Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

5 participantes

Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por scirpaceus Qui Dez 17, 2009 9:06 am

Num passeio pela praia ou pelo campo, é frequente encontrarmos aves
mortas e  apesar de a vida destas ter terminado,  para a ciência
continuam a ter valor! Por vezes estas aves possuem anilhas e é de extrema
importância que sejam relatadas a quem poderá  saber a  história da
ave em questão.

Esta é uma óptima forma de contribuir activamente na conservação da
Natureza, pois uma melhor compreensão das aves e dos seus comportamentos é
seguramente um caminho para a preservação dos habitats e de todos os seres
vivos.

Sempre que encontrar uma ave anilhada e quiser ajudar, poderá optar por
enviar os dados por:

via e-mail  
cempa@icnf.pt ou apaa@apaa.pt
Enviar e-mail com os seus dados de contacto (morada postal, telefone) e
com as informações conhecidas sobre a ave: inscrição da anilha metálica,
espécie, local onde foi encontrada (local, freguesia e concelho), data de
recolha da ave, possíveis causas da morte.

via on-line  
http://blx1.bto.org/euring/lang/pages/rings.jsp?country=PT
Sítio da EURING destinado a recolher a informação de aves anilhadas,
encontradas pelo publico        

Logo que possível ser-lhe-á enviado o historial desta ave. Obrigado
pela sua colaboração


Última edição por scirpaceus em Sex Out 11, 2013 2:50 pm, editado 1 vez(es)
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Dez 18, 2009 8:00 am

Olá Paulo,

esta informação parece-me muito útil para os frequentadores deste fórum e em boa hora aqui a colocaste.

Tenho uma pergunta adicional a fazer - e se a ave tiver uma anilha colorida e a recaptura for apenas visual? Continua a interessar ao CEMPA ou à APAA? Eu penso que sim, e tenho enviado algumas para o CEMPA, mas fico sempre sem resposta pelo que já duvido da real utilidade das mesmas (envio também para as entidades que os marcam, e essas invariavelmente respondem enviando o historial). É que a meu ver é informação que se perde se for apenas canalizada para o estrangeiro (no caso de virem de lá as aves com anilhas de cor) - mas até agora nunca percebi se os registos de anilhas coloridas que envio para o CEMPA são úteis ou pelo contrário são um aborrecimento inútil na caixa do correio. A mim é-me perfeitamente indiferente, uma vez que obtenho gratificação na mesma, mas via entidade estrangeira, quer no pequeno contributo que dou à entidade que marca, quer no meu conhecimento da dinâmica da espécie. Mas gostava de perceber se estes dados podem interessar às entidades portuguesas, porque de facto não custa nada enviar simultaneamente para um lado e para o outro.

Portanto a dúvida que tenho - e que creio complementa este tópico - é:

anilhas de cor, interessam ao CEMPA e/ou a APAA? E se sim, os contactos são os mesmos acima?

Obrigado e um abraço,
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por scirpaceus Sex Dez 18, 2009 8:44 am

Caro Pedro

Toda a informação respeitante a qualquer forma de marcação é importante. Pelo que para os anilhadores e para as Centrais de Anilhagem, é dada a mesma importância à informação de anilhas metálicas enviada pelo público quer ao envio de informação de anilhas coloridas.

O aparecimento da marcação das aves por anilhas coloridas veio causar um problema a todas as centrais europeias de anilhagem que foi o aumento brutal de informação que lhes passou a ser enviada. Daí que a informação enviada às centrais de anilhagem, grande parte das vezes demore a ser respondida. Eles colocam como prioritária o arquivamento e processamento da informação enviada pelos anilhadores, que em Portugal são cerca de 170 anilhadores e 30.000 aves anilhadas anualmente, mas que em Inglaterra são 2.000 anilhadores e 1.000.000 de aves anilhadas. Em relação ao caso português, a Central Nacional de Anilhagem tem apenas dois funcionários dedicados ao tratamento desta informação (a 100% só um) e basta chegar por exemplo o Peter Rock e o Risto Juvaste com as milhares de leituras de gaivotas que periodicamente fazem em território português para entupir o funcionamento da CNA.

No meu caso pessoal, envio directamente a informação das anilhas coloridas que observo aos promotores do projecto, que podem ser encontrados neste site www.cr-birding.be e depois remeto a resposta à CNA (normalmente o ficheiro em pdf com o historial) para procederem ao seu arquivo na base de dados nacional. Assim contribuo para não entupir o sistema e para que os dados resultantes da sua observação em território nacional aqui fiquem arquivados.

Normalmente a entidade ou investigador que procedeu à marcação da ave, remete essa informação à Central do seu país com a informação que o captor já a recebeu também. Daí que por vezes a CNA não responda porque já tem indicação que recebeste o historial da ave. Mas pelo sim pelo não, convêm sempre reencaminhar os historiais das aves observadas para a Central Nacional de Anilhagem.

Para acabar a resposta, os contactos são os mesmos.

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Dez 18, 2009 11:14 am

OK, vou passar a fazer isso mesmo, parece-me uma boa solução.

Obrigado pela resposta.


Abraço,

Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por joaoedgar Sex Dez 09, 2011 2:14 pm

Olá boa noite,
hoje 9/15/11, fotografei na Lagoa de Óbidos, este Pisco-de-peito-ruivo anilhado.
Cumps.
João Edgar
joaoedgar
joaoedgar

Número de Mensagens : 2
Idade : 65
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por Joost Valkenburg Sáb Dez 10, 2011 12:48 pm

boa noite,
tenta ler a anilha pelas foto's e assim consegues uma recaptura visual!
coloca as foto's no forum para tentarmos decifrar a anilha,

abraço
Joost

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 11, 2013 11:51 am

scirpaceus escreveu:
Sempre que encontrar uma ave anilhada e quiser ajudar, poderá optar por
enviar os dados por:

via e-mail  
cempa@icnb.pt ou apaa@apaa.pt
Enviar e-mail com os seus dados de contacto (morada postal, telefone) e
com as informações conhecidas sobre a ave: inscrição da anilha metálica,
espécie, local onde foi encontrada (local, freguesia e concelho), data de
recolha da ave, possíveis causas da morte.
O endereço do CEMPA agora é cempa@icnf.pt
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando encontrar uma ave anilhada? Empty Re: O que fazer quando encontrar uma ave anilhada?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos