Ver Listas pessoais
4 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 1 de 1
Ver Listas pessoais
O ebird falha na visualização rápida das nossas listas pessoais (os hotspots estão ok).
Podemos ir pela lista de espécies, mas se há algum local pessoal que não tenha uma espécie única em relação aos restantes locais, não é possível abrir a lista de local, pois ele não aparece listado. (porque aparece apenas o local onde a espécie foi avistada pela primeira vez)
Poderíamos ir por meio mais lento, isto é por sintetizar as minhas observações, mas esse tem outros problemas - demora mais tempo e é circunscrito a 1 ano, ou seja, não consigo fazer a lista total do local.
Resumindo, se eu quiser fazer uma lista das espécies de um local pessoal, só o conseguimos se nesse local tiver algum lifer (seja de sempre, anual, ou mensal)
Podemos ir pela lista de espécies, mas se há algum local pessoal que não tenha uma espécie única em relação aos restantes locais, não é possível abrir a lista de local, pois ele não aparece listado. (porque aparece apenas o local onde a espécie foi avistada pela primeira vez)
Poderíamos ir por meio mais lento, isto é por sintetizar as minhas observações, mas esse tem outros problemas - demora mais tempo e é circunscrito a 1 ano, ou seja, não consigo fazer a lista total do local.
Resumindo, se eu quiser fazer uma lista das espécies de um local pessoal, só o conseguimos se nesse local tiver algum lifer (seja de sempre, anual, ou mensal)
AndreVieira- Número de Mensagens : 302
Local : Faial - Açores
Re: Ver Listas pessoais
Olá André,
Sim, é verdade, existe essa limitação.
De qualquer forma há algumas formas um pouco mais "artesanais" de conseguires obter essa lista.
Primeira opção, podes clicar sucessivamente em:
1. "Meu eBird"
2. "Gerir as minhas observações"
3. "Local" - vão aparecer todas as visitas por ordem alfabética de local. As visitas para o local XYZ vão aparecer todas juntas
4. "Visualizar ou editar" - aparece a lista de espécies da visita; se repetires para todas as visitas e efectuares a comparação consegues obter a lista de espécies
Segunda opção, escolhes apenas as observações deste ano de modo a que haja pelo menos uma espécie desse local, aí já consegues obter a lista de espécies do local e então no canto superior vai aparecer uma caixa para seleccionares o ano, podes comparar os vários anos desse local.
Alternativamente, se for um local público e muito visitado, podes sempre propor a sua passagem a hotspot.
Sim, é verdade, existe essa limitação.
De qualquer forma há algumas formas um pouco mais "artesanais" de conseguires obter essa lista.
Primeira opção, podes clicar sucessivamente em:
1. "Meu eBird"
2. "Gerir as minhas observações"
3. "Local" - vão aparecer todas as visitas por ordem alfabética de local. As visitas para o local XYZ vão aparecer todas juntas
4. "Visualizar ou editar" - aparece a lista de espécies da visita; se repetires para todas as visitas e efectuares a comparação consegues obter a lista de espécies
Segunda opção, escolhes apenas as observações deste ano de modo a que haja pelo menos uma espécie desse local, aí já consegues obter a lista de espécies do local e então no canto superior vai aparecer uma caixa para seleccionares o ano, podes comparar os vários anos desse local.
Alternativamente, se for um local público e muito visitado, podes sempre propor a sua passagem a hotspot.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Pois, mas eu estava a pedir um meio mais simples e rápido, tal como é possível fazer com os hotspots.
Desta forma dá muito trabalho e temos que repetir procedimento para cada visita ou ano, por exemplo. E depois temos que compilar informação, por exemplo para excel, filtrar, etc.
É tudo muito manual, quando a plataforma poderia ter um meio para fazer isso
Desta forma dá muito trabalho e temos que repetir procedimento para cada visita ou ano, por exemplo. E depois temos que compilar informação, por exemplo para excel, filtrar, etc.
Concordo contigo, mas julgo que essas alterações estarão dependentes de desenvolvimentos feitos a nível central. Talvez o Pedro Fernandes possa adiantar mais alguma coisa sobre este assunto...
Tanto quanto sei não há maneira de fazer as coisas de modo diferente. O mais que posso fazer é enviar a sugestão para a central— mas sem garantias de nada.
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
AndreVieira escreveu:Pois, mas eu estava a pedir um meio mais simples e rápido, tal como é possível fazer com os hotspots.
Encontrei uma forma de veres a lista total para um dado local.
Escolhes um local que tenhas visitado este ano e escolhes a respectiva lista de local conforme descrevi no post de Dez 24, 2015 3:11 pm
o URL que aparece no browser deverá ser algo do tipo
http://ebird.org/ebird/portugal/MyEBird?cmd=list&rtype=loc&r=L1314999&time=year
alteras a parte final substituindo year por life para ficar isto:
http://ebird.org/ebird/portugal/MyEBird?cmd=list&rtype=loc&r=L1314999&time=life
Aqui está uma solução malandra, e resulta.
Mas resulta apenas se nessa lista anual ou mensal, tivermos visitado esse local pessoal, e tiver sido a primeira observaçao da espécie. Se a mesma espécie tiver sido observada noutro local, aparece referência ao outro local e não ao local pessoal que pretendemos olhar.
Mas já dá para alguma coisa...
Mas resulta apenas se nessa lista anual ou mensal, tivermos visitado esse local pessoal, e tiver sido a primeira observaçao da espécie. Se a mesma espécie tiver sido observada noutro local, aparece referência ao outro local e não ao local pessoal que pretendemos olhar.
Mas já dá para alguma coisa...
Olá André,
Afinal há uma forma directa de obter as listas de espécies dos locais pessoal.
Basta procederes da seguinte forma:
1. Escolher "Explorar dados"
2. Na caixa "Os seus totais" escolher "Totais do seu Patch"
3. Clicar no botão verde "Adicionar um patch"
A partir do momento em que um local fique marcado como Patch tens acesso directo à lista de espécies.
A partir do momento em que um local fique marcado como Patch tens acesso directo à lista de espécies.
Boas,
não consigo descarregar o histograma de dados para um determinado local. Dá o erro 404, mais alguém tem tido dificuldade em fazer o donwload deste tipo de dados?
Obrigado e Bom 2016 para todos! de preferência com muitas e boas espécies para observar!
Carlos
não consigo descarregar o histograma de dados para um determinado local. Dá o erro 404, mais alguém tem tido dificuldade em fazer o donwload deste tipo de dados?
Obrigado e Bom 2016 para todos! de preferência com muitas e boas espécies para observar!
Carlos
conspicillata- Número de Mensagens : 266
Local : Évora
conspicillata escreveu:não consigo descarregar o histograma de dados para um determinado local. Dá o erro 404, mais alguém tem tido dificuldade em fazer o donwload deste tipo de dados?
acontece só para esse local ou para outros também?
é um hotspot ou um ponto pessoal?
olá Gonçalo,
acontece para diversos hotspots que experimentei. Seguramente por nabice não consigo chegar aos histogramas para os pontos pessoais
abraço
Carlos
acontece para diversos hotspots que experimentei. Seguramente por nabice não consigo chegar aos histogramas para os pontos pessoais
abraço
Carlos
conspicillata- Número de Mensagens : 266
Local : Évora
conspicillata escreveu:olá Gonçalo,
abraço
Carlos
Na realidade acho que para pontos pessoais nem sequer dá para ver histogramas (talvez dê se forem patch).
Eu consigo ver os histogramas dos hotspots, por isso poderá ser um problema do teu computador...? Já experimentaste com outro browser?
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias escreveu:Olá André,
Problema resolvido!
Entretanto descobri uma forma ainda mais simples de ver a lista de um qualquer local pessoal.
Basta fazer assim:
1. Ir a meu ebird
2. Seleccionar o concelho onde se situa o local, clicando no respectivo total anual
3. Clicar no nome de uma espécie que já tinha sido vista no local em questão (p. ex. Buteo buteo), vão aparecer todas as observações da espécie efectuadas no concelho, algumas delas no tal local
4. Numa dessas observações, clicar no nome do local, vai aparecer a lista de todas as espécies observadas lá
Basta fazer assim:
1. Ir a meu ebird
2. Seleccionar o concelho onde se situa o local, clicando no respectivo total anual
3. Clicar no nome de uma espécie que já tinha sido vista no local em questão (p. ex. Buteo buteo), vão aparecer todas as observações da espécie efectuadas no concelho, algumas delas no tal local
4. Numa dessas observações, clicar no nome do local, vai aparecer a lista de todas as espécies observadas lá
Actualmente com a nova apresentação do ebird é muito mais fácil ver a lista de espécies de qualquer local pessoal, através do "meu ebird"