Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dias 10 e 11 de Março OBSERVAÇÃO DE AVES É TEMA DE FORMAÇÃO

Ir para baixo

Dias 10 e 11 de Março OBSERVAÇÃO DE AVES É TEMA DE FORMAÇÃO Empty Dias 10 e 11 de Março OBSERVAÇÃO DE AVES É TEMA DE FORMAÇÃO

Mensagem por Carlos Vilhena Sex Mar 09, 2012 1:04 pm

Dias 10 e 11 de Março OBSERVAÇÃO DE AVES É TEMA DE FORMAÇÃO


Fonte: www.auniao.com
Data: 07 de Março de 2012

O Fórum na Praia denominado ao tema “O Valor dos Nossos Recursos Naturais: Agora e no Futuro”, arranca amanhã, dia 8, e prolonga-se até 11 próximo, na Academia de Juventude da Praia da Vitória, numa iniciativa do departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Para já, destaque para a formação inicial de Observação de Aves orientada pelos investigadores científicos Carlos Pereira e Verónica Neves.


Conhecer e identificar aves dos Açores e os observadores que visitam o arquipélago é tema de uma formação integrada no programa do Fórum na Praia “O Valor dos Nossos Recursos Naturais: Agora e no Futuro”, que arranca amanhã, dia 8, e prolonga-se até 11 próximo na Academia de Juventude da Praia da Vitória.

Esta formação, agendada para os dias 10 e 11 de Março, pretende também iniciar uma reflexão sobre o potencial turístico da actividade de observação de aves.

São formadores Carlos Pereira e Verónica Neves do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP-UAç), sendo que os trabalho terão início às 10h00 com abordagem às temáticas “As aves Terrestres – teoria”, seguindo-se a partir das 14h00 a “Integração no grupo de identificação das Aves” e, mais tarde, pelas 18h00, a “Integração do debate sobre a plataforma de simulação em gestão integrada onde será apresentado o perfil do observador de aves que visita a Terceira, tal como, as preferências por eles declaradas.

No dia 11, a matéria a analisar será “Conversas sobre Gestão Integrada na Baía da Praia da Vitória. Um conjunto de comunicações sobre o potencial dos recursos naturais a nível socioeconómico”, às 10h00, e, à tarde, pelas 14h00, a “Integração no Grupo de identificação das Aves Marinhas” e, três horas depois, “As Aves Marinhas – teoria”.

Ao todo são 19 horas de duração de um curso gratuito cujas inscrições podem ser efectuadas junto de Ana Carvalho da Associação Regional de Turismo dos Açores (ART).


ACTIVIDADES DA GÊ-QUESTA



Entretanto, a Gê-Questa – Associação de Defesa do Ambiente já tem disponível o seu Plano de Actividades 2012.

Pretende desenvolver novos projectos de acordo com as necessidades ambientais actuais bem como dar continuidade a projectos já existentes que, pelo seu impacto sócio-ambiental, devem ser parte integrante das temáticas abordadas.

Também se pretende acolher estagiários no âmbito do Programa Eurodisseia, Programa Estagiar L e da Bolsa Becasfaro, sendo que, adianta, estará aberta a todo e qualquer outro programa de inserção de profissionais qualificados e aptos às suas causas.

O objectivo, explica o grupo responsável, é com os referidos profissionais e com a recente reestruturação da sede da associação, dar oportunidade de turistas, sócios ou mesmo visitantes locais usufruírem de um espaço acolhedor onde podem ser informados sobre as causas ambientais, sensibilizando-os para as problemáticas actuais, sobretudo nos Açores.

A ideia, reforçam, é integrá-los em grupos de discussão para que todos juntos possam partilhar opiniões, conhecimentos e vivências em prol da sustentabilidade de que todos nós dependemos.

Assim, as temáticas-chave das actividades a desenvolver passam por Agricultura Biológica, Horta Comunitária, evento “Pézinho de Salsa”, criação de um Vermicompostor expositivo, jantares Vegetarianos, educação Ambiental, jardim de Espécies Endémicas, Campo de Férias Ambiental, conjunto de palestras de diferentes temáticas ambientais: Zonas Húmidas: Á descoberta do “Azul água no solo negro das Ilhas”; Aves: O mundo desconhecido das Aves; Reconversão da Lagoa do Negro em Parque Natural; Raias, Tubarões e Quimera; Resíduos: O que fazer; Educação Ambiental; Flora vascular dos Açores; Briófitos dos Açores; Artrópodes dos Açores; Natural vs Artificial: A nossa Natureza; e Whale Watching.

Fazem ainda parte os projectos sobre a V Edição da Semana Do Mar; implementação da temática “Compostagem” nas escolas, III Edição de Voluntariado Ambiental; Projectos em desenvolvimento; dinamização do Espaço TIC; programa especial para adultos; edição do Jornal Coisas; edição de um boletim de notícias; melhoramento do Website e blog da associação; actividades em parceria com outras organizações; CoastWatch Europe; organização de eventos comemorativos.



http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=27274

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos