Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Small Big Year de Paulo Domingues

+5
lrodrigues
Pedro Maia
Samuel Patinha
patriciaeluis
Paulo Domingues
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jan 06, 2020 3:50 pm

Inspirado no tópico do Pedro Maia, pensei em fazer algo parecido, principalmente para me obrigar a programar as saídas, em vez de ir para qualquer lado sem critério. Aproveitando assim melhor o tempo dedicado às aves!

O objectivo é chegar às 200 espécies com foto. Foto que, no mínimo, permita a identificação da ave.

As minhas saídas são maioritariamente aqui por cima, entre Aveiro e Fão. Além disso, no final deste mês vou à Lezíria e arredores, em Maio costumo e prevejo ir ao ObservArribas, em Junho Montalegre e arredores. E, no final do Verão, início do Outono vou ao Algarve, com tempo para ir parando pelo Alentejo tanto na ida como na vinda.

Dicas para estas ou para outras zonas e datas são bem vindas.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por patriciaeluis Seg Jan 06, 2020 4:20 pm

Andam 3 ou 4 Pilrito-escuro (Calidris maritima) no Castelo do Queijo mesmo na saída das aguas, se ainda nao tens ...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Samuel Patinha Seg Jan 06, 2020 4:30 pm

quando quiseres uma saida por aqui, avisa... talvez primavera seja o melhor

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jan 06, 2020 5:16 pm

patriciaeluis escreveu:Andam 3 ou 4  Pilrito-escuro (Calidris maritima) no Castelo do Queijo mesmo na saída das aguas, se ainda nao tens ...

Obrigado! Não tenho no ano, nem "na vida". A ver se consigo lá passar.


Samuel Patinha escreveu:quando quiseres uma saida por aqui, avisa... talvez primavera seja o melhor

Vou aproveitar! Andar com quem sabe "rende" muito mais. E, mais importante, aprende-se!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Pedro Maia Ter Jan 07, 2020 2:40 am

Mais um, boa, se houver mais interessados ainda montamos uma "competição" (sem ser a sério).
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por patriciaeluis Ter Jan 07, 2020 8:21 am

Pedro Maia escreveu:Mais um, boa, se houver mais interessados ainda montamos uma "competição" (sem ser a sério).

Porque não, assim como assim também alinho com o objectivo para este ano 200 com fotos, se der mais tanto melhor...
Se calhar vou usar a galeria aqui do aves de Portugal para ir actualizando...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Pedro Maia Ter Jan 07, 2020 8:50 am

A minha única dúvida é que se fazemos isso vamos monopolizar um bocado a galeria, mas se o Gonçalo não se importar sou capaz de fazer o mesmo.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 07, 2020 9:29 am

Olá Paulo,

Para ajudarmos seria importante sabermos como vai a tua lista. Convinha ires publicando o que te falta ou o link para a lista no Bubo se tiveres.

Como estamos no início, aconselhava-te a "limpares" as espécies mais comuns nos principais locais perto de ti (Parque da Cidade do Porto, Parque da Cidade da Póvoa, Estuário do Douro, Ribeira da Granja, Azurara, Foz do Rio Onda, etc). Com isso deves fazer umas 90 / 100 espécies fotografadas. Depois é mais fácil irmos ajudando com espécies mais concretas.

Já agora, já foste fotografar as escrevedeiras-das-neves e o falaropo?
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jan 07, 2020 11:11 am

lrodrigues escreveu:
Para ajudarmos seria importante sabermos como vai a tua lista. Convinha ires publicando o que te falta ou o link para a lista no Bubo se tiveres.

Para já vai a Zero! Wink Tenciono fazer a lista no Bubo e ir colocando aqui. Ah, porque o objectivo das 200 é pelas "regras" do Bubo!

lrodrigues escreveu:
Como estamos no início, aconselhava-te a "limpares" as espécies mais comuns nos principais locais perto de ti (Parque da Cidade do Porto, Parque da Cidade da Póvoa, Estuário do Douro, Ribeira da Granja, Azurara, Foz do Rio Onda, etc). Com isso deves fazer umas 90 / 100 espécies fotografadas. Depois é mais fácil irmos ajudando com espécies mais concretas.

Obrigado! Boa dica, acho que a vou seguir e juntar aí mais um local ou outro aqui por perto, ver a lista crescer ajuda psicologicamente Wink Smile Vou é ter uma ida "lá abaixo" pelo meio, mas é da forma que a lista cresce mais um bocadinho logo de início, para animar!

lrodrigues escreveu:
Já agora, já foste fotografar as escrevedeiras-das-neves e o falaropo?

Ainda não, tenho estado de "castigo", a ver se no próximo fim de semana já dá para retornar, sou capaz é de já ir tarde! Sad
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jan 07, 2020 11:18 am

patriciaeluis escreveu:
Se calhar vou usar a galeria aqui do aves de Portugal para ir actualizando...

Eu tinha pensado fazer algo do género, mas num site externo e colocar aqui o link. Mas, usar a galeria parece-me boa ideia, ajuda a dinamizar a secção e não me parece demasiado monopolizador! Gonçalo!!!!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por GAlmeida Ter Jan 07, 2020 11:59 am

Paulo, manda-me as regras e também entro no game Very Happy Uma brincadeira entre o pessoal isso é porreiro!
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 26
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jan 07, 2020 2:24 pm

GAlmeida escreveu:Paulo, manda-me as regras e também entro no game Very Happy Uma brincadeira entre o pessoal isso é porreiro!

As minhas "regras" são as que coloquei na primeira mensagem do tópico:

Paulo Domingues escreveu:O objectivo é chegar às 200 espécies com foto. Foto que, no mínimo, permita a identificação da ave.

E, as do Pedro e da/o Patrícia&Luís acho que também são idênticas. Só que o Pedro quer chegar mais "longe", 220 salvo erro.

No meu caso, nos outros não sei, a contagem será baseada no Bubo e não no eBird!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por GAlmeida Ter Jan 07, 2020 3:29 pm

[/quote]No meu caso, nos outros não sei, a contagem será baseada no Bubo e não no eBird![/quote]

A contagem como assim?
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 26
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 07, 2020 3:39 pm

Pedro Maia escreveu:A minha única dúvida é que se fazemos isso vamos monopolizar um bocado a galeria, mas se o Gonçalo não se importar sou capaz de fazer o mesmo.

Paulo Domingues escreveu:
Eu tinha pensado fazer algo do género, mas num site externo e colocar aqui o link. Mas, usar a galeria parece-me boa ideia, ajuda a dinamizar a secção e não me parece demasiado monopolizador! Gonçalo!!!!

Na galeria podem colocar as fotos de aves que entenderem, não há restrições quanto a isso.

Paulo Domingues escreveu:Vou é ter uma ida "lá abaixo" pelo meio, mas é da forma que a lista cresce mais um bocadinho logo de início, para animar!

Se estiveres a pensar vir ao Algarve diz qq coisa e orientas logo uma data de "cenas" Smile

Só para abrir o apetite, no passado dia 28 de Dezembro dei uma volta com mais uns amigos no pequeno concelho de Vila Real de Santo António, apenas entre as 6h e as 14h, e sacámos 103 espécies. No passado domingo de manhã dei uma volta nas salinas do cerro do Bufo, Castro Marim, e aviei 87 espécies (lista aqui). Claro que nem todas eram fotografáveis, mas havia lá muita coisa boa, algumas das quais nem sempre fáceis de apanhar a jeito.

Fica o convite, extensivo a outros interessados Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 07, 2020 4:11 pm

Paulo Domingues escreveu:
lrodrigues escreveu:
Já agora, já foste fotografar as escrevedeiras-das-neves e o falaropo?

Ainda não, tenho estado de "castigo", a ver se no próximo fim de semana já dá para retornar, sou capaz é de já ir tarde! Sad

Quando lá fores, aproveita e passa também no Parque da Cidade da Póvoa. Hoje viram lá um Pato-Mandarim e uma Gaivota-de-bico-riscado.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por pedro121 Ter Jan 07, 2020 4:14 pm

lrodrigues escreveu:

Quando lá fores, aproveita e passa também no Parque da Cidade da Póvoa. Hoje viram lá um Pato-Mandarim

Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 07, 2020 4:19 pm

pedro121 escreveu:
lrodrigues escreveu:

Quando lá fores, aproveita e passa também no Parque da Cidade da Póvoa. Hoje viram lá um Pato-Mandarim

Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

SmileSmile

Pedro, dá sempre umas fotos muito giras. Pronto, não o pode meter no Bubo. Smile
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Samuel Patinha Ter Jan 07, 2020 4:23 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Fica o convite, extensivo a outros interessados Smile

Eu quero uma caspia.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jan 07, 2020 4:32 pm

GAlmeida escreveu:A contagem como assim?

Há espécies, por exemplo "de jardim" e fugas de cativeiro, que são contáveis no eBird, mas não no Bubo. Por exemplo o Pato Mandarim de que o Luís fala.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jan 07, 2020 4:38 pm

@Gonçalo, como digo na primeira mensagem, devo de ir ao Algarve só no final do Verão / princípio do Outono. Mas, depois digo alguma coisa!

@Luís, achas que as Escrevedeiras e o falaropo ainda por lá andam? Eles parece que tinham paradeiro certo, sabes o local exacto/coordenadas? A ver se Sábado por lá passo, incluindo o Parque da Póvoa.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 07, 2020 4:47 pm

Paulo Domingues escreveu:@Gonçalo, como digo na primeira mensagem, devo de ir ao Algarve só no final do Verão / princípio do Outono. Mas, depois digo alguma coisa!

@Luís, achas que as Escrevedeiras e o falaropo ainda por lá andam? Eles parece que tinham paradeiro certo, sabes o local exacto/coordenadas? A ver se Sábado por lá passo, incluindo o Parque da Póvoa.

Mandei-te pelo messenger
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 07, 2020 4:56 pm

Samuel Patinha escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Fica o convite, extensivo a outros interessados Smile

Eu quero uma caspia.

Oh amigo, pegue o primeiro avião para Faro que isso arranja-se a 10 minutos do aeroporto Cool

Paulo Domingues escreveu:@Gonçalo, como digo na primeira mensagem, devo de ir ao Algarve só no final do Verão / princípio do Outono. Mas, depois digo alguma coisa!

Eu sei que referiste, mas se por acaso te passar pela cabeça vir cá antes (sei lá, num fim-de-semana prolongado qualquer), a oferta mantém-se Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Pedro Maia Qua Jan 08, 2020 3:00 am

Paulo Domingues escreveu:
GAlmeida escreveu:A contagem como assim?

Há espécies, por exemplo "de jardim" e fugas de cativeiro, que são contáveis no eBird, mas não no Bubo. Por exemplo o Pato Mandarim de que o Luís fala.

Convém acertarmos os critérios, acho que como base deve ser o Bubo mas há algumas espécies que não estão no Bubo, que hão-de ter tido origem em fugas de cativeiro mas que têm já populações estáveis, como o periquitão, o cisne mudo, o faisão (digo estas porque as utilizei o ano passado), por mim contam mas se acharem que não tudo bem. Se aparecer para aí alguma gaivota "marada" que não esteja no Bubo há-de ser selvagem, não me parece que haja gaivotas de cativeiro (às tantas sabe-se lá).

Ao contrário, o ganso das neves está no Bubo (acho que a título provisório) e eu o ano passado fotografei-o mas não o contei para o BY.

Quanto ás fotos, podem ser péssimas mas têm que permitir a identificação da espécie, não vale dizer que se ouviu piar, ou que depois em vôo se viu algum elemento identificador, eu as dúvidas que tenho, e são muitas, coloco no fórum e se a opinião geral não for conclusiva não conto.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por PNicolau Qua Jan 08, 2020 4:03 am

Pedro Maia escreveu:Convém acertarmos os critérios, acho que como base deve ser o Bubo mas há algumas espécies que não estão no Bubo, que hão-de ter tido origem em fugas de cativeiro mas que têm já populações estáveis, como o periquitão, o cisne mudo, o faisão (digo estas porque as utilizei o ano passado), por mim contam mas se acharem que não tudo bem. Se aparecer para aí alguma gaivota "marada" que não esteja no Bubo há-de ser selvagem, não me parece que haja gaivotas de cativeiro (às tantas sabe-se lá).
Pois, há aqui uns pormenores importantes a acrescentar. Qualquer espécie que apareça e seja razoável admitir que não é fuga de cativeiro, pode ser adicionada a título provisório no Bubo até o CPR aceitar. Caso o CPR não aceite a espécie na Categoria A-C, então o Bubo removê-la-á. Isto explica o caso da gaivota.
Quem decide o que pertence a cada categoria é o CPR. Isso deve ser objectivo em qualquer jogo. Neste âmbito, o periquitão não conta ainda (poderá a vir contar no futuro, quando houver provas concretas de que está estabilizado). Quanto ao Cisne-mudo, não há ainda evidências e muito menos o faisão, que de populações estáveis há-de ter muito poucas. Até prova em contrário, é tudo aves de largadas e mesmo que se reproduzam não duram.


Ao contrário, o ganso das neves está no Bubo (acho que a título provisório) e eu o ano passado fotografei-o mas não o contei para o BY.
Bem, não contaste porque não quiseste. Smile
Este ganso tem tudo para ser selvagem. Ou, na pior das hipóteses, da população cat C da Escócia que conta na mesma. Mas isto é a minha opinião, o CPR que decida, e aí toma-se a decisão derradeira. Mas contar a título provisório parece-me bem.


Quanto ás fotos, podem ser péssimas mas têm que permitir a identificação da espécie, não vale dizer que se ouviu piar, ou que depois em vôo se viu algum elemento identificador, eu as dúvidas que tenho, e são muitas, coloco no fórum e se a opinião geral não for conclusiva não conto.
Isto é engraçado, mas há espécies que requerem mais do que só uma foto. Uma das mais básicas, felosa-ibérica. Smile
Portanto a meu ver faz mais sentido ter espécies documentadas (áudio e/ou foto) do que fotografadas, já que nem sempre serve.
Esta questão é muito complexa. Tomando a smithsonianus de sesimbra. Ela só é identificada porque é uma ave que retorna há vários anos, já tendo sido analisada em detalhe. Há alturas do ano em que ela está a mudar a pena, e nessas alturas não é identificável. Ou seja, só fotos sem contexto não servem. Há espécies que só são identificadas por ADN. Logo se houver fotos da ave e ADN for recolhido, já não conta?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Pedro Maia Qua Jan 08, 2020 4:48 am

PNicolau escreveu:
Pois, há aqui uns pormenores importantes a acrescentar. Qualquer espécie que apareça e seja razoável admitir que não é fuga de cativeiro, pode ser adicionada a título provisório no Bubo até o CPR aceitar. Caso o CPR não aceite a espécie na Categoria A-C, então o Bubo removê-la-á. Isto explica o caso da gaivota.
Quem decide o que pertence a cada categoria é o CPR. Isso deve ser objectivo em qualquer jogo. Neste âmbito, o periquitão não conta ainda (poderá a vir contar no futuro, quando houver provas concretas de que está estabilizado). Quanto ao Cisne-mudo, não há ainda evidências e muito menos o faisão, que de populações estáveis há-de ter muito poucas. Até prova em contrário, é tudo aves de largadas e mesmo que se reproduzam não duram.

Aqui acho que tens razão, fico-me pelo Bubo e assim não tenho problemas de consciência Wink .


Bem, não contaste porque não quiseste. Smile
Este ganso tem tudo para ser selvagem. Ou, na pior das hipóteses, da população cat C da Escócia que conta na mesma. Mas isto é a minha opinião, o CPR que decida, e aí toma-se a decisão derradeira. Mas contar a título provisório parece-me bem.

Como é óbvio, ninguém me forçou, da mesma forma que apesar de ter hesitado não contei o outro ganso, raio do bicho...


Isto é engraçado, mas há espécies que requerem mais do que só uma foto. Uma das mais básicas, felosa-ibérica. Smile
Portanto a meu ver faz mais sentido ter espécies documentadas (áudio e/ou foto) do que fotografadas, já que nem sempre serve.
Esta questão é muito complexa. Tomando a smithsonianus de sesimbra. Ela só é identificada porque é uma ave que retorna há vários anos, já tendo sido analisada em detalhe. Há alturas do ano em que ela está a mudar a pena, e nessas alturas não é identificável. Ou seja, só fotos sem contexto não servem. Há espécies que só são identificadas por ADN. Logo se houver fotos da ave e ADN for recolhido, já não conta?

Esta questão já não me parece nada complexa, antes pelo contrário, se nos ficarmos pelas fotos elimina-se dúvidas e subjectividade, isso pode deixa de fora algumas espécies, paciência, e se forem necessárias mais fotos tenta-se, e já que falas da felosa-ibérica é um bom exemplo, o ano passado não consegui fotos suficientemente boas para demonstrar que era essa a espécia e não contei (mais uma vez porque não quis, claro), para a próxima tenho que melhorar.

Isto é um jogo, um desafio, como se lhe queira chamar, as regras são as que quisermos, eu vou seguir esta mas está claro que cada um faz como quiser Smile .
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Small Big Year de Paulo Domingues Empty Re: Small Big Year de Paulo Domingues

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos