Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calidris

4 participantes

Ir para baixo

Calidris Empty Calidris

Mensagem por Jose Viana Ter Fev 24, 2009 5:04 pm

De tamanho intermédio entre o C.minuta e o C.Alpina junto dos quais estava nas salinas do Faralhão.
Calidris 3307967604_4161d179c9

Jose Viana

Número de Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris Empty Re: Calidris

Mensagem por pedro121 Qua Fev 25, 2009 2:12 pm

Boas

Bem já que mais ninguém opina, eu vou dar um chute na bola, é dar uma opinião, tendo em conta a cor das patas, projecção das primarias e marcação na cabeça pode ser um Calidris subminuta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por António A Gonçalves Qua Fev 25, 2009 3:04 pm

As mesmas características indicadas pelo Pedro e as penas do dorso com uma larga mancha escura não poderão apontar para um Limicola falcinellus adulto em plumagem de Inverno (apesar da cabeça ter as manchas características pouco evidentes e estar pouco "riscada" a escuro)?

O "polegar" parece ser muito pequeno para ser o "Long-toed Stint" (Calidris subminuta).

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Mensagem por pedro121 Qua Fev 25, 2009 3:39 pm

António A Gonçalves escreveu:As mesmas características indicadas pelo Pedro e as penas do dorso com uma larga mancha escura não poderão apontar para um Limicola falcinellus adulto em plumagem de Inverno (apesar da cabeça ter as manchas características pouco evidentes e estar pouco "riscada" a escuro)?

Sim, parece realmente ser uma melhor hipótese, é uma pena estar com o bico escondido, seria conclusivo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Simon Wates Qua Fev 25, 2009 5:22 pm

José - interessante e bonita foto!

Pensando em Limicola falcinellus......

A outra coisa importante alem do bico, que por acaso é escondido frequentemente, é a área "carpal" (pequenas coberaturas) que é escuro/preto e poder ajudar bastante na ID (quase tipo Calidris alba). As patas - são realmente este cor? Digo isso porque se a fotografia amostra o cor verdadeiro das patas estamos, sem dúvida perante uma raridade. Se não fosse o caso, acho que esta ave parece uma Calidris minuta com lama nas patas - apesar do tamanho - tenho visto alguns C.minutas bem "enormes".

Não existem mais fotos - mesmo mas?

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Mensagem por Jose Viana Qui Fev 26, 2009 3:39 pm

Olá Simon.
Infelizmente não consegui boas fotos da ave. Coloquei no flickr as duas unicas que obtive e outra de um C.minuta que andava perto. As fotos não têm qualquer tratamento de Photoshop e estão com a resolução original. Talvez ajudem as verificar a cor das patas. Podem vê-las em:
http://www.flickr.com/photos/jose_viana/3312716802/
http://www.flickr.com/photos/jose_viana/3311887267/
http://www.flickr.com/photos/jose_viana/3312714896/

Abraço

Jose Viana

Número de Mensagens : 52

Mensagem por Simon Wates Sex Fev 27, 2009 4:31 pm

José,

Não consigo ter certezas algumas! A coisa que mais me-perturba ;-) é as patas. Penso que a sua cor é a mesma que a cor da lama. No-entanto esta cor coincida com a cor de patas duma L.falcinellus - também parecem curtas para C.alpina.

Acho que a padrão da cabeça é um pouco escuro para C.minuta - sobretudo as coberturas auriculares - pensando num adulto ou imm. desta altura do ano. Acho que é um das 3 espécies que menciono, mas sempre fico baralhado com esta patas! AJUDA!

Se-calhar podia mandar para o CPR como uma ave não identificada? É só uma sugestão.....

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo