Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

+34
JP Gonçalves
Gilberto Pinelas
GAlmeida
HL
Pedro Maia
Marcio Cachapela
luis correia
Marina CRibeiro
Rui Figueiredo
Paulo Domingues
PedroSeixas
Ricardo Melo
Samuel Patinha
cardosohelder
lrodrigues
Helder Vieira
Miguel Berkemeier
Rogerio
Lars Gonçalves
AndreVieira
LuisMM
João Tomás
Milas Santos
nuno dosantos
patriciaeluis
pedrocardia
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Paulo Lemos
pedro121
José Frade
PNicolau
Tissot
Gonçalo Elias
38 participantes

Página 14 de 31 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 22 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 23, 2018 6:34 am

pedro121 escreveu:
Com o Luís temos que pensar em termos de campeonato de futebol, tem que ser locais próximos a estádios de Clubes da primeira divisão.

Portanto no Algarve há algum?

pedro121 escreveu:
Sim, mas não há nenhuma equipa de futebol na zona, por isso para os próximos tempos é difícil para o Luís.

lol! lol! lol!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 6:52 am

pedro121 escreveu:
lrodrigues escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:3, 4 e 10 resolvem-se facilmente no Douro Internacional

Bem tenho tentado mas não consegui. Ainda este ano a cegonha-negra foi vista duas vezes no Penedo-Durão em Julho, estive lá uns dias depois o dia quase todo e nada.

Pois, essa parte do resolve-se facilmente no Douro Internacional é um bocadinho discutível. Smile

podes elaborar? acho que sempre que fui ao D.I. vi essas espécies e já lá estive umas 10-12 vezes pelo menos. Mas vou vasculhar melhor os meus registos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Ago 23, 2018 7:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
podes elaborar? acho que sempre que fui ao D.I. vi essas espécies e já lá estive umas 10-12 vezes pelo menos. Mas vou vasculhar melhor os meus registos.

Bem, eu já fui ao DI ver aves 2-3 vezes e nunca vi nenhuma dessas espécies.

Nota que a gralha é residente e tem uma frequência de apenas 0,8% o que é muito baixo
A que tem frequência mais alta é a Bonelli, mas mesmo assim é 2,3% portanto não me parece liquido que seja facil ver essas espécies no DI.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 7:24 am

José Frade escreveu:
Nesse sábado posso te por o 1 na mão Wink

Ok, se conseguir ter algum tempo livre dou-te um toque.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 7:25 am

José Frade escreveu:
pedro121 escreveu:
lrodrigues escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:3, 4 e 10 resolvem-se facilmente no Douro Internacional

Bem tenho tentado mas não consegui. Ainda este ano a cegonha-negra foi vista duas vezes no Penedo-Durão em Julho, estive lá uns dias depois o dia quase todo e nada.

Pois, essa parte do resolve-se facilmente no Douro Internacional é um bocadinho discutível. Smile
É que o Douro Internacional não se resume só ao Penedo Durão Wink

Eu sei Smile esse foi só um exemplo da cegonha. Tenho feito muitos kms por lá.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 7:26 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:
5. Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina)   Quinta do Lago Quase todo o ano , nidificam no lago que têm o observatório principal
9. Tecelão-de-cabeça-preta (Ploceus melanocephalus)  Quinta Do Lago , todo o ano

Com o Luís temos que pensar em termos de campeonato de futebol, tem que ser locais próximos a estádios de Clubes da primeira divisão.

Portanto no Algarve há algum?

Smile Smile Smile

Bem, vamos ver quando for o Portimonense x Porto. Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Marina CRibeiro Qui Ago 23, 2018 8:35 am

pedro121 escreveu:
Marina CRibeiro escreveu:

Resumindo Pedro:
1. Peto-real (Picus viridis)
2. Alcatraz (Morus bassanus) - Cabo Raso em Outubro/dias de RAM
3. Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe) - finais Setembro no Cabo Raso
4. Corvo (Corvus corax)
5. Cagarra (Calonectris diomedea) - Cabo Raso em dias de RAM
6. Tordoveia (Turdus viscivorus)
7. Gavião (Accipiter nisus)
8. Grifo-comum (Gyps fulvus) - Para o interior ou Sagres durante o festival
9. Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans)
10. Gaivina-comum (Sterna hirundo)

Muito obrigado pelas dicas! Pelo que vejo dia 01/09 terei uma boa oportunidade Smile

Já agora Pedro, essas sugestões para os Morus e Calonectris valem também para o Puffinus puffinus e Stercorarius parasiticus? Algumas sugestões para as outras?

Sim, tambem para Puf puf e Ste parasiticus, na realidade para todas as maritimas. Sterna hirundo por exemplo

Corvo e Tordoveia na serra de Montejunto, será o mais facil, não? Mas se calhar é melhor não fazer esforço e um dia que vas à serra da Estrela resolves.

Gavião é fácil e Difícil, ou seja é daqueles bichos que há em todo o lado mas não é muito fácil de ver, o mais "facil" é em sagres, na migração.

bons sitios para Peto-verde perto de Lisboa não conheço

Parque do tejo é bom para passeriformes nesta altura, para alem do chasco, podes apanhar as toutinegras-de-bigodes, felosa-de-bonelli e petinha-das-arvores

38°47'13.3"N 9°05'34.4"W


Bem, parece-me então melhor concentrar a minha atenção naquilo que está mais à mão, e tanto o Parque Tejo como a Costa são excelente sitios para passear um pouco e ver se "limpo" mais uns quantos Wink Obrigado pelas dicas!

Marina CRibeiro

Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Marina CRibeiro Qui Ago 23, 2018 8:44 am

Gonçalo Elias escreveu:
Marina CRibeiro escreveu:Boas pessoal!

Vi o tópico e não resisto a colocar aqui o meu Top10 (ainda que a lista em si seja significativamente loooonga). Todas as dicas/sugestões são bem vinda Smile

1. Peto-real (Picus viridis)
2. Alcatraz (Morus bassanus)
3. Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe)
4. Corvo (Corvus corax)
5. Cagarra (Calonectris diomedea)
6. Tordoveia (Turdus viscivorus)
7. Gavião (Accipiter nisus)
8. Grifo-comum (Gyps fulvus)
9. Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans)
10. Gaivina-comum (Sterna hirundo)

Obrigado!

Olá Marina,

Aqui vão alguns comentários / dicas tendo em conta a zona onde costumas observar

1. Peto-real (Picus viridis) - na serra de Sintra são regulares, incluindo no Parque de Natureza da Quinta do Pisão
2. Alcatraz (Morus bassanus) - no Cabo Raso é relativamente fácil, mas no Verão nem tanto; mais comum no Outono e no Inverno e se estiver mau tempo tanto melhor; em dias de mau tempo já os vi em frente a Oeiras (Inatel) e uma vez até vi um em Belém a subir o rio!
3. Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe) - muito comum na lezíria grande durante o mês de Setembro! nos postes ao longo da estrada
4. Corvo (Corvus corax) - mais fácil no interior do país, por exemplo interior alentejano; ou serra de Montejunto, como o Pedro sugeriu.
5. Cagarra (Calonectris diomedea) - cabo Raso nesta altura costumam ser numerosas
6. Tordoveia (Turdus viscivorus) - não é muito frequente à volta de Lisboa mas já as tenho visto com regularidade no Parque de Natureza da Quinta do Pisão
7. Gavião (Accipiter nisus) - difícil e esquivo nesta região, pode aparecer em qualquer zona florestada mas é um bocado imprevisível
8. Grifo-comum (Gyps fulvus) - nesta altura do ano é mais no norte alentejano
9. Toutinegra-de-bigodes (Sylvia cantillans) - agora na migração outonal pode aparecer em qualquer lado, talvez no cabo espichel, por ex., mas não é muito previsível
10. Gaivina-comum (Sterna hirundo) - cabo raso e às vezes nas praias da linha

Obrigado também pelas dicas Gonçalo! No que toca ao Picus viridis e Turdus viscivorus não tenho então tido mesmo sorte. Já fui algumas vezes ao PN Quinta Pisão e nunca as vi, mas nada como continuar a insistir Wink

Marina CRibeiro

Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Ago 23, 2018 9:03 am

Marina CRibeiro escreveu:

Obrigado também pelas dicas Gonçalo! No que toca ao Picus viridis e Turdus viscivorus não tenho então tido mesmo sorte. Já fui algumas vezes ao PN Quinta Pisão e nunca as vi, mas nada como continuar a insistir Wink

Eu não conheço o local, mas dando uma olhada nos dados do hotspot no eBird a Tordoveia é assim assim no local, com muitos buracos, portanto deve ser fácil falhar a mesma, o que é normal, é uma espécie que ocorre em baixas densidades, é discreta, pode ser complicada mesmo em sítios em que é comum.

O Peto-verde parece muito mais frequente, mas provavelmente a maioria dos registos são auditivos, é sempre mais fácil de ver do que ouvir.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 23, 2018 9:14 am

pedro121 escreveu:
O Peto-verde parece muito mais frequente, mas provavelmente a maioria dos registos são auditivos, é sempre mais fácil de ver do que ouvir.

The other way around, i suppose What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Ago 23, 2018 9:20 am

Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:
O Peto-verde parece muito mais frequente, mas provavelmente a maioria dos registos são auditivos, é sempre mais fácil de ver do que ouvir.

The other way around, i suppose What a Face

Não gozes com a minha deslexia! Very Happy Very Happy Se vieres a Peniche largo-te no Peniche 3... para veres o que é bom para a tosse!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 9:21 am

Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:
O Peto-verde parece muito mais frequente, mas provavelmente a maioria dos registos são auditivos, é sempre mais fácil de ver do que ouvir.

The other way around, i suppose What a Face

Depende, se o observador for duro de ouvido se calhar é mais fácil de ver What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 9:23 am

pedro121 escreveu:Se vieres a Peniche

Ó Helder, a tua credibilidade anda mesmo em baixo... Very Happy Very Happy Very Happy nem o Pedro acredita ainda que vais connosco.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Qui Ago 23, 2018 9:31 am

lrodrigues escreveu:

Ó Helder, a tua credibilidade anda mesmo em baixo... Very Happy Very Happy Very Happy nem o Pedro acredita ainda que vais connosco.

Bem, eu tenho desculpa, todos os outonos é a mesma coisa, o Hélder diz sempre que gostava de vir cá ver marítimas, que este ano é que é, que assim e assado, e todos os anos é a mesma coisa... Sad Sad Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 9:37 am

As minhas observações de Cic nig, Aqu fas e Cor mon no Douro Internacional:

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Aqufas11

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Cicnig11

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Cormon11

Como se pode ver, Aqu fas e Cor mon foram quase sempre no troço superior (Miranda do Douro e arredores), creio que estas duas espécies são pouco frequentes na parte mais meriodional (Penedo Durão, etc.).

Quanto à Cic nig, tem uma distribuição mais alargada, sendo a espécie que vi mais vezes na região.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 23, 2018 1:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
lrodrigues escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:3, 4 e 10 resolvem-se facilmente no Douro Internacional

Bem tenho tentado mas não consegui. Ainda este ano a cegonha-negra foi vista duas vezes no Penedo-Durão em Julho, estive lá uns dias depois o dia quase todo e nada.

Pois, essa parte do resolve-se facilmente no Douro Internacional é um bocadinho discutível. Smile

podes elaborar? acho que sempre que fui ao D.I. vi essas espécies e já lá estive umas 10-12 vezes pelo menos. Mas vou vasculhar melhor os meus registos.

Aaah ganda chouriço!!! Também depende de quanto tempo ficaste por lá de cada vez que lá foste. Só vi Cic nig uma vez e bonelli duas vezes, em 4-5 visitas...

pedro121 escreveu:
Não gozes com a minha deslexia! Very Happy Very Happy  Se vieres a Peniche largo-te no Peniche 3... para veres o que é bom para a tosse!

Só não vou salvo qualquer imprevisto. Tá marcado tá marcado  Wink
(que raio será o "Peniche 3"?!?)

lrodrigues escreveu:
pedro121 escreveu:Se vieres a Peniche

Ó Helder, a tua credibilidade anda mesmo em baixo... Very Happy Very Happy Very Happy nem o Pedro acredita ainda que vais connosco.

Eu estou para ver é se tu vais!!! E livra-te de adormecer  What a Face

pedro121 escreveu: todos os outonos é a mesma coisa, o Hélder diz sempre que gostava de vir cá ver marítimas, que este ano é que é, que assim e assado, e todos os anos é a mesma coisa... Sad Sad Sad

É verdade, mas na realidade nunca ficou nada marcado.
Dia 15 estarei às 4:30 da manhã a tocar à campainha de casa do Luís Twisted Evil
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 1:18 pm

Helder Vieira escreveu:Aaah ganda chouriço!!! Também depende de quanto tempo ficaste por lá de cada vez que lá foste. Só vi Cic nig uma vez e bonelli duas vezes, em 4-5 visitas...

Variou, mas creio que a maioria das visitas foi de 2 dias (nalguns casos 1, nalguns casos 3).

Não me parece que seja uma questão de sorte, mas sim dos locais visitados.

Podes dizer-me por onde costumas andar?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 23, 2018 2:06 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:Aaah ganda chouriço!!! Também depende de quanto tempo ficaste por lá de cada vez que lá foste. Só vi Cic nig uma vez e bonelli duas vezes, em 4-5 visitas...

Variou, mas creio que a maioria das visitas foi de 2 dias (nalguns casos 1, nalguns casos 3).

Não me parece que seja uma questão de sorte, mas sim dos locais visitados.

Podes dizer-me por onde costumas andar?

Essencialmente para observar aves, estive duas ocasiões na Faia Brava, em dois anos consecutivos (em Maio). Numa dessas também visitei a capela de Santo André, sobre o Águeda, perto de Almofala. Nos últimos anos visitei duas vezes o penedo durão e a ribeira de Mosteiro.
Depois em outras ocasiões (em mil novecentos e troca o passo) fiz visitas em família, calcorreei alguns spots do teu livro "a birdwatcher's guide to portugal and madeira", fiz duas vezes o passeio de barco no douro junto a Miranda (aí vi ninhos desocupados de Cic nig, p.ex), percorri locais aconselhados pela Bárbara Fráguas, na zona do Sabor (há +- 15 anos... ela fazia trabalho de campo com bonelli), etc etc. Passeios em família praticamente não contam ("Ai as abelhas! Ai as pedras! Ai o calor!"...)
Onde fui melhor sucedido acabou por ser na Faia Brava, onde havia muitos pares de olhos e passei várias horas consecutivas numa mesma zona com grande potencial.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 2:22 pm

Estou a ver...

Mas Faia Brava não é Douro, e Santo André, ainda que pertencente ao PNDI, também não.

Estou a ver que tenho de pensar em escrever um livro sobre como explorar o PNDI... Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 23, 2018 2:25 pm

Gonçalo Elias escreveu:Estou a ver...

Mas Faia Brava não é Douro, e Santo André, ainda que pertencente ao PNDI, também não.

Estou a ver que tenho de pensar em escrever um livro sobre como explorar o PNDI... Smile

Sim, tens razão. A Faia Brava está meia dúzia de kms fora do parque.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Qui Ago 23, 2018 3:23 pm

lrodrigues escreveu:
pedro121 escreveu:Se vieres a Peniche

Ó Helder, a tua credibilidade anda mesmo em baixo... Very Happy Very Happy Very Happy nem o Pedro acredita ainda que vais connosco.

Ai mas já está confirmado? Very Happy é para que dia afinal?

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Samuel Patinha Qui Ago 23, 2018 3:26 pm

pedro121 escreveu: todos os outonos é a mesma coisa, o Hélder diz sempre que gostava de vir cá ver marítimas, que este ano é que é, que assim e assado, e todos os anos é a mesma coisa... Sad Sad Sad

É verdade, mas na realidade nunca ficou nada marcado.
Dia 15 estarei às 4:30 da manhã a tocar à campainha de casa do Luís Twisted Evil[/quote]

ora, 4.30... 5.15 passa aqui o comboio, é isso? Very Happy

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 3:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:As minhas observações de Cic nig, Aqu fas e Cor mon no Douro Internacional:

Como se pode ver, Aqu fas e Cor mon foram quase sempre no troço superior (Miranda do Douro e arredores), creio que estas duas espécies são pouco frequentes na parte mais meriodional (Penedo Durão, etc.).

Quanto à Cic nig, tem uma distribuição mais alargada, sendo a espécie que vi mais vezes na região.


Pois, eu ando mais pela parte inferior (PD, Barca de Alva, etc), Miranda fui poucas vezes. No ano passado estive em Sendim e também não vi. Mas estou a reparar que as tuas observações foram sempre primavera e até Junho. Eu normalmente vou lá Julho e principalmente Agosto, quando estou aqui em Carrazeda. Tenho de ir lá na Primavera a ver se estão mais activas.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Qui Ago 23, 2018 3:39 pm

Samuel Patinha escreveu:
pedro121 escreveu: todos os outonos é a mesma coisa, o Hélder diz sempre que gostava de vir cá ver marítimas, que este ano é que é, que assim e assado, e todos os anos é a mesma coisa... Sad Sad Sad

É verdade, mas na realidade nunca ficou nada marcado.
Dia 15 estarei às 4:30 da manhã a tocar à campainha de casa do Luís Twisted Evil

ora, 4.30... 5.15 passa aqui o comboio, é isso? Very Happy[/quote]

Ó Helder, vê lá se te atrasas. Very Happy

Samuel, é isso. Ou 5h se for eu a conduzir. Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 23, 2018 5:02 pm

lrodrigues escreveu:
Pois, eu ando mais pela parte inferior (PD, Barca de Alva, etc), Miranda fui poucas vezes. No ano passado estive em Sendim e também não vi. Mas estou a reparar que as tuas observações foram sempre primavera e até Junho. Eu normalmente vou lá Julho e principalmente Agosto, quando estou aqui em Carrazeda. Tenho de ir lá na Primavera a ver se estão mais activas.

De facto. Também já estive no parque em Janeiro e Outubro, mas nessa altura elas não andam lá. E creio que fiz menos observação nessas ocasiões (em Outubro fui lá para ver um eclipse solar, lol)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 14 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 31 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 22 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos