LOCAL: Peniche
+10
cardosohelder
thysvalkenburg
Helder Vieira
Paulo Alves
José Frade
PedroSeixas
RuiCaratao
Gonçalo Elias
isidoro S Teodoro
pedro121
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: LOCAL: Peniche
Boas
A Larus argentatus de 2º inverno e a Sterna forsteri continuam no porto de Peniche.
A Larus argentatus de 2º inverno e a Sterna forsteri continuam no porto de Peniche.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
No sábado dia 18 estava um Marreco Anas querquedula na etar da Atouguia, já é a segunda vez que observo esta espécie neste local, estava também uma Larus minutus, o Zarro-de-colar continua no local, e no porto a foster continua a agraciar-nos com a sua presença, estou expectante para vê-la mudar de plumagem! Infelizmente os donos do barco onde ela costumava parar cobriram o barco de redes, forçando as Sternas a dormir em bóias…é a crise!
Boas
Algo surpreendentemente o Zarro-de-colar reapareceu na Etar da Atouguia apos varias semanas de ausência, também estava presente um Marreco macho.
Algo surpreendentemente o Zarro-de-colar reapareceu na Etar da Atouguia apos varias semanas de ausência, também estava presente um Marreco macho.
Ontem á tarde tive uma agradável surpresa com o aparecimento de um Zarro macho na etar da Atouguia, os Zarros são muito raros nesta zona e este é o meu primeiro para o Oeste, não menos interessante mas mais polémico estava presente também um par de cisnes-mudos, hoje á tarde tenho que lá ir com o saco de pão a ver o que acontece...
Hoje á tarde fui ver se estava alguma coisa na ETAR (leia-se Gaivinas e Porzanas) quando me deparo com 1 par de mergulhões-de-pescoço-preto em plena plumagem nupcial, simplesmente espetacular, e em maio...será que ficam?
Numa outra frente um dos Cisnes continua presente mas o outro desapareceu.
Numa outra frente um dos Cisnes continua presente mas o outro desapareceu.
Julho vai a meio e as coisas começam a aparecer, ontem estavam 5 patos-de-bico-vermelho na etar, só é pena que fossem todos juvenis/femeas, um macho adulto seria tão mais interesante.
Nesta altura os machos devem estar em plumagem de eclipse...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Nesta altura os machos devem estar em plumagem de eclipse...
Sim, dai o meu interesse, nunca vi um nessa plumagem. mas não sou esquisito se me aparecer um em nupcial também não fico triste.
Pedro, esta um cisne mudo na ETAR, presumo que seja o mesmo que tens visto, não? Não tentei a tecnica do pão...
Para alem disso um juvenil de L audouinii a repousar naquele campo de futebol relvado junto á docapesca...depois ainda o vi na foz da ribeira junto ao molhe.
cumps,
Rui
Para alem disso um juvenil de L audouinii a repousar naquele campo de futebol relvado junto á docapesca...depois ainda o vi na foz da ribeira junto ao molhe.
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:Pedro, esta um cisne mudo na ETAR, presumo que seja o mesmo que tens visto, não? Não tentei a tecnica do pão...
Sim o cisne já anda por Peniche á algum tempo, curiosamente eram dois originalmente mas só continua presente 1, ele desloca-se regularmente para outra zona e retorna á etar, não vem ao pão, já tentei
Agora o audouinii é uma exelente noticia, já o ano passado nesta data apareceu um.
Não encontrei a Audouinii, mas estavam hoje na etar dois Zarros, um é claramente um macho hibrido Zarro-castanhoxZarro-comum mas estava também uma fêmea que não me pareceu mal para Zarro-castanho, infelizmente estava algo longe e em contra luz, mas amanha tiro as duvidas
Bem, ontem á tarde fui ver como estavam as coisas com os borrelhos ruivos, mas aparentemente já se foram embora, tambem não vi o Pilrito-canela, mas vi o bando de Sisões que custama invernar na zona, tem estado a aumentar de dia para dia, já vão em 11-12.
Entretanto na ETAR estava um pequeno pato que 1ª me pareceu um Mareco, mas que eu teimei em tentar transformar num pato-de-asa –azul, no processo descobri mais 4 marecos que fizeram-me o favor de voar para o outro lado da Etar (1 macho adulto em eclipse, duas fêmeas, e 1 juvenil) mas a ave original não vou com eles e ficou no mesmo sitio sempre a aproximar-se de mim, uma hora e meia depois, ainda estava na duvida, porque ele tinha o bico completamente preto e não reagia aos 4 marrecos, por fim em desespero bati palmas conseguindo que ele se digna-se a voar uns metros… outro marreco, portanto estavam 5 marrecos na ETAR, um excelente registo para a área onde na passagem costumam aparecer 1-2.
Tanta marrecada , bom registo!!! Quando fui aí ver os borrelhos, dei um saltinho à ETAR, e apenas um P. nigricollis era digno de registo, mas tudo o que nadava para la do meio era impossivel de ver, a ETAR é muito comprida e da estrada junto ao portão ficamos muito longe, se formos pela rede do lado esquerdo, ficamos baixos, sem ângulo e com muita vegetação na frente...
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao escreveu: mas tudo o que nadava para la do meio era impossivel de ver, a ETAR é muito comprida e da estrada junto ao portão ficamos muito longe, se formos pela rede do lado esquerdo, ficamos baixos, sem ângulo e com muita vegetação na frente...
i
Pois, para ver realmente bem é preciso sempre ver de dois lados, eu costumo ver sempre do lado sul (a partir da estrada) e depois se for de tarde a partir do lado oeste, e se for de manha do lado leste, que é de resto de onde se tem o melhor ângulo de visão actualmente, porque agora há uma plataforma de terra atrás do abrigo do Maia onde temos uma excelente visão da etar.
Boa tarde Pedro Ramalho,
O último marreco que reagiu às palmas era um macho, fêmea ou juvenil?
Será que estava doente ou era simplesmente anti-social
Abraço e obrigado,
Pedro Seixas
Viseu
Abraço e obrigado,
Pedro Seixas
Viseu
PedroSeixas escreveu:Boa tarde Pedro Ramalho,
Era um Juvenil (nota que quando levantou voo já havia muita pouca luz e não deu bem para ver), o comportamento dele era estranho, era demasiado confiante, ele esteve sempre em alimentação durante todo o tempo, os restantes estiveram sempre a descansar e quando voavam ele não reagia minimamente, e quando voou não foi ter com eles, mas fora isso não me pareceu doente, esteve sempre muito activo.
Ontem á tarde fui á Etar da Atouguia da Baleia, continua presente pelo menos 1 dos falaropos e o zarro de colar, mais o zarro bastardo, tive foi a agradável surpresa de encontrar uma fêmea de Arrábio, com esta espécie passo a barreira das 200 espécies vistas no concelho de Peniche.
Boas.
Pedro qual o melhor sitio para fotografar na Etar da Atouguia?
Eu já lá estive mas por fora ficamos sempre longe... Haverá alguma maneira de lá entrar?
Abraço
Frade
Eu já lá estive mas por fora ficamos sempre longe... Haverá alguma maneira de lá entrar?
Abraço
Frade
José Frade escreveu:Boas.
Bem, esse é um assunto algo complexo, por fora não se fica necessariamente longe se as aves estiverem no topo sul, mas sim, normalmente não é viável, existem duas maneiras básicas de se entrar, a 1ª é a ilegal e envolve saltar a cerca, não o aconselho já que implica cometer uma ilegalidade, a 2ª hipótese implica pedir autorização, a entidade que gere a etar tem sempre autorizado a entrada quando solicitado previamente, o previamente é que é o mais complicado já que normalmente não á tempo, no entanto alguns dos fotógrafos locais tem um acordo com a ETAR e tem livre acesso é mesma, alias colocaram lá um abrigo fixo com autorização da mesma.
Obrigado Pedro.
O abrigo já o vi. Assim que puder vou tentar obter autorização, pois saltar cercas não faz muito o meu estilo...
Já agora o abrigo é de alguém em particular ou é a própria ETAR que dá autorização?
Abraço
Frade
O abrigo já o vi. Assim que puder vou tentar obter autorização, pois saltar cercas não faz muito o meu estilo...
Já agora o abrigo é de alguém em particular ou é a própria ETAR que dá autorização?
Abraço
Frade
José Frade escreveu:
respondo em MP
Boas
hoje tive o prazer de ver a gaivota-risonha em voo junto ao quebrado, não tem mesmo nada a ver com ela pousada, as asas são enormes, e o corpo muito elegante, parece quase uma sterna.
Entretanto a Larus canus que nos ultimos anos tem acampado na marginal norte já chegou, é realmente incrível como algumas aves aparecem exactamente no mesmo local ano após ano.
hoje tive o prazer de ver a gaivota-risonha em voo junto ao quebrado, não tem mesmo nada a ver com ela pousada, as asas são enormes, e o corpo muito elegante, parece quase uma sterna.
Entretanto a Larus canus que nos ultimos anos tem acampado na marginal norte já chegou, é realmente incrível como algumas aves aparecem exactamente no mesmo local ano após ano.
É realmente muito elegante, e a margem branca das secundarias é muito visivel, esperava tambem ver uma asa por baixo mais escura, e não o é. Faz lembrar vagamente um juvenil de audouinii em voo
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4