Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A minha primeira experiência com digiscoping...

+3
Helder Vieira
jheitor
cardosohelder
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A minha primeira experiência com digiscoping... Empty A minha primeira experiência com digiscoping...

Mensagem por cardosohelder Ter Out 02, 2012 12:22 pm

A minha primeira experiência com digiscoping... Ooenathe21012lagoadeobi
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha primeira experiência com digiscoping... Empty Re: A minha primeira experiência com digiscoping...

Mensagem por jheitor Ter Out 02, 2012 12:24 pm

para primeira experiência esta 5 estrelas

e já agora qual o equipamento utilizado ??

project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Local : cacem

A minha primeira experiência com digiscoping... Empty Re: A minha primeira experiência com digiscoping...

Mensagem por cardosohelder Ter Out 02, 2012 12:28 pm

Obrigado,

Usei um Leica Apo Televid 77, lente 20-60x, uma máquina Fujifilm fine pix A350 e o adaptador é artesanal, feito com um frasco de removedor de verniz da minha mulher, que é mesmo feito à medida para objectivas da Leica:) . foi tirada hoje de manhã na Lagoa de Óbidos.
cardosohelder
cardosohelder

Mensagem por Helder Vieira Ter Out 02, 2012 4:30 pm

cardosohelder escreveu:Obrigado,

Usei um Leica Apo Televid 77, lente 20-60x, uma máquina Fujifilm fine pix A350 e o adaptador é artesanal, feito com um frasco de removedor de verniz da minha mulher, que é mesmo feito à medida para objectivas da Leica:) . foi tirada hoje de manhã na Lagoa de Óbidos.

Muito fixe. Se é boa foto não sei mas é um excelente registo.
Já agora (se me permites Helder) vou partilhar uma experiência minha, dentro do tema.
Depois de tentar fazer digiscoping (só para registos) com um canon A570 (settings manuais!)... fartei-me! Fiz um adapatdor manhoso, que até não encaixa mal no scope... mas o resultado final era geralmente pobre, e não era muito prático.
Pensei comprar uma super-zoom... mas também me parecia trambolho a mais.
Optei por algo mais compacto... para mim serve para férias, familia, tem um zoom interessante, etc etc. Comprei a Panasonic tz30.
No passado fim de semana dei um salto ao estuário do douro, começaram a aparecer várias gaivotas anilhadas. Algumas, mais perto, apanhava-as bem com o zoom (óptico ou digital); para as mais distantes resolvi experimentar "adaptar" a máquina ao scope... encaixa quase na perfeição!!! Nem precisa de adaptador Very Happy Very Happy . A objectiva fica por dentro do rebordo exterior da ocular do scope, e seleccionando na máquina a função macro não há o risco do zoom levar a objectiva ao encontro da ocular.
O resultado, para registo, não é mau de todo.

A minha primeira experiência com digiscoping... P1010284n

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por cardosohelder Qua Out 03, 2012 5:02 am

Olá Helder,

Também ando tentado a fazer um upgrade da compacta e pensei precisamente numa Lumix, com lentes Leica, já li boas opiniões sobre elas. O telescópio que tens é tb um leica?

O adaptador que fiz é bastante prático encaixa sobre a objectiva toda e fica bem seguro ao telescópio só com o encaixe...

Abraço,

Helder Cardoso
cardosohelder
cardosohelder

Mensagem por Helder Vieira Qua Out 03, 2012 5:59 am

cardosohelder escreveu:Olá Helder,
O telescópio que tens é tb um leica?

Não Helder, é um celestron regal 80 Ed, com zoom 20-60X. Não é um "formula 1", como o teu p.ex, estará 1 ou 2 patamares abaixo... mas estou muito satisfeito. Atendendo ao mercado parece-me um "good value for money".
P.ex, no caso da foto que partilhei as condições de luz não eram grande coisa... o sol estava +- às minhas 9h, e o zoom está quase no máximo (nota-se um pouco "vignetting" do lado direito), mas mesmo assim dá para ler a anilha (de Múrcia, Espanha) que era o que eu pretendia.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por cardosohelder Qua Out 03, 2012 8:05 am

Ficou excelente a foto da gaivota. O meu objectivo é também apenas documentar algumas aves mais acidentais ou algo que me interesse particularmente, sem ter um grande cuidado ou dedicação.

Neste momento o principal problema que estou a detectar com a minha máquina é a velocidade de disparo que é muito baixa...utilizo a função de disparar automático em 2 seg., mas o tempo que demora a captar a fotografia dá tempo de ir beber um café e voltar.
cardosohelder
cardosohelder

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 03, 2012 9:28 am

Vocês têm que me dar umas dicas para esses adaptadores....
Helder V, o zoom no máx que referes éo do scope, certo...porque máx zoom da superzoom+ máx zoom do scope não deve ficar grande coisa....digo eu!!!!

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por Helder Vieira Qua Out 03, 2012 1:17 pm

RuiCaratao escreveu:Helder V, o zoom no máx que referes éo do scope, certo...porque máx zoom da superzoom+ máx zoom do scope não deve ficar grande coisa....digo eu!!!!

Sim Rui, também a considerar o mesmo que tu nem sequer explorei o zoom óptico da máquina.

Helder Vieira escreveu:A objectiva fica por dentro do rebordo exterior da ocular do scope, e seleccionando na máquina a função macro não há o risco do zoom levar a objectiva ao encontro da ocular.

Como já tinha referido, selecciono a função macro, que me reduz a ampliação máxima para 3X, com a vantagem de não ter de me preocupar que a objectiva da máquina encoste à ocular do scope. Com o zoom óptico de 20X (máximo, embora o digital chegue às 80X) a objectiva chega aos 5cm de comprimento, em macro não ultrapassa os 3cm.

Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 03, 2012 3:31 pm

Mas usas essa ampliação (3x) para retirar o "vignetting"?

A minha como não fixa nem dá para apoiar na objectiva sem um adaptador, não uso um disparo programado mesmo que a 2 seg. e sim um disparo continuo, até porque se quero registar em foto um momento, como por exempo: asa aberta, cauda...enquando a ave se espreguiça, não posso contar com a sorte e disparo no momento. Neste caso o video é giro, mas para retirar snapshots não é grnade coisa.....ficam sempre cheias de ruido.

De qualquer forma os melhores resultados estéticos que consegui foram sempre com o scope a 20x e zoom na máquina suficiente apenas para retirar a maioria do vgnetting, não todo!!!! Com boa luz e pouco calor a subir do chão!
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Helder Vieira Qui Out 04, 2012 8:35 am

RuiCaratao escreveu:Mas usas essa ampliação (3x) para retirar o "vignetting"?

Logo que possa (amanhã, ou sábado) a ver se faço uns testes com várias combinações de zoom do scope + máq. fotog., depois partilho aqui, ou noutro tópico.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Joost Valkenburg Qui Out 04, 2012 2:06 pm

Boa tarde Helder Vieira,
mencionas que fotografas-te varias gaivotas com anilha, mandas a info para os projectos ao qual pertencem?

Obrigado e abraço
Joost

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173

Mensagem por Helder Vieira Qui Out 04, 2012 3:37 pm

Joost Valkenburg escreveu:Boa tarde Helder Vieira,
mencionas que fotografas-te varias gaivotas com anilha, mandas a info para os projectos ao qual pertencem?

Obrigado e abraço
Joost

Sim Joost, já mandei. Lar mic de Múrcia, Lar mel da Hungria (esta confesso que não enviei porque tem estado por cá há meses, e já foram enviados "avistamentos"... não sei se valerá a pena eu enviar também!), Lar fus da Bélgica... e Tugaland. Esta última acho que é do projecto do Thys, e é a única de que ainda não obtive resposta. Enviei para rias.aldeia@gmail.com
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por RuiCaratao Qui Out 04, 2012 4:02 pm

Exacto Helder, os tugas são os piores só querem é raridades, e nem respondem Razz

RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Helder Vieira Qui Out 04, 2012 4:53 pm

RuiCaratao escreveu: Exacto Helder, os tugas são os piores só querem é raridades, e nem respondem Razz

lol! não seja por isso, segue já uma MP para o Thys ("chamado à recepção").
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Joost Valkenburg Sex Out 05, 2012 12:37 pm

um valente puxao de orelhas ao Thys!! Wink

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 05, 2012 2:56 pm

Partilho então aqui as várias combinações:

Todas as fotos são com a panasonic tz30. A primeira é sem zoom, desde a minha varanda. Uma vez que o meu anterior modelo (pilhómetro What a Face ) está meio oculto pela folhagem das árvores, "apontei" a um foco projector, fixo a um poste de iluminação.
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010365alterada

Foto com zoom óptico 20X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010366alter

Foto com zoom digital 40X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010367a

Foto com zoom digital 80X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010368sq

As fotos que se seguem são já com a combinação do telescópio celestron 80ED, com zoom 20-60X, com a tz30. Na máquina trabalhei em automático ( Embarassed ) com a função macro seleccionada, cujo zoom varia entre 1-3X. Pelo que percebi o vignetting tende a desaparecer se o zoom da tz30 estiver no máximo (3X)
Foto com 20X + 2X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010369ju

Foto com 20X + 3X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010370j

Foto com 40X + 2X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010371c

Foto com 40X + 3X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010372s

Foto com 60X + 2X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010373h

Foto com 60X + 3X
A minha primeira experiência com digiscoping... P1010374xp

Para terminar, estas fotos têm um valor muito relativo. O modelo em questão é relativamente grande... e nunca se mexeu clown !! No lugar do projector, se estivesse um passeriforme, ou mesmo uma ave relativamente maior, o resultado poderia não ser tão interessante.
Tentar explorar o zoom óptico da máquina combinado com o scope não resulta. À medida que a ampliação aumenta a imagem fotográfica confina-se a um pequeno circulo, com uma zona negra a toda a volta.
Como já disse por diversas ocasiões, fotografia no geral (de aves em particular) não me fascina, não querendo com isto dizer que, aqui ou ali, "não tente a minha sorte"!! O que me interessa é poder efectuar registos fotográficos de uma ave que me suscite dúvidas, que seja uma raridade, que esteja anilhada, etc etc.
Confesso que foi uma muito agradável surpresa descobrir que com esta máquina, além de usufruir de um zoom muito interessante, ainda a posso conjugar com o meu scope Very Happy
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por RuiCaratao Dom Out 07, 2012 5:05 pm

Oi Helder muito fixe...bons resultados, tenho curiosidade em quantos milimetros tiras as fotos quando usas o 3x sendo a tua superzoom uma 24-480mm.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Seg Out 08, 2012 5:05 am

Helder Vieira escreveu:

Não sejam maus, ele anda muito ocupado em sagres a não ver raridades, bem nem aves, quanto mais raridades.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 08, 2012 8:01 am

RuiCaratao escreveu:Oi Helder muito fixe...bons resultados, tenho curiosidade em quantos milimetros tiras as fotos quando usas o 3x sendo a tua superzoom uma 24-480mm.

cumps,
Rui

Eh pá! Faço lá ideia!! Em macro o limite máximo do zoom é 3X, tentei googlar o que pretendes... não encontrei. Há forma de eu verificar isso na máquina? Não tou a ver como Embarassed

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:

Não sejam maus, ele anda muito ocupado em sagres a não ver raridades, bem nem aves, quanto mais raridades.

Então?! Como assim?! Nem terrestres nem marítimas?
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 08, 2012 8:15 am

Nas propriedades da foto tens o exif em que todos os detalhes ficam registados incluindo o equivalente a uma 35mm na ampliação. Nas especificações da tua máq. o zoom máx optico é de 480mm, não equivale a 20x de um telescopio, o que já deves ter notado.
Isto porque nos binoculos e nos telescopios a ampliação é caculada sobre a visão humana (+/- 50mm) e nas máquinas compactas essa ampliação é enganadora porque é calculada sobre distância focal minima, no teu caso 24mm, que é um wide angle para tirar panorâmicas.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Seg Out 08, 2012 8:16 am

Helder Vieira escreveu:

Então?! Como assim?! Nem terrestres nem marítimas?

Bem, não foi um deserto completo, apareceu um abutre de rupell e mais umas coisas, mas pronto...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 08, 2012 8:17 am

Nas propriedades da foto que tiras, claro! verificas no computador...

RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 08, 2012 11:31 am

RuiCaratao escreveu:Nas propriedades da foto que tiras, claro! verificas no computador...

Exacto. Em tempos tinhas-me pedido o mesmo em relação à máquina anterior... e na altura não encontrei.
Suponho que é isto:

A minha primeira experiência com digiscoping... Cenast

Esta é a informação disponível na última foto da série que apresentei.
Já agora, porque perguntaste, e que conclusões retiras??
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por JMorgado Seg Out 08, 2012 11:38 am

Rui no exif das fotos do Helder aparece 4.3mm com zoom digital de 2x e 3x respectivamente...

Suponho que seja um mal entendido e estes 2x e 3x de zoom tenham sido optico portanto...

As fotografias foram tiradas respectivamente a 8.6mm e a 12.9mm o que dá...

8.6 x 20 = 172mm = 960mm (35mm equivalent)

8.6 x 40 = 344mm = 1920mm (35mm equivalent)

8.6 x 60 = 516mm = 2880mm (35mm equivalent)

12.9 x 20 = 258mm =1440mm (35mm equivalent)

12.9 x 40 = 516mm = 2880mm (35mm equivalent)

12.9 x 60 = 774mm = 4320mm (35mm equivalent)

Helder, o que acha do telescópio? Estive a ponderar comprar o irmão mais pequeno Ultima 65 ED, do qual li boas reviews, mas como encontrei outro telescópio relativamente equivalente a um bom preço cá em Portugal, não o cheguei a comprar...

Cumprimentos,
João Morgado
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo