Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

«Fundo InAqua» atribui 15 mil euros ao melhor projecto de conservação das rias, estuários e lagoas de Portugal

Ir em baixo

«Fundo InAqua» atribui 15 mil euros ao melhor projecto de conservação das rias, estuários e lagoas de Portugal Empty «Fundo InAqua» atribui 15 mil euros ao melhor projecto de conservação das rias, estuários e lagoas de Portugal

Mensagem por jheitor Qui Set 13, 2012 2:13 pm

«Fundo InAqua» atribui 15 mil euros ao melhor projecto
de conservação das rias, estuários e lagoas de Portugal


2012-09-13

fonte:cienciahoje.pt

Candidaturas estão abertas até dia 1 de Novembro

Fundo destina-se a projectos de conservação de ecossistemas aquáticos
Fundo destina-se a projectos de conservação de ecossistemas aquáticos
Já estão abertas as candidaturas para o «Fundo InAqua» que vai atribuir 15 mil euros ao melhor projecto de conservação de ecossistemas aquáticos subordinados ao tema ‘Rias, estuários e lagoas de Portugal – conhecer e conservar’.

A iniciativa, patrocinada pelo Oceanário de Lisboa e pelo National Geographic Channel, destina-se a projectos desenvolvidos em território nacional mas não há exigência quanto à nacionalidade dos investigadores. Os cientistas podem candidatar-se através de um formulário de candidatura disponível aqui, onde também poderão consultar o regulamento.
Os projectos terão que ter início até dia 1 de março de 2013 e estar impreterivelmente concluídos até dezembro de 2015. “Devem ser inovadores, promover uma abordagem integrada das ameaças às espécies e ecossistemas aquáticos e ser indutores de acções de conservação da biodiversidade, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade existente”, descreve Núria Baylina, curadora do Oceanário de Lisboa, ao Ciência Hoje.

Os trabalhos serão depois avaliados por um júri tendo em conta o enquadramento na temática desta edição, a qualidade do projecto e o cumprimento dos critérios de avaliação.

Em 2010, o «Fundo InAqua» distribuiu 25 mil euros a dois projectos científicos nacionais de conservação marinha (cavalos marinhos e corais). Nesta segunda edição, em princípio haverá apenas um vencedor.

A opção este ano pelo tema ‘Rias, estuários e lagoas de Portugal – conhecer e conservar’ deve-se ao facto destes ecossistemas apresentarem-se “severamente afectados pelas actividades humanas como a pesca, dragagem e descarga de produtos orgânicos e químicos. A poluição, degradação e perda de habitat generalizada revelam já consequências para a fauna e flora”, explica Núria Baylina.

Segundo a responsável, é importante financiar a investigação marinha em Portugal no sentido de contribuir para a conservação da biodiversidade existente.

“Hoje em dia, é praticamente impossível excluir a sociedade civil das questões ligadas à conservação da natureza. Com o National Geographic Channel, o Oceanário de Lisboa criou o «Fundo InAqua», pretendendo estimular o sector empresarial e a sociedade civil a envolverem-se activamente na conservação dos ecossistemas aquáticos”, refere.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55519&op=all
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum