Simon Wates
Francisco Barros
scirpaceus
Bipbip
Gonçalo Elias
53 participantes

Página 18 de 28 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 23 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 14, 2013 4:43 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Outro exemplo: Oxyura jamaicensis, em Portugal está na categoria C, mas o que é que nos diz que as aves vistas em Portugal são provenientes de Espanha ou do UK e não uma fuga de uma colecção qualquer? Não sabemos, supõe-se que sejam oriundas do UK, mas também aqui é uma suposição.

Bem, Oxyura jamaicensis quanto a mim seria causa para um debate profundo, sinceramente eu riscava a espécie da categoria C5, e na melhor das hipóteses considerava como Dx...

Gonçalo escreveu:O Tarsiger estava anilhado com anilha da Suécia. Porque é que isso te suscita dúvidas?
Porque vem para Portugal caixas cheias de passarinhos congelados, apanhados no Norte de África mas também na China, por isso, as circunstancias em que a pata com a anilha foi obtida tem que ser muito bem esclarecidas, por exemplo se foi numa tasca algures no Algarve é para esquecer, sabe-se lá onde foram obtidas as aves?
Sim, é verdade Pedro, estes exemplos (e outros) evidenciam o grau de subjectividade associado a este tipo de categorização.

Faz-se o melhor que se pode e o corrige-se o que for necessário Smile 

Quanto à situação da Aquila pomarina:

Paulo Alves escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:As primeiras observações de A. pomarina em Sagres datam de pelo menos 2003. No entanto, que eu saiba (e corrige-me por favor se eu estiver errado), até hoje não apareceu nenhum registo fotograficamente documentado sobre o qual não haja quaisquer dúvidas quanto à identidade da ave.
Dois registos fotográficos que eu conheço:
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S12041352
http://www.flickr.com/photos/49456283@N07/8188419064/in/photolist-dtzN7q-dtzMH3-6DPLUo-6DPLMw-6DKB9z-6DKB2a/
Não sei se tens opinião sobre a identidade dessa(s) ave(s), mas a verdade é que tanto no Anuário 7 como no Anuário 8 não há qualquer registo dessa espécie, o que sugere que, e partindo do princípio que foi submetido (não fui confirmar), a identificação não gera consenso. Este é um daqueles casos em que prefiro esperar por uma opinião mais consistente acerca da identidade dessa ave (eu não consigo chegar a uma conclusão).

Paulo Alves escreveu:Existe (pelo menos) um caso de uma ave com emissor gps, logo a sua identidade dificilmente será contestada, digo eu Rolling Eyes 
Essa informação circulou? Não tenho memória disso, e por isso estou a perguntar onde é que a informação está disponível, no site só é incluída informação que foi publicada de alguma forma (mesmo que seja online). Se há detalhes públicos acerca disso, por favor diz-me.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 14, 2013 4:56 am

pedro121 escreveu:Sim, mas isso é á mesma uma decisão, ou seja na minha opinião o martinica é selvagem, mas é de facto baseado apenas em conjecturas, mas ao considerar que o martinica é selvagem na minha opinião eu estou a tomar uma decisão, ou seja decidi considera-lo selvagem.

Não sei se me estou a fazer entender, o ponto base é que quando um alguém avalia um registo de uma espécie tem que decidir sobre dois pontos, o 1º é se a identificação é correcta, o segundo é sobre a proveniência, mas nos dois casos tem que tomar uma decisão, ou não?

Pode ser apenas uma questão de português, mas acho que dizer que se decide sobre a proveniência é valido, ou não?
Sim, o que eu quero dizer é que essa decisão não é uma verdade científica. É uma decisão resultante de uma opinião ou de um conjunto de opiniões; são opiniões válidas e as melhores opiniões que se consegue com base nas evidências apresentadas, mas não é por causa da decisão que a afirmação se transforma numa verdade absoluta.

Se tu decidires que o céu é vermelho, não é por isso que ele deixa de ser azul.
Se um tribunal decidir que um indivíduo cometeu um crime, ele vai para a prisão, mesmo que não tenha cometido o crime.
Se tu decidires que uma ave é de origem selvagem, ela é listada como selvagem (mas essa decisão não constitui qualquer garantia de que ela seja selvagem, pode vir de cativeiro e tu não sabes).

Concordo contigo, é acima de tudo uma questão de português. Confesso que não gosto muito da formulação "decide sobre a proveniência", porque a proveniência (isto é, a verdadeira origem da ave) é um facto e não se tomam decisões sobre factos.
Prefiro dizer algo do género: "decide incluir na categoria A", porque é disso que se trata: de aferir a verosimilhança de um dado cenário (a provável origem selvagem), com base nas evidências existentes. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por pedro121 Qui Nov 14, 2013 5:32 am

Gonçalo Elias escreveu:Essa informação circulou? Não tenho memória disso, e por isso estou a perguntar onde é que a informação está disponível, no site só é incluída informação que foi publicada de alguma forma (mesmo que seja online). Se há detalhes públicos acerca disso, por favor diz-me.
Circular circulou, ou seja, ela aparece na tabela dos registos submetidos com a nota do transmissor.

http://www.spea.pt/fotos/editor2/reg_nao_publicados_v6_2012_11_30.pdf
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Nov 14, 2013 10:38 am

Pedro,

A discussão está interessante, mas infelizmente não vou ter agora tempo para me pronunciar sobre alguns dos aspectos.
Queria apenas comentar que relativamente ao Tarsiger, para mim não há réstia de dúvida que a ave era selvagem e foi capturada ali mesmo na serra algarvia. Sou capaz de apostar que nenhum daqueles cafés e tascas que vendem passarinhos fritos todas as semanas durante o período de migração usa aves congeladas vendidas no supermercado. No máximo admito que possa haver um ou outro que tenha lá uma embalagem já rançosa só para justificar vender passarinhos fritos, mas estou em crer que nem esse é o caso. Além disso tenho muitas dúvidas que as aves sejam vendidas de forma legal para consumo humano com anilhas.
Esse para mim é dos que menos dúvidas dá.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 04, 2014 7:15 am

As listas de espécies que integram as "fichas de local" foram todas rearranjadas, de modo a estarem de acordo com a sistemática actualmente adoptada pela AERC (Anseriformes e Galliformes à cabeça).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por pedro121 Ter Mar 04, 2014 9:43 am

Carlos Pacheco escreveu:
Queria apenas comentar que relativamente ao Tarsiger, para mim não há réstia de dúvida que a ave era selvagem e foi capturada ali mesmo na serra algarvia. Sou capaz de apostar que nenhum daqueles cafés e tascas que vendem passarinhos fritos todas as semanas durante o período de migração usa aves congeladas vendidas no supermercado. No máximo admito que possa haver um ou outro que tenha lá uma embalagem já rançosa só para justificar vender passarinhos fritos, .

Passou-me, mas aproveito agora para responder, Carlos, para mim também não há duvidas, desde que a ave não tenha aparecido num desses cafés, se apareceu de facto num desses cafés nesse caso a proveniência da ave tem que ser estabelecida primeiro. Os restaurantes de Peniche tem sempre sardinha em qualquer altura do ano...mesmo quando os barcos não podem ir ao mar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 07, 2014 10:42 am

O portal avesdeportugal.info conta com uma nova ficha de local com informações sobre observação de aves na Carrapateira (concelho de Aljezur).

Para ver a nova ficha, basta clicar aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 14, 2014 6:27 am

O portal avesdeportugal.info conta uma uma nova ficha de local, dedicada à Boca do Rio e ao Paul da Lontreira (Vila do Bispo).

A ficha pode ser consultada aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 20, 2014 11:44 am

O portal avesdeportugal.info conta com uma nova ficha de ave, referente à íbis-sagrada Threskiornis aethiopicus.

O número total de espécies apresentadas no portal é agora de 442.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 6:29 am

Estou a pensar criar novos mapas de apoio para as fichas de local do portal avesdeportugal.info

Concretamente, tenciono substituir os actuais mapas em jpg (pouco práticos e de utilidade limitada) por mapas interactivos (embebidos no site), em que o utilizador possa escolher o tipo de representação (ruas, satélite, etc.), fazer zoom e consultar a informação dos pontos de interesse sugeridos.

