Aves que passam por cá - de onde vêm?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Aves que passam por cá - de onde vêm?
Muitas das espécies que nos visitam durante os períodos de migração ou invernada nidificam mais a norte em diversos países europeus (e, nalguns casos, fora da Europa).
Este tópico tem por objectivo apresentar informação concreta (quantitativa) sobre algumas dessas espécies. Em que países se concentram as principais populações reprodutoras? Para onde vão as aves que passam por cá?
Começo pela gaivina-preta Chlidonias niger, uma espécie que costuma visitar Portugal no decurso das suas migrações (especialmente em Abril-Maio e novamente de Agosto a Outubro).
Como se pode ver abaixo, o grosso das populações nidificantes europeias encontra-se na Rússia, na Ucrânia e na Bielorrússia, com dezenas de milhares de casais.
Mais a oeste, existem vários outros países com populações importantes de cerca de 1000 ou mais casais, nomeadamente países bálticos (Estónia, Letónia, Lituânia), Polónia e Holanda.
Com populações mais pequenas (na ordem das centenas) estão França, Alemanha, Hungria e Suécia. E depois há alguns países com escassas dezenas de casais, como é o caso da Dinamarca e da Finlândia.
De que populações serão provenientes as gaivinas-pretas que passam pelo nosso país? A informação de anilhagem é escassa. Cito do "big book":
Fica a imagem com a informação sobre esta espécie retirada do site da birdlife:
Fonte
Este tópico tem por objectivo apresentar informação concreta (quantitativa) sobre algumas dessas espécies. Em que países se concentram as principais populações reprodutoras? Para onde vão as aves que passam por cá?
Começo pela gaivina-preta Chlidonias niger, uma espécie que costuma visitar Portugal no decurso das suas migrações (especialmente em Abril-Maio e novamente de Agosto a Outubro).
Como se pode ver abaixo, o grosso das populações nidificantes europeias encontra-se na Rússia, na Ucrânia e na Bielorrússia, com dezenas de milhares de casais.
Mais a oeste, existem vários outros países com populações importantes de cerca de 1000 ou mais casais, nomeadamente países bálticos (Estónia, Letónia, Lituânia), Polónia e Holanda.
Com populações mais pequenas (na ordem das centenas) estão França, Alemanha, Hungria e Suécia. E depois há alguns países com escassas dezenas de casais, como é o caso da Dinamarca e da Finlândia.
De que populações serão provenientes as gaivinas-pretas que passam pelo nosso país? A informação de anilhagem é escassa. Cito do "big book":
Mas saliento que este livro foi publicado em 2010, é possível que actualmente haja bastante mais informação de recapturas.São conhecidas recapturas de aves anilhadas na Polónia e na Holanda (Anexo 1), sendo também interessante referir a recaptura, na região de Badajoz, perto da fronteira portuguesa, de uma ave originária da Rússia (Bernis 1967).
Fica a imagem com a informação sobre esta espécie retirada do site da birdlife:
Fonte
Última edição por Gonçalo Elias em Qua Jul 01, 2020 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Rogerio gosta desta mensagem
Re: Aves que passam por cá - de onde vêm?
Hoje deixo aqui o mapa da gaivina-d'asa-branca Chlidonias leucopterus.
Esta espécie, considerada uma raridade em Portugal, tem uma distribuição bem mais oriental que a sua congénere C. niger. As populações nidificantes europeias estão concentradas na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia e no Azerbeijão. Mais para oeste a população nidificante é residual.
Note-se que no caso da Polónia e da Hungria o intervalo min-max vai de 50 a vários milhares, em geral isto significa que em certos anos houve alguns milhares de casais a nidificar mas noutros anos terão sido poucas dezenas. Ou seja, nesses países deverá haver uma grande variação de números de uns anos para outros.
Esta espécie, considerada uma raridade em Portugal, tem uma distribuição bem mais oriental que a sua congénere C. niger. As populações nidificantes europeias estão concentradas na Rússia, na Ucrânia, na Bielorrússia e no Azerbeijão. Mais para oeste a população nidificante é residual.
Note-se que no caso da Polónia e da Hungria o intervalo min-max vai de 50 a vários milhares, em geral isto significa que em certos anos houve alguns milhares de casais a nidificar mas noutros anos terão sido poucas dezenas. Ou seja, nesses países deverá haver uma grande variação de números de uns anos para outros.
E para terminar a ronda pelas chamadas "marsh terns", aqui fica o mapa da gaivina-dos-pauis Chlidonias hybrida.
Esta espécie tem uma distribuição mais meridional que as das suas congéneres, nidificando principalmente na metade sul do continente.
Entre os países da Europa ocidental, Espanha surge como o mais importante para esta espécie, seguido da França. No caso de Portugal aparece o valor 0-200, o que significa que nalguns anos a população nidificante é inexistente, e noutros pode atingir as duas centenas de casais (foi o que aconteceu em 1980, 1981, 1993 ou 1994, por exemplo).
Em Espanha o principal local de nidificação situa-se nas marismas do Guadalquivir (aka Doñana). Mas também neste local o número de aves é muito variável de ano para ano, podendo oscilar entre a total ausência e os mais de 6000 casais (fonte: atlas de nidificantes espanhol).
Esta espécie tem uma distribuição mais meridional que as das suas congéneres, nidificando principalmente na metade sul do continente.
Entre os países da Europa ocidental, Espanha surge como o mais importante para esta espécie, seguido da França. No caso de Portugal aparece o valor 0-200, o que significa que nalguns anos a população nidificante é inexistente, e noutros pode atingir as duas centenas de casais (foi o que aconteceu em 1980, 1981, 1993 ou 1994, por exemplo).
Em Espanha o principal local de nidificação situa-se nas marismas do Guadalquivir (aka Doñana). Mas também neste local o número de aves é muito variável de ano para ano, podendo oscilar entre a total ausência e os mais de 6000 casais (fonte: atlas de nidificantes espanhol).
O combatente Calidris pugnax aparece por cá em migração, em números que variam muito de ano para ano. De onde vêm eles?
O grosso da população europeia situa-se na Rússia (com centenas de milhares de casais). Fora da Rússia, a população está quase totalmente concentrada nos países nórdicos, especialmente na Suécia (mais de 40 mil casais), Noruega e Finlândia.
Adicionalmente, há algumas populações nidificantes em diversos países de latitudes temperadas, mas quantitativamente são muito menos relevantes.
O grosso da população europeia situa-se na Rússia (com centenas de milhares de casais). Fora da Rússia, a população está quase totalmente concentrada nos países nórdicos, especialmente na Suécia (mais de 40 mil casais), Noruega e Finlândia.
Adicionalmente, há algumas populações nidificantes em diversos países de latitudes temperadas, mas quantitativamente são muito menos relevantes.
O fuselo Limosa lapponica é frequente em Portugal durante o Inverno e nas passagens migratórias, embora a maioria das aves se concentre num número relativamente pequeno de zonas húmidas costeiras.
Esta espécie nidifica maioritariamente na Sibéria. A população nidificante no continente europeu é relativamente pequena (menos de 7500 casais) e concentra-se principalmente na Noruega e na Rússia, com populações menores na Finlândia e na Suécia Já a população invernante da Europa, mencionada na metade inferior do quadro, é muito mais numerosa (mais de 120 mil indivíduos, a que acrescem as aves de passagem que vão invernar a África), o que sugere que a maioria das aves que por cá ocorre sejam de facto de origem siberiana. Não sei contudo se há dados de anilhagem que o confirmem.
Esta espécie nidifica maioritariamente na Sibéria. A população nidificante no continente europeu é relativamente pequena (menos de 7500 casais) e concentra-se principalmente na Noruega e na Rússia, com populações menores na Finlândia e na Suécia Já a população invernante da Europa, mencionada na metade inferior do quadro, é muito mais numerosa (mais de 120 mil indivíduos, a que acrescem as aves de passagem que vão invernar a África), o que sugere que a maioria das aves que por cá ocorre sejam de facto de origem siberiana. Não sei contudo se há dados de anilhagem que o confirmem.
Contrariamente ao fuselo, que vem da Sibéria, o maçarico-de-bico-direito Limosa limosa tem grandes populações em latitudes temperadas, principalmente na Holanda, mas também na Rússia, na Bielorrússia, na Ucrânia, na Polónia, na Alemanha e ainda na Islândia.
Na Holanda é considerada ave nacional (não oficial).
Na Holanda é considerada ave nacional (não oficial).
O perna-verde Tringa nebularia nidifica quase exclusivamente a norte do paralelo 56 ou 57 ºN, por isso a maioria da população está na Fino-Escandinávia (Noruega, Suécia e Finlândia) e também na Rússia, com uma população menos expressiva na Escócia e populações reduzidas noutros países.
Creio que não há registo de recapturas em Portugal de aves anilhadas no ninho, por isso apenas podemos conjecturar de onde serão originários os pernas-verdes que vemos por cá.
Creio que não há registo de recapturas em Portugal de aves anilhadas no ninho, por isso apenas podemos conjecturar de onde serão originários os pernas-verdes que vemos por cá.
Muito interessante Gonçalo , quando mencionas o Big Book de que livro estas a falar.
Rogerio escreveu:Muito interessante Gonçalo , quando mencionas o Big Book de que livro estas a falar.
Lol, é uma expressão informar que às vezes utilizo para me referir a este livro:
http://biblioteca.avesdeportugal.info/avesdeportugalornitologia.html
Gonçalo Elias escreveu:Rogerio escreveu:Muito interessante Gonçalo , quando mencionas o Big Book de que livro estas a falar.
Lol, é uma expressão informar que às vezes utilizo para me referir a este livro:
http://biblioteca.avesdeportugal.info/avesdeportugalornitologia.html
Ah bom , sim tenho um exemplar , falta-me uma dedicatória de um dos autores.
De facto um big and large book , destaca-se bem aqui na prateleira.
Eu resolvi fazer este tópico porque acho que é interessante termos a noção em que países estão as maiores populações de cada espécie.
Desculpem-me o off-topic, mas dá para adquirir este livro nalguma livraria/site? Não o encontro em lado nenhum...
JP Gonçalves- Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja
JP Gonçalves escreveu:Desculpem-me o off-topic, mas dá para adquirir este livro nalguma livraria/site? Não o encontro em lado nenhum...
Esgotou poucos meses depois de sair e não voltou a haver qualquer edição. E provavelmente não vai haver.
De tempos a tempos aparece algum exemplar à venda no OLX ou noutros sites de venda de artigos usados...
Gonçalo Elias escreveu:JP Gonçalves escreveu:Desculpem-me o off-topic, mas dá para adquirir este livro nalguma livraria/site? Não o encontro em lado nenhum...
Esgotou poucos meses depois de sair e não voltou a haver qualquer edição. E provavelmente não vai haver.
De tempos a tempos aparece algum exemplar à venda no OLX ou noutros sites de venda de artigos usados...
Deixo a sugestão de lançarem o livro em formato ePub ou equivalente.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Deixo a sugestão de lançarem o livro em formato ePub ou equivalente.
A ideia é boa mas não depende de mim...
Gonçalo Elias escreveu:JP Gonçalves escreveu:Desculpem-me o off-topic, mas dá para adquirir este livro nalguma livraria/site? Não o encontro em lado nenhum...
Obrigado pela resposta. Vou ficar atento à revenda de algum exemplar
JP Gonçalves- Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja
O maçarico-bastardo Tringa glareola é mais uma limícola cuja população nidificante está concentrada nos países nórdicos, com especial destaque para a Finlândia, cuja população se estima entre 200 e 300 mil casais. Há também populações importantes na Rússia, embora neste caso o intervalo entre min. e máx. seja mais amplo, assim como na Suécia e na Noruega.
Há populações noutros países da zona do Báltico mas consideravelmente menores.
Há populações noutros países da zona do Báltico mas consideravelmente menores.
Rogerio e João Tomás gostam desta mensagem
Continuamos nos Tringas e agora vamos ao perna-vermelha-comum Tringa totanus.
Esta espécie nidifica em zonas mais temperadas que as duas anteriores, isto é, um pouco mais para sul e para oeste. Deste modo, a Finlândia e a Suécia, com um clima mais continental, não estão agora no topo dos países com maior população nidificante. Em vez disso surge em primeiro lugar a Islândia, acompanhada de muito perto pela Rússia.
Outros países com populações importantes são a Noruega, a Bielorrússia, o Reino Unido e a Holanda.
Notem que a população espanhola compreende algumas centenas de casais (o principal núcleo reprodutor situa-se nas marismas do Guadalquivir). Quanto a Portugal, a estimativa apresentada (10-50) parece-me algo excessiva para a realidade actual, eu apontaria para o intervalo 1-10.
Esta espécie nidifica em zonas mais temperadas que as duas anteriores, isto é, um pouco mais para sul e para oeste. Deste modo, a Finlândia e a Suécia, com um clima mais continental, não estão agora no topo dos países com maior população nidificante. Em vez disso surge em primeiro lugar a Islândia, acompanhada de muito perto pela Rússia.
Outros países com populações importantes são a Noruega, a Bielorrússia, o Reino Unido e a Holanda.
Notem que a população espanhola compreende algumas centenas de casais (o principal núcleo reprodutor situa-se nas marismas do Guadalquivir). Quanto a Portugal, a estimativa apresentada (10-50) parece-me algo excessiva para a realidade actual, eu apontaria para o intervalo 1-10.
Gonçalo , suponho que a população nidificante esteja principajmente localizada no sul .
Este ano em junho vi dois casais Nidificantes em Tavira mas tenho registos anteriores na zona do Ludo e quinta lago.
Em que e que baseias a tua baixa estimativa.
Este ano em junho vi dois casais Nidificantes em Tavira mas tenho registos anteriores na zona do Ludo e quinta lago.
Rogerio escreveu:Gonçalo , suponho que a população nidificante esteja principajmente localizada no sul .
Bem, começo por te responder com uma citação do já mencionado big book:
Em Portugal, a reprodução do perna-vermelha-comum tem sido confirmada, mais ou menos esporadicamente, nos estuários do Mondego, do Tejo, do Sado, na Ria Formosa e na reserva de Castro Marim (Jardim 1984, Rufino 1989a, Elias et al. 1998, NO 1999, 2005, 2006, 2009, Equipa Atlas 2008). Não há, todavia, nenhum local onde tenha sido documentada uma nidificação regular de diversos casais ao longo de vários anos. Muitos dos registos de nidificação dizem respeito a casos de nidificação com sucesso. A maior parte desses registos refere-se, no entanto, à reprodução de apenas um ou dois casais. Prospecções mais completas na Ria Formosa e junto ao estuário do Guadiana poderão, eventualmente, confirmar uma reprodução regular, já que são numerosas as observações recentes de aves com comportamentos reprodutores naquela área (ver, por exemplo, NO 2004, 2009, Equipa Atlas 2008). Já em Maio de 1926, G. Tait (inéditos) confirmara a reprodução na zona da Comporta, estuário do Sado, observação repetida nos anos 1930 e 1940 por Coverley (1931, c.1945). O habitat de reprodução actual consiste principalmente em salinas, tanques de aquaculturas e zonas com sapal. São conhecidos casos de posturas realizadas nos meses de Maio e de Junho.
Dado o historial da espécie, eu acho que podemos dividir entre Algarve e "fora do Algarve".
No Algarve, há de facto vários registos em Tavira envolvendo reprodução provável ou confirmada, quer os teus quer outros anteriores. Em geral em zonas de salinas ou perto. Eu próprio também já observei comportamentos "suspeitos" na zona de VRSA. No entanto estamos sempre a falar de 1 ou 2 casais em cada um destes sítios e apenas na extremidade oriental da região, não conheço casos na zona de Faro ou Olhão e muito menos mais para oeste. Portanto até indicação em contrário não me parece que o Algarve tenha mais de 5 casais reprodutores. Com um mínimo digamos de 1 ou 2, daria o intervalo 2-5.
Fora do Algarve existem os casos mencionados de Tejo, Sado e Mondego, mais uma vez situações esporádicas. Admitindo que o Tejo tem 2 casais (que se calhar não tem) e o Sado outros 2 e o Mondego no máximo 1 daria um total de 5 para estes locais. Portanto eu diria o intervalo 0-5 para os sítios fora do Algarve.
Combinando as duas situações chegaríamos a um intervalo 2-10. Admito que isto é assim um bocado a olho, mas é uma primeira estimativa baseada na informação disponível. Posso estar a ser algo pessimista, mas não gosto de inventar casais onde eles não existem. Ou por outra, não estou a ver onde é que podemos ter 50 casais, porque se os houvesse, teríamos muito mais observações envolvendo possível nidificação.
Nota que há por aí muitos indivíduos não reprodutores (acontece com a generalidade das limícolas), é difícil chegar a uma conclusão olhando apenas para o número de aves ou registos. Aliás, indo ao ebird e seleccionado apenas Junho, encontramos muitos registos da espécie no país, alguns deles envolvendo dezenas de indivíduos, contudo esses números maiores só são registados na última semana do mês, sugerindo que já se trata de migração de retorno - o que aliás este gráfico confirma:
Esclarecido , muito obrigado Gonçalo , tenho de recorrer mais ao Big Book.
Cumprimentos
Rogério
Cumprimentos
Rogério
Só mais uma coisa, eu escrevi que não conhecia casos a oeste de Faro mas depois verifiquei que tinhas escrito no Ludo (essa parte não retive quando li da primeira vez), que fica a oeste de Faro, portanto em vez de Faro eu posso simplesmente dizer que não conheço casos para oeste de Albufeira. Mas a minha estimativa global não se altera.
[quote="Rogerio"]
Também, e se calhar do mesmo?
Gonçalo Elias escreveu:
Ah bom , sim tenho um exemplar , falta-me uma dedicatória de um dos autores.
.
Também, e se calhar do mesmo?
Gonçalo Elias escreveu:Só mais uma coisa, eu escrevi que não conhecia casos a oeste de Faro mas depois verifiquei que tinhas escrito no Ludo (essa parte não retive quando li da primeira vez), que fica a oeste de Faro, portanto em vez de Faro eu posso simplesmente dizer que não conheço casos para oeste de Albufeira. Mas a minha estimativa global não se altera.
Erro meu , estive a verificar os registos e Ludo não tenho registos em Junho , mas sim no Ancão.
Gonçalo Elias escreveu:. Aliás, indo ao ebird e seleccionado apenas Junho, encontramos muitos registos da espécie no país, alguns deles envolvendo dezenas de indivíduos, contudo esses números maiores só são registados na última semana do mês, sugerindo que já se trata de migração de retorno - o que aliás este gráfico confirma:
A questão é essa, como em outras espécies de limicolas a migração pode durar até ao fim de Maio, com alguns indivíduos a não migrarem, e com o retorno a começar já a meio de Junho, a simples presença de aves em locais apropriados (ou que achamos apropriados) nada nós diz.
Mesmo aves com comportamento "agitado" não quer dizer nada, Tri tot tem sempre comportamento agitado.
Tudo o que não sejam ovos ou crias não prova literalmente nada.
Página 1 de 2 • 1, 2