Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta Empty Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Dez 10, 2019 5:26 pm

Boa tarde,

Surgiu-me uma dúvida que ainda não me tinha surgido e que não sei como resolver. Validei um registo que está documentado com fotos e video. Nos vídeos a ID da espécie é indiscutível, pois há várias vocalizações que não deixam qualquer dúvida. Já as fotos são menos óbvias, mas mesmo que estejam erradas, não inviabilizam o registo (vou pedir ao observador para as colocar em apreciação pela comunidade, para que se chegue a uma conclusão sobre elas).
Houve um observador espanhol (possivelmente outro revisor?) que contesta a ID e com isso o registo voltou a ficar suspenso. Como resolvo isto? Tenho poder de decisão para a me sobrepor a esta revisão/comentário?
Não sei se é uma situação frequente ou não. Que me dizem?

Cumprimentos,

Carlos Pacheco
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta Empty Re: Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta

Mensagem por pedro121 Qua Dez 11, 2019 11:19 am

Carlos Pacheco escreveu:
Houve um observador espanhol (possivelmente outro revisor?) que contesta a ID e com isso o registo voltou a ficar suspenso. Como resolvo isto? Tenho poder de decisão para a me sobrepor a esta revisão/comentário?

Tens, é só voltar a validar o registo.

a questão quando há fotos manhosas é que a id pode estar sempre a ser contestada, e é chato estar sempre a revalidar.

Um mecanismo para resolver isso está previsto, mas não sei se foi implementado nesta reforma.

De qualquer modo é só validares e está resolvido.

ps: se as fotos deixam muitas duvidas o mais facil é pedir ao observador para retirar as fotos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta Empty Re: Dúvida com registos revistos, em que surge uma opinião distinta

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Dez 11, 2019 2:26 pm

Obrigado Pedro! Já o fiz. Não quis referir o caso sem falar primeiro com o observador, mas entretanto lembrei-me que ele até publicou a informação no Facebook. Trata-se de um registo de Anthus cervinus nas Portas de Ródão, realizado pelo Miguel Berkmeyer. Nos vídeos apresentados são inquestionáveis as vocalizações de Anthus cervinus (já confirmado inclusive com sonogramas e com o apoio do Magnus). As fotos não são espetaculares, mas também não me parecem mal, para uma ave juvenil. Já agora pedia a quem quiser que se pronuncie.
A lista é esta: https://ebird.org/checklist/S61620826

Abraços
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por PNicolau Qua Dez 11, 2019 2:42 pm

Não acho que as fotos sejam nada manhosas. Percebo que alguém possa achar que não é, mas especialmente se há call então as fotos são para manter. Têm o essencial excepto o uropígio. Sim estão com uns tons meio esverdeados mas isso é da bridge.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por PNicolau Qua Dez 11, 2019 2:44 pm

Se calhar a primeira foto é que engana, e isso está a causar dúvidas. Portanto quanto muito que remova essa, as outras são muito mais óbvias.
PNicolau
PNicolau

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Dez 11, 2019 2:49 pm

Obrigado Pedro Nicolau. É exactamente o que penso. Para mim não me levantou dúvidas e por isso validei o registo. Mas como não foi nada discutido aqui nos nossos foruns e aparece um observador espanhol que não conheço a dizer que é uma pratensis de caras, achei melhor reforçar a minha validação.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Dez 11, 2019 2:51 pm

Pois remover a foto só fará sentido se houver dúvidas se é da mesma ave. Vou esclarecer
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por PNicolau Qua Dez 11, 2019 2:51 pm

Carlos, sinceramente eu não removia nada. O registo está impecavelmente documentado, as fotos são o que são. Quem contesta o registo é que está mal. Aliás, fotos manhosas são úteis para o classificador do Merlin. Quanto muito é enviar um email ao tal revisor se ele continuar a mandar a baixo este registo.

Eu também já tive vários registos de caras de espanhóis...
PNicolau
PNicolau

Mensagem por PNicolau Qua Dez 11, 2019 2:53 pm

Carlos Pacheco escreveu:Pois remover a foto só fará sentido se houver dúvidas se é da mesma ave. Vou esclarecer
Eu por acaso pensei que não fosse a mesma, mas no vídeo percebe-se que a ave estava isolada e que, apesar de esquisita, bate certo. A plumagem muda consoante a incidência da luz.
Mas essa será mesmo a única questão. De resto, está tudo correcto.
PNicolau
PNicolau

Mensagem por pedro121 Qua Dez 11, 2019 3:36 pm

PNicolau escreveu:
Eu por acaso pensei que não fosse a mesma, .

pois, pois.

Bem, uma coisa é certa, no video é uma cervinus
pedro121
pedro121

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Dez 11, 2019 4:14 pm

Pedro Ramalho escreveu:pois, pois.

Bem, uma coisa é certa, no video é uma cervinus

E excluindo a primeira foto, não tem tudo certo para um juvenil, do que se consegue ver?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Mensagem por João Tomás Qua Dez 11, 2019 5:43 pm

Concordo que a primeira fotografia dê a sensação de que não seja uma cervinus. Inicialmente quando vi as fotografias não consegui ver uma cervinus mas com o vídeo sem sombra de dúvidas que o Miguel viu uma cervinus. Eu também sou da opinião de manter tudo menos a primeira foto! Até parece que a ave da primeira fotografia não é a mesma da 2a.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha

Mensagem por pedro121 Qui Dez 12, 2019 8:56 am

A questão é simples, a ave estava num bando grande de p.-dos-prados logo é perfeitamente possível que haja troca de fotos. Não há duvidas nos vídeos. Cool

Logo para inicio de conversa a ave da 1ª foto não é a mesma das restantes fotos! Não há duvidas nos vídeos. Cool

A ave das outras fotos pode ser ou não a ave do video. Não há duvidas nos vídeos. Cool
pedro121
pedro121

Mensagem por PNicolau Qui Dez 12, 2019 12:40 pm

Sim é a verdade a primeira ave parece mesmo ser uma diferente.
PNicolau
PNicolau

Mensagem por João Tomás Qui Dez 12, 2019 10:22 pm

pedro121 escreveu:A questão é simples, a ave estava num bando grande de p.-dos-prados logo é perfeitamente possível que haja troca de fotos. Não há duvidas nos vídeos. Cool

Logo para inicio de conversa a ave da 1ª foto não é a mesma das restantes fotos! Não há duvidas nos vídeos. Cool

A ave das outras fotos pode ser ou não a ave do video. Não há duvidas nos vídeos. Cool

True story Cool Cool Cool
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo