Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

+4
João Dias
Henk Feith
Gonçalo Elias
Francisco Barros
8 participantes

Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Francisco Barros Sáb Fev 02, 2008 2:57 pm

Boas,
Pode parecer estranho eu estar a relatar esta observação, sobretudo porque durante alguns anos (alguns mesmo consecutivos), observei esta espécie aqui na zona durante todo o inverno.
Contudo, de há 3 anos a esta parte, deixei de a observar. Alias, o ano passado a minha 1ª observação data do final de Fevereiro.
Mas de facto, mais uma vez, não detectei por estas bandas Poupas durante os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro... sobretudo quando já me vinha habituando a vê-las durante todo o ano...

Cá vai:
Espécie: Upupa epops
Local: S. Salvador
Freguesia: Cercal
Concelho: Cadaval
Data: 02.02.08
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 02, 2008 3:30 pm

Francisco Barros escreveu:Boas,
Pode parecer estranho eu estar a relatar esta observação, sobretudo porque durante alguns anos (alguns mesmo consecutivos), observei esta espécie aqui na zona durante todo o inverno.

Estamos a falar de quantos indivíduos?

1 abr
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Francisco Barros Sáb Fev 02, 2008 4:01 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Francisco Barros escreveu:Boas,
Pode parecer estranho eu estar a relatar esta observação, sobretudo porque durante alguns anos (alguns mesmo consecutivos), observei esta espécie aqui na zona durante todo o inverno.

Estamos a falar de quantos indivíduos?

1 abr
Gonçalo

Oi Gonçalo,
Estou a falar de 1 a 4 indivíduos, mas em locais separados.

Edit: Estou-me a referir ao que está a bold. A observação de ontem, foi apenas de 1 indivíduo.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Henk Feith Dom Fev 03, 2008 3:10 pm

Caro Francisco,

A poupa nao tem sido registo, por ser maioritariamente um aave residencial. O que nao quer dizer que nao possa haver migracoes locais, como parece ser no teu caso. E interessante acompanhar.

Um abraco,

Henk

(estou na Holanda, e os teclados ca nao tem tildes nem acentos clown )

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 03, 2008 3:16 pm

Henk Feith escreveu:A poupa nao tem sido registo, por ser maioritariamente um aave residencial.

Caro Henk,

Na verdade a poupa é parcialmente residente no sul do país, mas na metade norte é quase exclusivamente estival. Sei que na região de Guimarães chega na primeira metade de Março, não tenho dados sobre outros locais.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por João Dias Qua Fev 06, 2008 9:43 am

Oi eu também encontrei 2 no dia 2 de Fevereiro na barragem de Magos!


Secalhar ate passaram ca o inverno Surprised

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Francisco Barros Qua Fev 06, 2008 11:02 am

Gonçalo Elias escreveu:
Henk Feith escreveu:A poupa nao tem sido registo, por ser maioritariamente um aave residencial.

Caro Henk,

Na verdade a poupa é parcialmente residente no sul do país, mas na metade norte é quase exclusivamente estival. Sei que na região de Guimarães chega na primeira metade de Março, não tenho dados sobre outros locais.

1 abraço,
Gonçalo
Viva Gonçalo, Wink
Bom... esta zona, embora seja de transição, ainda está inserida na metade sul do país, mas de facto já vai no 3º ano que não observo Poupas durante o inverno (entenda-se: novembro, dezembro e janeiro) por aqui. E durante anos as observei, pelo menos desde o início de 90 (claro que havia um ou outro ano de falha, mas de um modo geral estavam presentes...). Ainda durante 2004/2005 andaram 2 indivíduos aqui junto à minha casa todo o inverno.

Fui hoje informado que têm sido observdas regularmente na zona de Pernes, Santarém. No entanto, na zona do Cartaxo (zona que percorro com alguma regularidade e que em anos anteriores as observava também com regularidade, e a sul de Santarém), nada de dada... (durante Novembro, Dezembro e Janeiro...)... no PNSAC, a mesma coisa... mas pode ser apenas coincidencia... ou eu andar distraido (o que é um bocado difícil para uma espécie tão "chamativa")... tongue
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Henk Feith Qui Fev 07, 2008 1:12 am

Caros,

É provável que a poupa tenha um comportamento errático nos meses de inverno nas regiões do Vale do Tejo e Oeste, sem padrões regulares. Sendo um insectívoro, a sua presença poderá estar relacionada com a oferta alimentar, e se calhar esta oferta mudou nas zonas onde deixou de as ver nos últimos anos.

Vejo as de forma irregular no inverno nas lezírias do Médio-Tejo, onde ando diariamente (nomeadamente entre Santarém e Constância).

Um grande abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Correia Seg Fev 11, 2008 4:33 pm

Olá a todos,

Sou novo aqui no forum e tenho acompanhado algumas "comunicações".

Gostaria apenas de acrescentar mais uma ocorrência de Upupa epops.

Tenho andado a fazer um censo de aves numa quinta pedagógica na zona de Alcobaça e registei um indivíduo desta espécie no dia 24 de Novembro passado.

Cumprimentos para todos,

Marco Correia
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Poupa

Mensagem por Pedro Correia Qua Fev 27, 2008 6:36 pm

Olá,
A proposito de poupas no norte, o primeiro indivíduo desta espécie que observei este ano em Viana do Castelo (freguesia de Mazarefes), foi a 26 de Fevereiro.

Saudações

Pedro Correia
Pedro Correia
Pedro Correia

Número de Mensagens : 100
Idade : 55
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por RicardoLima Qui Fev 28, 2008 1:49 am

Só por curiosidade, perto da minha casa (Malveira da Serra, Cascais), apesar das poupas serem bastante escassas há alguns anos atrás só as observava no Inverno. Sempre achei estranho, porque no guia dizia exactamente o contrário: que elas eram sobretudo estivais... Tudo faz mais sentido à luz do que o Henk disse!

RicardoLima

Número de Mensagens : 66
Idade : 41
Local : Lancaster / Cascais / Sao Tome
Data de inscrição : 29/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Poupa em Chaves

Mensagem por mfachada Sex Fev 29, 2008 2:32 am

Bom dia,

Sobre a bobela, tive a 1ª observação deste ano, no passado dia 26 de Fevereiro, em Outeiro Seco, Chaves.

Não tenho presente qual a observação mais prematura (terei de consuiltar os cadernos), mas em anos anteriores chegamos a vê-la em Outubro/Novembro, talvez juvenis tardiamente migradores.

Marco
mfachada
mfachada

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Local : Chaves
Data de inscrição : 02/07/2007

http://www.rotasdaterra.com

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Poupa em Chaves

Mensagem por mfachada Sex Fev 29, 2008 2:33 am

Bom dia,

Sobre a bobela, tive a 1ª observação deste ano, no passado dia 26 de Fevereiro, em Outeiro Seco, Chaves.

Não tenho presente qual a observação mais prematura (terei de consultar os cadernos), mas em anos anteriores chegamos a vê-la em Outubro/Novembro, talvez juvenis tardiamente migradores.

Marco
mfachada
mfachada

Número de Mensagens : 31
Idade : 51
Local : Chaves
Data de inscrição : 02/07/2007

http://www.rotasdaterra.com

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 29, 2008 4:47 am

mfachada escreveu:Não tenho presente qual a observação mais prematura (terei de consultar os cadernos), mas em anos anteriores chegamos a vê-la em Outubro/Novembro, talvez juvenis tardiamente migradores.

Marco, não percebi bem esta parte. Será que querias referir-te à observação mais tardia?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª observação de Poupa, em 2008,  por estas bandas... Empty Re: 1ª observação de Poupa, em 2008, por estas bandas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos