LOCAL: Peniche
+10
cardosohelder
thysvalkenburg
Helder Vieira
Paulo Alves
José Frade
PedroSeixas
RuiCaratao
Gonçalo Elias
isidoro S Teodoro
pedro121
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 4
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4
LOCAL: Peniche
Bom dia
Hoje ao meio dia observei uma escrevedeira das neves junto a ESTM
http://maps.google.pt/?ie=UTF8&ll=39.364464,-9.403787&spn=0.002957,0.004823&t=h&z=18
A ave estava a beber agua numa poça junto ao meu carro
Infelizmente devido as obras a decorrer assustou-se passados poucos minutos e vou para o topo do edifício, tendo voado em seguida para Leste.
Uma excelente maneira de começar a tarde, para aproveitar a maré de sorte fui á ETAR da Atouguia para ver se as petinhas de Richard tinham companhia, mas ao chegar ao local deparei-me com um mergulhão que não me pareceu ser um Mergulhão de pescoço preto típico, ainda perdi uma hora de volta do bicho mas não consegui concluir nada e fiquei com mais duvidas do que com certezas, vou lá voltar amanha a ver se ele está mais próximo e consigo tirar as duvidas
Cumprimentos
Hoje ao meio dia observei uma escrevedeira das neves junto a ESTM
http://maps.google.pt/?ie=UTF8&ll=39.364464,-9.403787&spn=0.002957,0.004823&t=h&z=18
A ave estava a beber agua numa poça junto ao meu carro
Infelizmente devido as obras a decorrer assustou-se passados poucos minutos e vou para o topo do edifício, tendo voado em seguida para Leste.
Uma excelente maneira de começar a tarde, para aproveitar a maré de sorte fui á ETAR da Atouguia para ver se as petinhas de Richard tinham companhia, mas ao chegar ao local deparei-me com um mergulhão que não me pareceu ser um Mergulhão de pescoço preto típico, ainda perdi uma hora de volta do bicho mas não consegui concluir nada e fiquei com mais duvidas do que com certezas, vou lá voltar amanha a ver se ele está mais próximo e consigo tirar as duvidas
Cumprimentos
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Re: LOCAL: Peniche
Entretanto, a Escrevedeira mais fotografada de Portugal continuava presente até dia 1, tambem o Famego que está a invernar em Peniche continua presente na marginal norte, na Etar continuam as petinhas de Richard, com mais tres gaivotas pequenas e dois mergulhões de pescoço preto, para já está a ser um bom inverno.
Não sei se tem acompanhado as notícias, mas tem ocorrido movimentações maciças de Tordos em Inglaterra e no norte da Europa devido ao mau tempo, hoje de manha tive a agradável surpresa de observar um pequeno bando de Tordos zornais em Peniche, com a continuação dos ventos de leste associados ao mau tempo pode ser que apareça mais alguma coisa, hummm…. seria pedir muito um macho de Pato de olho dourado?
Eles e outros que vierem que se vão por aí mantendo uns dias
Cumprimentos
Teodoro
Cumprimentos
Teodoro
isidoro S Teodoro- Número de Mensagens : 73
Boas
Hoje á tarde eu, o Magnus Robb e o Luis Gordinho relocalizamos a Sterna Fosteri no Porto de Peniche junto ao molhe Leste, também encontramos o Ganso-de-Bico-curto no campo onde foi originalmente descoberto, O galeirão-de-crista e os zarros-de-colar continuam na etar da Atougua bem como varias petinhas de Richard nos campos circundantes.
Hoje á tarde eu, o Magnus Robb e o Luis Gordinho relocalizamos a Sterna Fosteri no Porto de Peniche junto ao molhe Leste, também encontramos o Ganso-de-Bico-curto no campo onde foi originalmente descoberto, O galeirão-de-crista e os zarros-de-colar continuam na etar da Atougua bem como varias petinhas de Richard nos campos circundantes.
Boas
Hoje nos campos da urb. Sol Village II onde está o ganso de Bico-curto, encontrava-se um grande bando misto de passeriformes, eu não tive oportunidade de verificar todo o bando mas andava pelo menos 1 macho de escrevedeira-das-neves.
Hoje nos campos da urb. Sol Village II onde está o ganso de Bico-curto, encontrava-se um grande bando misto de passeriformes, eu não tive oportunidade de verificar todo o bando mas andava pelo menos 1 macho de escrevedeira-das-neves.
Tá visto que as escrevedeiras-das-neves andam em força este ano!
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Bom dia
Hoje de manha estava uma L. hyperboreus 1º inv no porto de peniche, nem sinal da glaucoides.
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5208255301/
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5208255411/
Hoje de manha estava uma L. hyperboreus 1º inv no porto de peniche, nem sinal da glaucoides.
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5208255301/
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5208255411/
Vieram com o frio, na Galiza como já te tinha dito, ja por la andavam..... bem bonita e grande.
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:Vieram com o frio, na Galiza como já te tinha dito, ja por la andavam..... bem bonita e grande.
cumps,
Rui
Sim, agora era bom é que as escrevedeiras da láponia que andam na Galiza lhes seguisem o exemplo.
Bem, hoje andei as voltas a ver se conseguia localizar a Aguia-imperial, mas nada feito, o pessoal da zona da grande Lisboa/Lezirias pode ter mais sorte, portanto, nada de pequeno almoço, nada de almoço e nada de aguia, pior ainda foi ver gaivotas ao porto no final da tarde e surpresa, uma Gavia immer junto á marina, corrida até ao carro, dar a volta até ao molhe onde esta a marina e quando lá chego esta a XXXXX a deslocar-se para o meio do Porto, bem ainda deu para estar uns minutos a observa-la, mas tive que parar por causa do granizo... , pode ser que na quinta ainda lá esteja....
Boas
Tanto a Gavia como a Sterna ainda estavam na sexta em Peniche, mas hoje nepias, de qualquer modo o Porto de Peniche foi invadido desde sexta feira por Garajaus comuns, também no porto apareceu finalmente um pilrito-escuro, estava a ver que este ano não os via, os zarros-de-colar continuam na etar e também na etar estava um 1º inverno de larus canus.
Tanto a Gavia como a Sterna ainda estavam na sexta em Peniche, mas hoje nepias, de qualquer modo o Porto de Peniche foi invadido desde sexta feira por Garajaus comuns, também no porto apareceu finalmente um pilrito-escuro, estava a ver que este ano não os via, os zarros-de-colar continuam na etar e também na etar estava um 1º inverno de larus canus.
Hoje de manha observei uma verdadeira raridade para Peniche, uma pega-rabuda perto do cabo carvoeiro , mais comuns mas tambem interessantes, um individuo de 2º inverno de larus canus na marginal norte, e 1 adulto ao final do dia na praia do molhe leste, também lá estavam dois gaivotoes reais de 1º inverno e para não variar a fosteri a pescar já quase á luz da lua com alguns garajaus comuns, não sei como é que eles viam o peixe mas lá que andavam entretidos andavam.
Bom dia
Hoje de manha estava um adulto de Larus a. argenteus no molho leste, tambem na area estavam 3 primeiros invernos de Larus canus, e 1 adulto em plumagem de inverno de gaivota pequena (L. minutus), para alem disso tanto no porto como na zona da Papoa estavam pequenos bandos de Tordos, principalmente Zornais e Ruivos o que é muito interesante para a zona.
Hoje de manha estava um adulto de Larus a. argenteus no molho leste, tambem na area estavam 3 primeiros invernos de Larus canus, e 1 adulto em plumagem de inverno de gaivota pequena (L. minutus), para alem disso tanto no porto como na zona da Papoa estavam pequenos bandos de Tordos, principalmente Zornais e Ruivos o que é muito interesante para a zona.
Bem, decidamente hoje podia ter ficado na cama, de manha as 7.30 estava no porto de Peniche para procurar a mobelha-pequena que o Ricardo descobriu ontem, no porto nicles, dei a volta á península e nicles, nada de mobelha, desisti e fui para casa.
A tarde estou na lagoa para ver o que andava por lá , quando recebo uma msg do soares Teodoro a dizer que a mobelha estava no porto, e lá fui eu disparado para Peniche (dentro dos limites de velocidade é claro ) , quando chego, fico a saber que ela tinha saído do porto pouco antes de eu chegar, 2 horas de espera, muito frio, e alguma chuva... desisti, amanha pode ser que corra melhor, aparentemente ela vem para o porto na maré baixa e sai quando a maré sobe.
A tarde estou na lagoa para ver o que andava por lá , quando recebo uma msg do soares Teodoro a dizer que a mobelha estava no porto, e lá fui eu disparado para Peniche (dentro dos limites de velocidade é claro ) , quando chego, fico a saber que ela tinha saído do porto pouco antes de eu chegar, 2 horas de espera, muito frio, e alguma chuva... desisti, amanha pode ser que corra melhor, aparentemente ela vem para o porto na maré baixa e sai quando a maré sobe.
pedro121 escreveu:aparentemente ela vem para o porto na maré baixa e sai quando a maré sobe.
ou então ela vem para o Porto quando tu estás longe e sai quando te vê chegar
Gonçalo Elias escreveu:ou então ela vem para o Porto quando tu estás longe e sai quando te vê chegar
, hoje não lhe dei hipótese, ela até é bastante confiante, o problema é que quando está em alimentação podemos facilmente passar por ela e não a ver, e como ela vai para dentro da marinha e para zonas de bóias e pontões... mas pronto, cheguei as 300 espécies antes do final de 2010, próxima meta...350 até 2020?
pedro121 escreveu:mas pronto, cheguei as 300 espécies antes do final de 2010, próxima meta...350 até 2020?
isso foi só em Portugal ou lá fora também conta?
Gonçalo Elias escreveu:isso foi só em Portugal ou lá fora também conta?
Portugal claro, sem contar com as ilhas.
Hoje ao final da tarde estavam duas Larus argentatus na ribeira do molhe leste, dos quais uma era adulta:D, possivelmente o mesmo individuo de Dezembro, estavam também 3 canus, incluindo um individuo de 2º ano.
As Larus argentatus justificam um mailzinho para as raridades
Gonçalo Elias escreveu:As Larus argentatus justificam um mailzinho para as raridades
Sim, Gonçalo, e eu vou enviar, no entanto o adulto já foi objecto de um mail em dezembro.
e aqui está a estrela:
https://www.youtube.com/watch?v=jvwOIyeEAqo
Apesar de ser o mesmo indivíduo, acho que é boa ideia informar que ainda se encontra por lá. Isto é válido para todas as raridades que permaneçam bastante tempo num dado local (embora não seja necessário efectuar updates diários ).
Gonçalo Elias escreveu:Apesar de ser o mesmo indivíduo, acho que é boa ideia informar que ainda se encontra por lá.
Sim, é sempre útil, o saber que a ave continua no sitio é decisivo para quem pensa vir ver a ave.
Bem, decidamente os pilritos-escuros estão em muito menor nº no porto de Peniche este inverno, após ter dado a volta completa ao porto só consegui encontrar 3 aves, muito menos que nos dois anos anteriores, por outro lado a Sterna fosteri continua presente e pelo andar da carruagem deve ficar o resto do inverno, e as canus continuam um pouco por todo o lado.
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4