Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falco naumanni - Paúl do Taipal

4 participantes

Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por paulo dias Qui Mar 09, 2017 3:34 pm

Boas,

Com esta história do Ebird, fui confrontado com um dos meus registos antigos mais intrigantes.  
Cenário: a Pedreira junto do  Paúl do Taipal em 23 de Abril de 2005. Espécie peneireiro-das-torres, "colónia" de 10 a 12 individuos.
Ainda hoje recordo a confusão provocada pela visão de um grupo de "peneireiros", frenéticos e barulhentos alguns pousados na escarpa, em saliências e outros em equilibrio aparentemente precário.
Notas do meu caderno de campo "Peneireiro-comum ou peneireiro-das-torres, parece-me mais pequeno que o peneireiro-comum, mais barulhento (muito barulhentos) e gregário" nunca tinha visto e não presenciei até hoje este comportamento em peneireiro-comum.
"Raramente peneirava, no cimo da escarpa (a maior altura) conseguia manter-se estático virando-se contra o vento (s/peneirar) voo rápido, interagiam em voo, voo picado com asas flectidas e mergulhos vertiginosos. Alguns pareciam ter penas centrais da cauda mais compridas".
Na altura a minha experiência era (mais) limitada em termos gerais e no nicho de pequenas rapinas diurnas era ainda maior, exepto com F tinnunculus apesar de no que concerne aos F naumanni já os tinha observado no Alentejo. Mas a insegurança nesta matéria, associada ao facto (presumo) de achar na altura muito improvável encontrar neste local esta espécie, tb pelo numero de ind´s envolvidos, por os ter conseguido observar de perto (era posivel aproximação subindo pela extremidade da escarpa) levou-me a por em causa a sua identificação.
Muito pesquisei sem encontrar referências da espécie neste local, hoje encontrei esta ref. no  "avesdeportugal.info":  "Taipal, Mar-06, 3 ex. Anuário 6".
Basicamente solicitava informação desta espécie na região e comentários a esta minha observação em especial à possibilidade de reprodução no local ou  uma explicação (mesmo especulativa) da presença de um pequeno grupo neste local/nesta data.

Obrigado pela paciência...

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por pedro121 Sex Mar 10, 2017 5:05 am

Os peneireiros-comuns fazem colónias soltas, com vários casais a criarem relativamente próximos, por exemplo em pedreiras, 10 a 12 indivíduos seria algo numeroso talvez ??? não tenho a certeza, mas aqui para os meus lados há pelo menos um local onde já vi 4 casais num ano, sendo o normal 2-3, portanto um grupo de peneireiros mesmo que relativamente numeroso não significa que sejam das-torres.

nada na descrição excluiu a espécie mais comum, a questão das vocalizações seria a maneira mais fácil já que ambas as espécies vocalizam de forma bastante diferente.

Eu depois vejo o anuário 6, mas o local é muito visitado, seria de esperar que houvesse mais referencias, alem de que o habitat não me parece adequado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por paulo dias Sex Mar 10, 2017 6:12 am

Boas,

Obrigado Pedro pela contribuição.
Visitei o local algumas vezes (não sei em que meses) ao longo dos anos e não voltei encontrar aquele "cenário". Fiquei convencido (continuo convencido) que eram peneireiros-das-torres e que provavelmente estariam de passagem para outros lados o que de alguma forma "justificaria" ( ou talvez não) ausência de registos pela permanência temporária. A presença no local de uma pequena colónia mesmo de peneireiro-comum muito  provavelmente chamaria atenção pelos meses de exposição.

pedro121 escreveu:Os peneireiros-comuns fazem colónias soltas, com vários casais a criarem relativamente próximos, por exemplo em pedreiras, 10 a 12 indivíduos seria algo numeroso talvez ??? não tenho a certeza, mas aqui para os meus lados há pelo menos um local onde já vi 4 casais num ano, sendo o normal 2-3, portanto um grupo de peneireiros mesmo que relativamente numeroso não significa que sejam das-torres.
 Desconhecia este comportamento gregário.

pedro121 escreveu:... nada na descrição excluiu a espécie mais comum, a questão das vocalizações seria a maneira mais fácil já que ambas as espécies vocalizam de forma bastante diferente.
Como escrevi um dos factores que me chamou atenção foi "chinfrim" que provocavam que nunca constatei em peneireiro-comum, mas não me recordo nem deixei registado se a vocalização seria diferente. Por outro lado nunca observei uma colónia de peneireiros-comum mas já tinha estado nas colónias peneireiro-das-torres Mértola- Castro Verde, mas nesta observação não faço comparação/referência.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por pedrocardia Sex Mar 10, 2017 6:44 am

Olá,

Já há algum tempo que não visito o taipal. Mas havia por lá, na pedreira, uma "colónia" de Falco tinnunculus e esta espécie pode ser mesmo muito barulhenta em contextos sociais.
Numa das visitas observamos uma ave na qual não conseguimos ver as pintas escuras no dorso mas que em tudo o resto era um tinnunculus. (e assim a anotei no livro de campo).

Fica a nota/alerta,

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 10, 2017 7:16 am

pedro121 escreveu:alem de que o habitat não me parece adequado.

conheço pelo menos dois casos de pequenas colónias de naumanni em pedreiras - uma em Sesimbra e outra em Castelo de Vide.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por pedro121 Sex Mar 10, 2017 9:32 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:alem de que o habitat não me parece adequado.

conheço pelo menos dois casos de pequenas colónias de naumanni em pedreiras - uma em Sesimbra e outra em Castelo de Vide.

Não é a pedreira, é estarem no meio de um paul... Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 10, 2017 10:08 am

Bom, pelo que percebi da mensagem inicial as aves estavam numa / junto a uma pedreira.

paulo dias escreveu:
Cenário: a Pedreira junto do  Paúl do Taipal em 23 de Abril de 2005. Espécie peneireiro-das-torres, "colónia" de 10 a 12 individuos.

A proximidade ao paul não me pareceu ser determinante para o caso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por pedro121 Sex Mar 10, 2017 1:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:Bom, pelo que percebi da mensagem inicial as aves estavam numa / junto a uma pedreira.

Sim, mas tu estás a ver onde é certo? fica mesmo junto ao observatório da estrada. Há casos de colónias em zonas húmidas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por paulo dias Sex Mar 10, 2017 2:52 pm

Boas,

Encontrei este livro "The Birds of Iberian Peninsula" de Eduardo de Juana e Ernest Garcia que na página 229 têm um capitulo interessante sobre o Falco naumanni.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 10, 2017 3:00 pm

pedro121 escreveu:Sim, mas tu estás a ver onde é certo? fica mesmo junto ao observatório da estrada.

não passo lá há muitos anos (uns 10) e por isso só superficialmente conheço a área
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Falco naumanni - Paúl do Taipal Empty Re: Falco naumanni - Paúl do Taipal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos