LOCAL: Caparica (Almada)
+10
Carlos Vilhena
Pedro Fernandes
GAlmeida
lrodrigues
Mário Estevens
Gonçalo Elias
Jorge Saraiva
PNicolau
José Frade
Miguel Berkemeier
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 7 de 8
Página 7 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: LOCAL: Caparica (Almada)
Obrigado!
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Obrigado !PNicolau escreveu:Muito bom registo!
GAlmeida- Número de Mensagens : 327
Local : Caparica/Almada
Hoje observei na arriba fóssil (na zona da Quinta de St. António) entre as 16h30 e as 17h30 estorninhos-malhados, 1 Cairina moschata em liberdade certamente fugido de uma quinta que por lá está e ouvi já na base da arriba mochos-galegos.
Boa noite,
Hoje (quinta-feira) eu e o Gonçalo Almeida observámos durante a manhã 2 Elanus num dos locais onde já tinham sido avistados anteriormente também 2 gansos-patola (1 adulto e 1 juvenil) da praia da Etar do Portinho da Costa a voar em frente à Torre de Belém. Temos vídeos de ambos os exemplares, a fazerem o mesmo trajeto num intervalo de escassos segundos. Tão adentro do rio não estou habituado a observar, ainda por cima em dias como o de hoje. Ainda observámos também 1 rouxinol-bravo, uma galinha-de-água, 3 patos-reais e bastantes guinchos numa pequena lagoa algures no Monte da Caparica pouco prospectada.
Mais à tarde, pelo que sei através do Ebird, o Mário relocalizou o Calidris maritima no mesmo esporão.
Hoje (quinta-feira) eu e o Gonçalo Almeida observámos durante a manhã 2 Elanus num dos locais onde já tinham sido avistados anteriormente também 2 gansos-patola (1 adulto e 1 juvenil) da praia da Etar do Portinho da Costa a voar em frente à Torre de Belém. Temos vídeos de ambos os exemplares, a fazerem o mesmo trajeto num intervalo de escassos segundos. Tão adentro do rio não estou habituado a observar, ainda por cima em dias como o de hoje. Ainda observámos também 1 rouxinol-bravo, uma galinha-de-água, 3 patos-reais e bastantes guinchos numa pequena lagoa algures no Monte da Caparica pouco prospectada.
Mais à tarde, pelo que sei através do Ebird, o Mário relocalizou o Calidris maritima no mesmo esporão.
Hoje não andava apenas um, mais sim dois Calidris maritima na zona, e desta vez no esporão a sul da Praia de São João da Caparica (Esporão nº7 a conta do sul e último com paredão).
Tem procurado a dominicanos? Pode ser que volte
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Paulfer escreveu:Tem procurado a dominicanos? Pode ser que volte
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Creio que a época delas não é esta, os registos anteriores foram efectuados no período de Maio a Agosto.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:Creio que a época delas não é esta, os registos anteriores foram efectuados no período de Maio a Agosto.
É Natal, é quando um homem quiser!!! (Principalmente se for um birdwatcher que ainda não viu uma dominicanus)
Tissot escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Creio que a época delas não é esta, os registos anteriores foram efectuados no período de Maio a Agosto.
É Natal, é quando um homem quiser!!! (Principalmente se for um birdwatcher que ainda não viu uma dominicanus)
Pois é, tens razão, agora que penso nisso a primeira vez que vi uma até foi em Dezembro
Tissot escreveu:
Pensei que toda a gente tinha visto... eu ainda estou em trauma de ter perdido um dos meus melhores blockers...
pedro121 escreveu:Tissot escreveu:
Pensei que toda a gente tinha visto... eu ainda estou em trauma de ter perdido um dos meus melhores blockers...
Eu creio que só tenho um "blocker" mas é um daqueles de alto gabarito
Charadrius mongolus?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Charadrius mongolus?
yep
Gonçalo Elias escreveu:
Em relação a mim tens mais um, e olha que não tem gabarito nenhum...
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:
Em relação a mim tens mais um, e olha que não tem gabarito nenhum...
Pois se calhar não tem, mas que o bicho era muito giro, lá isso era, há que dizê-lo com frontalidade
Gonçalo Elias escreveu:
Pois se calhar não tem, mas que o bicho era muito giro, lá isso era, há que dizê-lo com frontalidade
Sim, lá giros são eles, foi o que os lixou.
Pode ser que volte sim ahah seria fantástico! Mas agora na melhor das hipóteses penso que só para o ano quando o tempo começar a aquecer. Isto se ela quiser fazer como a smithsonianus de Sesimbra por exemplo, e voltar todos os anos ao mesmo local na mesma altura do ano. Mas isso infelizmente parece-me um bocadinho improvável....Paulfer escreveu:Tem procurado a dominicanos? Pode ser que volte
Pois foi, foi algo trágico que eu acompanhei, passaste vários bons períodos de persistência! Foi uma questão de enorme azar... contrastando com a sorte que eu tive ao descobri-la. Ainda por cima ela esteve lá tantas vezes, e tu foste lá várias vezes, a vários dias e a várias horas, enfim...Tissot escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Creio que a época delas não é esta, os registos anteriores foram efectuados no período de Maio a Agosto.
É como a argentatus da Trafaria.... Que falhei 4 vezes.
Bom, ao menos sempre saquei uns Phalaropus lobatus, mesmo à porta de Dezembro!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Pois, eu li o artigo no "seabirding in Peniche". Deve ter sido mesmo uma sensação terrível eu passava-me por completo se suspeitasse que algo do género tinha acontecido comigo, e se não tivesse uma única fotografia ainda pior seriapedro121 escreveu:eu ainda estou em trauma de ter perdido um dos meus melhores blockers...
Para não correr esse risco acabo por às vezes ver de mais, o que muitas vezes é um bocado parvo. Mas não é grave desde que passe pelos "inspetores", que são vocês, não criando assim falsos alarmes
Pois, esses teus Phalaropus lobatus pá... fui lá no dia seguinte e nada, eu que nessa altura do ano ia quase de 2 em 2 dias ao cais fluvial da Trafaria à procura de gaivotas. Mas pior do que isso foi o Mário Estevens, que tinha estado na praia da Trafaria no mesmo dia em que tu os descobriste e não os viu!PNicolau escreveu:É como a argentatus da Trafaria.... Que falhei 4 vezes.
Por acaso também já fui 4 vezes atrás de uma gaivota, mas foi da smithsonianus a Sesimbra o ano passado. E claro, não a vi! Numa das vezes tinha a hipótese de ver pela primeira hyperboreus mas nada. Para compensar à 4ª vez saquei a cachinnans que o Luís Gordinho descobriu no dia seguinte eheh (e não identifiquei o raio do bicho). A minha segunda cachinnans em poucos dias, pois também tinha ido à da Lagoa de Albufeira
Últimas observações:
- Provável Prunella modularis na ETAR do Portinho da Costa (dia 23/12/2015 com o Gonçalo Almeida)
- Mais 2 Calidris maritima e desta vez no esporão grande da Praia do Albatroz, muito mais para norte do que o sítio onde têm estado habitualmente. (serão possivelmente novos indivíduos o que indicaria que uma pequena população estaria a invernar por cá, mas na contagem das limícolas do Arenaria que vamos fazer em Janeiro serão certamente tiradas conclusões à cerca disto)
- Provável Prunella modularis na ETAR do Portinho da Costa (dia 23/12/2015 com o Gonçalo Almeida)
- Mais 2 Calidris maritima e desta vez no esporão grande da Praia do Albatroz, muito mais para norte do que o sítio onde têm estado habitualmente. (serão possivelmente novos indivíduos o que indicaria que uma pequena população estaria a invernar por cá, mas na contagem das limícolas do Arenaria que vamos fazer em Janeiro serão certamente tiradas conclusões à cerca disto)
Hoje observei entre as 16h00 e as 17h00 uma razoável quantidade de gansos-patola adultos pelas praias centrais da Costa a darem show e a voarem muito perto dos esporões, fazia lembrar o Cabo Raso nesse aspeto. Não percebo é porque raio não se consegue ver de terra nenhuma torda, nem uma cagarra seja em que altura do ano for...
O balanço de marinhas vistas de terra (esporões das praias essencialmente) aqui é péssimo, o que se vê mais são Melanitta nigra, Phalacrocorax aristotelis no Verão, Morus bassanus claro, Thalasseus sandvicensis, Sterna hirundo por vezes e Stercorarius skua (o qual já vi 6 ou no máximo 7 vezes desde o ano passado). Mas não entendo mesmo, isto para pardelas devia ser bem melhor!! Penso que não há sequer um registo de Procellariidae visto de terra no concelho de Almada.
O mais interessante de tudo foram os paínhos que o Luís Gordinho viu há uns anos com telescópio das praias perto da Fonte da Telha...
O balanço de marinhas vistas de terra (esporões das praias essencialmente) aqui é péssimo, o que se vê mais são Melanitta nigra, Phalacrocorax aristotelis no Verão, Morus bassanus claro, Thalasseus sandvicensis, Sterna hirundo por vezes e Stercorarius skua (o qual já vi 6 ou no máximo 7 vezes desde o ano passado). Mas não entendo mesmo, isto para pardelas devia ser bem melhor!! Penso que não há sequer um registo de Procellariidae visto de terra no concelho de Almada.
O mais interessante de tudo foram os paínhos que o Luís Gordinho viu há uns anos com telescópio das praias perto da Fonte da Telha...
Boa noite e um bom ano novo para todos!
Na passada segunda-feira o Sérgio Correia deu com uma gaivota-parda (Larus canus) numa das praias centrais da Costa de Caparica!!!
Na passada segunda-feira o Sérgio Correia deu com uma gaivota-parda (Larus canus) numa das praias centrais da Costa de Caparica!!!
Página 7 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8