Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emberiza pusilla

Ir para baixo

Emberiza pusilla Empty Emberiza pusilla

Mensagem por scirpaceus Seg Out 05, 2009 3:39 am

No dia 12 de Novembro de 2007, foi controlada numa sessão de anilhagem realizada no Paul do Taipal, uma ave com anilha holandesa.
No momento esta ave suscitou duvidas quanto à sua identificação, tendo sido fotografada em várias posições, mas foi registada nas folhas de anilhagem como pertencendo à espécie Emberiza schoeniclus

Pelo facto de ser o meu dia de aniversário, mais preocupado em chegar a casa, nunca mais me lembrei de conferir as fotos e de as enviar para grupo de anilhadores que costumo contactar para esclarecimento de aves que me suscitem mais duvidas.

Até que no dia 4 de Outubro de 2009, fui contactado pelo Joost Valkenburg, a quem agradeço o alerta, a informar-me que a ave tinha sido identificada na Holanda como sendo da espécie Emberiza pusilla.
A procura pelas fotos foi difícil, porque entretanto mudei de portátil e as fotos estavam no ficheiro original que copiei da máquina. Após consulta de alguns guias e também de acordo com a opinião do Júlio Neto, trata-se de uma Emberiza pusilla e não de uma Emberiza schoeniclus.

Neste momento já informei a Central Nacional de Anilhagem, para alterar a identificação desta ave e reportar o facto à Central Holandesa.

Apesar do excelente registo, vai ser duro passar a aguentar as risadas de uns certos formandos que tenho, porque da parte da minha mulher já ouvi o clássico "estás a perder qualidades".

Estão disponíveis fotos em www.pqt.no.sapo.pt

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos