Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumento de Grifos e controlo de reprodução

+9
ACarvalho
jheitor
António Beira Alta
José Frade
Gonçalo Elias
Pedro Correia
pedro121
RuiCaratao
Paulo Alves
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Paulo Alves Seg Set 05, 2011 7:34 am

Ao ler a notícia de que o ICNB poderá vir a controlar a população de Grifos fiquei com curiosidade em saber como o fariam. Alguém sabe ou tem conhecimento de situações semelhantes?

Poderão ler a notícia completa em: https://aves.forumeiros.com/t5346-aumento-de-grifos-ameaca-outras-especies-protegidas

Abraço
Paulo Alves

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 05, 2011 7:59 am

Na noticia do correio da manhã, falavam em manipulação de ovos.....penso eu que muito semelhante ao da gaivotas nas berlengas.

Com tanta crise, e se privatizarem o ICNB....um dos potenciais compradores podia ser a Rentokil ou a Truly Nolen, já que cada vez mais partilham planos de ação Suspect

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por pedro121 Seg Set 05, 2011 8:01 am

Sinceramente não entendo

"O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) está a ponderar adotar medidas para controlar a reprodução de grifos em Portugal, que está a ameaçar outras aves protegidas devido à escassez de alimento."


Como é que o aumento da população de grifos e a escassez de alimento poem em causa outras aves?? As duas outras necrofogas são o abutre preto que tem prioridade no acesso as carcaças, e o abutre do Egipto que se alimenta depois, ou em alturas do dia em que os grandes não conseguem…

Por isso……….. ou a ideia é que devido á falta de carcaças os grifos estão a predarem alguma coisa? Cegonhas pretas???????????
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por pedro121 Seg Set 05, 2011 8:03 am

RuiCaratao escreveu:Na noticia do correio da manhã, falavam em manipulação de ovos.....penso eu que muito semelhante ao da gaivotas nas berlengas.

A diferença é que o local de nidificação das gaivotas é muito mais plano.... Smile Smile

Por falar em Berlengas e Gaivotas eu estive lá a semana passada e estavam muitos adultos mortos em toda a ilha, alguem sabe porque?

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 05, 2011 8:55 am

Pedro121 escreveu:A diferença é que o local de nidificação das gaivotas é muito mais plano.... Smile Smile

Eles devem pensar na logistica depois!!!!!! Wink

Pedro121 escreveu:Por falar em Berlengas e Gaivotas eu estive lá a semana passada e estavam muitos adultos mortos em toda a ilha, alguem sabe porque?

Não faço a mínima ideia Pedro. Com veneno têm tendência a ir morrer junto de uma fonte de água...se bem que nem todos os venenos actuam da mesma forma, ou talvez botulismo. Poderá ser morte natural, em dormitórios de centenas de individuos, é frequente encontrar aves mortas no dia seguinte.

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Pedro Correia Seg Set 05, 2011 1:05 pm

Também não entendo! Se o problema é a escassez de alimento não seria preferível fornecer alimento, não só aos grifos como aos outros carenciados!? A menos que seja uma medida imposta pela troika, mas mal interpretada! Acabar com os abutres deste país! Smile

Saudações,

Pedro Correia
Pedro Correia
Pedro Correia

Número de Mensagens : 100
Idade : 55
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 05, 2011 1:32 pm

Pois esta história também me parece mal explicada.

O abutre-preto não me parece que esteja ameaçado pelos grifos, pois estava extinto como nidificante e até tem estado em expansão em Espanha e a tentar restabelecer-se.

Quanto ao abutre do Egipto, está em regressão em todo o lado, não é só em Portugal; no nosso país praticamente desapareceu a sul do Tejo durante as décadas de 1980 e 1990 e não foi certamente por causa dos grifos porque não havia lá nenhuns.

Pedro Correia escreveu:A menos que seja uma medida imposta pela troika, mas mal interpretada! Acabar com os abutres deste país! Smile

lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por José Frade Seg Set 05, 2011 1:54 pm

E que tal em vez de mandarem a rezes para incinerar mandarem como alimento...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por António Beira Alta Seg Set 05, 2011 2:36 pm

José Frade escreveu:E que tal em vez de mandarem a rezes para incinerar mandarem como alimento...

Ora ai está uma solução , há muitos animais de grande porte que morrem ou têm que ser abatidos que podiam servir de alimento aos necrofagos .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 05, 2011 2:45 pm

António Beira Alta escreveu:
José Frade escreveu:E que tal em vez de mandarem a rezes para incinerar mandarem como alimento...

Ora ai está uma solução , há muitos animais de grande porte que morrem ou têm que ser abatidos que podiam servir de alimento aos necrofagos .

Pois, mas tenho ideia que há umas regras (da Direcção-geral de Veterinária?) que obrigam a recolher os cadáveres do gado morto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por jheitor Seg Set 05, 2011 2:46 pm

se a asae não deixa os retaurantes dar comida boa a quem dela precisam imagina deixar animais a cheirar mal diziam que trás doenças.....mas os antigos eram bem mais fortes e saudáveis

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por António Beira Alta Seg Set 05, 2011 2:56 pm

Sim Gonçalo , acho bem que sejam recolhidos e até controlados por um veterinário ao ponto de se apurar a possivel causa de morte , e caso não existam doenças susceptiveis de provocar contaminação nos necrofagos serem então encaminhados para locais remotos e devidamente protegidos nas áreas onde os necrofagos sejam comuns . Penso que em espanha é este o modo de actuar .
Estava-me agora a lembrar do Penedo Durão em que existe uma área vedada destinada á alimentação dos abutres , qual será a proveniencia das carcaças ?
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 05, 2011 3:01 pm

António Beira Alta escreveu:Estava-me agora a lembrar do Penedo Durão em que existe uma área vedada destinada á alimentação dos abutres , qual será a proveniencia das carcaças ?

Dantes acho que era o NPEPVS, actualmente não sei...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por ACarvalho Seg Set 05, 2011 3:28 pm


Li hoje essa notícia no DN.
Cheirou-me a esturro.


pedro121 escreveu:
RuiCaratao escreveu:Na noticia do correio da manhã, falavam em manipulação de ovos.....penso eu que muito semelhante ao da gaivotas nas berlengas.

A diferença é que o local de nidificação das gaivotas é muito mais plano.... Smile Smile

Por falar em Berlengas e Gaivotas eu estive lá a semana passada e estavam muitos adultos mortos em toda a ilha, alguem sabe porque?

Quando lá fui a 30 e 31 de Julho também vi imensas mortas e a morrer, famílias inteiras. Pintos, jovens e adultos.
Até para mim que estou habituado a estas coisas fez um pouco de impressão, pela quantidade de aves mortas VS quantidade de aves vivas.


António Beira Alta escreveu:Sim Gonçalo , acho bem que sejam recolhidos e até controlados por um veterinário ao ponto de se apurar a possivel causa de morte , e caso não existam doenças susceptiveis de provocar contaminação nos necrofagos serem então encaminhados para locais remotos e devidamente protegidos nas áreas onde os necrofagos sejam comuns . Penso que em espanha é este o modo de actuar .
Estava-me agora a lembrar do Penedo Durão em que existe uma área vedada destinada á alimentação dos abutres , qual será a proveniencia das carcaças ?
Os abutes são imunes às doenças naturais do gado.
Mas não são imunes a veneno para matar.



ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Henk Feith Seg Set 05, 2011 3:52 pm

Sobre os abutres, o que ouvi das experiências espanholas, que o problema não se prende com a alimentação dos grifos ou de outras espécies (concorrência por alimentos), mas sim com a concorrência pelos locais de nidificação. Sendo o grifo uma espécie que ocupa os locais de nidificação muito cedo na época (dezembro), outras espécies verão se privadas dos seus locais.

Por isso, se essa tese for verdade, a última coisa que se deve fazer é alimentar os grifos, que faz aumentar as suas populações logo a concorrência pelos locais de reprodução.

Mas há gente muito melhor informada sobre estas matérias. Carlos (Pacheco),se estás a ouvir, que tal dar a tua visão das coisas???

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 05, 2011 4:00 pm

Henk Feith escreveu:Sobre os abutres, o que ouvi das experiências espanholas, que o problema não se prende com a alimentação dos grifos ou de outras espécies (concorrência por alimentos), mas sim com a concorrência pelos locais de nidificação. Sendo o grifo uma espécie que ocupa os locais de nidificação muito cedo na época (dezembro), outras espécies verão se privadas dos seus locais.

Bom, eu de facto não conheço a situação espanhola, mas não estou bem a ver que espécies é que são afectadas.

Os grifos são coloniais, todas as outras espécies rupícolas (águia-real + bonelli, peregrino, abutre do Egipto e cegonha-preta) não são coloniais, em geral não nidificam nos mesmos locais dos grifos - e as cegonhas pretas nidificam em locais muito mais baixos, perto da água.

Com os abutres-pretos a questão da concorrência por locais de nidificação nem se coloca, dado que esta espécie faz ninho em árvores e não em fragas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 05, 2011 4:10 pm

Cheira-me que a espécie afectada, é mesmo a humana: Homo criadourus ovinae .....+ outras politiquices

Gonçalo Elias escreveu:Bom, eu de facto não conheço a situação espanhola, mas não estou bem a ver que espécies é que são afectadas.

Mas conheces os numeros reprodutores, Gonçalo!!! Impedir a nossa pequena população de se reproduzir era o mesmo que estar quieto...eles não voam centenas de kilometros, nem nada!!!! Idea

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 05, 2011 4:20 pm

Rui, não percebi muito bem a tua ideia...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 05, 2011 5:22 pm


Ah ok.....queria dizer que nem sabemos ao certo de quantas aves espanholas sobrevoam o nosso país e se alimentam em Portugal, mas decerto que são muitas, principalmente juvenis em dispersão, a população espanhola é enorme e é impossivel impedir o fluxo de aves em procura de comida e novos locais de nidificação....
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Paulo Alves Seg Set 05, 2011 5:51 pm

RuiCaratao escreveu:Cheira-me que a espécie afectada, é mesmo a humana: Homo criadourus ovinae .....+ outras politiquices

Acho que é mesmo esse o problema. Reparem na mesma notícia, mas da RTP: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Aumento-de-grifos-ameaca-outras-especies-protegidas-ICNB-propoe-controlo-da-natalidade.rtp&article=475574&layout=10&visual=3&tm=8

Referem o possível ataque de Grifos a gado vivo (crias indefesas).

Quanto à competição por locais de reprodução, um dos implicados é o Abutre do Egipto...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 05, 2011 6:56 pm

"ainda recentemente um grifo "aterrou" junto aos fieis de um santuário em Bragança, faminto e debilitado."

Gyps from hell Twisted Evil

"É possível que haja um ataque, se algum pastor tiver as crias sem proteção",

.....as crias do pastor???? Very Happy

Parece que sim, Paulo. Infelizmente neste País nada muda

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Set 06, 2011 2:01 am

Darei Henk, mas tenho que ter um grande bocado livre pois é um tema muito complexo. Assim de uma forma rápida (que depois explicarei com mais pormenor) parece-me uma medida algo descabida, excepto em situações muito pontuais. Se o objectivo for minimizar a competição pelo local de nidificação com outras espécies (e.g. águia de Bonelli ou cegonha-preta ou abutre-preto) e em situações muito pontuais, pode ter a sua utilidade, por exemplo retirando os ovos um pouco antes do início do período reprodutor da espécie que se pretende que nidifique naquele local concreto e com isto possibilitar que se possa fixar num determinado ninho ou escarpa.
Como medida de carácter geral, não faz qualquer sentido, pois além de ser extremamente difícil de executar em termos práticos e logísticos, não vai resolver absolutamente nada. A população portuguesa é mínima relativamente à que nidifica em Espanha (500 vs. cerca de 30 000 casais), por isso inviabilizar a totalidade da população que nidifica em Portugal tem o efeito de uma gota de água num copo cheio. Além disso, os grifos são aves com ciclos de vida longos e lentos, pelo que uma redução efectiva na produtividade (o que não seria o caso com uma actuação apenas em Portugal) apenas surtiria efeito na população a médio-longo prazo (15-20 ou mesmo 30 anos).
Penso que antes de mais será preciso identificar bem o problema e definir exactamente o que se pretende e depois perceber a dinâmica das populações de grifos na Península, que, de acordo com os poucos dados que ainda temos (resultado dos programas de marcação com anilhas coloridas e placas alares), são bastante complexas. Só então se deverão tomar medidas de gestão, que terão obrigatoriamente que ser mais abrangentes, quer em medidas concretas (gestão do alimento, gestão das populações) quer em abrangência territorial. Sem extensão do que se venha a fazer a Espanha, o efeito será sempre muito reduzido ou mesmo insignificante.
Assim que tiver oportunidade e tempo voltarei a este tema.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Ter Set 06, 2011 8:13 am

" o homem não é o único animal que pensa, mas é o único que pensa não ser animal" Pascal Picq

"recentemente um grifo "aterrou" junto aos fieis de um santuário em Bragança, faminto e debilitado" notícia RTP.
Quem melhor para ajudar!

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Set 06, 2011 8:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
Henk Feith escreveu:Sobre os abutres, o que ouvi das experiências espanholas, que o problema não se prende com a alimentação dos grifos ou de outras espécies (concorrência por alimentos), mas sim com a concorrência pelos locais de nidificação. Sendo o grifo uma espécie que ocupa os locais de nidificação muito cedo na época (dezembro), outras espécies verão se privadas dos seus locais.

Bom, eu de facto não conheço a situação espanhola, mas não estou bem a ver que espécies é que são afectadas.

Os grifos são coloniais, todas as outras espécies rupícolas (águia-real + bonelli, peregrino, abutre do Egipto e cegonha-preta) não são coloniais, em geral não nidificam nos mesmos locais dos grifos - e as cegonhas pretas nidificam em locais muito mais baixos, perto da água.

Com os abutres-pretos a questão da concorrência por locais de nidificação nem se coloca, dado que esta espécie faz ninho em árvores e não em fragas.

Ai isso é que nidificam (nos mesmos locais)! No Tejo Internacional já ocorreram e ocorrem regularmente nidificações de grifo nos ninhos de todas as outras rupícolas de grande porte (britango, cegonha-preta, águia de Bonelli e águia-real).
Em alguns casos claramente expulsaram os anteriores ocupantes, que, por começarem mais tarde a reprodução, se viram forçados a procurar locais alternativos. O problema torna-se sério quando os locais são poucos ou nenhuns.

No que respeita ao abutre-preto, desde há cerca de 10 anos que se conhecem casos de grifos a nidificar em ninhos de abutre-preto em árvores. Na colónia vizinha ao Tejo Internacional, que tem cerca de 40 casais de abutres-pretos, existem pelo menos 5 casais de grifos em ninhos daquela espécie. Até na pequena colónia que existe do lado português, os grifos dormiram no inverno passado num dos ninhos, embora não tenham nidificado. São uns oportunistas!
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 06, 2011 8:47 am

Carlos Pacheco escreveu:

Ai isso é que nidificam (nos mesmos locais)! No Tejo Internacional já ocorreram e ocorrem regularmente nidificações de grifo nos ninhos de todas as outras rupícolas de grande porte (britango, cegonha-preta, águia de Bonelli e águia-real).
Em alguns casos claramente expulsaram os anteriores ocupantes, que, por começarem mais tarde a reprodução, se viram forçados a procurar locais alternativos. O problema torna-se sério quando os locais são poucos ou nenhuns.

No que respeita ao abutre-preto, desde há cerca de 10 anos que se conhecem casos de grifos a nidificar em ninhos de abutre-preto em árvores. Na colónia vizinha ao Tejo Internacional, que tem cerca de 40 casais de abutres-pretos, existem pelo menos 5 casais de grifos em ninhos daquela espécie. Até na pequena colónia que existe do lado português, os grifos dormiram no inverno passado num dos ninhos, embora não tenham nidificado. São uns oportunistas!

Grandes novidades que me contas, Carlos! Não há dúvida que a situação mudou - e muito.

mas os ninhos de cegonha preta não são baixos, perto de água? os grifos também nidificam aí?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de Grifos e controlo de reprodução Empty Re: Aumento de Grifos e controlo de reprodução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos