Noticia: corvos matam borregos em Salamanca
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves do Mundo
Página 1 de 1
Noticia: corvos matam borregos em Salamanca
O El Mundo dá-nos conta de ataques de corvos esfomeados que matam borregos recém-nascidos em Salamanca.
LINK: http://www.elmundo.es/elmundo/2008/12/03/castillayleon/1228329461.html
LINK: http://www.elmundo.es/elmundo/2008/12/03/castillayleon/1228329461.html
kasko- Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Re: Noticia: corvos matam borregos em Salamanca
Este tipo de notícias (mais até com abutres) tem saltado no nosso país vizinho com alguma regularidade para a impressa. Acompanhando o fórum da SEO (que eu vou vendo, e digo “vou vendo” pois as mensagens às vezes enchem-me a caixa e ai é descarregar), mas dizia, que nesse fórum têm aparecido para comentar notícias do género e verificando-se que algumas estão mal contadas.
Contudo, estes comportamentos estão mais sujeitos a ocorrer há tempos para cá devido à escassez de alimento (nomeadamente cadáveres) reflexo da aplicação nos países da EU de uma normativa que obriga os criadores de gado quando detectarem a morte de um animal contactar imediatamente o veterinário e remover os animais (por questões sanitárias). Ora como é óbvio, as espécies necrófagas têm mais dificuldades em encontrar alimento podendo mesmo começar a ocorrer algumas situações mais insólitas.
Pelo que tenho ideia, acho que a SEO e outra associação francesa já fizeram uma exposição à EU a fim de alterar a legislação, não tenho conhecimento se alguma associação portuguesa o tenha feito, ou tenha verificado esta situação.
Eu, na minha modesta opinião, tenho observado uma maior dispersão de abutres nos últimos 2 anos (poderá ser apenas coincidência), nomeadamente mais observações e mais indivíduos nos concelhos de Alter do Chão, Ponte de Sor e Abrantes.
Só espero que estas situações não influenciem negativamente a imagem destas aves na opinião pública em geral, pois para os observadores de aves são das mais espectaculares (digo eu).
Saudações
A. Tomás
Contudo, estes comportamentos estão mais sujeitos a ocorrer há tempos para cá devido à escassez de alimento (nomeadamente cadáveres) reflexo da aplicação nos países da EU de uma normativa que obriga os criadores de gado quando detectarem a morte de um animal contactar imediatamente o veterinário e remover os animais (por questões sanitárias). Ora como é óbvio, as espécies necrófagas têm mais dificuldades em encontrar alimento podendo mesmo começar a ocorrer algumas situações mais insólitas.
Pelo que tenho ideia, acho que a SEO e outra associação francesa já fizeram uma exposição à EU a fim de alterar a legislação, não tenho conhecimento se alguma associação portuguesa o tenha feito, ou tenha verificado esta situação.
Eu, na minha modesta opinião, tenho observado uma maior dispersão de abutres nos últimos 2 anos (poderá ser apenas coincidência), nomeadamente mais observações e mais indivíduos nos concelhos de Alter do Chão, Ponte de Sor e Abrantes.
Só espero que estas situações não influenciem negativamente a imagem destas aves na opinião pública em geral, pois para os observadores de aves são das mais espectaculares (digo eu).
Saudações
A. Tomás
Agostinho Tomás- Número de Mensagens : 173
Local : Ponte de Sôr
Agostinho Tomás escreveu:Este tipo de notícias (mais até com abutres) tem saltado no nosso país vizinho com alguma regularidade para a impressa. Acompanhando o fórum da SEO (que eu vou vendo, e digo “vou vendo” pois as mensagens às vezes enchem-me a caixa e ai é descarregar), mas dizia, que nesse fórum têm aparecido para comentar notícias do género e verificando-se que algumas estão mal contadas.
Saudações
A. Tomás
Eu também confirmo essa maior dispersão de abutres a que o Agostinho se refere no Concelhos de Fronteira e Alter do Chão, região que visito desde sempre. São raras as vezes que não faço observações destas aves nos últimos anos, sempre que me desloco até lá.
A explicação só pode ser mesmo a escassez de alimento, por via dessas normativas e talvez alguma desistência da actividade pecuária em Portugal e Espanha.
Abraços
Paulo Pereira
kasko- Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Também pode ter a ver com a expansão populacional dos grifos...?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Tambem nos conçelhos de Elvas e Monforte de há cerca de dois anos para ca sempre que la vou tambem vejo sempre Grifos e por duas vezes os abutres negros.
Cumprimentos
Antonio Ribeiro
Cumprimentos
Antonio Ribeiro
ribeiroa- Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro
Também pode ter a ver com a expansão populacional dos grifos...?
Talvez Gonçalo, o grifo tem realmente expandido, parece-me correcto ver as coisas enquadradas na conjuntura actual e não isoladamente. Mas uma situação (expansão populacional) só agrava a outra (falta de alimento).
Em tempos em Alter do Chão observei grifos e um negro de volta de um cadáver de vaca. E ainda sem máquina fotográfica aproximei-me bastante dos bichos (20-25m), recuavam um pouco mas depois voltavam atirando-se à vaca. Nunca tinha observado, mas é realmente impressionante.
Abraços
A. Tomás
Agostinho Tomás- Número de Mensagens : 173
Local : Ponte de Sôr