A título experimental, e para se perceber melhor o tipo de mapa pretendido, criei um novo mapa interactivo para o sítio "estuário do Arade". O novo mapa está disponível para visualização em http://mapas.avesdeportugal.info/estuarade.html

Nesta fase, tenho o maior interesse em obter os vossos comentários e sugestões quanto ao tipo de informação / detalhes que gostariam de ver num mapa destes.

Por favor utilizem este mesmo tópico para apresentar as vossas ideias.  Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por José Frade Seg Mar 24, 2014 6:40 am

Eu não consigo abrir o mapa.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 6:44 am

O que aparece? Podes colocar um print Screen sff?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por José Frade Seg Mar 24, 2014 6:56 am

Gonçalo Elias escreveu:O que aparece? Podes colocar um print Screen sff?
Aqui não consigo fazer, mas aparece-me a frase "Mapa dos locais de observação de aves no estuário do Arade" e depois tudo cinzento por baixo.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 6:57 am

Qual o browser que estás a usar?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por nuno dosantos Seg Mar 24, 2014 6:57 am

bom eu consigo ver normal e posso dizer que fica 5*
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720
Idade : 48
Local : Portimão
Data de inscrição : 04/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por José Frade Seg Mar 24, 2014 6:59 am

Gonçalo Elias escreveu:Qual o browser que estás a usar?
Chrome.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 6:59 am

Depois de umas breves pesquisas já cheguei à conclusão que há um problema com o código de embed gerado pelo Google Maps (que estou a tentar resolver).

Frade, por favor diz-me se consegues ver aqui: https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=zkFF8Ar4lweo.kErf4OX9o5HU
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 7:02 am

Entretanto creio que já resolvi o problema do código. Frade, peço-te o favor de tentares novamente com o link inicial e de me dizeres se já aparece normalmente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por José Frade Seg Mar 24, 2014 7:06 am

Gonçalo Elias escreveu:Entretanto creio que já resolvi o problema do código. Frade, peço-te o favor de tentares novamente com o link inicial e de me dizeres se já aparece normalmente.
No PC continua a não abrir mas no tablet abre bem.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 7:07 am

Pois há aqui uma incompatibilidade qualquer que ainda não desconrtinei totalmente.

No outro link alternativo que indiquei conseguiste abrir?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por José Frade Seg Mar 24, 2014 7:10 am

Gonçalo Elias escreveu:Pois há aqui uma incompatibilidade qualquer que ainda não desconrtinei totalmente.

No outro link alternativo que indiquei conseguiste abrir?
Sim, com o segundo link abre bem.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 24, 2014 7:16 am

Adicionei uma linha logo abaixo do título da página, de modo a permitir o redireccionamento para a página alternativa nos casos em que o mapa não apareça correctamente.

Espero que isto resolva todos os problemas de visualização.

Fico a aguardar as vossas sugestões  Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Mar 26, 2014 5:39 am

Já estão disponíveis mapas interactivos para todos os locais do Algarve. Se detectarem algum erro nalgum destes mapas, por favor digam.

Brevemente serão disponibilizados mapas interactivos para os outros locais do território.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Rui Figueiredo Qua Mar 26, 2014 6:29 am

No mapa do Cabo São Vicente a área do mapa não está do tamanho das restantes fichas.
O mapa não ocupa toda a área disponível. Isto no Chrome.
Com o Internet Explorer não consigo visualizar nenhum mapa.

Boas observações

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Mar 26, 2014 7:56 am

Olá Rui,

Obrigado pelo alerta sobre o mapa do Cabo de São Vicente (estava com as dimensões incorrectas, mas já está corrigido).

Quanto ao problema com o IE: clicando no link alternativo que é indicado, consegues ver os mapas correctamente?

Aproveito para salientar que estes novos mapas têm uma opção de visualização por camadas: é possível apagar ou repor cada uma das categorias de pontos (locais de observação, percursos, etc.), bastando para isso seleccionar a camada respectiva. Exemplificando para o mapa da lagoa dos Salgados (ver imagem abaixo): neste caso ambas as camadas estão seleccionadas, mas retirando o 'visto' de uma das caixas assinaladas com as setas vermelhas, os elementos respectivos desaparecem do mapa.

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 28s7lky
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves - Página 18 Empty Re: avesdeportugal.info - o portal dos observadores de aves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 18 de 28 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 23 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos