Registos tardios
+37
Gilberto Pinelas
Manuel PL
Ricardo Melo
Luis Silva
pedrocardia
Araújo da Silva
LuisMM
Paulfer
JoaoPedro231
Carlos
Mário Estevens
Rogerio
alcedo
VozdoBerço
João Tomás
M. Aldeias
pedro121
Luscinia Megarhynchos
António A Gonçalves
António Beira Alta
Tissot
José Frade
Paulo Alves
Carlos Pacheco
Isidoro Soares Teodoro
Hugo Albuquerque
ribeiroa
Upupa epops
João Paulo Duque
João Ferreira
trataruga
HL
Helder Vieira
PNicolau
patriciaeluis
Pedro Lopes Moreira
Gonçalo Elias
41 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 6 de 8
Página 6 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: Registos tardios
Sim, vou ver se trato disso
se quiseres dar uma ajuda e ir fazendo a recolha do que está no e-bird, a malta agradece
se quiseres dar uma ajuda e ir fazendo a recolha do que está no e-bird, a malta agradece
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Partidas
2015, 27-Out, Salinas do Samouco, 6 inds., por P. Lourenço
2012, 20-Out, Barroca d'Alva, 1 ind., por J. T. Tavares
Registos Tardios
2012, 16-Dez, Barroca d'Alva, 1 ind., por P. Alves, J. Safara, F. Canário e J. Guilherme
2013, 24-Nov, Ponta da Erva, 2 inds., por P. Nicolau e S. Melo
2015, 5-Nov, Ponta da Erva, por P. Nicolau
Registos mais 'precoces'
2011, 02-Abr, Ria de Alvor, 2 inds., por G. Rethoré
2015, 02-Abr, Silves, 1 ind., por G. Rethoré
2015, 06-Abr, Sta Vitória e Mombeja, Beja, 5 inds., por H. Cardoso
2014, 07-Abr, Barragem do Algueva, Beja, 2 inds., por J. Safara
2015, 27-Out, Salinas do Samouco, 6 inds., por P. Lourenço
2012, 20-Out, Barroca d'Alva, 1 ind., por J. T. Tavares
Registos Tardios
2012, 16-Dez, Barroca d'Alva, 1 ind., por P. Alves, J. Safara, F. Canário e J. Guilherme
2013, 24-Nov, Ponta da Erva, 2 inds., por P. Nicolau e S. Melo
2015, 5-Nov, Ponta da Erva, por P. Nicolau
Registos mais 'precoces'
2011, 02-Abr, Ria de Alvor, 2 inds., por G. Rethoré
2015, 02-Abr, Silves, 1 ind., por G. Rethoré
2015, 06-Abr, Sta Vitória e Mombeja, Beja, 5 inds., por H. Cardoso
2014, 07-Abr, Barragem do Algueva, Beja, 2 inds., por J. Safara
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Se tiveres mais Gonçalo, está à vontade.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Se tiveres mais Gonçalo, está à vontade.
tenho de procurar, normalmente procuro juntar 20 chegadas e 20 partidas, caso contrário é difícil encontrar um padrão
se não tiveres paciência não te preocupes, eu tratarei disso quando me for possível
Gonçalo Elias escreveu:
- o número de indivíduos é muito reduzido, havendo uma única observação de 4 indivíduos e uma de 3, sendo que no Inverno de 2013-14 foi de apenas 2
- por comparação, na passagem há observações de 8, 9, 12 e até mesmo 25 indivíduos.
Bom, Novembro não é bem inverno, mas na Barroca estão um mínimo de 13 indivíduos, e sim eu sei que não quer dizer nada.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:
- o número de indivíduos é muito reduzido, havendo uma única observação de 4 indivíduos e uma de 3, sendo que no Inverno de 2013-14 foi de apenas 2
- por comparação, na passagem há observações de 8, 9, 12 e até mesmo 25 indivíduos.
Bom, Novembro não é bem inverno, mas na Barroca estão um mínimo de 13 indivíduos, e sim eu sei que não quer dizer nada.
De facto não é Inverno e a primeira semana menos ainda.
Tanto nessa como em muitas outras espécies tens muito mas muito mais registos em Novembro (especialmente na 1ª quinzena) que em Dezembro. Ainda há muito bicho a passar. Olha ainda ontem vi Oenanthe oenanthe e Circaetus gallicus em Sagres e sei que foi visto S. rubetra. E na terça-feira passada vi 85 Apus melba.
Não é por acaso que as contagens de aves aquáticas invernantes são feitas em Janeiro e não em Novembro.
O site Chegadas foi actualizado com os registos referidos neste tópico e com diversos outros que encontrei no e-bird.
Dia 12 de Novembro de 2015 na Lagoa de Paramos (Esmoriz):
1 Acrocephalus scirpaceus.
1 Acrocephalus scirpaceus.
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
20 de Novembro de 2015, em Tomar, no Mouchão:
Um Ficedula hypoleuca
Ficedula hypoleuca | Papa-moscas-preto by Manuel Lemos, no Flickr
Um Ficedula hypoleuca
Ficedula hypoleuca | Papa-moscas-preto by Manuel Lemos, no Flickr
Manuel PL- Número de Mensagens : 101
Olá Manuel,
Na lista do e-bird este registo (com a mesma foto) aparece com data de 19 de Novembro:
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25911568
podes por favor confirmar a data? Tenho interesse em saber, pois gostaria de incluir o registo na compilação de datas tardias: http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-fichyp.html
Obrigado
Na lista do e-bird este registo (com a mesma foto) aparece com data de 19 de Novembro:
podes por favor confirmar a data? Tenho interesse em saber, pois gostaria de incluir o registo na compilação de datas tardias: http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-fichyp.html
Obrigado
[quote="Gonçalo Elias"]Olá Manuel,
Obrigado[/quotes]
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25920024
Obrigado[/quotes]
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S25920024
ok Matthias esclarecido,a minha dúvida surgiu porque a foto anterior era igual à que estava na lista de dia 19
Olá Gonçalo!
Sim essa imagem é de dia 19. Contudo, estive lá hoje e a ave continuava presente de manhã.
Esta é uma imagem de hoje de manhã:
A lista de hoje ainda não deve ter sido aceite.
Ficedula hypoleuca by Manuel Lemos II, no Flickr
Um abraço,
m.
Sim essa imagem é de dia 19. Contudo, estive lá hoje e a ave continuava presente de manhã.
Esta é uma imagem de hoje de manhã:
A lista de hoje ainda não deve ter sido aceite.
Ficedula hypoleuca by Manuel Lemos II, no Flickr
Um abraço,
m.
OOOOPS, só agora é que vi que o Matthias já tinha respondido.
Sim está esclarecido
Obrigado
Obrigado
O site Chegadas foi novamente actualizado com os registos referidos neste tópico e com diversos outros que encontrei no e-bird.
Ora ontem na Lagoa de Óbidos:
4 Hirundo rustica
3 Hirundo daurica
4 Hirundo rustica
3 Hirundo daurica
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Embora não se encontre no site Chegadas deixo aqui o registo de uma Águia-calçada (Aquila pennata) hoje dia 22 de Novembro em Melides (Grândola).
Última edição por José Frade em Dom Nov 22, 2015 2:38 pm, editado 1 vez(es)
José Frade escreveu:Embora não se encontre no site Chegadas deixo aqui o registo de uma Águia-calçada (Aquila pennata) hoje dia 22 de Dezembro em Melides (Grândola).
Onde está Dezembro deve ser antes Novembro, não José? Este provavelmente será um indivíduo ou que se atrasou na migração ou então ficou pelo Alentejo/Algarve para passar o Inverno! Não?
João Tomás escreveu:José Frade escreveu:Embora não se encontre no site Chegadas deixo aqui o registo de uma Águia-calçada (Aquila pennata) hoje dia 22 de Dezembro em Melides (Grândola).
Onde está Dezembro deve ser antes Novembro, não José? Este provavelmente será um indivíduo ou que se atrasou na migração ou então ficou pelo Alentejo/Algarve para passar o Inverno! Não?
Pois... Corrigido.
Pois, a calçada não consta do site Chegadas porque há imensos (centenas?) de registos invernais.
E até poderá ser um indivíduo que nós devolvemos à natureza há um mês atrás não viste uma anilha, por acaso? Estou a brincar!!
Bué de longe.João Tomás escreveu:E até poderá ser um indivíduo que nós devolvemos à natureza há um mês atrás não viste uma anilha, por acaso? Estou a brincar!!
José Frade escreveu:Bué de longe. Very Happy
Pois era o que eu imaginava... mesmo perto seria dificil x)
Boa tarde,
Aqui vão alguns registos tardios, embora alguns deles devam corresponder a aves que ficam a invernar:
Falcão-da-rainha (Falco eleonorae) 06-11-2015 Castro Verde - 1 ind. no Vale Gonçalinho
Cegonha-preta (Ciconia nigra) 20-11-2015 Moura - 1 ind. em voo sobre o rio Ardila, próximo da Amareleja (este é um local regular de invernada)
Águia-cobreira (Circaetus gallicus) 27-11-2015 Mértola - 1 ind. próximo de S. João dos Caldeireiros
Águia-cobreira (Circaetus gallicus) 29-11-2015 Lagos - 6 inds. próximo do Pincho
Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) Castro Verde - 1 ind. no Vale Gonçalinho
Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) 05 e 07-12-2015 Alcochete - 2 inds. na Barroca d'Alva
Garçote (Ixobrichus minutus) 05-12-2015 Alcochete - 1 ind na Barroca d'Alva
Andorinha-daurica (Cercopys daurica) 07-12-2015 - 1 ind. juvenil no Sítio das Hortas (junto com uma H. rustica)
Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) 07-12-2015 - 1 ind. no Sítio das Hortas
Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) 08-12-2015 - 1 ind. em Corte Gafo de Baixo
Acrescentaria ainda uma série de maçaricos-bastardos (Tringa glareola), mas estes creio serem invernantes regulares nos locais onde foram observados (4 na Barroca d'Alva nos dias 5 e 7 e mais 3 nos Arrozais a caminho da ponta da Erva no dia 5).
Boas observações,
Carlos Pacheco
Aqui vão alguns registos tardios, embora alguns deles devam corresponder a aves que ficam a invernar:
Falcão-da-rainha (Falco eleonorae) 06-11-2015 Castro Verde - 1 ind. no Vale Gonçalinho
Cegonha-preta (Ciconia nigra) 20-11-2015 Moura - 1 ind. em voo sobre o rio Ardila, próximo da Amareleja (este é um local regular de invernada)
Águia-cobreira (Circaetus gallicus) 27-11-2015 Mértola - 1 ind. próximo de S. João dos Caldeireiros
Águia-cobreira (Circaetus gallicus) 29-11-2015 Lagos - 6 inds. próximo do Pincho
Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) Castro Verde - 1 ind. no Vale Gonçalinho
Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) 05 e 07-12-2015 Alcochete - 2 inds. na Barroca d'Alva
Garçote (Ixobrichus minutus) 05-12-2015 Alcochete - 1 ind na Barroca d'Alva
Andorinha-daurica (Cercopys daurica) 07-12-2015 - 1 ind. juvenil no Sítio das Hortas (junto com uma H. rustica)
Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) 07-12-2015 - 1 ind. no Sítio das Hortas
Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) 08-12-2015 - 1 ind. em Corte Gafo de Baixo
Acrescentaria ainda uma série de maçaricos-bastardos (Tringa glareola), mas estes creio serem invernantes regulares nos locais onde foram observados (4 na Barroca d'Alva nos dias 5 e 7 e mais 3 nos Arrozais a caminho da ponta da Erva no dia 5).
Boas observações,
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Página 6 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8