Calidris sp.
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Calidris sp.
Hoje fotografei este pequeno pilrito. Tenho várias fotos, todas obtidas em contraluz, por isso a qualidade é mediana.
Primeiro pareceu-me um C. temminckii, contudo depois de ver as imagens no livro, fiquei com dúvidas se não seria um C. minuta em plumagem de Inverno.
Dado que não tenho muita experiência com C. temminckii, gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre a identidade desta ave.
1 abraço,
Gonçalo
Primeiro pareceu-me um C. temminckii, contudo depois de ver as imagens no livro, fiquei com dúvidas se não seria um C. minuta em plumagem de Inverno.
Dado que não tenho muita experiência com C. temminckii, gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre a identidade desta ave.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Calidris sp.
Boas,
conseguiste ver-lhe a cor das patas?
Tenho pouquissima experiencia com esta especie (e nenhuma com ela de Inverno). Ha aqui caracteristicas que apontam para Temminck (Calidris temminckii) - nomeadamente o colar extenso, mas outras que parecem sugerir outra especie, talvez o Pequeno (C.minuta) (centros das escapulares escuros - juvenil?, listra superciliar bem marcada). Por seu lado o Anao (C. minutilla)tem o colar e a listra.
Tens alguma foto que de para ver a projeccao das primarias e cauda?
Abraço
Pedro
conseguiste ver-lhe a cor das patas?
Tenho pouquissima experiencia com esta especie (e nenhuma com ela de Inverno). Ha aqui caracteristicas que apontam para Temminck (Calidris temminckii) - nomeadamente o colar extenso, mas outras que parecem sugerir outra especie, talvez o Pequeno (C.minuta) (centros das escapulares escuros - juvenil?, listra superciliar bem marcada). Por seu lado o Anao (C. minutilla)tem o colar e a listra.
Tens alguma foto que de para ver a projeccao das primarias e cauda?
Abraço
Pedro
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Epa, estive sempre com a ave em contraluz e por isso com alguma dificuldade em ver pormenores. O local onde estava a ave (do outro lado de uma charca numa zona vedada) impossibilitou-me de obter melhor ângulo.
De qualquer forma aqui vão mais duas fotos a ver se ajuda alguma coisa:
De qualquer forma aqui vão mais duas fotos a ver se ajuda alguma coisa:
Parece-me um Pilrito-pequeno (aqui ja' me fica a ideia de que o colete nao e' completo e que as patas sao escuras), mas era interessante ouvir de quem esteja mais experimentado com Pilritos-de-Temminck.
Abraço
Pedro
Abraço
Pedro
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Pois eu inicialmente pensei que fosse um temminckii, pois o habitat parecia ideal, contudo quando a ave voou fazia sons isolados e não trinados, o que sugere C. minuta.
Agradeço mais opiniões...
Agradeço mais opiniões...
Gonçalo,
Uma dúvida: qual é o habitat típico do temminckii? (por comparação com minuta)
Abraço
Filipe
Uma dúvida: qual é o habitat típico do temminckii? (por comparação com minuta)
Abraço
Filipe
Filipe Canário- Número de Mensagens : 71
Local : Lisboa
Eu também acho que não se trata de um C.temminkii - lamentavelmente! Esta ave chama a atenção no entanto, e ainda não consigo ter certezas!
Filipe - A C.temminkii têm uma preferência marcada para habitats de água doce.
Abraços
Simon
Filipe - A C.temminkii têm uma preferência marcada para habitats de água doce.
Abraços
Simon
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Obrigado Simon
Abraços
Abraços
Filipe o Simon já respondeu mas aqui fica mais uma achega:
os Cal min frequentam salinas e lamas entre-marés, misturando-se frequentemente com outras espécies de limícolas (Cal alp, Cal fer, Cha hia, etc), formando assim bandos mistos.
Já os Cal tem não se costumam misturar com as restantes espécies e preferem locais mais tranquilos, por exemplo junto a pequenas charcas, etc. Não sei se ocorrem em zonas sujeitas à influência das marés.
De qualquer forma, é evidente que não se deve identificar as aves com base no habitat, apenas referi isso como uma possível pista.
A ave da foto foi vista na reserva de Castro Marim, numa charca junto ao caminho que conduz ao Cerro do Bufo, no passado dia 17 de Janeiro.
1 abraço,
Gonçalo
os Cal min frequentam salinas e lamas entre-marés, misturando-se frequentemente com outras espécies de limícolas (Cal alp, Cal fer, Cha hia, etc), formando assim bandos mistos.
Já os Cal tem não se costumam misturar com as restantes espécies e preferem locais mais tranquilos, por exemplo junto a pequenas charcas, etc. Não sei se ocorrem em zonas sujeitas à influência das marés.
De qualquer forma, é evidente que não se deve identificar as aves com base no habitat, apenas referi isso como uma possível pista.
A ave da foto foi vista na reserva de Castro Marim, numa charca junto ao caminho que conduz ao Cerro do Bufo, no passado dia 17 de Janeiro.
1 abraço,
Gonçalo
Obrigado Gonçalo