Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista das aves exóticas da Ria Formosa

3 participantes

Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Lista das aves exóticas da Ria Formosa

Mensagem por Ramos Sex Jan 18, 2008 5:28 am

Bom dia,
A primeira coisa que quero dizer, é que lamento, porque o meu portugeus é mau. Eu sou uma estudante espanhola no Universidade do Algarve. Espero que compreendam que eu digo

Estou fazendo uma pesquisa sobre espécies exóticas na Ria Formosa, tenho uma lista das aves exóticos em portugal, mas eu preciso de saber quais são as de Ria Formosa. Assim como eu precisam de saber qual porblems e os impactos que eles criam. Gostaria de saber onde posso encontrar essa informação.
Sei que existe um livro chamado ""Aves Exóticas que Nidificam em Portugal Continental" Rafael Matias (ed. 2002);", mas não sei onde eu possa comprá-lo.

Muito Obrigada,
Saludos.
Cortes Ramos

Ramos

Número de Mensagens : 3
Local : Faro, Algarve
Data de inscrição : 10/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Re: Lista das aves exóticas da Ria Formosa

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 18, 2008 5:50 am

Ramos escreveu:Sei que existe um livro chamado ""Aves Exóticas que Nidificam em Portugal Continental" Rafael Matias (ed. 2002);", mas não sei onde eu possa comprá-lo.

Olá e bem-vinda ao forum.

O livro que referes foi editado pelo ICN (Instituto de Conservação da Natureza) e esse é o único local onde o livro poderá estar à venda.

Sugiro que contactes a delegação do Parque Natural da Ria Formosa para ver se eles têm à venda ou se sabem se existe no ICNB, em Lisboa.

Saudações,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Re: Lista das aves exóticas da Ria Formosa

Mensagem por Ramos Ter Jan 22, 2008 11:05 am

Olá Gonçalo,

Muito obrigada! Estou a intentar falar com o Parque do Ria Formosa, mais si alguiem sabe do alguma species exótica na Ria gustaria do saber.

Obrigada!

Ramos

Número de Mensagens : 3
Local : Faro, Algarve
Data de inscrição : 10/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Aves exóticas na Ria Formosa

Mensagem por João T. Tavares Sex maio 09, 2008 8:42 am

Olá. Eu vivo no Algarve (Gambelas, Faro) e possuo o livro que procuras. Alguma da informação desse livro está igualmente disponível em :
http://www.triplov.com/matias/
Este site não se refere em circunstância alguma à Ria Formosa especificamente. Assim, o livro tem mapas e muita informação adicional que te pode ser útil.

Outras publicações importantes são os Anuários Ornitológicos da SPEA (http://www.spea.pt/index.php?op=anuario ;compram-se através da SPEA: http://www.spea.pt/index.php?op=publicacoes ) e o Noticiário Ornitológico (publicado inicialmente na Pardela, hoje em dia é uma newsletter digital que podes subscrever através do site da SPEA http://www.spea.pt/index.php?op=noticias#4 ).

Todas estas publicações estão disponíveis para consulta na sede da SPEA em Lisboa.

Da minha parte, como costumo observar aves na Ria Formosa disponibilizarei dados próprios (recolhidos de modo não sistemático e por isso muito incompletos).

Seguidamente mostra-se lista das aves exóticas registadas na Ria Formosa por Matias (2002) e algumas observações próprias:


Psittacula krameri - espécie registada no Algarve mas não na Ria Formosa por Matias (2002); observações pessoais (dados não publicados, 2008) e de Georg Schreier (comunicação pessoal, 2008) na zona de Gambelas (Faro) mas não dentro da ria Formosa.

Ploceus melanocephalus - vários indivíduos observados (dados não publicados) na Quinta do Lago (2007-2008), na Quinta do Ludo (casal, 2007) e nos Salgados do Fialho (1 fêmea, 2007). Possivelmente nidifica em vários na Ria Formosa. Presente no caniçal de Vilamoura (Matias, 2002; ...)

Estrilda astrild - espécie comum na Ria Formosa, estabelecida como reprodutora em Portugal há vários anos.

Myiopsitta monachus - 2 indivíduos da espécie e um ninho alojado na base de um ninho de Cegonha-branca, na Quinta do Ludo (dados não publicados, 5-12-2001)



Estas são as espécies que observei pessoalmente na Ria Formosa e zona adjacente. Não inclui registos de espécies em locais como o Caniçal de Vilamoura ou Castro marim. Deves ter em conta os estatutos dessas aves: algumas nidificam regularmente em Portugal, outras não. Deves consultar a bibliografia mencionada para te certificar que não existem outras espécies registadas ou registos de nidificação confirmada das espécies que mencionei como nidificantes possíveis. Em breve (?este mês??) sairá o Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Continental com informação relevante a este respeito.

Espero que tenham sido fornecidas informações úteis.
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Re: Lista das aves exóticas da Ria Formosa

Mensagem por Ramos Sex Jun 06, 2008 1:32 pm

João T. Tavares escreveu:Olá. Eu vivo no Algarve (Gambelas, Faro) e possuo o livro que procuras. Alguma da informação desse livro está igualmente disponível em :
http://www.triplov.com/matias/
Este site não se refere em circunstância alguma à Ria Formosa especificamente. Assim, o livro tem mapas e muita informação adicional que te pode ser útil.

Outras publicações importantes são os Anuários Ornitológicos da SPEA (http://www.spea.pt/index.php?op=anuario ;compram-se através da SPEA: http://www.spea.pt/index.php?op=publicacoes ) e o Noticiário Ornitológico (publicado inicialmente na Pardela, hoje em dia é uma newsletter digital que podes subscrever através do site da SPEA http://www.spea.pt/index.php?op=noticias#4 ).

Todas estas publicações estão disponíveis para consulta na sede da SPEA em Lisboa.

Da minha parte, como costumo observar aves na Ria Formosa disponibilizarei dados próprios (recolhidos de modo não sistemático e por isso muito incompletos).

Seguidamente mostra-se lista das aves exóticas registadas na Ria Formosa por Matias (2002) e algumas observações próprias:


Psittacula krameri - espécie registada no Algarve mas não na Ria Formosa por Matias (2002); observações pessoais (dados não publicados, 2008) e de Georg Schreier (comunicação pessoal, 2008) na zona de Gambelas (Faro) mas não dentro da ria Formosa.

Ploceus melanocephalus - vários indivíduos observados (dados não publicados) na Quinta do Lago (2007-2008), na Quinta do Ludo (casal, 2007) e nos Salgados do Fialho (1 fêmea, 2007). Possivelmente nidifica em vários na Ria Formosa. Presente no caniçal de Vilamoura (Matias, 2002; ...)

Estrilda astrild - espécie comum na Ria Formosa, estabelecida como reprodutora em Portugal há vários anos.

Myiopsitta monachus - 2 indivíduos da espécie e um ninho alojado na base de um ninho de Cegonha-branca, na Quinta do Ludo (dados não publicados, 5-12-2001)



Estas são as espécies que observei pessoalmente na Ria Formosa e zona adjacente. Não inclui registos de espécies em locais como o Caniçal de Vilamoura ou Castro marim. Deves ter em conta os estatutos dessas aves: algumas nidificam regularmente em Portugal, outras não. Deves consultar a bibliografia mencionada para te certificar que não existem outras espécies registadas ou registos de nidificação confirmada das espécies que mencionei como nidificantes possíveis. Em breve (?este mês??) sairá o Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Continental com informação relevante a este respeito.

Espero que tenham sido fornecidas informações úteis.



Oh! muito Obrigada!! E uma informaçao muito util para me!!
Disculpa que eu nao respondi mais estuve fora do europa por uns meises.
eu terminei o mue poryecto mais eu posso do utilizar la informaçao para a defensa do proyeccto.

Muito Obrigada!
e disculpa por o mue português.
Cortes Ramos

Ramos

Número de Mensagens : 3
Local : Faro, Algarve
Data de inscrição : 10/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lista das aves exóticas da Ria Formosa Empty Re: Lista das aves exóticas da Ria Formosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos