Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmara de Barrancos fecha Castelo de Noudar

Ir para baixo

Câmara de Barrancos fecha Castelo de Noudar Empty Câmara de Barrancos fecha Castelo de Noudar

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 17, 2012 1:27 pm

Câmara de Barrancos fecha Castelo de Noudar por risco de derrocada
17.08.2012 - 15:52 Por PÚBLICO, Lusa

A Câmara de Barrancos decidiu encerrar temporariamente o Castelo de Noudar, situado numa herdade naquele concelho alentejano, devido ao perigo de derrocada de partes do monumento.

“Tomámos esta decisão depois de muito amadurecer o assunto, tendo em conta que as condições do castelo não são as melhores, neste momento”, explicou à Lusa António Tereno, presidente do município.

Num comunicado divulgado na página de Internet da câmara, lê-se que o encerramento ocorre devido ao “agravamento significativo das condições de conservação da estrutura militar”. Existe perigo de colapso de algumas partes do castelo, que apresenta já sinais de erosão e fissuras profundas em alguns locais.

O castelo está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e é um dos pontos de atracção turística do concelho. Contudo, e apesar de a câmara municipal ter recuperado a torre sudoeste “há dois ou três anos”, num investimento de cerca de 150 mil euros co-financiado por apoios comunitários, existem riscos para a segurança, devido à degradação.

Em 2010, o então secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, aprovou a concessão de um apoio no valor de 362 mil euros para a dinamização do projecto de valorização turística em Noudar, incluindo uma intervenção arqueológica no castelo. O PÚBLICO tentou contactar o autarca para perceber se aquele investimento de 150 mil euros corresponde ao apoio anunciado pelo Governo, mas não foi possível.

A partir de segunda-feira, “para evitar males maiores”, o castelo vai ficar encerrado ao público porque a câmara não tem condições para garantir a segurança das pessoas no local, frisou António Tereno.

“Uma zona do ‘pano’ de muralha está em risco de desabar e, na própria entrada principal, a torre por cima está, ela própria, com várias ‘patologias’ e pode desabar a qualquer momento”, alertou.

Lamentando a decisão, que “não é agradável”, mas “é imprescindível”, António Tereno salientou que o fecho do espaço é “temporário” e que este período vai ser aproveitado para analisar as hipóteses de recuperação.

“Vamos estudar as soluções possíveis, em conjunto com outras entidades que nos podem ajudar, neste caso com a Direcção-Geral do Património e, possivelmente, recorrendo também ao Turismo de Portugal”, frisou.

O presidente do município destacou que, para evitar a continuada degradação do monumento, “são precisos fundos”, eventualmente “alguns milhões” de euros, mas um obstáculo à autarquia é a Lei dos Compromissos.

Neste momento, “através da famigerada Lei dos Compromissos, nós estamos completamente ‘atados’, ao nível dos municípios”, criticou, garantindo que a autarquia vai “tentar inventar soluções para o Castelo de Noudar” e que não irá deixar o espaço ao abandono.

O Castelo de Noudar, que assumiu grande importância na defesa da fronteira com Espanha, data do século XIV, mas desde o ano 3200 antes de Cristo (a.C.) e até ao século XIX o “sítio de Noudar” teve sempre ocupação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos