Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

+8
pedrocardia
João Tomás
HL
Paulo Domingues
pedro121
Gonçalo Elias
PNicolau
Marcio Cachapela
12 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Marcio Cachapela Sáb Nov 17, 2018 9:19 am

por curiosidade fui ver a distribuição da águia imperial ibérica, e sendo uma Sensitive Specie os pontos não aparecem em Portugal, apenas as os rectangulos rosa/roxos que quando se faz zoom o mapa desaparecem, mas em Espanha aparecem.

Alguma razão para a diferença de critério?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por PNicolau Sáb Nov 17, 2018 9:25 am

Pois... Isso não faz lá muito sentido. Mas nas áreas de nidificação compreendo.
Outra coisa que não fa sentido é Falco biarmicus não aparecer em Portugal também.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 17, 2018 10:45 am

De facto é bizarro...

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Map_ad10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 17, 2018 11:28 am

As espécies sensíveis foram escolhidas segundo um conjunto de critérios definidos pelo eBird, mas sob consulta dos parceiros locais, neste caso a SPEA
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 17, 2018 11:31 am

Que giro, Falco biarmicus está para Portugal... isso é tão assustador!!

Alguém com paciência para ver quais são as espécies sensíveis em PT?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 17, 2018 11:50 am

pedro121 escreveu:As espécies sensíveis foram escolhidas segundo um conjunto de critérios definidos pelo eBird, mas sob consulta dos parceiros locais, neste caso a SPEA

Sim, mas olhando para o mapa fica a sensação de que a espécie não ocorre em Portugal e apenas em Espanha. É bizarro.

Eu creio que esta questão de esconder espécies sensíveis só faz sentido numa lógica global e não numa lógica local.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 17, 2018 12:01 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Eu creio que esta questão de esconder espécies sensíveis só faz sentido numa lógica global e não numa lógica local.

Obviamente que faz sentido esconder localmente, por exemplo, pintassilgo, não há razão para se esconder globalmente, no entanto, em Portugal em particular poderia ser defendido por ser uma espécie que é muito capturada.

Ou seja espécies que globalmente não estão em perigo podem estar localmente.

Ou as corujas, algumas espécies foram ocultadas nos USA por causa dos fotógrafos, mas a questão é irrelevante globalmente.

De qualquer modo as regras são globais mas afinadas à realidade local.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 17, 2018 12:23 pm

pedro121 escreveu:Obviamente que faz sentido esconder localmente, por exemplo, pintassilgo, não há razão para se esconder globalmente, no entanto, em Portugal em particular poderia ser defendido por ser uma espécie que é muito capturada.

Ou seja espécies que globalmente não estão em perigo podem estar localmente.

Ou as corujas, algumas espécies foram ocultadas nos USA por causa dos fotógrafos, mas a questão é irrelevante globalmente.

De qualquer modo as regras são globais mas afinadas à realidade local.

Por essa lógica facilmente se arranjam argumentos para esconder 40 ou 50 espécies, como por exemplo estas:
Pandion haliaetus - criticamente em perigo a população nidificante
Aegypius monachus - idem
Pterocles alchata - idem
Ardeola ralloides - idem
Calandrella rufescens - idem
Falco peregrinus - muito perseguido por serem cobiçados os seus ovos
Streptopelia turtur - muito caçada e portanto os registos devem ser escondidos
Grus grus - espécie vulnerável, muito sensível à perturbação e não é boa ideia divulgar os locais das maiores concentrações
Otis tarda - idem
Tetrax tetrax - espécie em regressão acentuada, por uma questão de precaução é melhor esconder

E por aí adiante...

É realmente muito fácil arranjar justificações para esconder a informação. Todas elas legítimas e plausíveis. E certamente discutíveis.

A pergunta que eu coloco é outra: estas medidas vão contribuir de alguma forma para a conservação das espécies em causa ou servem apenas para limpar consciências?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Marcio Cachapela Sáb Nov 17, 2018 12:30 pm

e fazendo uma procura nas listagens dos Hotspots a espécie também não aparece.
percebo que se queria esconder mas quem quiser tentar procurar a espécie fica sem informação sobre os registos.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 17, 2018 1:02 pm

Gonçalo Elias escreveu:
É realmente muito fácil arranjar justificações para esconder a informação. Todas elas legítimas e plausíveis. E certamente discutíveis.

Sugiro que voltes a ler o email da central a explicar as regras e motivos.

Eu perdi algum tempo a pensar no caso português e a única situação que acho que poderia ser adotada é ocultar a rola durante a época de caça e mesmo isso seria por uma questão de relações publicas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 17, 2018 1:28 pm

pedro121 escreveu:Sugiro que voltes a ler o email da central a explicar as regras e motivos.

As regras estão mais do que claras e a minha questão mantém-se na íntegra. Não entendo em que medida é que ocultar os registos de imperial contribui para a sua conservação.

pedro121 escreveu:Eu perdi algum tempo a pensar no caso português e a única situação que acho que poderia ser adotada é ocultar a rola durante a época de caça e mesmo isso seria por uma questão de relações publicas.

Claro que seria por uma questão de relações públicas, porque no que diz respeito à contribuição para a conservação da espécie a minha questão não se altera: essa medida de ocultação sazonal iria ajudar em alguma coisa à conservação da espécie? Tipo... não.


Como creio que sabes, existe em Portugal (não é de hoje, é de há muitos anos), uma tendência para esconder a informação, mantendo-a tanto quanto possível em circuito fechado. Tenho muitas dúvidas sobre a utilidade dessa abordagem em termos de conservação. Eu gostaria que me dessem um exemplo de uma espécie em que o facto de se esconder a informação tenha contribuído positivamente para a sua conservação (em Portugal, concretamente). Seria realmente interessante, porque eu conheço vários casos de espécies em que ocultar a informação não impediu a sua regressão.

Acho que esta decisão de esconder registos de águia-imperial não faz sentido. Não estamos a falar de localizações de ninhos. Estamos a falar de uma região muito vasta, com hotspots grandes, de limites difusos e onde a informação que está no ebird diz muito pouco (na realidade, nada) sobre a localização dos ninhos da espécie. Estamos a falar de uma espécie que está em expansão. E mais: está por demonstrar que a existência de registos online no ebird publicamente visíveis tenha um impacto negativo na espécie (refiro-me obviamente ao caso português). E ainda mais: com a expansão que a espécie está a ter em Espanha, mesmo que por absurdo alguns utilizadores malévolos fossem ver os registos no ebird e a seguir fossem fazer a folha aos bichos, seria uma questão de (pouco) tempo até os territórios em questão serem novamente colonizados com novos indivíduos vindos de Espanha.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Paulo Domingues Sáb Nov 17, 2018 2:10 pm

Em relação à rola brava, penso que os registos já são escondidos. Mas, só se for mais do que uma, se for só uma já se pode mostrar, coisa que ainda não consegui entender a razão!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 17, 2018 2:18 pm

Paulo Domingues escreveu:Em relação à rola brava, penso que os registos já são escondidos. Mas, só se for mais do que uma, se for só uma já se pode mostrar, coisa que ainda não consegui entender a razão!

Creio que não é o caso, pois fazendo uma pesquisa no ebird por registos em Setembro, por exemplo, aparecem muitos casos de registos envolvendo vários indivíduos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 17, 2018 2:30 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Acho que esta decisão de esconder registos de águia-imperial não faz sentido. Não estamos a falar de localizações de ninhos. Estamos a falar de uma região muito vasta, com hotspots grandes, de limites difusos e onde a informação que está no ebird diz muito pouco (na realidade, nada) sobre a localização dos ninhos da espécie. Estamos a falar de uma espécie que está em expansão. E mais: está por demonstrar que a existência de registos online no ebird publicamente visíveis tenha um impacto negativo na espécie (refiro-me obviamente ao caso português). E ainda mais: com a expansão que a espécie está a ter em Espanha, mesmo que por absurdo alguns utilizadores malévolos fossem ver os registos no ebird e a seguir fossem fazer a folha aos bichos, seria uma questão de (pouco) tempo até os territórios em questão serem novamente colonizados com novos indivíduos vindos de Espanha.

Sim, não faz sentido na realidade, mas queria ver quais as espécies escolhidas para tentar perceber a lógica, Biarmicus????
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Paulo Domingues Sáb Nov 17, 2018 2:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Domingues escreveu:Em relação à rola brava, penso que os registos já são escondidos. Mas, só se for mais do que uma, se for só uma já se pode mostrar, coisa que ainda não consegui entender a razão!

Creio que não é o caso, pois fazendo uma pesquisa no ebird por registos em Setembro, por exemplo, aparecem muitos casos de registos envolvendo vários indivíduos.

Pelo menos por aqui em Valongo e em Esmoriz, que foi onde as vi, era esse o procedimento.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por HL Seg Nov 19, 2018 2:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:Acho que esta decisão de esconder registos de águia-imperial não faz sentido. Não estamos a falar de localizações de ninhos. Estamos a falar de uma região muito vasta, com hotspots grandes, de limites difusos e onde a informação que está no ebird diz muito pouco (na realidade, nada) sobre a localização dos ninhos da espécie. Estamos a falar de uma espécie que está em expansão. E mais: está por demonstrar que a existência de registos online no ebird publicamente visíveis tenha um impacto negativo na espécie (refiro-me obviamente ao caso português).

No caso das imperiais, de uma forma geral, os bichos são tímidos. Não só estão onde estão por causa da abundância de presas, mas porque a perturbação é condicionada. Com alguns comportamentos que vejo o pessoal ter com espécies mais tolerantes não me admirava nada que fizessem o mesmo com as imperiais.
Eu percebo o ponto de vista de partilha de informação. De um modo geral acho que essa partilha pode contribuir mais para a conservação da espécies do que constituir uma ameaça. No caso da imperial julgo que pode ser uma ameaça, pelo menos a curto prazo. Numa perspectiva a longo prazo não consigo ter uma ideia, talvez, depois de se perderem posturas/ haver mudança de território / ocorrer substituição de indivíduos, a comunidade aprendesse com os erros. Pode não estar demonstrado que a partilha publica de informação online tenha um impacto negativo, mas estamos dispostos a ir até onde para o provar?!
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por PNicolau Ter Nov 20, 2018 10:20 am

Para começar imperial não nidifica no país todo, pelo que banir a informação mesmo nos locais onde aparece de passagem é parvo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por HL Ter Nov 20, 2018 11:02 am

PNicolau escreveu:Para começar imperial não nidifica no país todo, pelo que banir a informação mesmo nos locais onde aparece de passagem é parvo.
De acordo.

Pergunta: a lista de espécies sensíveis em PT está em vigor?
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 20, 2018 11:20 am

HL escreveu:Pergunta: a lista de espécies sensíveis em PT está em vigor?

Que lista é essa a que fazes referência?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por HL Qua Nov 21, 2018 3:48 am

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Pergunta: a lista de espécies sensíveis em PT está em vigor?

Que lista é essa a que fazes referência?

pedro121 escreveu:As espécies sensíveis foram escolhidas segundo um conjunto de critérios definidos pelo eBird, mas sob consulta dos parceiros locais, neste caso a SPEA
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 21, 2018 4:25 am

Ah ok já percebi. A resposta a isso é "não sei": não sei se alguém decidiu, não sei o que foi decidido e não sei o que foi implementado. E pelos vistos tu, na qualidade de revisor distrital, também não sabes. Se calhar era útil que fosse disponibilizada (publicamente) um pouco mais de informação sobre as decisões que são tomadas a este nível, pois em minha opinião isso seria benéfico para todos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por pedro121 Qua Nov 21, 2018 6:16 am

Gonçalo Elias escreveu:Ah ok já percebi. A resposta a isso é "não sei": não sei se alguém decidiu, não sei o que foi decidido e não sei o que foi implementado. E pelos vistos tu, na qualidade de revisor distrital, também não sabes. Se calhar era útil que fosse disponibilizada (publicamente) um pouco mais de informação sobre as decisões que são tomadas a este nível, pois em minha opinião isso seria benéfico para todos.

Também desconheço qualquer lista em concreto e nem sabia que tinha sido implementada em PT
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por HL Qua Nov 21, 2018 6:55 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Ah ok já percebi. A resposta a isso é "não sei": não sei se alguém decidiu, não sei o que foi decidido e não sei o que foi implementado. E pelos vistos tu, na qualidade de revisor distrital, também não sabes. Se calhar era útil que fosse disponibilizada (publicamente) um pouco mais de informação sobre as decisões que são tomadas a este nível, pois em minha opinião isso seria benéfico para todos.

Também desconheço qualquer lista em concreto e nem sabia que tinha sido implementada em PT

Eu também desconheço se existe alguma lista ou mesmo uma proposta de lista. Contudo, não me parece que a lista tenha sido implementada. Não faria qualquer sentido "censurar" as localizações de adalberti e deixar disponíveis localizações de outras espécies susceptíveis às mesmas ameaças.
No distrito de Beja "escondi" registos, caso a caso, mas há outros registos validados pelo filtro ou validados por mim para hotspots de âmbito geral, por exemplo, o hotspot ZPE Castro Verde.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por PNicolau Qua Nov 21, 2018 7:09 am

A lista foi implementada! Os registos de Adalberti já estão escondidos, assim como biarmicus (????). Não sei se haverá mais no futuro.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por HL Qua Nov 21, 2018 7:12 am

PNicolau escreveu:A lista foi implementada! Os registos de Adalberti já estão escondidos, assim como biarmicus (????). Não sei se haverá mais no futuro.
Pedro, obtiveste confirmação ou estás a deduzir?
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica Empty Re: Dúvida sobe visializacão de registos de águia imperial ibérica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos