Observações em locais inesperados
+19
José Frade
PauloJBR
Jose Alberto
tiago_sa
paulo dias
cardosohelder
scirpaceus
Inocêncio Oliveira
ribeiroa
Carlos Vilhena
João Ferreira
pedro121
alcedo
Pedro Lopes Moreira
Helder Vieira
Upupa epops
jheitor
Jorge Saraiva
Gonçalo Elias
23 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Observações em locais inesperados
Este tópico destina-se a partilhar observações de aves efectuadas em locais "improváveis", isto é, registos de aves que se destaquem pela sua invulgaridade, nomeadamente no que diz respeito ao local / habitat.
Começo eu: aqui há uns 4 anos, durante um dos "cursos de identificação de aves de montanha", realizados na serra da Estrela no mês de Maio, descobrimos uma andorinha-do-mar-comum Sterna hirundo que andava animadamente a pescar na albufeira de Vale de Rossim (Gouveia) a 1450 metros de altitude.
Começo eu: aqui há uns 4 anos, durante um dos "cursos de identificação de aves de montanha", realizados na serra da Estrela no mês de Maio, descobrimos uma andorinha-do-mar-comum Sterna hirundo que andava animadamente a pescar na albufeira de Vale de Rossim (Gouveia) a 1450 metros de altitude.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Observações em locais inesperados
No inverno de 2001, nao me lembro do mes, vi dois grifos a sobrevoar a Av. da Liberdade /Marquês de Pombal; E nada de bocas foleiras, foi antes do almoço, o tintol só veio depois!
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Jorge Saraiva escreveu:No inverno de 2001, nao me lembro do mes, vi dois grifos a sobrevoar a Av. da Liberdade /Marquês de Pombal; E nada de bocas foleiras, foi antes do almoço, o tintol só veio depois!
é um amigo por esses anos disse ter visto um abutre perto do Marques de pombal não acreditei muito na observação também porque ele não liga nada á observação de aves mas talvez ele tivesse razão ....
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Por faltar em Grifo, vejam isto no Distrito de Aveiro perto do mar:
https://www.youtube.com/watch?v=0KXlw_11giU
https://www.youtube.com/watch?v=0KXlw_11giU
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Há uns 12 anitos atrás, de saída de casa (na altura em Gondomar, numa zona com pequena mancha florestal/mato relativamente perto), de manhã cedo, estava um Gavião pousado no capot do carro do vizinho de frente
Voou disparado mal me viu...
Voou disparado mal me viu...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
há muitos anos (inicio dos 90), de manhã cedo, vi um Ostraceiro a alimentar-se animadamente (minhocas?) no relvado da alameda da cidade universitária em Lisboa. deixei-o tranquilo e segui caminho
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Pedro Lopes Moreira escreveu:há muitos anos (inicio dos 90), de manhã cedo, vi um Ostraceiro a alimentar-se animadamente (minhocas?) no relvado da alameda da cidade universitária em Lisboa. deixei-o tranquilo e segui caminho
tenho ideia que essa observação (ou outra muito semelhante) foi publicada num noticiário ornitológico da revista Airo.
Uma vez ao fazer uma caminhada pedestre ao longo da linha férrea abandonada do Douro, entre Barca d'Alva e Pocinho, a certa altura a linha segue em túnel e quando entro no túnel sai de lá disparada uma coruja-das-torres em pleno dia.
não enviei a minha observação de ostraceiro na cidade universitária Lisboa para divulgação mas acredito que não seja inédita
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Não é que seja muito fora do comum, mas em 1983 quando estava, numa manhã de Abril ou Maio, em formatura na EPC de Santarém, fomos sobrevoados a baixa altura por um flamingo (o primeiro que eu vi) para espanto daqueles que o viram passar
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Pedro Lopes Moreira escreveu:há muitos anos (inicio dos 90), de manhã cedo, vi um Ostraceiro a alimentar-se animadamente (minhocas?) no relvado da alameda da cidade universitária em Lisboa. deixei-o tranquilo e segui caminho
Se fores á Holanda não vez um, vez centenas a alimentarem-se nos campos
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Uma vez estava no planalto central da serra da Estrela, não muito longe da torre, ou seja muito acima dos limite das árvores, e passa um pica-pau-verde a voar. Pensei logo "olha este anda perdido"
A minha observação mais "estranha" foi mesmo o Falaropo-de-Bico-Grosso, na Barragem do Pinhão em pleno coração de Trás-os-Montes.
Bom tópico este Gonçalo!
Abraço
João
Bom tópico este Gonçalo!
Abraço
João
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
E um Guarda-Rios em pleno centro de Vila Pouca, num voo rápido e directo, parecia que tinha uma missão a cumprir
Uma vez estava parado na Ponte 25 de Abril no meio do trânsito e aparece um falcão-peregrino a voar mesmo ao lado. É certo que a espécie é regular na área e que até existe um casal a nidificar nas imediações, mas não deixa de ter a sua piada ver o falcão ali ao lado, no meio da ponte.
Olá a todos,
Em 2006, durante a primavera, vi duas Abetardas ( Otis tarda ) perto da Silha do Pascoal em Grândola. Trata-se de um habitat muito fechado de montados de sobro e pinhal manso. Um residente antigo na zona disse-me que há muito que não as via, pelos vistos não fui caso único.
Cump,
Em 2006, durante a primavera, vi duas Abetardas ( Otis tarda ) perto da Silha do Pascoal em Grândola. Trata-se de um habitat muito fechado de montados de sobro e pinhal manso. Um residente antigo na zona disse-me que há muito que não as via, pelos vistos não fui caso único.
Cump,
Gonçalo Elias escreveu:Uma vez estava parado na Ponte 25 de Abril no meio do trânsito e aparece um falcão-peregrino a voar mesmo ao lado. É certo que a espécie é regular na área e que até existe um casal a nidificar nas imediações, mas não deixa de ter a sua piada ver o falcão ali ao lado, no meio da ponte.
Idem!
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Nao sei se sera inesperado ou nao mas tenho registado este mes uma aguia cobreira ( já nao é para mim o primeiro ano ) e 2 andorinhoes reais em Palhais - Barreiro.
Em outubro creio que há dois anos tambem observei um falcao da rainha em fase escura na mesma zona.
Na zona de elvas este ano um juvenil de aguia real.
Em outubro creio que há dois anos tambem observei um falcao da rainha em fase escura na mesma zona.
Na zona de elvas este ano um juvenil de aguia real.
ribeiroa- Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro
Olá a todos
As minhas duas observações mais inesperadas foram 5 Abelharucos Merops apiaster no parque de Avioso na Maia, podem ver as fotos aqui http://parquedeavioso.blogspot.pt/search?q=abelharuco e em 18-06-2002 observei e fotografei um Tecelão-de-cabeça-preta Ploceus melanocephalus a construir um ninho no parque da Cidade do Porto, fotos tiradas ainda com a minha Dynax.
E parabéns Gonçalo pelo tópico!
Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
As minhas duas observações mais inesperadas foram 5 Abelharucos Merops apiaster no parque de Avioso na Maia, podem ver as fotos aqui http://parquedeavioso.blogspot.pt/search?q=abelharuco e em 18-06-2002 observei e fotografei um Tecelão-de-cabeça-preta Ploceus melanocephalus a construir um ninho no parque da Cidade do Porto, fotos tiradas ainda com a minha Dynax.
E parabéns Gonçalo pelo tópico!
Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
Não foram observações minhas, mas acabava por participar nelas. Durante 3 anos seguidos um vizinho que pertence à Policia de Segurança Pública trazia-me a casa uma Locustella naevia que entrava durante a noite na esquadra. Sempre indivíduos diferentes em 3 anos consecutivos, que parou no ano em que a esquadra mudou de instalações.
Abraço
Paulo Tenreiro
Abraço
Paulo Tenreiro
Hoje ao fim de tarde vi um Oenanthe oenanthe em plena Urbanização do Infantado, Loures. Embora a espécie seja comum um pouco por todo o lado nesta época do ano, foi a primeira vez que a vi neste tipo de habitat (numa avenida alcatroada, a cerca de 20 metros de prédios com 8 andares).
Boas
Recentemente fui surpreendido por um guarda-rios na zona industrial da Maia (junto CTT) tendo percorrido ao longo de uma avenida movimentada algumas dezenas de metros.
Em Salreu "choquei" com uma abetarda.
Em Vinhais observei uma águia-imperial.
No PC do Porto um melro-azul.
Na RNLED (VN Gaia) encontrei várias escrevedeiras-das-neves.
Em plena S. do Geres fui sobrevoado por uma poupa (a +1300m a NO dos Cornos da Candela).
De memória são algumas obs. que me surpreenderam.
Boas observações
Recentemente fui surpreendido por um guarda-rios na zona industrial da Maia (junto CTT) tendo percorrido ao longo de uma avenida movimentada algumas dezenas de metros.
Em Salreu "choquei" com uma abetarda.
Em Vinhais observei uma águia-imperial.
No PC do Porto um melro-azul.
Na RNLED (VN Gaia) encontrei várias escrevedeiras-das-neves.
Em plena S. do Geres fui sobrevoado por uma poupa (a +1300m a NO dos Cornos da Candela).
De memória são algumas obs. que me surpreenderam.
Boas observações
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Já foi observado um juvenil no LaroucoEm Vinhais observei uma águia-imperial.
Nao sendo totalmente inesperado pelo habitat , mas domingo presenciei uma aguia pesqueira em Alhos Vedros. ( estuario ).
ribeiroa- Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro
Página 1 de 2 • 1, 2