BIG YEAR WP 2017
+9
José Frade
AndreVieira
Rogerio
João Tomás
Tissot
Rui Figueiredo
Luis Silva
Gonçalo Elias
pedro121
13 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves do Mundo
Página 4 de 14
Página 4 de 14 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14
Re: BIG YEAR WP 2017
Obrigado pela exceção
hugo_areal- Número de Mensagens : 117
Obrigado pelo adiamento!
Assim sendo aproveito e junto-me à festa patrocinada pela Delta.
Aponto para 713 espécies
Assim sendo aproveito e junto-me à festa patrocinada pela Delta.
Aponto para 713 espécies
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Actualização das aposta:
700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo
742 - José Frade
755 – Gonçalo Elias
777 - Matthias Tissot
780 – Pedro Ramalho
783 – Hugo Areal
700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo
742 - José Frade
755 – Gonçalo Elias
777 - Matthias Tissot
780 – Pedro Ramalho
783 – Hugo Areal
Tissot escreveu:Actualização das aposta:
700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo
742 - José Frade
755 – Gonçalo Elias
777 - Matthias Tissot
780 – Pedro Ramalho
783 – Hugo Areal
Atenção que as apostas apresentadas depois de dia 15 continuam sujeitas à aprovação por parte de todos os concorrentes.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Tissot escreveu:Actualização das aposta:
700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo
742 - José Frade
755 – Gonçalo Elias
777 - Matthias Tissot
780 – Pedro Ramalho
783 – Hugo Areal
Atenção que as apostas apresentadas depois de dia 15 continuam sujeitas à aprovação por parte de todos os concorrentes.
Falta só o José e o Rogério indicarem se estão ou não de acordo com este prolongamento.
Eu estou um bocado céptico, porque quando estão envolvidos cafés em apostas o pessoal não facilita.
Tissot escreveu:Eu estou um bocado céptico, porque quando estão envolvidos cafés em apostas o pessoal não facilita.
A questão para mim não é o valor da aposta mas sim a garantia de equidade
Gonçalo Elias escreveu:Tissot escreveu:Eu estou um bocado céptico, porque quando estão envolvidos cafés em apostas o pessoal não facilita.
A questão para mim não é o valor da aposta mas sim a garantia de equidade
Sim, sim...há que lhe chame isso de "garantia de equidade".
Sendo mais rigoroso, a lista de apostas é a seguinte:
700 - Rogério Rodrigues
713 - Rui Figueiredo (pendente)
742 - José Frade
755 – Gonçalo Elias
777 - Matthias Tissot
780 – Pedro Ramalho
783 – Hugo Areal (pendente)
José Frade escreveu:Eu aprovo, eles também não vão ganhar...
Falta só a aprovação do Rogério.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Actualização 17/01/2017 (19h52m)
700 - Rogério Rodrigues
742 - José Frade
755 - Gonçalo Elias
770 - Pedro Nicolau (pendente)
777 - Matthias Tissot
780 - Pedro Ramalho
783 - Hugo Areal (pendente)
700 - Rogério Rodrigues
742 - José Frade
755 - Gonçalo Elias
770 - Pedro Nicolau (pendente)
777 - Matthias Tissot
780 - Pedro Ramalho
783 - Hugo Areal (pendente)
Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
E, para mim, este Big Year está muito mais interessante para mim do que o World Big Year.
E, para mim, este Big Year está muito mais interessante para mim do que o World Big Year.
Recordo que até final de Setembro haverá uma segunda ronda de apostas. Essa segunda ronda não substituirá esta primeira, antes a complementa - na segunda ronda será possível ter em conta tudo o que foi visto e o que falta ver.
PNicolau escreveu:Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
Permanecemos em expectativa para averiguar se o Rogério é sensível à habilidade de adulação que concluíste Pedro Nicolau, de modo a influir positivamente no prolongamento do prazo para as apostas e, portanto, tentar ainda a contingência de auferir de várias bebidas cálidas à base de grãos torrados de frutos de arbustos do género Coffea.
Tradução: Vamos ver se o Rogério vai na tua técnica de dar graxa para ainda conseguires apostar e ganhares uns cafés à pala do pessoal.
Para quem não percebeu, isto é uma tentativa de falar Machadês, idioma que me foi recentemente dada a conhecer pelo Gonçalo!!!
Com tanta complexidade para simplesmente dizeres "dar graxa", pensei que estivesses a falar outra língua..Tissot escreveu:PNicolau escreveu:Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
Permanecemos em expectativa para averiguar se o Rogério é sensível à habilidade de adulação que concluíste Pedro Nicolau, de modo a influir positivamente no prolongamento do prazo para as apostas e, portanto, tentar ainda a contingência de auferir de várias bebidas cálidas à base de grãos torrados de frutos de arbustos do género Coffea.
Tradução: Vamos ver se o Rogério vai na tua técnica de dar graxa para ainda conseguires apostar e ganhares uns cafés à pala do pessoal.
Para quem não percebeu, isto é uma tentativa de falar Machadês, idioma que me foi recentemente dada a conhecer pelo Gonçalo!!!
PNicolau escreveu:Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
Vai ganhar juízo. 700 é certamente baixo, eles certamente passam isso, nos últimos 3 anos foram sempre vistos mais de 780 espécies no WP, portanto teriam que perder 80.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:nos últimos 3 anos foram sempre vistos mais de 780 espécies no WP, portanto teriam que perder 80.
com quantas raridades nesses 780?
E qual a taxonomia que eles usam? Já vi que não é a do ebird, pois têm Anas carolinensis e no ebird é Anas crecca carolinensis
AndreVieira- Número de Mensagens : 302
Local : Faial - Açores
Tissot escreveu:
Para quem quiser aprender um pouco de manuelmachadês, pode começar por ver este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=lB1chq-qfdE
PNicolau escreveu:Com tanta complexidade para simplesmente dizeres "dar graxa", pensei que estivesses a falar outra língua..Tissot escreveu:PNicolau escreveu:Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
Nãããã... se estivesse a falar a outra língua teria inserido mais 4 ou 5 parágrafos com cerca de 10 linhas cada e não terias certamente percebido que estava a insinuar estares a dar graxa ao Rogério.
AndreVieira escreveu:E qual a taxonomia que eles usam? Já vi que não é a do ebird, pois têm Anas carolinensis e no ebird é Anas crecca carolinensis
IOC adaptada, ou seja como todos os WP listers eles seguem Netfugl, que na pratica é IOC com adaptações.
Creio que o Rogério está fora do país e por isso imagino que tenha pouco acesso à net.
As apostas efectuadas depois de dia 15 ficarão pendentes até o Rogério se pronunciar.
Até dia 20 (amanhã) são aceites mais apostas, com a mesma condição.
As apostas efectuadas depois de dia 15 ficarão pendentes até o Rogério se pronunciar.
Até dia 20 (amanhã) são aceites mais apostas, com a mesma condição.
pedro121 escreveu:PNicolau escreveu:Pessoalmente, eu acho que o Rogério vai ganhar, mas vamos ver.
Vai ganhar juízo. 700 é certamente baixo, eles certamente passam isso, nos últimos 3 anos foram sempre vistos mais de 780 espécies no WP, portanto teriam que perder 80.
Bem, nos últimos 3 anos foram vistas em média mais de 9700 espécies a nível mundial e o recorde de 2016 ficou em 6833, ou seja, apenas 70% daquele valor.
Mesmo que se admita que conseguem percentagens maiores, para chegarem a 700 espécies, por exemplo, teriam de ver 90% das tais 780 espécies...
Considerando que das cerca de 1000 espécies já vistas no WP cerca de um terço são raridades, alcançar o patamar das 700 espécies, parece-me, apesar de tudo, realista.
Se considerarmos que conseguem ver 90% das espécies comuns e 40% das espécies raras, o total ficará em 727 espécies. Num cenário um pouco mais ambicioso, onde veriam 50% das raridades, estaríamos a falar de um total de 761 espécies.
Enfim, vai ser interessante acompanhar o percurso deste Big Year.
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
Flávio Oliveira escreveu:
Mesmo que se admita que conseguem percentagens maiores, para chegarem a 700 espécies, por exemplo, teriam de ver 90% das tais 780 espécies...
Considerando que das cerca de 1000 espécies já vistas no WP cerca de um terço são raridades, alcançar o patamar das 700 espécies, parece-me, apesar de tudo, realista.
Se considerarmos que conseguem ver 90% das espécies comuns e 40% das espécies raras, o total ficará em 727 espécies. Num cenário um pouco mais ambicioso, onde veriam 50% das raridades, estaríamos a falar de um total de 761 espécies.
Enfim, vai ser interessante acompanhar o percurso deste Big Year.
Fazer comparações com o big year mundial é inútil, pelas diferenças entre os dois. No entanto fazer a comparação com o Big year da ABA já é mais razoavel, ora no ano passado 2 dos concorrentes viram mais de 88% das aves disponiveis, tal não vai acontecer no WP a percentagem será mais baixa, mas por outro lado não temos maneira nenhuma de saber realmente quantas especies ocorrem em media no WP a cada ano
Página 4 de 14 • 1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14