Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

+18
JMorgado
Morais
Pedro Marques
João Pereira
pedro121
Miguel Beja
paulu
Jose Viana
scirpaceus
kasko
Agostinho Tomás
Luís Venâncio
António A Gonçalves
Henk Feith
joaopedromartins
Gonçalo Elias
Alípio
Pedro Fernandes
22 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Dom Nov 09, 2008 11:15 am

Ontem estive na Ponta da Erva. Venho só por aqui algumas das aves que vi:
-nos Arrozais da Giganta, mesmo muitas gaivotas-de-asa-escura, alvéolas-brancas, abibes, cegonhas-brancas, garças-brancas, boieiras e reais; não vi nenhuma limícola além do abibe, porque o ruído era muito, com uns tractores a tratarem dos arrozais
-No meio da lezíria, nos postes da estrada, tartaranhões-dos-pauis, peneireiros comuns e cinzentas, gralhas e águias-de-asa-redonda
-Na Ponta da Erva propriamente dita, maçaricos-das-rochas, gaivotas-de-asa-escura, muitos pernas-vermelhas, tarambolas-cinzentas, alfaiates, flamingos, garças brancas e boieiras, corvos-marinhos
-Vi um mergulhão-pequeno numa das valas e várias galinhas d'água e galeirões principalmente naquela vala bem larga que acompanha a última centena de metros antes da Ponta da Erva
-Muitos patos, estavam essencialmente num canal que vai dar à estrada e que vem das Salinas da Saragoça, para quem vai da Ponta da Erva para o Portão do Cardal, já na estrada para esse portão e antes de chegar ao cruzamento onde está o painel da RNET sobre as Salinas da Saragoça
-Já depois desse cruzamento e antes de chegar a Alcambé uma CEGONHA-PRETA (com toda a certeza, apesar de já estar a ficar escuro) que voou daquela pequena vala que acompanha a estrada. Surprised

É normal que apareçam cegonhas-pretas na Lezíria da Ponta da Erva?

PS. Como ainda não temos um cartão, eu e o meu pai entrámos e saimos pelos portões que estão avariados, Giganta e Cardal

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Nov 09, 2008 1:36 pm

João Pereira escreveu:Já agora.... o sítio onde estavam as perdizes-do-mar durante o Verão é aquele barracão que fica no caminho entre a Ponta da Erva e as Salinas da Saragoça, antes de passar a vala maior, não é?

E' sim, esse mesmo.

É normal que apareçam cegonhas-pretas na Lezíria da Ponta da Erva?

Eu pessoalmente nunca as vi por ali, mas ha registos anuais de Cegonha-preta nas lezirias, particularmente no Outono (se nao me falha a memoria). Mas nao deixa de ser uma observacao muito interessante. Smile
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 21, 2008 2:05 am

Ontem numa visita às lezírias aconteceu exactamente a mesma história do mês passado: portão do Cardal aberto à entrada, fechado e avariado à saída (foi preciso telefonar para chamar o guarda).

Já aqui referi por diversas vezes que nada tenho contra o cartão e a caução dos 25 euros, mas devo dizer que me aborrece bastante ter de adquirir um cartão para ficar sistematicamente fechado atrás de portões que não funcionam. Aliás, esta é a parte que realmente me aborrece... Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 02, 2009 7:17 am

Já faz mais de um mês que ninguém mexe neste tópico.

Alguém tem ido à lezíria? Tem havido problemas com os portões?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por pedro121 Sex Jan 02, 2009 11:26 am

Gonçalo Elias escreveu:Alguém tem ido à lezíria? Tem havido problemas com os portões?

Boas, eu fui lá no passado dia 24 e aproveitei para pedir o cartão, pelo que o segurança me disse o mecanismo de leitura dos cartões instalado nos vários portões vai ter que ser substituído por outro equipamento já que o actual não funciona... Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Seg Jan 05, 2009 1:05 pm

Pois, já me ia esquecendo deste tópico. Também eu lá estive com o meu pai no dia 24 de manhã e conseguimos obter o cartão. Disseram que em princípio todos os portões estariam operacionais e fechados 24 horas por dia já em Janeiro/Fevereiro.

Em relação a observações, além de tudo o habitual, tenho a destacar:
-o pato de que enviei o registo para o Comité de Raridades, na Ponta da Erva, aparentemente um Tadorna ferruginea
-Um bando de tarambolas-douradas, as primeiras que vi este Inverno, perto do Portão do Cardal
-A águia-de-asa-redonda que repetidamente tenho visto perto de um velho eucalipto, deve dormir lá e nidificar na Primavera e Verão
-Muitos bandos de marrequinhas (sujeitas a verificação, nenhuma Anas carolinensis)
-Duas íbis-pretas nos arrozais da Giganta (apesar de já ocorrerem regularmente aqui, já não as via há algum tempo)
-Um galeirão-comum solitário e um outro bando de galeirões, mergulhões-pequenos e galinhas-d'água que repentinamente surgiu da vegetação
-Um maçarico bique-bique que também repetidamente tenho visto na mesma vala que percorre a estrada a partir do cruzamento onde está o painel da Reserva até à casa que serve de acesso ás salinas da Saragoça
-trigueirões a cantarem intensamente
-Um tartaranhão-dos-pauis a fazer levantar centenas de aves na Giganta
-etc....

Questão: onde é que se pode ver os gansos-bravos com mais facilidade? Já tentei ir aos 38 Moios, mas a estrada estava em péssimas condições e pelas imagens que vi no Google Earth não dá para dar a volta o carro do meu pai no extremo da estrada, junto ao rio. A pé desde a Ponta da Erva?

P.S. Os cães que guardam o aeródromo das lezírias estavam soltos e puseram-se a correr atrás do carro por umas quantas centenas de metros, porque é que será que os teriam soltado, para atormentar quem vai na estrada?!

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2009 2:04 am

João Pereira escreveu:
Questão: onde é que se pode ver os gansos-bravos com mais facilidade? Já tentei ir aos 38 Moios, mas a estrada estava em péssimas condições e pelas imagens que vi no Google Earth não dá para dar a volta o carro do meu pai no extremo da estrada, junto ao rio. A pé desde a Ponta da Erva?

Boas

Na ultima vez que lá fui, dia 24, estavam vários bandos a pastar no lado direito do aceso á Ponta de Erva pouco antes de chegar á Ponta propriamente dita
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Seg Jan 19, 2009 2:04 pm

Obrigado pela informação.
Ontem estive na Ponta da Erva, numa visita breve ao fim da manhã, sem sequer passar pela Ponta da Erva propriamente dita. Apesar do dia chuvoso, e das estradas cheias de poças, as observações até foram proveitosas:
- Os típicos cartaxos, pardais (pareceu-me ver até um pardal-espanhol) e grandes bandos de pintassilgos; garças
-Um campo bem verde e repleto de abibes e tarambolas-douradas (a segunda vez que as vejo aqui) dispersos numa área enorme
-Alguns tartaranhões-dos-pauis e águias-de-asa-redonda ao longe, mas o melhor foi ver um peneireiro-cinzento lado a lado com um peneireiro-comum fêmea
-Um pisco-de-peito-ruivo mesmo ao lado do carro na vedação perto do Portão do Cardal (é a primeira vez que vejo um assim tão bem)
-FINALMENTE, cheers os gansos-bravos dispersos num arrozal naquela estrada paralela à do Portão do Cardal, a primeira vez que vejo uns na vida, a fazerem companhia a uma cegonha
-Um mergulhão-pequeno e enormes grupos de marrequinhas e patos-reais num vala, sem esquecer o corajoso maçarico-das-rochas que se pôs ao lado da estrada na ponte sobre a vala... até dava para ver a olho nu.

Os portões continuam abertos...

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Dom Abr 05, 2009 11:44 am

Ontem estive na Ponta da Erva e os portões continuam abertos....

Além das aves do costume, tenho a salientar:

- Muitas garças-vermelhas que já começam a ser mais do que as reais
- Possivelmente umas calhandras-reais (mas sem grandes certezas...)
- Três perdizes-do-mar no terreno habitual de nidificação
- Vários maçaricos bique-bique nos postes ao longo da estrada
- Bandos de largas centenas de alfaiates na Ponta da Erva e duas tadornas (possivelmente um casal, mas estavam demasiado longe para ter a certeza)
- Uma garça-branca-grande (não é tarde para elas ainda estarem em Portugal Question )

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Abr 05, 2009 2:23 pm

Dei la uma saltada na 6a feira ao por do sol, ja nao deu tempo para muita coisa - mas reparei nas Tringa nos postes, que nao e coisa que esteja habituado a ver. A bicharada anda mesmo com as hormonas aos saltos.

Garça branca grande, vi uma naquelas bandas (Ribeira de Enguias/Pancas) na 5a e 6a feira. Tambem me pareceu tardio o registo.

E a surpresa da saida... uma linha de sebe colocada ao longo do acesso a Ponta da Erva, mais ou menos junto aquela estrutura de separacao de gado. Mas porque diabos vao la por aquilo? Embelezamentos? Intervencoes de melhoramento (estes melhoramentos sao discutiveis)?

Inquietam-me estas coisas...
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Marques Dom Abr 05, 2009 4:21 pm

E a surpresa da saida... uma linha de sebe colocada ao longo do acesso a Ponta da Erva, ... Mas porque diabos vao la por aquilo? Embelezamentos? Intervencoes de melhoramento (estes melhoramentos sao discutiveis)?

Foi obra do dia da árvore Very Happy
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Dom Jun 07, 2009 1:02 pm

Realmente as árvores lá estão ao longo do acesso à Ponta da Erva.... e os portões continuam totalmente abertos. Disseram que era no início deste ano mas afinal já é Junho e ainda não estão fechados 24 horas por dia.

Em termos de observações, tenho a realçar um colhereiro nos arrozais da Giganta, porque não estou muito habituado a vê-los nesta época, bispos-de-coroa-amarela em plumagem de Verão, centenas de gaivotas juvenis e ainda grandes quantidades de garças-reais. Também junto à igreja de Alcamé estavam num tanque de arrozal dezenas de pernilongos (provavelmente a nidificar) e 4 íbis-pretas.

Em relação às íbis, seria de esperar quer por agora já andassem por Doñana, não? Question

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 07, 2009 3:00 pm

João Pereira escreveu:
Em relação às íbis, seria de esperar quer por agora já andassem por Doñana, não? Question

Olá João,

Há uns 3 anos as íbis nidificaram no Escaroupim, perto de Salvaterra de Magos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Jun 14, 2009 3:23 pm

Sábado dei uma saltada 'a Leziria Grande dar uma espreitadela em dia de Sto Antonio, e aproveitando os portoes abertos.

Novamente inquietacoes. Chegando a Ponta da Erva topo com um Milvus migrans a ser atacado por uma serie de Hirundo rustica. Olhando com mais atenção noto que leva qualquer coisa nas garras. Deixa cair em cima do canal. Desce e torna a subir com presa, desta vez dá para ver bem o que era - uma carpa. E nisto olho para o canal e vejo uma carpa a boiar. E outra. E mais outra. E são as dezenas! Estranho... voltando para cima, virei para 38 moios e é então que fica clara a razão de tanto peixe morto - a vala do Mar de Cães está totalmente seca! Ao longo da margem, uma série de retroescavadoras alinham-se na planicie.

Mas que raio se passa ali??? Inquieta-me isto...

Tirando isso, parece que a migração pos-nupcial está a dar um arzinho de sua graça. Se por um lado há Sterna nilotica em cortejo (c. 70), já se avistam Vanellus vanellus (5 inds.), Tringa ochropus (3 inds.) e sobretudo Larus ridibundus (também podem ser aves não reproductoras que não migraram, mas 60 adultos?).
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por pedro121 Seg Jun 15, 2009 3:45 am

Pedro Fernandes escreveu:

Tirando isso, parece que a migração pos-nupcial está a dar um arzinho de sua graça. Se por um lado há Sterna nilotica em cortejo (c. 70), já se avistam Vanellus vanellus (5 inds.), Tringa ochropus (3 inds.) e sobretudo Larus ridibundus (também podem ser aves não reproductoras que não migraram, mas 60 adultos?).

Boas Pedro no dia 8 estavam um bando de 17 Abibes junto com as Sterna, e na vala com as carpas estavam baterias de garças a aproveitar o festim, não percebi o porque das retroescavadoras, será que vão fazer mais valas ou mais tanques?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 15, 2009 9:58 am

Não terá a ver com as infra-estruturas de observação que vão ser feitas na zona?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por pedro121 Seg Jun 15, 2009 10:23 am

Gonçalo Elias escreveu:Não terá a ver com as infra-estruturas de observação que vão ser feitas na zona?

Pois, eu também pensei nisso, mas vão ser naquele sitio? e porque fechar a vala? É que a vala secou porque a comporta na ponta da erva estava fechada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Fernandes Ter Jun 16, 2009 7:40 am

Onde é que vai ser construido esse observatorio? E' que aquele local parece-me que deve outra coisa (que não sei o que).

Hoje por lá cerca de 50 abibes junto aos tagazes, cerca de 30 ibis-pretas e um sem fim de sacas de ureia nos caminhos junto aos arrozais.

Nas marinhas da Saragoça cinco patos-de-bico-vermelho juvenis, e um pouco mais 'a frente uma familia de cinco peneireiros-cinzentos descansava no topo de uma arvore, junto a centenas de trigueiroes.

Também um helicoptero com um equipamento (de pulverização?) que nunca tinha visto antes sobrevoava a zona de Alcamé.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por João Pereira Qui Jun 25, 2009 8:50 am

Na última vez que estive lá também andava a vala de Mar de Cães vazia, as retroescavadoras e as garças aos grupos na vala, mas não me parece que seja do observatório.

Pelo que sei vai ser ou nas marinhas da Saragoça ou na Ponta da Erva mesmo, e ainda não se iniciaram os trabalhos, por isso as retroescavadoras nada têm a ver com isso. Não sei porque será.... scratch

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Marques Qui Jun 25, 2009 3:42 pm

No passado fim-de-semana estavam a abrir duas valas (uma de cada um dos lados) da vala de mar de cães Question Question Question

Seria necessário estes trabalhos serem efectuados em plena primavera?

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Marques Seg Jun 29, 2009 3:10 pm

Segundo informação dos seguranças as obras destinam-se à construção de pateiras. Question
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Marques Sáb Set 05, 2009 11:09 am

E voltaram a fechar os portões.
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 07, 2009 4:13 am

Hum... e os cartões estão a funcionar ou nem por isso?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Pedro Marques Seg Set 07, 2009 4:20 am

Foi a primeira vez que o meu cartão funcionou para abrir e fechar o portão Shocked

Parece-me que todo o sistema de controlo dos portões foi substituído.

Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 07, 2009 4:23 am

Pedro Marques escreveu:Parece-me que todo o sistema de controlo dos portões foi substituído.

Parece-me que vem aí a retoma: já há dinheiro para pôr os portões a funcionar What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

erva - Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes - Página 3 Empty Re: Leziria Grande: Observacoes, inquietacoes e questoes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos