Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atlas das aves nidificantes

+17
pedrocardia
Ricardo Melo
Rui Figueiredo
Agostinho_MRCM
Samuel Patinha
Luis Reino
Luis Silva
Paulo Lemos
João Tomás
pedro121
LuisMM
HL
Gonçalo Elias
PNicolau
Paulfer
scirpaceus
conspicillata
21 participantes

Página 7 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por PNicolau Sáb Abr 07, 2018 4:13 am

O projecto das aves marinhas teve financiamento. Este não tem. Aí está a principal diferença.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sáb Abr 07, 2018 6:33 am

Gonçalo Elias escreveu:De acordo, embora eu desde o início considere que foi um erro querer fazer um projecto à escala nacional com base apenas em voluntários...

Ou seja, concordo que mais divulgação seria fundamental para conseguir mobilizar mais pessoas para realizar trabalho de campo, mas duvido que a cobertura completa seja atingida se não houver outro tipo de meios / recursos.

Sim, claro que este tipo de projectos como é óbvio deveria ser financiado e da responsabilidade do estado.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 07, 2018 9:44 am

Sem dúvida.

Saliento, como já aqui referi, que não creio que o facto de haver financiamento fosse necessariamente traduzir-se na mobilização de muitos voluntários (a minha experiência com o segundo atlas foi a de que a maioria das pessoas só está disponível para fazer quadrículas ao pé de casa; mesmo com as despesas pagas não quer ir para longe); a diferença é que com financiamento seria possível mobilizar um 'núcleo duro' de colaboradores, voluntários ou não, que assegurariam uma fatia substancial do trabalho. No segundo atlas só eu fiz 1000 tétradas, de uma hora cada, o que corresponde a 83 quadrículas de 6 tétradas, com duas voltas cada uma, ou seja cerca de 166 dias de campo se considerarmos que um dia = 6 horas de campo (isto ao longo de sete anos, mas quase tudo nos primeiros cinco). Foi um volume de trabalho brutal, com despesas da ordem dos muitos milhares de euros, que obviamente eu não teria podido suportar se não houvesse guito para pagar essas despesas. Tal como eu, houve mais meia dúzia de observadores que se empenharam activamente e que fizeram muitas dezenas de quadrículas cada um, em diversas regiões do país. Com base naquilo que sei, estimo que este pequeno 'núcleo duro' terá, no seu conjunto, assegurado a cobertura de 40 a 50% do território nacional. E isso fez toda mas toda a diferença.

E é por isso que eu ainda hoje não consigo entender esta decisão de avançar com um projecto destes sem qualquer tipo de financiamento...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por HL Sáb Abr 07, 2018 9:46 am

Se o publico em geral entender qual a necessidade de produzir este trabalho, e se os resultados do mesmo estiverem consultáveis a qualquer hora em qualquer lugar, talvez houvesse mais voluntários.

Um aparte: Tenho ideia que há quadriculas a serem feitas profissionalmente.
HL
HL

Número de Mensagens : 1452
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por PNicolau Sáb Abr 07, 2018 9:52 am

Profissionalmente pelo ICNF, certo? Que como todos sabemos é demasiado qualificado para este tipo de trabalho, claro. Smile Smile Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 07, 2018 9:56 am

HL escreveu:Se o publico em geral entender qual a necessidade de produzir este trabalho

Se nem eu entendo a necessidade de produzir um novo atlas nesta altura, imagino que o público menos entenda ainda  Smile

As visitas sistemáticas destinam-se essencialmente a mapear a distribuição de espécies comuns (melros, trigueirões, chapins, etc.) e para essas espécies a distribuição ficou bem representada com o anterior atlas, não sendo de prever que tenha havido alterações de relevo para a maioria das espécies - poderá haver uma ou outra com alterações significativas, mas serão a excepção. As visitas sistemáticas dão imenso trabalho e vão trazer muito pouca informação nova.

Onde poderá haver mais alterações, e essas serão as situações mais interessantes, é no caso de várias aquáticas, rapinas ou coloniais - mas estas espécies são detectadas sobretudo com censos dirigidos e não com visitas sistemáticas.

HL escreveu:, e se os resultados do mesmo estiverem consultáveis a qualquer hora em qualquer lugar, talvez houvesse mais voluntários.

Exacto, os resultados deveriam estar disponíveis online como já acontece em tantos outros países. Há cerca de sete anos contactei o ICNF solicitando autorização para colocar os mapas online no portal avesdeportugal.info (fazendo obviamente referência ao projecto e ao ICNF). Seria uma forma de enriquecer o portal e, ao mesmo tempo, de promover o atlas.

O meu pedido foi recusado  Shocked - disseram-me que queriam eles mesmos disponibilizar o atlas online no site do ICNF, mas até hoje isso não aconteceu.

Como se costuma dizer, "não fazem nem deixam fazer" (há uma expressão mais brejeira para isto, mas não a vou usar aqui  What a Face)

HL escreveu:Um aparte: Tenho ideia que há quadriculas a serem feitas profissionalmente.

Sei que as quadrículas que estão em áreas protegidas são feitas (obrigatoriamente?) pelo pessoal do ICNF - não sei se era a isto que te referias?

Nota que no segundo atlas, para além do trabalho feito por pessoal do ICNF, houve pessoas extra-ICNF expressamente contratadas para fazer trabalho de campo, sendo pagos para isso. Conheço vários casos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por HL Sáb Abr 07, 2018 1:46 pm

PNicolau escreveu:Profissionalmente pelo ICNF, certo? Que como todos sabemos é demasiado qualificado para este tipo de trabalho, claro. Smile Smile Smile
Gonçalo Elias escreveu:Sei que as quadrículas que estão em áreas protegidas são feitas (obrigatoriamente?) pelo pessoal do ICNF - não sei se era a isto que te referias?
Tenho ideia de que haveria pontualmente financiamento para visitas/censos dirigidos.
Há técnicos no ICNF com qualificações para o fazer. Se estão ou não a fazer não faço ideia. Com certeza que nem todos o são. Mas esse problema passa-se também fora das APs com voluntários.


HL
HL

Número de Mensagens : 1452
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 07, 2018 3:05 pm

HL escreveu:Há técnicos no ICNF com qualificações para o fazer.

Não digo o contrário, até conheço casos de pessoas do ICNF que são extremamente competentes para fazer censos dirigidos a determinados grupos de aves, mas que não têm competências para identificar passeriformes (isto dito pelos próprios). Mas não quero generalizar, sem dúvida que haverá graus de experiência muito variáveis.

HL escreveu:Mas esse problema passa-se também fora das APs com voluntários.

Sem dúvida.

Aqui acho que as entidades responsáveis (ICNF / SPEA) deveriam ter dado formação. E que eu saiba não deram (ou se deram não foi devidamente anunciada).

Quando eu fui coordenador regional no atlas anterior dei acções de formação (com componente teórica e depois uma parte prática) no Parque Natural da Arrábida, à qual compareceram uns 15 voluntários. Adicionalmente, ao longo dos vários anos de trabalho de campo convidei vários candidatos a voluntários que se sentiam um bocado inseguros na identificação a acompanharem-me numa quadrícula antes de serem "largados aos bichos", de modo a adquirirem competências e experiência para este tipo de levantamento. Mas isto é a minha forma de fazer as coisas, infelizmente tenho a sensação de que hoje em dia qualquer candidato a voluntário é aceite, sem que seja previamente verificado / assegurado que ele tem experiência. É um bocado como se se partisse do princípio que qualquer observador de aves é capaz de fazer atlas. Esta opção tem reflexos bastante negativos na qualidade dos dados (conforme aliás já exprimi em relação ao CAC).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 4:53 am

No dia 17 de Março escrevi isto:

Gonçalo Elias escreveu:Olhando para o mapa, podemos agrupar os distritos em termos de grau de cobertura:
- cobertura bastante avançada (mais de dois terços das quadrículas feitas) - Bragança, Vila Real
- cobertura média (entre um e dois terços) - Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Évora, Beja
- cobertura muito baixa (menos de um terço) - Viana do Castelo, Braga, Viseu, Leiria, Setúbal, Portalegre, Faro

No dia 30 de Março escrevi isto:

Gonçalo Elias escreveu:Decorridas as duas primeiras semanas de trabalho de campo, resolvi ir ao ebird ver como estava a cobertura este ano. Concretamente, para os sete distritos que estão mais atrasados em termos de cobertura, fui pesquisar quantas quadrículas já foram visitadas na época corrente (ou melhor, quantas já tem dados). Eis os resultados:

Viana do Castelo - 0
Braga - 0
Viseu - 0
Leiria - 0
Setúbal - 0
Portalegre - 0
Faro - 1

Passados mais nove dias, verifico que os primeiros quatro distritos listados continuam sem qualquer visita feita este ano; em Setúbal foram visitadas 2-3 quadrículas (Palmela / Montijo), em Portalegre foram feitas 2 quadrículas (Nisa / Fronteira), e em Faro 1 tétrada.

Quanto a outros distritos, não encontrei mais nada. Em particular, não localizei uma única tétrada feita a norte do rio Tejo... e já estamos a meio da primeira volta Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Dom Abr 08, 2018 11:58 am

Bem, falando só por mim, eu faço atlas porque gosto, também gosto de mau tempo e de chuva, não gosto é de fazer atlas à chuva, por isso e falando por mim, se a escolha for fazer atlas à chuva ou não fazer, bem acho que faço só a segunda volta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 12:06 pm

Isso é perfeitamente compreensível, a questão para mim é que no planeamento de um atlas desta dimensão é preciso ter em conta que a chuva faz parte do nosso clima e pode ser um factor adverso, especialmente na primeira volta, ou seja, é necessário contar um tempo extra para compensar os dias em que não há condições.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Dom Abr 08, 2018 5:54 pm

HL escreveu:Se o publico em geral entender qual a necessidade de produzir este trabalho, e se os resultados do mesmo estiverem consultáveis a qualquer hora em qualquer lugar, talvez houvesse mais voluntários. 

Um aparte: Tenho ideia que há quadriculas a serem feitas profissionalmente.

Sem dúvida que deveria haver alguns resultados disponíveis online no sentido de ir alimentando os voluntários e para perceberem que o seu esforço está a ser por uma boa causa e que está a dar frutos, visíveis por todos.

E sim, no ano passado graças a uns fundos de uma entidade que não sei o nome mas que vem numa notícia depois de terminar a época, houve quadrículas que foram feitas por pessoal da SPEA e do LABOR. E ainda há o pessoal do ICNF.

Gonçalo Elias escreveu:Como se costuma dizer, "não fazem nem deixam fazer" (há uma expressão mais brejeira para isto, mas não a vou usar aqui  Atlas das aves nidificantes - Página 7 Fresse)
 
"Não fazem nem deixam fazer... e quando fazem muitas vezes fazem mal".

Gonçalo Elias escreveu:Aqui acho que as entidades responsáveis (ICNF / SPEA) deveriam ter dado formação. E que eu saiba não deram (ou se deram não foi devidamente anunciada).

Outro ponto com o qual concordo. Bem como para o CAC!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 6:03 pm

João Tomás escreveu:Bem como para o CAC!

Para o CAC houve umas acções de formação, creio que em 2007 ou 2008 (não tenho o ano de cor), mas curiosamente essas acções decorreram apenas em três localidades: Mogadouro, Cartaxo e Castro Verde. Porquê nestes três sítios? Resposta: porque era nestes três concelhos que residiam os três coordenadores das regiões norte - centro - sul. Traduzindo: os voluntários, se quisessem formação, que se deslocassem até à zona onde moravam os coordenadores regionais.

Assim não vamos lá. Evil or Very Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Seg Abr 09, 2018 11:01 am

Gonçalo Elias escreveu:Para o CAC houve umas acções de formação, creio que em 2007 ou 2008 (não tenho o ano de cor), mas curiosamente essas acções decorreram apenas em três localidades: Mogadouro, Cartaxo e Castro Verde. Porquê nestes três sítios? Resposta: porque era nestes três concelhos que residiam os três coordenadores das regiões norte - centro - sul. Traduzindo: os voluntários, se quisessem formação, que se deslocassem até à zona onde moravam os coordenadores regionais.

Assim não vamos lá. Atlas das aves nidificantes - Página 7 Icon_evil

Isso já foi na época dos dinossauros  Evil or Very Mad E além disso há sempre as novas tecnologias que podem resolver a questão da distância!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 11, 2018 2:42 pm

Andei vasculhar nos meus registos como foi a minha participação no atlas de nidificantes em 1999 (primeiro ano de trabalhos de campo).

Aqui fica a lista das visitas que realizei na primeira volta (sem contar casuais):

20-mar, NC45--Alberge, Santa Catarina de Sítimos (Alcácer do Sal), 3 tétradas
20-mar, NC43--Silha do Pascoal, Vale de Guizo (Grândola), 3 tétradas
21-mar, NC09--RN Estuário do Tejo--Monte de Pancas (Benavente), 5 tétradas
24-mar, NC89--Paul do Tojal, Ribeira de Camarões, Calçada de Carriche (Loures / Lisboa), 3 tétradas
25-mar, NC89--Loures, Várzea do Rio Trancão, Alfornelos (Loures / Amadora), 3 tétradas
27-mar, NC69--Ciborro (Montemor-o-Novo), 6 tétradas
28-mar, Carregado--área geral, Lezíria Norte de Vila Franca de Xira--área geral (Vila Franca de Xira), 4 tétradas
30-mar, Lezíria Norte de Vila Franca de Xira--área geral (Vila Franca de Xira), 2 tétradas
02-abr, NC07--Pinhal Novo (Palmela), 4 tétradas
02-abr, ND63--Foros do Arrão, Pego da Curva (Ponte de Sôr / Chamusca), 2 tétradas
03-abr, ND63--Foros do Arrão (Ponte de Sôr), 4 tétradas
03-abr, ND43--Marianos (Chamusca), 2 tétradas
04-abr, ND43--Arneiro da Volta (Almeirim), 4 tétradas
05-abr, PE69--Castanheira / Pínzio / Cabreira (Guarda / Pinhel / Almeida), 6 tétradas
06-abr, PE87--Aldeia da Ponte/Forcalhos (Sabugal), 4 tétradas
06-abr, PE67--Rapoula do Coa (Sabugal), 2 tétradas
07-abr, PE87--Aldeia da Ponte/Forcalhos (Sabugal), 2 tétradas
07-abr, PE47--Gonçalo (Guarda), 2 tétradas
08-abr, PE47--Benespera, Colmeal da Torre, Maçaínhas (Guarda / Belmonte), 4 tétradas
08-abr, PE89--Vilar Formoso (Almeida), 2 tétradas
09-abr, PE61--Pinhel--área geral (Pinhel), 6 tétradas
10-abr, PF43--Meda--área geral (Mêda), 6 tétradas
14-abr, NC07--Moita (Moita), 2 tétradas
17-abr, RN Est. do Sado--Herd.Pinheiro, Monte Novo, ZPE Açude da Murta (Alcácer do Sal), 6 tétradas
18-abr, Pinhal da Prudência, Infantado (Montijo / Benavente), 6 tétradas
24-abr, NC49--Ribeira de Lavre, Carapuções (Montemor-o-Novo / Coruche), 6 tétradas
01-mai, NC27--Poceirão, Arrozais de Águas de Moura (Palmela), 6 tétradas
02-mai, NC58--Foros do Vale de Figueira (Montemor-o-Novo), 6 tétradas

Saldo da primeira volta: 111 tétradas (o que equivale a 18 quadrículas e meia com 6 tétradas cada), e recorde-se que nesse projecto cada tétrada tinha uma hora.

Foi mais ou menos este o meu ritmo de visitas durante os primeiros cinco anos de atlas, e assim cheguei às 1000 tétradas.

É certo que o facto de haver dinheiro para pagar as despesas foi essencial para que isto fosse possível, mas só isso não era suficiente: foi necessária muita, muita motivação, e essa não faltou  Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Qua Abr 11, 2018 4:35 pm

Gonçalo Elias escreveu:Andei vasculhar nos meus registos como foi a minha participação no atlas de nidificantes em 1999 (primeiro ano de trabalhos de campo).

Aqui fica a lista das visitas que realizei na primeira volta (sem contar casuais):

20-mar, NC45--Alberge, Santa Catarina de Sítimos (Alcácer do Sal), 3 tétradas
20-mar, NC43--Silha do Pascoal, Vale de Guizo (Grândola), 3 tétradas
21-mar, NC09--RN Estuário do Tejo--Monte de Pancas (Benavente), 5 tétradas
24-mar, NC89--Paul do Tojal, Ribeira de Camarões, Calçada de Carriche (Loures / Lisboa), 3 tétradas
25-mar, NC89--Loures, Várzea do Rio Trancão, Alfornelos (Loures / Amadora), 3 tétradas
27-mar, NC69--Ciborro (Montemor-o-Novo), 6 tétradas
28-mar, Carregado--área geral, Lezíria Norte de Vila Franca de Xira--área geral (Vila Franca de Xira), 4 tétradas
30-mar, Lezíria Norte de Vila Franca de Xira--área geral (Vila Franca de Xira), 2 tétradas
02-abr, NC07--Pinhal Novo (Palmela), 4 tétradas
02-abr, ND63--Foros do Arrão, Pego da Curva (Ponte de Sôr / Chamusca), 2 tétradas
03-abr, ND63--Foros do Arrão (Ponte de Sôr), 4 tétradas
03-abr, ND43--Marianos (Chamusca), 2 tétradas
04-abr, ND43--Arneiro da Volta (Almeirim), 4 tétradas
05-abr, PE69--Castanheira / Pínzio / Cabreira (Guarda / Pinhel / Almeida), 6 tétradas
06-abr, PE87--Aldeia da Ponte/Forcalhos (Sabugal), 4 tétradas
06-abr, PE67--Rapoula do Coa (Sabugal), 2 tétradas
07-abr, PE87--Aldeia da Ponte/Forcalhos (Sabugal), 2 tétradas
07-abr, PE47--Gonçalo (Guarda), 2 tétradas
08-abr, PE47--Benespera, Colmeal da Torre, Maçaínhas (Guarda / Belmonte), 4 tétradas
08-abr, PE89--Vilar Formoso (Almeida), 2 tétradas
09-abr, PE61--Pinhel--área geral (Pinhel), 6 tétradas
10-abr, PF43--Meda--área geral (Mêda), 6 tétradas
14-abr, NC07--Moita (Moita), 2 tétradas
17-abr, RN Est. do Sado--Herd.Pinheiro, Monte Novo, ZPE Açude da Murta (Alcácer do Sal), 6 tétradas
18-abr, Pinhal da Prudência, Infantado (Montijo / Benavente), 6 tétradas
24-abr, NC49--Ribeira de Lavre, Carapuções (Montemor-o-Novo / Coruche), 6 tétradas
01-mai, NC27--Poceirão, Arrozais de Águas de Moura (Palmela), 6 tétradas
02-mai, NC58--Foros do Vale de Figueira (Montemor-o-Novo), 6 tétradas

Saldo da primeira volta: 111 tétradas (o que equivale a 18 quadrículas e meia com 6 tétradas cada), e recorde-se que nesse projecto cada tétrada tinha uma hora.

Foi mais ou menos este o meu ritmo de visitas durante os primeiros cinco anos de atlas, e assim cheguei às 1000 tétradas.

É certo que o facto de haver dinheiro para pagar as despesas foi essencial para que isto fosse possível, mas só isso não era suficiente: foi necessária muita, muita motivação, e essa não faltou  Atlas das aves nidificantes - Página 7 Icon_smile

Pois foi preciso muita motivação mesmo Smile e algum dinheiro. Eu creio que fiz 8 quadrículas na totalidade o que dá umas míseras 48 tétradas. Motivação não me faltou porque conheci locais no distrito de Vila Real que me deixaram com enorme vontade de lá voltar.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 11, 2018 5:00 pm

Sim é verdade que o guito ajudou, embora neste ano em concreto nem tenha sido aquele em que tive mais despesas para apresentar porque com excepção da semana que passei na Guarda, as quadrículas que visitei eram todas relativamente perto de casa o que significava que não precisava de pernoitar fora nem de fazer muitos km.

Nos anos seguintes comecei a ir gradualmente mais longe, com muitas quadrículas nos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre e algumas em Braga, Porto e Bragança. Isto significou mais km, mais portagens, mais refeições fora e mais dormidas. Mas lá está, havia dinheiro, e como já referi atrás, com dinheiro e meia dúzia de colaboradores motivados foi possível cobrir quase metade do país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Qua Abr 11, 2018 5:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sim é verdade que o guito ajudou, embora neste ano em concreto nem tenha sido aquele em que tive mais despesas para apresentar porque com excepção da semana que passei na Guarda, as quadrículas que visitei eram todas relativamente perto de casa o que significava que não precisava de pernoitar fora nem de fazer muitos km.

Nos anos seguintes comecei a ir gradualmente mais longe, com muitas quadrículas nos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre e algumas em Braga, Porto e Bragança. Isto significou mais km, mais portagens, mais refeições fora e mais dormidas. Mas lá está, havia dinheiro, e como já referi atrás, com dinheiro e meia dúzia de colaboradores motivados foi possível cobrir quase metade do país.

Não me importava de ter sido um desses colaboradores x) mas nessa altura ainda não era aficionado pelas aves e nem sequer tinha a carta.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 14, 2018 12:58 pm

João Tomás escreveu:
Há muitas questões sobre este atlas que precisavam de uma resposta.
Uma delas, que não é uma questão mas sim uma revisão, é o código de nidificação 4 precisar de ser revisto. Já desde o ano passado que foi mencionado neste tópico e que pode induzir em erros os voluntários.

Neste momento a questão já foi levantada há dois anos - e continua na mesma. É só mais um aspecto que evidencia que o projecto está a ter pouca atenção por parte de quem toma decisões.

Ao ritmo a que as coisas estão a correr este ano, vejo as coisas cada vez mais mal paradas, amanhã ou depois faço mais um balanço actualizado da cobertura da época corrente. Hoje até esteve bom tempo, por isso vai ser preciso arranjar outra desculpa qualquer. Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sáb Abr 14, 2018 1:14 pm

Gonçalo Elias escreveu:Neste momento a questão já foi levantada há dois anos - e continua na mesma. É só mais um aspecto que evidencia que o projecto está a ter pouca atenção por parte de quem toma decisões.

Ao ritmo a que as coisas estão a correr este ano, vejo as coisas cada vez mais mal paradas, amanhã ou depois faço mais um balanço actualizado da cobertura da época corrente. Hoje até esteve bom tempo, por isso vai ser preciso arranjar outra desculpa qualquer. Atlas das aves nidificantes - Página 7 Icon_twisted

Já nem me lembrava deste assunto. Enfim...
Hoje esteve bem bom o tempo x) tendo em conta os dias desta semana esteve excelente.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 1:15 pm

No dia 17 de Março escrevi isto:

Gonçalo Elias escreveu:Olhando para o mapa, podemos agrupar os distritos em termos de grau de cobertura:
- cobertura bastante avançada (mais de dois terços das quadrículas feitas) - Bragança, Vila Real
- cobertura média (entre um e dois terços) - Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Évora, Beja
- cobertura muito baixa (menos de um terço) - Viana do Castelo, Braga, Viseu, Leiria, Setúbal, Portalegre, Faro

No dia 30 de Março escrevi isto:

Gonçalo Elias escreveu:Decorridas as duas primeiras semanas de trabalho de campo, resolvi ir ao ebird ver como estava a cobertura este ano. Concretamente, para os sete distritos que estão mais atrasados em termos de cobertura, fui pesquisar quantas quadrículas já foram visitadas na época corrente (ou melhor, quantas já tem dados). Eis os resultados:

Viana do Castelo - 0
Braga - 0
Viseu - 0
Leiria - 0
Setúbal - 0
Portalegre - 0
Faro - 1

No dia 8 de Abril escrevi isto:

Gonçalo Elias escreveu:Passados mais nove dias, verifico que os primeiros quatro distritos listados continuam sem qualquer visita feita este ano; em Setúbal foram visitadas 2-3 quadrículas (Palmela / Montijo), em Portalegre foram feitas 2 quadrículas (Nisa / Fronteira), e em Faro 1 tétrada.

Quanto a outros distritos, não encontrei mais nada. Em particular, não localizei uma única tétrada feita a norte do rio Tejo... e já estamos a meio da primeira volta Rolling Eyes

Hoje dia 15 completam-se dois terços sobre o período da primeira volta no centro e no sul (um terço no norte), faço por isso uma nova actualização.

O panorama a nível nacional é este:

NORTE

  • Minho (Braga / Viana) - continua a ser a região que está pior a nível nacional, com uma cobertura global de cerca de 25% e nem uma visita feita este ano... e o tempo vai passando
  • Douro Litoral (Porto) - sem visitas até ao momento
  • Trás-os-Montes (V. Real / Bragança) - sem visitas também, embora esta região esteja mais avançada que a média, pelo que não é tão preocupante
Portanto no norte, o saldo dos primeiros quinze dias é de zero visitas.


CENTRO

  • Beira Alta (Viseu / Guarda) - duas quadrículas feitas no extremo nordeste do distrito da Guarda, melhor que nada mas obviamente insuficente para uma região de tão grande dimensão; o distrito de Viseu não teve visitas e está com uma cobertura muito fraca por isso é um dos distritos mais problemáticos
  • Beira Baixa (Castelo Branco) - zero visitas até ao momento num distrito que também começa a ficar complicado, até porque é o quarto maior do país e há muita quadrícula para fazer
  • Beira Litoral (Aveiro / Coimbra / Leiria) - o panorama nesta região é desolador, não encontrei uma única quadrícula visitada
  • Ribatejo (Santarém) - meia quadrícula visitada (3 tétradas) perto da capital de distrito
  • Estremadura norte (Lisboa e parte sul de Leiria) - é muito difícil descobrir as visitas no distrito de Lisboa devido ao volume de informação, mas não encontrei nenhuma...
Em suma, no centro encontrei visitas a 2 quadrículas e meia. E só faltam duas semanas para acabar a primeira volta. Tá lindo...


SUL

  • Estremadura sul (parte norte de Setúbal) - quatro quadrículas no exclave do Montijo (uma delas entra marginalmente em Évora) foi tudo o que consegui encontrar; deu um pequeno avanço em Setúbal, que contudo continua a ser um dos distritos com pior cobertura a nível nacional
  • Alentejo (Setúbal Sul / Portalegre / Évora / Beja) - duas quadrículas feitas em Portalegre e possivelmente uma em Évora (com protocolo mal inserido); o distrito de Beja, o maior do país, não teve qualquer visita e o litoral alentejano (parte sul de Setúbal) também não; a situação no Alentejo é preocupante, o Alentejo compreende cerca de 300 quadrículas e por isso em cada ano deveriam ser feitas umas 60 ou 70, no mínimo. Este ano foram feitas 3 até ao momento... a este ritmo serão precisos 100 anos só para cobrir a região.
  • Algarve (Faro) - três quadrículas feitas até ao momento (Aljezur, Albufeira, Loulé), mais uma série de registos com protocolos variados que não se percebe bem se foram visitas ou não; não é dos piores distritos este ano, mas o esforço feito é claramente pouco num distrito que é também dos mais atrasados a nível nacional com menos de um terço feito nas três épocas anteriores
No sul foram feitas até agora 10 quadrículas, um pouco melhor que o resto do país mas ainda assim pouquíssimo face à dimensão do território. E já passaram dois terços da primeira volta.


Em resumo, numa prospecção rápida encontrei 12 quadrículas e meia com visitas este ano. É possível que tenha escapado uma ou outra mas não deverão ser muitas mais.

Isto é para completar em quantos anos, exactamente? Suspect
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por PNicolau Dom Abr 15, 2018 1:45 pm

Que eu me lembre, a SPEA disse que aceitava que só uma visita fosse feita, pelo que na realidade uma pessoa tem muito mais tempo se for fazer só uma visita.

Mas já agora Gonaçalo, qual é o intuito com esta monitorização das visitas ao atlas?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Dom Abr 15, 2018 2:09 pm

PNicolau escreveu:Mas já agora Gonaçalo, qual é o intuito com esta monitorização das visitas ao atlas?

É manter a malta informada porque pode haver gente que não tenha conhecimento do andamento da coisa Smile  E entre ouvir falar de incêndios, corrupção e futebol é melhor andar a conhecer as profundezas do ebird  Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 2:13 pm

PNicolau escreveu:Mas já agora Gonçalo, qual é o intuito com esta monitorização das visitas ao atlas?

Se isto estivesse a correr bem essa tua questão não se colocava... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Luis Silva Dom Abr 15, 2018 2:36 pm

eu tive a semana passada na zona de Alijó. A quantidade de aves invernantes (ou aves em passagem) era enorme (1/3 das aves que capturei eram aves cheias de gordura). Ter feito quadriculas para o Atlas ia dar asneira Very Happy

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 7 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos